Data de registro: Qui Mai 17, 2007 4:44 pm
Twitter: @Alexandr_Gurgel
Motorola Zine Zn5
Estou com ele a quase 2 semanas e tenho que admitir que é um excelente aparelho, descontadas as besteiras que a Motorola sempre faz nos celulares que produz....
Para começar, algumas características:
- Formato barra, com 11,8 x 5 x 1,6 cm e 114g
- Tela 240 x 320 pixels e 2,4"
- Conectividade: WiFi b/g/i, Bluetooth, EDGE, MicroUSB
- Memória interna de 350Mb
- Conector de áudio padrão 3,5mm (também é saida TV-Out)
Segundo vários sites o Zn5 aceita cartão MicroSD de até 4Gb só que na prática tem gente usando cartões de 8Gb ou mais!! Só que o Zn5 vai mostrar apenas 4Gb, mesmo que voce tenha mais de 4Gb armazenados. Sem problemas pois os dados vão estar plenamente acessíveis.
Outra diferença entre o que os sites informam e a realidade é a quantidade de memória interna. Todos dizem que ele vem com 350Mb mas na verdade ele tem 398Mb livres.
É um aparelho que vem em 2 versões, a comum e a específica da T-Mobile. As únicas diferenças estão na quantidade de memória RAM (64Mb na versão comum e 128Mb na versão T-Mobile) e o bootloader. De resto é o mesmo aparelho.
Dito isso, vamos a parte boa do Zn5, a cãmera!!!
Para quem gosta de fotos: 5mPx, flash Xenon c/ led flash de apoio, sftware de controle da cãmera da Kodak e lentes Carl-Zeiss.
Epa !!! Que história é essa de lentes Carl-Zeiss ???? É isso mesmo! As lentes são deles mesmo, isso só não é tão divulgado por um motivo simples: Eles produzem lentes de 2 materiais diferentes: as de vidro, para câmeras, vários instrumentos óticos e celulares da Nokia. E de plástico, que são as lentes que a Motorola usa nos Zn5.
E por serem lentes bem pequenas, não faz diferença usar lentes de vidro ou de plástico. A única diferença notável é no preço.
Nos meus testes eu achei o resultado das fotos melhores que no meu antigo N95.
Esse é um exemplo de uma foto feita com o Zn5, dia nublado, todos os ajustes no automático:
(Na comunidade do Zn5, no Orkut tem montes de tópicos com outras fotos feitas com ele)
O Zn5 também faz sequência de fotos, fotos panorâmicas e macro.
Só não peçam para ele filmar... Infelizmente a Motorola só liberou fotos em QCIF, mesmo a câmera sendo capaz de fazer filmes em VGA (o sensor CMOS da Cãmera permite, mas o sistema do Zn5 como um todo só lida com filmagens até CIF@15fps). Mesmo assim os filmes tem qualidade razoável, podendo ser em 3gp ou mp4.
Fora isso é um celular bem interessante, com boa clareza de voz nas ligações (por conta de uma tecnoligia que a Motorola chama de Crystal Talk), tela grande (mas tem problemas sérios de visibilidade sob luz solar direta) e teclado interessante.
Um bom player de mp3, com várias opções de equalização (mas não permite criar novas opções - ainda) com um volume razoável, quando se usam os fones originais. Mas o melhor mesmo é usar bons fones comuns, com plug 3.5mm, o que vai melhorar bastante o volume do áudio. Além do mais, o fone original do Zn5 ainda é bem difícil de achar (procurei em todo o camelódromo da Uruguaiana sem achar. Acabei tendo que pagar R$ 50,00 num original na loja da Motorola, porque queria um handsfree original).
Aliás, também vale a pena cuidar para não perder o adaptador mini-microUSB que acompanha o celular. Se perder esse adaptador vai ser difícil carregar a bateria dele ou até conectar o Zn5 ao micro (sim, ele carrega enquanto conectado a uma porta USB) pois o conector microUSB ainda não é muito comum.
Mesmo a Motorola dizendo que esse teclado é do tipo ModeShift (similar ao teclado do E8 ) eu diria que ele é semi-ModeShift. No E8, de acordo com a função que se está usando (câmera, mp3 ou celular) partes do teclado se apagam e outras acendem, mudando a função das teclas. No Zn5 o teclado normal não apaga em função do que estiver sendo usado. As teclas especiais é que acendem em conjunto com as normais.
Outra coisa muito interessante dele é o keylock, que não é por software.Na lateral direita, logo abaixo do controle de volume existe uma chave eslizante, que bloqueia o teclado quando colocada para baixo. É a mesma solução bem elogiada, que foi usada no E2.
Quanto ao sistema dele, é a mesma solução Linux-Java usada em vários outros celulares da Motorola, só numa versão mais moderna. Como ele não é touchscreen, como o A1200, o volume de programas em java é bem maior (muitos jogos do Nokia e dos SE funcionam) só que muitas vezes
É possível usar programas nativos feitos ou convertidos para ele (os melhores são jogos, tipo Doom, Supertux, OpenJazz ou o Scummvm) e também usar scripts que acessem os comandos Linux internos, desde que se troque o firmware original.
Só, como é padrão na linha Linux-Java da Motorola, não é muito fácil interagir com a UI dele. mas o pessoal se esforça!!!
Uma coisa que é recomendada aos donos dele é a troca do firmware assim que possível pois todos os aparelhos Linux da Motorola sofre de lentidão e outros pequenos bugs, o Zn5 não seria excessão. Em caso de ser necessário usar a garantia, existe na internet o arquivo de backup. Reinstalou o backup e o Zn5 fica com o sistema exatamente igual ao original.
Com a troca do firmware (e do bootloader também - tudo feito via RSDLite) várias funções novas podem ser acrescentadas e liberadas. Vejamos algumas:
- Possibilidade de instalar aplicativos nativos. Mesmo sendo poucos são interessantes. Além dos jogos que citei acima existem também aplicativos para conexão do Zn5 ao micro via ftp ou Samba, possibilidade de overclock (o Zn5 opera a 399Mhz mas pode chegar até 512Mhz), acesso total ao sistema via servidor web, ZnMplayer (versão básica do Mplayer para o Zn5) e outros.
- Possibilidade de permisões totais para os aplicativos java. Isso pode fazer com que um aplicativo java acesse o cartão de memória, por exemplo. Uso isso principalmente no leitor de ebooks. Com isso não tenho que criar um novo aplicativo para cada ebook que quizer ler, basta um aplicativo só, com meus ebooks, no formato txt ou pdb (usando o Aportis Doc Converter).
- O kernel do sistema passa a aceitar partições swap (melhora a velocidade e estabilidade do sistema) e ext3 (permite usar cartões acima de 4Gb com visibilidade real do tamanho do cartão)
- Acesso, via gerenciador de arquivos interno de todas as pastas do sistema.
- Alteração da câmera, o que permite fotografar em formato RAW e filmar em 240x320@15fps (os firmwares Freedom Evolution Brazil 2 e 3 não permitem esse tipo de filmagem, por incompatibilidade entre o kernel e as libs necessárias. Quem sabe na versão 4... )
O Zn5 é uma ótima opção para quem não precisa ou deseja um smartphone (era meu caso - troquei meu N95 por ele) mas quer uma ótima câmera com um bom player de mp3 com um celular que cumpre eficientemente suas funções.
Não consegui descobrir qual operadora efetivamente vende ele (fui a várias lojas das 4 operadoras, mas não vi nenhum sendo vendido) mas no ML o preço dele está por volta de R$550, com kit completo (celular, carregador, cabo de dados, adaptador mini-microUSB, cartão microSD 1Gb e cabo TV-Out).
O texto pode ter ficado meio enrolado mas é que eu fui escrevendo as coisas a medida que eu me lembrava. Espero que gostem e podem perguntar a vontade!
Abraços.
Twitter: @Alexandre_Gurgel
Nokia N80 - MicroSD 2Gb
Firmware 5.0719.0.2 RM-92
Desktop: Windows Seven Professional
Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos