Vivendo sem Desktop ou Notebook - A Aventura
Bom, esse mês eu vendi o meu caro AO751h, e desde então, estou oficialmente sem computador pessoal.
Vendi também o 3GS e fiquei sem smartphone.
Noutra ponta, percebi que fora do trabalho (onde eu tenho meu desktop), meu uso do netbook era basicamente para internet, leitura e vídeos, e eu só fazia isso à noite, normalmente já na cama inclusive.
Ai pensei comigo? Que tal se, ao invés de comprar outro netbook e um smart mediano, eu comprasse logo um smartphone "top" e tentasse a unificação da minha computação pessoal em um só dispositivo, pelo menos até a nova geração de netbooks W7.
Bom, para isso, o aparelho teria que ter:
- Um bom armazenamento interno. Tenho pelo menos uns 30GB de tralha pessoal.
- Telão, navegar e ler em uma tela pequena é muito sofrido.
- O sistema teria que ter muita flexibilidade, para se adaptar a uma ou outra necessidade mais extravagante.
Comecei a caçar os possíveis candidatos a executar tão intrépida tarefa, e acabei com quatro possíveis candidatos:
- 3GS, de novo.
- N97
- Touch HD
- Touch Pro
- Acer F900
No fim, percebi que o OSX e o Symbian, apesar de ótimos sistemas móveis e o melhor armazenamento (teria 32GB em ambos) provavelmente não teriam a flexibilidade necessária para substituir o desktop.
O OSX seria a melhor opção para navegação (acho o Safari e a tela capacitiva uma combinação imbatível), mas pelas frescuras da Apple, notadamente a dependência do iTunes, falta de perfil mass storage e multitask marginal e meio capenga ainda, a coisa ia ficar complicada.
O Symbian foi descartado pela imaturidade da plataforma, falta de softwares disponíveis e por conta da interface landscape do webkit, que toma um irritante quarto da tela.
Descartei ainda o Pro pela tela pequena, e porque acho mais prático o teclado "on screen".
Fiquei então entre o Touch HD e o F900, numa dúvida cruel. Mesmo formato, mesma tela. F900 com um processador que me parece ser melhor, mais barato e com menos RAM. Touch HD mais caro, mais RAM e suporte do XDA.
No fim das contas, consegui uma boa oferta do HD com o mrhizzo e ia ficar só com ele, mas daí eu já tinha confirmado a compra do F900 com o bleony (sim, ele já vendeu rsrsrs). Pra não voltar atrás na minha palavra, acabei comprando os dois
(Um minuto de silêncio em homenagem ao saldo da minha conta bancária
Claro que eu não vou ficar com os dois (ou nenhum
O THD já saiu para entrega, então a aventura começa hoje! Vou atualizando o tópico com o diário dessa intrépida jornada, e também vou usar esse canal pra pedir a ajudinha dos universitários sempre que as dificuldades forem aparecendo, então já vou convocando os entusiastas da plataforma pra dar uma mão nessa empreitada...
Até mais ver.
Abraços!
EDIT 21/10/2009:
"The eagle has landed"
Acabei de receber o Touch HD, e to mais feliz que pinto no lixo. Rapaz, fazia tempo que eu não mexia no WM, mas do Touch "1" (P3450) para Touch HD foi uma senhora evolução.
Mais detalhes depois dos reclames do plim-plim.
EDIT 22/10/2009:
"The eagle has failed me"
Confiei no TouchHD (e na ROM MaryOne 0.05) para meu despertar matinal e o resultado foi um atraso de uma hora... Para uma reunião com a diretoria
Não guardo mágoas, contudo. ROMs marginais tem disso mesmo.
O problema real até agora tem sido me habituar a tela resistiva não muito sensível do TouchHD. Digitar sem a stilus ainda é inviável, mas eu até gosto da canetinha, acho que digito mais rápido com ele que no iPhone com os dedos.
Outro pepino é se habituar com os labirintos e emaranhados do WM, as vezes fico confuso na hora de fazer alguma coisa com mais presa. Algumas coisas óbvias tem caminhos tortuosos. Algumas coisas tortuosas tem caminhos óbvios e sempre existem pelo menos dois caminhos pra chegar no mesmo lugar. Isso é um tanto perturbador, mas acredito que o hábito do uso vai clarear minha mente.
Quanto a atuação como substituto do PC: ontem só tive tempo de testar alguns vídeos, mas gostei do desempenho. Me agrada muito também o amplo suporte de codecs do TCPMP, que, no entanto, me faz indagar porque a MS bota aquele media player dela lá que não toca nem gato para fora de casa.
Nesse aspecto, o THD está com um desempenho aceitável, rodando praticamente todos os meus arquivos direto do desktop, sem conversão nenhuma. Os bitrates mais altos até engasgam no começo, mas depois “embalam” e seguem sem frames perdidas.
Nada de F900 ainda. Deve chegar amanhã...
LG Joy --> Samsung Slim --> Nokia 2280 --> Motorola C350 --> LG C1100 --> Motorola C650 --> SE K300 --> SE k700i --> Nokia 6265 --> Motorola L6 --> Razr V3 --> Nokia E62 --> Nokia N73 --> HTC Touch (3X) --> HTC Herald --> Motorola ROKR Z6 --> Moto Q Black GSM --> Ming A1200i --> Nokia 2660 --> Mio A710 --> Nokia E65 --> Nokia 5310 XpressMusic (2X) --> Palm Centro --> Samsung G600 --> Nokia N82 --> Nokia N81 8GB --> SE K850 --> SE W910 --> Nokia N95-1 (2X) --> iPhone 2G 8GB --> HTC S621 --> Nokia 6120c --> Asus P750 --> Samsung U900 --> Nokia 6110 Nav --> Nokia 6500 --> Nokia 2670 --> Nokia E71-3 (2X) --> Samsung U600 --> iPhone 3G 16GB --> BB Bold --> BB 8220 --> Nokia N78 --> SE W760i --> Nokia N85 --> Samsung i617 --> Nokia 5800 (2X) --> Samsung Omnia 8GB --> Apple iPhone 3G 8GB (2X) --> LG KP105 --> Samsung Innov8 8GB --> iPhone 3G S 16GB (2X) --> Nokia 6600 Fold --> HTC TouchHD --> Acer F900 --> Nokia 5530 --> HTC Magic --> Nokia N97 --> Motorola Milestone --> Motorola Dext --> Nokia E63 --> Samsung Omnia II --> iPhone 3GS 32GB --> Samsung S8500 Wave
[VENDO] Samsung Wave S8500

Motorola Milestone (Android 2.0.1 rooteado), MicroSD 16GB, Bateria extendida de 2800mAh