Mensagem Qua Jul 01, 2009 4:49 am

[Dica]Album art no player de mp3 (Symbian UIQ)

Mesmo achando que eu sou o único cara desse fórum que tem um aparelho com Symbian UIQ (no caso um Sony Ericsson P1i) vou passar essa dica, que pode ser útil para mais alguém.

Normalmente o mp3 player nativo dos Nokia com Symbian mais atual mostra sem problemas a capa do CD correspondente a música que está tocando no momento, bastanto acrescentar a imagem da capa a tag da música.

Só que nos aparelhos com Symbian UIQ isso já não é tão simples assim...

Uma dica que aparentemente funciona é separar as mp3 em pastas, cada pasta correspondendo a um CD, e colocar junto a imagem, em jpg ou png, da capa do CD. Normalmente essa imagem vai com o nome de cover.jpg.

Só que nem sempre isso funciona ok. Por isso existem várias dicas, como por exemplo sincronizar as músicas pelo WMP11 ou iTunes, coisa que eu nem pensei em fazer!

Por acaso descobri um modo que funciona, mas com restrições: em princípio só funciona em equipamentos com Symbian UIQ3 (SE M600i, P990, P1i, G700 ou G900) devidamente hackeado (com o programa CapSwitch instalado) e com o player Walkman 3 instalado.

Esse player é o mesmo usado nos (?)últimos modelos de celulares com Symbian UIQ3 lançados pela SE: os W950 e W960.
Por motivos ainda não bem explicados esse player pode ser portado sem problemas para os outros UIQ3, mas só funciona corretamente no SE P1i. Os outros UIQ3 tem que se contentar com o player nativo ou o Walkman 2.
Em princípio essa dica também deve funcionar 100% no caso de ser usado o Walkman 2, só mudando o que está escrito no ítem 5. E definitivamente não funciona no Media Player padrão desses equipamentos.

O que fiz:

1-Edite as tags de todas as mp3, para garantir que exista a informação do nome do CD. Não é necessário que a capa do CD seja anexada na tag.

2-Renomeie as imagens das capas dos CD, no formato nome-do-album.jpg. O nome do arquivo deve estar absolutamente idêntico ao nome do CD escrito nas tags.

3-Dentro da pasta onde estão as mp3, crie uma pasta com o nome de artwork e coloque lá todas as imagens.

4-Execute o programa CapSwitch e coloque o CAPS para Off.

5-Usando o programa X-Plore (ou similar) localize a pasta C:\Private\200011FD e apague o arquivo mydatabase2.db (ou mydatabase.db) que está nessa pasta. Saia do X-Plore. Esta pasta (200011FD) vai ser diferente, caso se use o Wakman 2.

6-Abra o Walkman 3 (ou o Walkman 2 se for o caso) e faça um Updade das músicas.

Pronto!! Agora o player vai mostrar as capas dos CDs corretamente!!

Caso se acrescentem novas músicas depois, os passos 4 e 5 não são necessários. Esses passos só são necessários caso já se tenha usado o Walkman 3 anteriormente, antes de ajustar corretamente as tags e colocar as imagens na pasta correta.

Mesmo achando que isso tudo só vai servir para mim mesmo (pelo menos até a próxima troca de aparelho), achei legal registrar isso aqui. Pelo menso se algum dia eu precisar dessa dica, já sei onde achar!!! :mrgreen: :mrgreen:

Abraços a todos!
Dúvidas ? Veja aqui
Twitter: @Alexandre_Gurgel

Nokia N80 - MicroSD 2Gb
Firmware 5.0719.0.2 RM-92

Desktop: Windows Seven Professional

Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos