Moderador
Data de registro: Sex Dez 15, 2006 7:26 am
Twitter: @maemeteiro_N900
[REVIEW] Sony Vaio VGN-UX380N
General
* Platform Technology Intel Centrino
* Built-in Devices Bluetooth antenna , Wireless LAN antenna , Speaker
* Embedded Security Fingerprint reader
* Width 5.9 in
* Depth 1.5 in
* Height 3.7 in
* Weight 1.2 lbs
* Color Silver
* Bundled with Port replicator
* Cellular WAN connectivity Avoid spotty WiFi with this laptop's installed hardware that enables Internet access to more reliable subscription-based WAN cellular broadband networks.
* Notebook type Ultraportable (Under 4 lbs.) , UMPC
* Screen type Widescreen
* Wireless capabilities IEEE 802.11g , IEEE 802.11b , Mobile broadband , Bluetooth
Processor
* Processor Intel Core Solo U1500 / 1.33 GHz
* Core voltage technology Ultra Low Voltage (ULV)
* Data bus speed 533.0 MHz
* Chipset type Mobile Intel 945GMS Express
Cache Memory
* Type L2 cache
* Cache size 2.0 MB
RAM
* Installed Size 1.0 GB / 1.0 GB (max)
* Technology DDR2 SDRAM - 400.0 MHz
* Memory specification compliance PC2-3200
* RAM configuration features 1 x 1 GB
Storage Controller
* Storage controller type IDE
Storage
* Floppy Drive None
* Hard Drive 40.0 GB - 4200.0 rpm
* Storage Removable None
* Hard drive type Portable
Optical Storage
* Type None
Optical Storage (2nd)
* 2nd optical storage type None
Card Reader
* Card reader type Card reader
* Supported flash memory cards Memory Stick Duo , Memory Stick
Display
* Display Type 4.5 in TFT active matrix
* Max Resolution 1024 x 600 ( WSVGA )
* Widescreen Display Yes
Video
* Graphics Processor / Vendor Intel GMA 950
* Video Memory Dynamic Video Memory Technology 3.0
* Max Allocated RAM Size 224.0 MB
Audio
* Audio output type Sound card
* Audio output compliant standards Microsoft WSS 1.0/2.0
* Audio Input Microphone
Notebook Camera
* Camera Type Integrated
* Notebook Camera / Sensor Resolution 1.3 Megapixel (back), 0.3 Megapixel (front)
* Notebook Camera / Camera Features Second camera
Input Device(s)
* Input device type Keyboard , Touch-screen , Pointing stick
Telecom
* Modem Wireless cellular modem
* Cellular enhancement protocol EDGE
* Service provider AT&T
Networking
* Networking Network adapter
* Networking / Wireless LAN Supported Yes
* Wireless NIC Intel PRO/Wireless 3945ABG
* Data link protocol IEEE 802.11b , Fast Ethernet , IEEE 802.11a , Bluetooth , IEEE 802.11g , Ethernet
* Networking standards IEEE 802.11a , IEEE 802.11b , IEEE 802.11g
Expansion / Connectivity
* Expansion Slots Total (Free) 1.0 ( 1.0 ) x Memory
* Interfaces 1.0 x Network - Ethernet 10Base-T/100Base-TX - 4 pin USB Type A , 1.0 x Microphone - Input - Mini-phone 3.5 mm , 1.0 x Headphones - Output - Mini-phone 3.5 mm , 1.0 x Hi-Speed USB - RJ-45 , 1.0 x Docking / port replicator
Miscellaneous
* Included Accessories SIM Card , Carrying case , Stylus
* Cables Included Power cable ( 1.0 pcs.)
* Features Fingerprint sensor , Bluetooth , Camera , Integrated Intel PRO/Wireless 3945ABG Wireless LAN
Power
* Power device form factor External
Battery
* Technology Lithium ion
* Installed Qty 1.0
* Mfr estimated battery life 4.5 hour(s)
Operating System / Software
* OS Provided Microsoft Windows Vista , Microsoft Windows Vista Business
* Software Trend Micro Anti-Spyware (30 days subscription) , Microsoft Works 8.5 , VAIO Touch Launcher , Microsoft Office 2003 (Trial) , Norton Internet Security (60 days subscription)
Manufacturer Warranty
* Service & Support 1 year warranty
* Service & Support Details Technical support - Phone consulting - 1 year , Limited warranty - 1 year
Bem, com certeza é difícil falar de um equipamento pouco conhecido, porque com certeza aparecerão dúvidas que, sem dúvida, eu não terei contemplado aqui, mas tentarei, na medida do possível, contentar a todos com uma análise o mais imparcial possível e, claro, com o máximo de fotos que consegui tirar.
Desta vez, pretendo começar da minha conclusão pessoal, para só depois, ao tentar explicá-la, apresentar as principais características do aparelho. O que eu achei do UMPC da Sony? Para mim e para o uso que pretendo ter, é um aparelho definitivo. Pertencente á seleta categoria de equipamentos que passam pelas minhas mãos para só se livrarem delas (caso isso venha a ocorrer) depois de muitos anos. Ou seja, para os que gostam do brinquedinho, podem tirar os olhos do meu, porque esse daqui não sai tão cedo!!!
Mas, enfim, porque gostei tanto desse aparelho? Quais são as minhas necessidades que ele atende tão bem a ponto de eu decretar sua permanência definitiva em minha casa (honraria destinada a poucos eletrônicos)? Bem, primeiramente ter um PC "de verdade", com sistema de desktop e tudo o mais, que caiba no meu bolso sempre foi um sonho, desde a compra do meu primeiro computador, um 486 DX4-100 lá pelos idos de 1994. Comprei aquele imenso trambolho e pensei comigo mesmo algo como "nossa, seria legal ter um desse que coubesse no meu bolso!!!". Ou seja, em primeiro lugar, ele representa um sonho, literalmente falando, de mitos anos.
Em segundo lugar, eu nunca consegui encontrar, em todos os PDAs e smartphones que tive, com os mais variados SOs, um Office que, para mim, merecesse carregar, de fato, esse nome, com todas as fun'~oes e possibilidades, de leitura e edição, presentes no MS Office que desde sempre uso no meu PC. O mais próximo que cheguei disso foi com o TextMaker, para WM, mas mesmo ele deixava bastante a desejar, por exemplo, em ediçao de notas de rodapé (uma necessidade fundamental em textos acadêmicos). Com esse Vaio, essa questão simplesmente deixa de existir.
Em terceiro lugar, ele substitui com folgas qualquer bom PDA presente no mercado. E isso se explica pelo fato de ele ser realmente um PC que cabe no bolso. Com uma máquina dessas na mão, para que preciso de um PDA com sistema móvel? A questão do tamanho/peso é um elemento importante, eu sei, mas sobre ela falo mais abaixo.
Finalmente, para ficar nos principais elementos, esse equipamento tem espaço, muito espaço (são 40 GB no HD), e me dá a possibilidade de jogar em qualquer lugar jogos de PC dos quais eu gosto muito. Footbal Manager 09 e Civilization IV, por exemplo, são os dois títulos que estão instalados nele no momento.
Bem, deixando de lado essa parte mais pessoal que, afinal de contas é pessoal mesmo e, portanto, extremamente variável de pessoal para pessoa, vamos aos prós e contras do dito aparelho. Caso crie-se o debate, falo de minhas outras questões pessoais em posts posteriores. Note-se, entretanto, que mesmo a definição do que é pró e do que é contra também é absolutamente pessoal. Tem elementos que eu posso considerar pró e outra pessoa contra, e vice-versa. Mas também quanto a isso prefiro deixar a discussão para depois.
CONTRAS
A fonte
Esse é, disparado, o maior contra desse aparelho na minha opinião. Porque cargas d'água os caras colocaram uma fonte normal, de notebook, em um aparelho que preza, exatamente, pela sua absurda portabilidade? Na foto acima vcs podem vê-la lado a lado com a fonte do meu Acer Ferrari. Dá pra saber qual é qual? Pois então, a do Vaio é a que tem uma luz verde acesa. Pra mim simplesmente soou insano o tamano dessa fonte. Tá certo que a bateria do aparelho até tem uma duração razoável em se tratando de uma bateria "normal" (entre 1:40min e 2 horas), mas é inevitável a necessidade de se carregar a fonte para um uso mais prolongado do UMPC. Realmente se trata de uma bola fora que eu, particularmente, não esperava da Sony.
NOTA: 3 (a fonte funciona bem para o que foi projetada - carregar a bateria - mas o tamanho é absolutamente chocante com o aparelho. Daí a nota baixa)
O teclado
Bem, da foto acima, com o Vaio e o HP2133 abertos, lado a lado, acho que já dá pra concluir que o teclado não é o ponto forte do aparelho da Sony. Nem poderia ser, dado o tamanho diminuto do aparelho. Mas acho que a Sony poderia ter adotado medidas tendentes a minimizar bastante esse problema. Poderia, por exemplo, ter feito as teclas relevadas, como no Treo, por exemplo. Neste Vaio elas são absolutamente uniformes, lisas, sem qualquer diferença tátil entre elas, e o ponto de pressão é demasiado baixo. Isso dificulta bastante a escrita de textos. Fosse, pelo menos, como a do Kaiser e essa questão já seria bastante minimizada. Claro que não dava pra esperar um teclado confortável para textos longos, afinal estamos falando de um aparelho apenas pouca coisa maior que a maioria dos PDAs fones atuais. Mas a Sony definitivamente poderia ter tido um cuidado maior nesse quesito. A luz de fundo azul é um show á parte, como vcs podem ver na foto, e isso ajuda bastante na hora de digitar no escuro. Mas ainda não é suficiente para que o teclado deixe de ser um ponto fraco do aparelho.
NOTA: 5 (o teclado é pequeno demais para poder ser considerado confortável. Mas isso já era esperado em um equipamento deste tamanho. Entretanto a Sony deixou passar coisas simples mas que fariam toda a diferença no uso do dispositivo, e por isso o teclado pode ser considerado apenas razoável, o que o coloca muito abaixo da média do equipamento)
PONTOS NEUTROS
Desempenho/velocidade do sistema
Não compromete, nem ajuda. O sistema funciona em uma velocidade bastante razoável, graças ao conjunto processador Centrino-1GB de memória RAM. Como o sistema é o Vista Business, mais memória RAM seria muito bem vinda para deixar o conjunto de softwares mais estável. Mas o resultado final é um desempenho satisfatório sob todos os aspectos, sem qualquer traço da lentidão enervante do Vista com outros notebooks com 1GB de RAM com os quais já mexi. O boot é demorado, cerca de 2 minutos até carregar completamente, mas isso também pode ser muito bem resolvido com o uso do modo "hibernação" do próprio Windows, que tem consumo zero de energia e permite que o computador fique em condições plenas de uso em cerca de 20-30 segundos. Pra mim, isso compensa tudo. Mais rápido que ligar pela primeira vez no dia o Touch HD, por exemplo.
NOTA: 7
Bateria
Tem cerca de duas horas de duração, o que considero razoável, principalmente em se considerando que peguei o aparelho já usado, e de ser um modelo comprado, provavelmente, em fins de 2007 (o antigo dono não soube me precisar a data exata). Imagino que ela, nova, deva ter um desempenho bem mais satisfatório. Para o uso que faço dele, está bastante adequada. Mas muito longe de ser brilhante, entretanto (categoria na qual encaixo a bateria do meu HP2133 e suas incríveis 6 horas de duração no modeo "economia de energia")
Kit de acessórios
É o básico. Fonte (enorme...
PONTOS POSITIVOS
Dimensões
Lado a lado com meu HP2133

Ele aberto...

Espessura...
Na mão
x2

Traseira
Ah, as dimensões. Pelas fotos dá pra ter uma idéia exata do tamanho do bichinho. Para mim, é incrível pensar como os caras conseguiram colocar um verdadeiro PC em dimensões tão diminutas. Uma verdadeira maravilha da tecnologia. Claro que alguns dirão que é grande demais, pesado demais, que não cabe verdadeiramente no bolso... Consinto, desde que se coloque em destaque que tudo depende, como sempre, do que se espera do equipamento e qual o uso que se pretende fazer dele. Se a idéia é ter um verdadeiro notebook, para edição de textos do tamanho deste post, por exemplo, entre outras coisas do gênero, sem dúvida um UMPC não é a opção mais adequada. É muito pequeno. Da mesma forma, se a idéia é ter um celular turbinado, com funções de gerenciamento pessoal que não pese no bolso, sem dúvida um UMPC também não é o mais indicado. É muito grande.
Para que serve um UMPC, então? Para mim, hehehe!!!
Agora, uma questão deve ser feita: mas um netbook não faz exatamente tudo isso, com a vantagem de um tamanho melhor dimensionado? Respondo: claro que sim. E é por isso que os netbooks tiraram os UMPCs do mercado. Com a entrada na briga de EEE, 2133, Wind, One e companhia limitada, simplesmente não sobrou espaço para os UMPCs. Tanto que a própria Sony já abandonou o segmento, como o prova o lançamento daquele netbook de 635 gramas, meio termo, exatamente, entre um netbook "puro" e um UMPC. Por isso, é claro que hoje, em termos de custo/benefício, não vale a pena comprar um UMPC em hipótese alguma. São mais caros e de menos usabilidade que um netbook comum. Então, porque comprei? Não comprei, troquei. E foi simplesmente porque sou um tecnófilo, e quis realizar um desejo de muitos anos, como já disse. Se tivesse que escolher entre ele e meu 2133, nem pensaria em pegá-lo. Mas posso ter os dois. E um notebook d verdade, também. Nesses termos, ele caiu do céu. Pra mim foi perfeito. Quero navegar na internet em minha rede sem fio, da sala, sem ter um aparelho apoiado no colo? Vaio na hora. Quero ler uma revista em PDF (tarefa que meu leitor de ebooks não realiza bem por ser monocromático)? Vaio é perfeito. Quero ver vídeos sem qualquer conversão? Vaio de novo... Ou seja, o uso é o mesmo do netbook, praticamente, mas com mais vantagens para este. Um UMPC vale demais a pena como um luxo, como um "brinquedo de gente grande", mesmo. Praticamente, o seu tempo já se foi.
NOTA: 10 (com todas as ressalvas feitas acima)
Tela
4,5" altamente brilhantes, com resolução de 1024x768. Pode parecer temerário usar o Vista em uma tela destas. Mas o fato é que nao é. Dá pra ler tudo com bastante conforto. A menos que o proprietário seja míope, claro!!
NOTA: 9 (de novo com as ressalvas apresentadas).
FingerPrint
Aqui não tem ressalvas, não. É simplesmente show de bola poder configurar seu aparelho para só acessar seus dados se o seu dedo for devidamente colocado sobre o sensor. Nenhum dos meus outros equipamentos possui isso. Isso faz deste Vaio o gadget mais seguro que possuo para meus dados. Fenomenal.
NOTA: 10
Enfim, é isso, pessoal, vou parar por aqui que realmente já ficou grande demais. Espero ter tido sucesso em apresentá-los este aparelho absolutamente raro por estas bandas e em apresentar também minhas considerações pessoais acerca do mesmo. Desde já me coloco á inteira disposição para responder ás perguntas e comentários que quiserem fazer-me.
Abraço,
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900
... and the hope always survives!!