Pequena Análise dos O.S. (abr.2009)

<<

bleony

Administrador

Data de registro: Sex Nov 24, 2006 10:17 am

Twitter: @

Mensagem Sáb Abr 11, 2009 3:13 am

Pequena Análise dos O.S. (abr.2009)

Nos últimos meses tive a oportunidade de passear por alguns OS e pude ver que tenho ficado cada vez mais insatisfeito. Hoje temos opções entre os principais OS e suas divisões: iPhoneOS, Android, Symbian S60 3rd, Symbian S60 5th, Windows Mobile Pro, Windows Mobile Standard e PalmOS.

Enquanto eu estava no WM, Symbian 3rd e PalmOS a disputa era mais simples e eu acaba optando pelo WM por oferecer maiores possibilidades. Mas, como andava meio insatisfeito com o WM, resolvi dar uma passeada pelo palmOS e fiquei algum tempo com o Centro.

Depois fui me aventurar no Symbian 5th e adorei o OS e o Nokia 5800, mas ainda faltava maturidade no OS e a extrema deficiencia de softwares me desanimou.
A seguir me aventurei com o iPhone, é o OS mais promissor com programas em conta e já tendo em vista a chegada de otimos programas para ele. Mas, 2 coisas me desagradaram bastante: os softwares sem trial e sem um site normal como fonte e o design grande e frágil do aparelho.

Despois desse passeio, resolvi voltar para o WM, mas era mais a mesma coisa. Depois da experiencia com os outros sistemas não via mais o WM do mesmo jeito, o OS é meio "antigo" e estagnado, sem diversos PROs do iPhone, Symbian ou Palm OS.

Hoje estou potencialmente sem PDA devido a alguns problemas que ocorreram comigo e por isso anunciei (e qndo anuncio paro de usar), mas se tivesse que optar por um modelo ou um OS hoje a escolha seria muito difícil, pois, por exemplo:

- ainda não existem modelos com camera realmente boa fora do symbian 3rd (com excessão do omnia);
- não existe um OS que pareça tão promissor quanto o iPhone;
- não existe um OS que tenha a mesma funcionalidade para mim quanto o WM;
- não existem modelos com design que me agrade tanto quanto o Nokia 5800 ou os Nokias sem Touch (já que os outros parecem ter caído num mesmismo que não me agrada muito*);
- o preço da maioria antes de chegar nas operadoras nacionais fazem com que o eles se tornem sonhos distantes;
- vários sites foram redesenhados, refeitos ou transformados em softwares para iPhone e/ou Android, enquanto os outros ficaram de fora;

Agora eu devo ir para um celular normal mesmo, ou no máximo para um symbian mais antigo, mas quando voltar aos smarts de verdade espero que tenha saído um bom WM, um iPhone com design inovador e camera pelo menos razoavel ou que os outros OS estejam mais maduros e funcionais.

* hoje os que mais me agradam são o do Nokia E71 Black, SonyEricsson G900 e do Nokia 5800 (aquele "aro" em torno da parte frontal dele faz uma boa diferença).
Nokia E72 + 4Gb

:arrow: [Para Vender Logo] Feirão do bleony - c| condições especiais :arrow: ACESSE AQUI
<<

BrotherPG

Data de registro: Sáb Set 22, 2007 12:37 pm

Twitter: @Gl3d50N

Mensagem Sáb Abr 11, 2009 9:04 am

bleony, atualmente eu estou com um 6120c, com Symbian 9.2 3rd, estou achando ótimo o OS, antes eu tinha um 6600, o Symbian dele é o 7.0, vi muita diferença entre esses, acho o cel bonito, simples, tem uma boa cam, o flash não é lá essas coisas, mas ajuda ...

Eu não sei não, depois do iPhone os cel com TS ficaram todos muito parecidos, tudo no mesmo estilo, sai um gadget novo com TS e quando vamos na seca ver a belezura (é com "s" ou com "z" mesmo ?!? :lol: ) a cara cag**a e cuspida do iPhone, mudam poucas coisas, o que me fez enjoar de cel TS e propriamente do iPhone !!! :|

Paz!!!
Note: Intel Centrino Core2Duo (2.0GHz, 800MHz FSB, 4MB L2 cache), 2GB DDR2, 250GB HDD, 384MB Intel Graphic Media Accelarator, 12.1" WXGA LCD, Cam 1.3MP, DVD-RW, 802.11a/b/g WLAN, Bluetooth 2.0+EDR
Mobiles: Mio P550b e LG Cookie.
Lazer: iPod Classic 5G 30GB
<<

gurx

Data de registro: Qui Mai 17, 2007 4:44 pm

Twitter: @Alexandr_Gurgel

Mensagem Sáb Abr 11, 2009 1:17 pm

Algo similar por aqui.
Também já passeei por quase todas as plataformas, a excessão do iPhone, BB (falta grana para bancar o plano de dados necessário) e do Android (falta de grana para os aparelhos).
E também sinto um desgaste com relação aos SO em si. Basicamente as únicas coisas que me fazem ter um smart hoje em dia são a leitura de ebooks (via mobipocket) e a facilidade de fazer pequenas anotações de texto, nos modelos com touch.

Estava mais tentado a retornar a plataforma PalmOS, mas não queria nem o tamanho nem a baixa resolução das câmeras deles, por isso estava tentando a troca do meu i710 por um Centro. Mas também estava vendo a possibilidade de algum Nokia, como o N73 ou o 6120c.

Mas a mesmice dos SO desanimam bastante....

Algo me diz que vou voltar ao tempo de ter apenas um celular interessante (com uma câmera que me atenda - de 2mpx para cima) e um PDA básico, apenas por conta de ebooks. Mesmo que isso signifique voltar a carregar 2 equipamentos.

Até porque eu não preciso de capacidades smart o tempo todo, já que não trabalho em ambientes abertos nem tenho acesso a redes wifi.
Dúvidas ? Veja aqui
Twitter: @Alexandre_Gurgel

Nokia N80 - MicroSD 2Gb
Firmware 5.0719.0.2 RM-92

Desktop: Windows Seven Professional

Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

GrayWolf

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 4:45 pm

Mensagem Sáb Abr 11, 2009 2:24 pm

O que está faltando creio que seria melhorar o hardware, como ocorre com os PC's... enquanto não melhorarem a potência dos processadores as inovações continuarão sendo apenas cosméticas, como design da carcaça e de GUI's.

Aquilo que eu vivo repetindo por aqui: depois que comprei o Axim nunca me entusiasmei com outra máquina justamente por não ver inovações mais significativas do que somente mais memória interna (contornável com disciplina e cartões), mais RAM (que limita a multi-tarefa ao usar, por exemplo, o Opera novo e o Destinator 7) e uma touch screen que reconheça multi-toques.

Aquilo que eu e mais alguns colegas prevemos nos meses que antecederam o lançamento do iPhone felizmente está se tornando realidade: ele sacudiu o mercado e botou a indústria pra trabalhar em cima de inovações. Resta saber quando é que elas vão começar a sair do forno, pois esse período de consumir comida requentada tá cansando.
"Pedras no caminho ? Guardo todas. Um dia irei construir um castelo"
Dell Axim x51v | Rhinoskin Aluminium | miniSD Sandisk 2Gb | SD Sandisk Ultra II Plus 1Gb
Teclado Thinkoutside Sierra Stowaway Bluetooth | Router Linksys WRT54GS v.5
Sócio da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

Sebastian

Data de registro: Dom Mar 11, 2007 11:32 pm

Mensagem Sáb Abr 11, 2009 3:19 pm

Nada é perfeito e completo mesmo! Mas, o que mais me satisfaz é o WM, e com grande folga.. Acho o iphone promissor tbm, mas por enquanto nao me atende.

Gray Wolf, ja saiu o intel atom pra celulares/pdas, tbm foi lançado ha um certo tempo cpus da NVIDIA.. Os fabricantes nao usam porque deve ficar mto caro.. :oops: :roll:

abs
"Jesus is the right way..! :)
> HTC HD2 HSPL - 1.66 Rom - Artenis 6.5.5 (sem 576mb de RAM) Radio - 2.12

:arrow: Vendo - HTC HD2 Novo, garantia e tudo mais...
:arrow: Vendo/Troco -> Acer AS5740 Intel Core i5 2.53Ghz/4GB DDR3/250GB 7200rpm/15.6" LED
<<

vitorgregorio

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 7:26 am

Twitter: @maemeteiro_N900

Mensagem Dom Abr 12, 2009 11:08 am

Bem, amigos, penso que a questão é outra, e a vejo inclusive sob uma ótica diferente da aqui apontada. Me parece que a indústria de tcnologia móvel está em uma fase de transição. Já estava antes do iPhone, quando eu mesmo cheguei a postar aqui sobre a mesmice dos aparelhos, dos sistemas, das funções... E com o lançamento do iPhone o cenário mudou radicalmente, mas continua em transição. Explico.

Antes não havia qualquer perspectiva, e as empresas estavam literalmente em um beco sem saída buscando formas de implementar suas receitas e de lançar um aparelho verdadeiramente killer. Daí veio o iPhone, o mais killer de todos. Mas o diacho é que a Apple, como também já falei aqui algumas vezes, fez questão de, com todo o cuidado do mundo, deixar esse killer muito menos killer do que poderia ser, e isso fez com que esse posto de aparelho "definitivo" ainda ficasse em aberto. E continuamos com todas as empresas buscando ocupar esse posto, mas agora tendo como parâmetro o iPhone que, embora conheça bem o caminho para chegar lá, não o segue por conta da Apple.

Daí ficamos naquela (minha situação, especificamente). Gosto do iPhone, e de bom grado ficaria apenas com ele, MAS... falta câmera boa, falta uma possibilidade maior de customização, falta programas de GPS dedicados e curva-a-curva (uso demais esse tipo de programas no meu WM), falta um bluetooth decente que me permita trocar arquivos com quem eu quiser e, mais importante, falta uma fabricante que não queira me dizer o tempo todo o que devo ou não fazer com um aparelho que EU paguei e que, portanto, é meu. Que não queira me obrigar a comprar um computador DELA caso eu queira programar para iPhone. Enfim, que não queira limitar minha liberdade de usar meu gadget. Ás vezes, quando fico lendo blogs e sites sobre iPhone, minha sensação é bem essa, de asfixia, com uma empresa que fica colocando limitações absurdas no aparelho só para que eu o use do jeito que ELA quer que eu use.

Por essas e outras que continuo com meu WM aqui que, inclusive, ando usando bem mais que meu iPhone (também, é um HD, né... :lol: ) E hoje, se eu precisasse escolher apenas UM OS para usar, eu escolheria o WM, mesmo sabendo do potencial maior do iPhone e com a consciência de que enquanto a Microsoft não se mexer seriamente, o sistema dela estará fadado a definhar lentamente até morrer.

Symbian é um ótimo sistema, mas não me atende também nas funções mais hard de forma satisfatória (embora me atendam... apenas não o fazem tão bem quanto acho que o WM faz), nem nas mais fun como o iPhone faz (embora também o faça...). PalmOS nem cogito mais. PRA MIM, e somente para mim, já morreu e está enterrado. Android ainda nem nasceu, novamente para mim.

Ou seja, muitas promessas no ar, e a disputa entre um sistema novo monopolizado, um sistema consolidado e atual, mas com uma filosofia difenciada, e um sistema antigo, sem atualizações e agonizante. Realmente, vejo este momento como de transição. Acho que o momento ideal para conversarmos sobre no que deu isso tudo seja daqui a exatos 12 meses...

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900

... and the hope always survives!!
<<

bleony

Administrador

Data de registro: Sex Nov 24, 2006 10:17 am

Mensagem Dom Abr 12, 2009 11:52 am

vitor, o problema que citei é justamente esse de ter que escolher e ficar sem algumas coisas necessárias para você. Meu uso é diferente e a questão do design pra mim é muito importante, e acabo meio fora do WM por isso.

A única revolução de fato que o iphone conseguiu foi na revolução do design (que pra mim foi um fator negativo) e na interface do OS, que fica pouco evidente já que nas outras plataformas ainda falta a adaptação dos programas de terceiros (diferente do iPhone onde todos os programas ja nasceram obedecendo esse padrão.

Estou tendendo muito a pegar um SE G900 apesar da morte do UIQ, só que certamente não será tão cedo por causa do preço. Ele tem uma camera razoavel (achei bem interessante aquele negocio de touch focus), um OS com uma interface legal, design muito bonito e compacto e quase todos programas que mais preciso). Mas a principio, estou pensando em um G700 que vi por 500,00.
Nokia E72 + 4Gb

:arrow: [Para Vender Logo] Feirão do bleony - c| condições especiais :arrow: ACESSE AQUI
<<

vitorgregorio

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 7:26 am

Twitter: @maemeteiro_N900

Mensagem Dom Abr 12, 2009 12:31 pm

É, amigão, design é uma coisa pessoal, mesmo. Ainda acho que a série do Axim x50 e o Kaiser tem os designs mais bonitos que já vi em dispositivos móveis, mas também gosto muito do design do HD, ainda que a ausência de botões sacrifique um pouco a usabilidade. O do iPhone eu acho que já está envelhecido, dois anos são uma eternidade em se tratando de tecnologia, e espero (mas não acredito) que a Apple traga alguma inovação neste quesito agora no meio do ano.

É aquela tal coisa, cada um deve ficar com o sistema que serve melhor pra ele. Eu, como falei, uso mais o WM e provavelmente ficaria com ele se precisasse escolher, mas o iPhone também me agrada bastante, e por isso não abro mão dele. Mas, sei lá... Estou botando muita fé mesmo no WebOS... Das promessas que temos no momento, é a que está levando a maior quantidade de minhas fichas (embora eu também esteja guardando muitas para o WM7...). Vamos ver, maio está aí. Vejamos o que os reviews por aí nos dizem acerca do Palm Pre!!!

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900

... and the hope always survives!!
<<

arlissfreire

Data de registro: Dom Mai 13, 2007 7:19 pm

Mensagem Dom Abr 12, 2009 5:46 pm

Prezados
Falando apenas do WM, eu gosto bastante dele.
Na minha opinião, o erro que está acontecendo com ele é simplesmente o seguinte:

WM 5 > WM 6 = mudanças cosméticas
WM 6 > WM 6.1 = mudanças cosméticas
WM 6.1 > WM 6.5 = mudanças cosméticas
WM 6.5 > WM 7 = tá atrasado!
iPhone 3GS 32Gb+Milestone +Omnia i900...>Treo Pro > ex-BB BOLD > HTC FUZE > Nokia N97-3 (RM-507) > Nokia E71-2 > E-TEN Glofiish M800 (WM 6.1) > TREO 750 >> HTC Universal WM6 > QTEK 9090 > Lifedrive > iPAQ h6315 > Qtek 2020 > TE > Clié T-415.
------------------------------------------------------------------------------
 MacBookPro 17 Unibody FullHD Intel Core2Duo 2.8GHz/8Gb RAM/OWC Mercury Extreme Pro SSD 256Gb + HDD 500GB+ OPTIBAY + MAGIC MOUSE.
<<

gurx

Data de registro: Qui Mai 17, 2007 4:44 pm

Twitter: @Alexandr_Gurgel

Mensagem Dom Abr 12, 2009 5:56 pm

arlissfreire, pois é, de tanto fazer plástica a mulher acaba ficando com cavanhaque.... :lol: :lol: :lol: :lol:
Dúvidas ? Veja aqui
Twitter: @Alexandre_Gurgel

Nokia N80 - MicroSD 2Gb
Firmware 5.0719.0.2 RM-92

Desktop: Windows Seven Professional

Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

GrayWolf

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 4:45 pm

Mensagem Ter Abr 14, 2009 12:10 am

gurx, aquela que quando sorri levanta a perna ? :lol:
"Pedras no caminho ? Guardo todas. Um dia irei construir um castelo"
Dell Axim x51v | Rhinoskin Aluminium | miniSD Sandisk 2Gb | SD Sandisk Ultra II Plus 1Gb
Teclado Thinkoutside Sierra Stowaway Bluetooth | Router Linksys WRT54GS v.5
Sócio da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos

Retornar para Palm + WM + Symbian + iPhone + Android + Maemo