Pequena Análise dos O.S. (abr.2009)
Enquanto eu estava no WM, Symbian 3rd e PalmOS a disputa era mais simples e eu acaba optando pelo WM por oferecer maiores possibilidades. Mas, como andava meio insatisfeito com o WM, resolvi dar uma passeada pelo palmOS e fiquei algum tempo com o Centro.
Depois fui me aventurar no Symbian 5th e adorei o OS e o Nokia 5800, mas ainda faltava maturidade no OS e a extrema deficiencia de softwares me desanimou.
A seguir me aventurei com o iPhone, é o OS mais promissor com programas em conta e já tendo em vista a chegada de otimos programas para ele. Mas, 2 coisas me desagradaram bastante: os softwares sem trial e sem um site normal como fonte e o design grande e frágil do aparelho.
Despois desse passeio, resolvi voltar para o WM, mas era mais a mesma coisa. Depois da experiencia com os outros sistemas não via mais o WM do mesmo jeito, o OS é meio "antigo" e estagnado, sem diversos PROs do iPhone, Symbian ou Palm OS.
Hoje estou potencialmente sem PDA devido a alguns problemas que ocorreram comigo e por isso anunciei (e qndo anuncio paro de usar), mas se tivesse que optar por um modelo ou um OS hoje a escolha seria muito difícil, pois, por exemplo:
- ainda não existem modelos com camera realmente boa fora do symbian 3rd (com excessão do omnia);
- não existe um OS que pareça tão promissor quanto o iPhone;
- não existe um OS que tenha a mesma funcionalidade para mim quanto o WM;
- não existem modelos com design que me agrade tanto quanto o Nokia 5800 ou os Nokias sem Touch (já que os outros parecem ter caído num mesmismo que não me agrada muito*);
- o preço da maioria antes de chegar nas operadoras nacionais fazem com que o eles se tornem sonhos distantes;
- vários sites foram redesenhados, refeitos ou transformados em softwares para iPhone e/ou Android, enquanto os outros ficaram de fora;
Agora eu devo ir para um celular normal mesmo, ou no máximo para um symbian mais antigo, mas quando voltar aos smarts de verdade espero que tenha saído um bom WM, um iPhone com design inovador e camera pelo menos razoavel ou que os outros OS estejam mais maduros e funcionais.
* hoje os que mais me agradam são o do Nokia E71 Black, SonyEricsson G900 e do Nokia 5800 (aquele "aro" em torno da parte frontal dele faz uma boa diferença).