Review - HTC Touch HD "Blackstone" (mais um..rs)
Design, acabamento e a falta de botoes.
O HD é o melhor PDA que ja tive, sem duvidas. Seu acabamento é mto bonito, a tampa da bateria é toda emborrachada, a parte emborrachada vai ate grande parte das laterais, permitindo uma pegada mais segura. A camera esta mto bem protegida. O plug 3.5mm fica na parte superior, mto bem localizado. Na lateral esquerda temos o botao de volume, e alem do botao volume, so ha mais um botao, o power.
Pra mim, que uso o pda como mp3 player direto, o botao direcional (5 way) faz mta falta, poderia ao menos ter um touchpad como no Samsung Omnia, ja quebraria um galho, mas isso faz parte da adaptaçao. Ja me acostumei, e a stylus ta abandonada, sem uso algum! Ta esquecida!! hehe...
O HD tem aproximadamente o tamanho do iphone, com tela maior, 3.8" contra 3.5" do iphone. Tem apenas 12mm de espessura, podendo assim ser carregado no bolso, sem desconforto.
Foto mostrando as hardkeys que viraram softkeys no HD
Foto comparando dimensoes entre HD, Omnia, iphone e Diamond.
Tela, o grande ponto forte.
Houve uma evoluçao na tela do HD, pois ela nao é so maior e com maior resoluçao que as telas do PRO e Diamond (3.8" 800x480 contra 2,8" 640x480 do PRO e Diam), a tela do HD esta mais aprimorada para o uso com os dedos, esta mto mais confortavel arrastar o dedo no Opera para rolagem nos sites, mais facil digitar no teclado virtual. Tambem houve mudança no software, no HD é possivel fazer rolagem em menus do WM e nao so no touchflo3d, como no pro e diam.
A qualidade da tela com relaçao a cor, contraste e brilho, me parece semelhante as telas do pro e diamond, que ja sao excelentes nesses dois ultimos pdas.
Foto comparando telas do HD 3.8" e Omnia 3.2"
PS.. Notem que os espaços sao melhor aproveitados no HD, e a tela do HD tem um melhor contraste que a do Omnia, ambos estao com o sensor de luminosidade habilitados.
Desempenho
O HD tem cpu Qualcomm 528mhz, 130mb de RAM livre apos boot, pra comparar, o diamond fica com 55mb de RAM livre apos boot. Nao sei se isso garante ao HD melhor desempenho, \mas, mesmo o HD carregando uma tela de maior resolucao, consegue ser mais rapido que o diamond ao abrir menus e programas.
Desempenho em Divx.
Com essa imensa tela, nao poderia deixar de comentar sobre experiencias com videos no HD.
Achei o desempenho em reproduçao de Divx, com o Coreplayer, muito bom, totalmente satisfatorio.
A tela do HD tem 3.8" de diagonal e 800x480, nao é preciso por videos com essa resoluçao wvga pra ficar com boa qualidade, nos pcs por ex. um dvd tem resoluçao de 720x480, a maioria dos monitores tem resoluçao 1280x800, e o dvd fica com excelente qualidade, mesmo com toda essa diferença de resoluçao.
Converti um show em Divx pro seguinte formato:
- 352x272 de resoluçao
- Bit rate 1.04 mbps 25fps
- audio mp3 192kbps
O video ficou com otima qualidade e o HD conseguiu reproduzi lo com folga. No benchmark do Coreplayer ele alcançou 130%, com o TouchFLO 3D habilitado. Achei satisfatorio o desempenho em Divx.
Camera 5MP
As fotos ficam com boa qualidade, mas a cam continua lenta como no diam, pro e kaiser. O HD grava videos em qvga a 30fps.
GPS, Wi Fi e bateria
O GPS é muito rapido, muito bom mesmo! O Wi Fi tem um alcance mto bom.
A bateria de 1350mah aguenta 2 dias, usando wi fi, com varias navegaçoes via edge durante o dia, mp3, videos, e mails. Nao testei usando 3G, pois aqui o 3g ta so um pouco mais rapido que o edge e detona a bateria.
Specs gerais - http://www.pdadb.net/index.php?m=specs&id=1469
Video review - http://www.youtube.com/watch?v=tW2t8PGpmik
Conclusao
Eu continuo firme e forte com essa dupla magnifica, HTC e WM, nao deixo o WM mesmo que o wm7 so saia em 2011. Pra mim, essa dupla é a que melhor me atende. Com o HD é possivel deixar a stylus de lado e fazer tudo no dedo, sem desconforto.
Contras - Falta do botao direcional 5way, o carregador de parede é ruim, pois tem que usar o cabo usb, o fone de ouvido é de má qualidade, como de costume aos fones originais de PDAs e acho que poderia vir com uma case de cinto ao invez do saquinho de feltro.
Qualquer duvida, estamos ai!
Abços
> HTC HD2 T8585 HSPL - 1.66 Rom - Artenis 6.5.5 (sem 576mb de RAM) Radio - 2.12
Dell XPS M1330