[REVIEW/VÍDEO REVIEW] Sony Ebook Reader PRS-505
Bem, ontem minha cunhada voltou de uma viagem de férias aos EUA e me trouxe um presente muito especial, que eu havia pedido que ela procurasse mas que, sinceramente, não esperava que ela fosse encontrar. Trata-se de um Sony Ebook Reader PRS-505.
O objetivo deste texto, claro, não é esmiuçar em detalhes todo o aparelho, mas apenas dar uma idéia das vantagens deste equipamento tão pouco conhecido por aqui e tão útil para os profissionais que, como eu, fazem da leitura sua principal atividade diária.
A princípio, comecemos com as generosas especificações do equipamento:
# screen: 6" diagonal 800 x 600 167 ppi display with 8 level gray scale Vizplex
# Power: 3.7V Lithium Ion battery
# Battery life: about 7500 page turns (approximately 2 to 3 weeks)
# recharge time: 4 hours on USB, 2 hours on AC adapter.
# AC Power (optional): 5.2V
# RAM - 192 MB available for the user equals 160 averaged sized eBooks
# Operating temperature: 5 to 35C (41 to 95F)
# Dimensions: 6.9" x 4.8" x 0.3" (175 x 122 x 8mm)
# Weight: 9 oz
# connections: USB 2.0 (1.1 compatible), 3.5mm audio jack.
# memory expansion: SD (tested to 2GB) card slot and Sony Memory stick Duo slot (tested to 8GB)
* CPU: Freescale i.MXL, ARM920T core, 150-200 MHz
* EPD controller: Metronome (E-Ink 8T125100A)
* USB: Epson S1R72V17 USB OTG High Speed Controller
* Sound: Asahi Kasei AK4356 DAC
* Flash card interface: Ricoh R5C807 SDHC/MemoryStick controller
* RAM: 64MB
* Flash: 256M NAND + 2MB NOR
* Linux kernel: 2.4.17 (compiled with gcc 2.95.3)
Uma vez aberta a caixa do aparelho (normal, de cartolina como se acha em qualquer game para PC, por exemplo... nada de anormal nem digno de nota aqui), surge uma caixa de papelão branca bem justa na embalagem externa, a qual guarda o aparelho, manual (muito simples e funcional, até porque este equipamento realmente não precisa de manual complexo dada a intuitividade de seu uso), cabo de dados, CD com o programa de sincronismo com o PC e... só. Nada de acessórios caríssimos ou, novamente, dignos de nota. Novamente isso é devido á simplicidade do uso do equipamento.
Aqui é preciso um esclarecimento. Este equipamento não é um PDA, não é um assistente digital, não é um telefone, não é um MP3 player (embora ele suporte músicas nesse formato), não é um porta retratos digital (embora também tenha suporte á exibição de imagens). A finalidade dele é unicamente servir como um leitor de ebooks, ou textos eletrônicos, com o máximo de conforto e aproximando-se o máximo possível da experiência passada por um livro ou revista convencional, de papel. E é precisamente aqui que reside a genialidade deste equipamento. Ele cumpre maravilhosamente bem essa função, graças à nova tecnologia E-ink, ou "tinta eletrônica", com a qual nós brasileiros tivemos contato pela primeira vez no telefone Motorola F3, lembram?
A tela dele não é colorida. Conta com 8 escalas de cinza, o necessário para mostrar as páginas dos livros e suas eventuais figuras com uma nitidez realmente impressionante. O mecanismo de funcionamento deste equipamento é muito parecido com o da famosa lousa mágica com a qual brincamos na infância, lembram? As partículas que formarão as letras são arranjadas por magnetismo (e esse é o único momento no qual o equipamento gasta bateria, o que garante uma duração incrível da mesma) e depois ficam lá, parados, formando a página, até que o comando de desligar ou virar a página altere sua posição. Simplesmente genial. Se olharem bem na próxima foto dá pra perceber como, na horizontal, ainda é possível perceber com nitidez os caracteres da página, como numa folha de papel mesmo. Aliás, a sensação de identidade com a página de um livro é, realmente, impressionante.
Para virar a página, basta acionar os botões na lateral esquerda do aparelho ou então os localizados á direita, abaixo a tela. Isso pode gerar (em mim gerou) a seguinte pergunta: porque diabos preciso de dois caminhos possíveis para virar a página? Fui perceber a resposta instintivamente hoje á tarde, enquanto lia uma tese para meu doutorado: dependendo da forma como vc está segurando o aparelho, os botões de baixo são de muito mais fácil acesso e seu acionamento é praticamente automático, enquanto que se tivesse que recorrer aos botões laterais o caminho seria bem maior e a fluidez da leitura seria prejudicada. No modelo mais novo da Sony (o PRS-700BC) o virar de páginas é ainda mais intuitivo, via touchscreen (isso mesmo, basta passar o dedo na tela e a página vira para frente ou para trás), mas este modelo mais novo está mais difícil de achar e li em vários lugares na internet que ele está dando vários problemas de... tela. Parece que a Sony esqueceu de sua experiência anterior com os touchscreens da saudosa série Clié...
Mas voltando ao PRS-505, meu novo brinquedo... A "virada" de páginas dele é bastante rápida, mas não instantânea. Ainda é preciso esperar algo como 1 segundo para que a operação seja completada, o que parece pouco mas é o suficiente para nos fazer lembrar de que não estamos em um livro de papel. Os novos modelos tendem a diminuir esse tempo (o Kindle 2, por exemplo, promete virar as páginas 20% mais rápido que se antecessor), e embora isso com certeza sirva para melhorar o equipamento o tempo atual sem dúvida não atrapalha em nada a leitura.
Sua tela de 6" permite uma leitura mais que confortável também pelo tamanho. É do mesmo tamanho da página de um livro normal, o que pode gerar dúvidas sobre a portabilidade do equipamento. A foto a seguir dá uma boa noção nesse sentido. O barato dele é a espessura, quase igual à de uma placa PCMCIA, por exemplo. Ele se torna frágil por conta disso? De forma alguma, seu corpo de metal escovado dá uma solidez invejável ao conjunto, passando muita segurança para colocá-lo na mala (entre trocas de roupas, claro, porque ninguém é maluco...)
Quanto á bateria acho que vai demorar muito até eu poder opinar. O manual dele promete (e os reviews da internet confirmam) que a bateria não vai acabar antes que eu complete mais de 7.500 viradas de páginas. Como não vou ficar contando quantas viro (1... 2... 3...
Quanto á memória, ele vem com 192 MB internos, mais que suficiente para carregar uma porrada de ebooks. Mas como a Sony não brinca em serviço, ela colocou também um slot para cartões MemoryStick PRO DUO (os mesmos usados no PSP, por exemplo), e outro slot para cartões SD, ambos muito baratos hoje em dia. Como estava testando, resolvi avacalhar, e colocar um SD de 16 GB em um slot e um MemoyStick de 8GB no outro... E o leitor reconheceu todos os 24GB para carregar livros!!! Como não vou usar nem perto disso, deixei um SD de 2 GB e um MS de 2 GB nele, totalizando 4GB capazes de carregar mais de 1000 ebooks comigo.
Ah, e li no tópico sobre o Kindle 2 algumas opiniões que previam que o preço desse tipo de equipamento seria proibitivo para nós, meros mortais da periferia do mundo. E se eu disser que paguei 230 dólares no meu, novo, com plástico na caixa, será que fica bom? Claro que não é o último modelo (o PRS-700BC custa 400 dólares), mas algo em torno de 750 reais por um equipamento indispensável para leitores inveterados como eu me parece uma boa cifra. Não acham?
Enfim, é isso, pessoal. Estou mais que satisfeito com a aquisição, que sem dúvida será fundamental no dia-a-dia da minha profissão de historiador. Ah, e repararam na capa de couro do bichinho? Bonita pra caramba e bastante resistente, também. Até nisso parece um livro, fala sério.
Qualquer dúvida, estou aqui para tirar no que me for possível.
EDIT: Para quem quiser ter uma idéia melhor de como é o equipamento:
VÍDEO REVIEW SONY EBOOK READER PRS-505
Abraço,
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900 - Google Nexus One
Novidades sobre o Maemo/MeeGo? http://maemobrasil.org