Impressões e aventuras com o Nokia E71-3
Quando a série E71/E66 foi lançada, eu sabia que ainda ia ter um desses aparelhos. Eu quase adquiri um E66 a dois meses atrás, mas um aumento súbito na tabela JB acabou me desencorajando.
Eu simpatizava demais com o formato mais esguio do E66, e estava um pouco abobalhado pelo acelerômetro, ainda que isso seja mera firula. Também gostava da idéia de utilizá-lo como câmera com muito mais conforto, mas, como a câmera dos dois aparelhos não é das melhores, acabei de decidindo pelo E71, seu teclado QWERTY e a bateria titânica.
Quando os primeiros E71-1 e E71-2 começaram a aparecer pelo ML, comecei a juntar meus trocadas e preparar os quase 1300 reais que estavam cobrando pelo aparelho por lá. Mas os tempos eram difíceis, a grana era curta, e, no fim das contas, esperar mais umas semanas foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.
Como já foi dito aqui aos 4 ventos, a Vivo apareceu vendendo este aparelho na versão E71-3 por R$ 989,00, com a imensa vantagem de possuir um teclado otimizado para a língua portuguesa e 3G dual-band também tupiniquim. Tudo isso, parcelado em 10 vezes sem juros em dinheiro de plástico.
Confesso-vos que nunca fiquei tão feliz em ficar mil reais mais pobre. Conhecendo o preço das demais possibilidades do mercado, esse aparelho foi, de longe, a maior barganha dos últimos tempos. Sem falar na qualidade do aparelho em si, e tomando apenas as especificações, não há aparelho semelhante que não custe pelo menos, 40% a mais no mercado formal. E digo mais: se eu fosse posicionar este aparelho entre o custo médio dos seus concorrentes, eu seria obrigado a dar-lhe a etiqueta do N95-8GB, ou seja, quase o dobro do valor desembolsado.
Claro que toda barganha tem seu preço, afinal de contas, ninguem bate na sua porta perguntando se você quer dinheiro. Assim, como o aparelho ainda não estava disponível pela Vivo aqui em SC, peguei emprestado o endereço do amigo vitorgregorio e este fez vez de entreposto comercial, despachando o aparelho até a minha residência. Fica registrado aqui mais um agradecimento ao amigo e também o custo do sedex: R$ 40,00. Totalizamos um gasto de R$ 1.030,00 reais por enquanto.
Um outro importante "senão" é o bloqueio do aparelho para a Vivo. "Senão" pelo menos para mim que uso Claro. Para simplificar a história, vou resumir assim: 4 idas ao shopping, 3 ligações para a Vivo, uma reclamação no "reclameaqui", 4 reclamações na Anatel e 15 dias de espera.
Mas eu sou mesmo azarado. Um colega aqui de Joinville fez a mesma coisa, recebeu o aparelho uma semana depois de mim, foi até a loja uma única vez e já saiu com o aparelho desbloqueado. Então que fique registrado que a minha epopéia não é regra.
No meio do caminho, mais ancioso que guri no burlesco, comprei um i-smartsim pra forçar um desbloqueio tipo "turbosim", que me custou mais 7 dólares e nem chegou ainda. R$ 1.030,00 + 14 reais do chip + uns 20 reais de estacionamento no shopping: R$ 1064,00.
Mas, apesar dos pesares, dos contratempos e dos gastos acicionais, estou desde domingo passado com o aparelho desbloqueado, sem maiores desgraças. Parto então para o aparelho própriamente considerado:
Não há aparelho eu embale tão bem um teclado QWERTY. Não é perfeito, mas é muito bom. As vezes falta espaço entre os dedos para fazer alguns jogos de teclas, mas, no geral, a digitação é bastante ágil e precisa. Claro que o teclado de um Treo é melhor, mas é melhor porque é maior e maior que isso não cabe no meu bolso.
A construção em metal é fantástica, O acabamento é perfeito mesmo, não dá para apontar um único defeito. Essa ferraria toda deixa o aparelho meio pesado, mas pesando 70 quilos eu não vou sair por ai me melindrando por conta de 50 ou 60 gramas.
Na ergonomia, dois reclames (e só dois mesmo): O botão liga/desliga é uma b***a, e o engenherio que botou aquele botão lá devia ser excomungado, linchado e preso em Guantanamo.
E a tampa da bateria é chata de tirar, mas não chata a ponto de linchar alguém...
A tela tem um contraste fantástico, mas a iluminação podia ser melhor. O angulo de visualização é de quase 180° tanto na vertical quanto na horizontal e a visibilidade sob o sol é a melhor que eu vejo desde os tempos do meu samsung voicer slim (que era monocromático).
Tirei a bateria do carregador na quinta pela manha, naveguei o fim de semana inteiro sobre wi-fi (umas 5 ou 6 horas no total), com a tela no brilho máximo, e a bateria chegou no fim do domingo com duas barras ainda. Pra quem via o N95 nascer num dia e morrer noutro, o desempenho é impressionante.
GPS: Faz dois meses que só chove aqui, então não tenho certeza se o rádio é ruim ou se é culpa do tempo. Mais detalhes quando o sol nascer.
Câmera: Você não vai poder confiar nela para eternizar os primeiros passos do seu filho. Definitivamente não.
Pra finalizar: Eu me fidelizei a este aparelho antes mesmo dele chegar aqui, fiando-me apenas no que li sobre ele por ai. No fim das contas, a ópera saiu melhor que a encomenda... E aproveitem, porque as próximas impressões, só depois de 07/2009, ou meu cartão 8GB vai pro sorteio
LG Joy --> Samsung Slim --> Nokia 2280 --> Motorola C350 --> LG C1100 --> Motorola C650 --> SE K300 --> SE k700i --> Nokia 6265 --> Motorola L6 --> Razr V3 --> Nokia E62 --> Nokia N73 --> HTC Touch (3X) --> HTC Herald --> Motorola ROKR Z6 --> Moto Q Black GSM --> Ming A1200i --> Nokia 2660 --> Mio A710 --> Nokia E65 --> Nokia 5310 XpressMusic (2X) --> Palm Centro --> Samsung G600 --> Nokia N82 --> Nokia N81 8GB --> SE K850 --> SE W910 --> Nokia N95-1 (2X) --> iPhone 2G 8GB --> HTC S621 --> Nokia 6120c --> Asus P750 --> Samsung U900 --> Nokia 6110 Nav --> Nokia 6500 --> Nokia 2670 --> Nokia E71-3 (2X) --> Samsung U600 --> iPhone 3G 16GB --> BB Bold --> BB 8220 --> Nokia N78 --> SE W760i --> Nokia N85 --> Samsung i617 --> Nokia 5800 (2X) --> Samsung Omnia 8GB --> Apple iPhone 3G 8GB (2X) --> LG KP105 --> Samsung Innov8 8GB --> iPhone 3G S 16GB (2X) --> Nokia 6600 Fold --> HTC TouchHD --> Acer F900 --> Nokia 5530 --> HTC Magic --> Nokia N97 --> Motorola Milestone --> Motorola Dext --> Nokia E63 --> Samsung Omnia II --> iPhone 3GS 32GB --> Samsung S8500 Wave
[VENDO] Samsung Wave S8500