Comparativo: Nokia 6110 Navigator e Nokia 6500
Bom, consegui respirar um pouco na semana, e resolvi fazer umas breves observações sobre os dois aparelhos que passaram por aqui este mês: os Nokia 6110 e 6500 slide. Não que eu ache que os aparelhos tenham algo de tão especial que os façam merecer um review, onde tantos outros passaram batidos pela minha mão. Mas como os dois aparelhos são meio ignorados pela mídia e pelos usuários, eu resolvi passar alguma informação pra quem esteja de olho em algum deles.
Como os aparelhos são muito parecidos, tanto em formato, tamanho, peso e preço, as observações vão ter um tom comparativo, inevitavelmente.
Começando pelo começo, O DESING E A CONSTRUÇÃO:
6110 Navigator:
Olha, nunca achei esse aparelho dos mais bonitos pelas fotos, e ao vivo não mudei de opinião. A linhas das duas cores na parte frontal cortando o painel de botões ao meio não me agradou nem um pouco. Acho que um painel seguindo o modelo de alumínio da boda da tela seria muito melhor. A parte traseira também deixa a desejar com uma cruza meio duvidosa da tampa da câmera de alumínio com plástico preto brilhante. Pra resumir, é um aparelho absolutamente discreto, que não faz ninguém passar vergonha, mas também não vai ganhar nenhum concurso de beleza.
Já a construção é muito boa. O mecanismo de slider é muito firme e não se sente nenhum atrito entre os dois “hemisférios” do aparelho, coisa que é horrível no N81. Nada range ou parece oco, e a solidez do aparelho é reforçada pela alta densidade. Neste aspecto, perfeito.
6500 Slide:
Aqui o negócio é um show à parte. O aparelho tem um desing minimalista de muito bom gosto. São 9 botões ao todo (contando o D-pad como um), contra 13 do Navigator, que ainda traz mais 3 portas ao longo da carcaça.
Falando em carcaça do 6500 é + ou - 80% de aço escovado, o que eu julgo ser o melhor material utilizado atualmente no acabamento de celulares. Não gostei muito do tamanho e disposição dos botões frontais, mas a parte traseira é linda demais. Eu diria até que é a traseira mais linda que eu já vi (num celular, claro), com o perdão pelo trocadilho.
A construção também é muito sólida, e passa uma impressão ainda melhor pelo emprego do aço no acabamento. O único senão é o slider, que apesar de ser perfeitamente rígido, passa um pouco aquela sensação de atrito entre as faces do aparelho, coisa que não ocorre no 6110.
O teclado tem um acabamento perfeito, liso e brilhante. Classe A, primeiro mundo, 100%.
Enfim, o aparelho é bonito demais, páreo apenas para o U900 em termos de acabamento e bom gosto.
ERGONOMIA:
6110 Navigator:
O teclado é um pouco duro, mas nada sério. O painel de botões frontais é meio confuso, com as softkeys no mesmo bloco do Send / End, mas isso também não me incomodou. Só duas coisas me incomodaram mesmo:
- - A tecla lateral de volume é rígida e profunda, ou seja, não oferece relevo para você encontrá-la no meio da ligação, e ainda é dura demais da conta. Esse defeito é irritante mesmo, e se repete com menor intensidade no 6500.
- Os números da linha superior do teclado numérico ficam muito próximos da borda da para inferior que se eleva no movimento de abertura, tornando meio desconfortável o ato de digitação naquela linha.
Afora estes defeitos, o tamanho e o formato do 6110 são bem ergonômicos. Todos os botões tem alcance fácil, não exigindo nenhuma “manobra” de digitação.
6500 Slide:
Por não ser um S60, o 6500 não tem as tradicionais teclas de software do symbian (menu, C, Abc e variações), o que eu achei bem irritante. Tenho tido um trabalhão danado para me acostumar a apagar o texto com a softkey direita, assim como só poder acessar o menu através da tecla central do D-Pad, que ainda por cima, só funciona quando o você não esta navegando pela espera ativa (já que ela serve de “confirma” na espera ativa).
O teclado é um pouco apertado, mas está livre do problema de proximidade da linha superior de teclas com a borda inferior do painel frontal que eu encontrei no 6110. O pressionamento é muito macio, e o feedback táctil é suficiente. Não fosse a questão das diferenças de operação entre o S60 e o S40, eu estaria em casa com o T9 neste aparelho.
TELA:
Ambos aparelhos tem uma tela de 2.2, 320x240, 16M, e, de fato, o desempenho é quase idêntico. As cores são excelentes, assim como a densidade de pixel. Os dois tem medidor de luminosidade, mas, no geral, a tela do 6500 sempre me parece mais brilhante que a dos 6110 (ambos à 100%). O ambiente do S40 5th ed. também é mais amigável aos olhos, passando uma impressão mais moderna e descontraída que o padrão do S60.
DESEMPENHO:
- Processamento:
Não dá para comparar poder de processamento, já que os aparelhos rodam sistemas completamente diferentes, mas, certamente, pode-se comparar a impressão geral do usuário dentro de cada contexto.
Neste sentido, o 6110 é o symbian mais rápido que eu já tive. Este novo processador de 369mhz parece estar muito bem adaptado ao symbian, porque tudo abre instantaneamente, até mesmo o pesado Route66 que vem pré-instalado nele.
Já o 6500 usa um processador de ARM9 de 170mhz. A performance geral é excelente, instantânea também. A única deficiência fica na abertura de pastas muito grandes (<50mb). Tenho uma pasta com 96mb de jogos em java que demora cerca de 15 segundo para abrir, coisa que não acontecia no 6110.
Vídeos:
Curiosamente, apesar da diferença entre a freqüência dos processadores, ambos os aparelhos tiveram um desempenho quase idêntico tocando os meus vídeos. Codificados em MP4 (não me recordo se em h.263 ou h.264) em 520kbps, os vídeos tocaram perfeitamente no 6500, e com alguns engasgos a cada 20 ou 30 segundos no 6110, o que me surpreendeu um pouco, considerando que o 6110 tem um processador superior.
Entretanto, me ocorreu posteriormente que a câmera de 3.2mp com gravação de vídeo VGA embarcada no 6500 possa ter lhe conferido alguma vantagem de hardware em relação ao 6110. Aliás, não pare de ler esse tópico sem me ouvir falar sobre a câmera do 6500.
Rádio:
Quem já leu meus reviews anteriores sabe que em habito o ambiente mais propício para o teste do rádio de qualquer telefones. Meu quarto, especialmente, é um ambiente exclusivamente binário para a recepção da rede celular: ou 0 ou 1, nunca mais que isso.
Outros Nokias já conviveram neste ambiente hostil sem me dar dor de cabeça, como o N95 e o N82, que sempre seguraram o sinal lá, e nunca deixaram cair uma ligação.
Já a dupla em questão tem me incomodado. Freqüentemente tenho sinal, mas ao fazer a ligação o sinal desaparece. Ou então, o sinal cai no meio da ligação, mesmo que eu não me mova um milímetro durante a conversa. O comportamento foi idêntico nos dois aparelhos.
Entretanto, ambos foram adquiridos depois da instalação de grades nas janelas do meu quarto (porque Blumenau também é Brasil). Suspeito que as grades estejam atuando como uma espécie de gaiola de faraday, pois quando boto o celular poucos centímetros além das barras, o sinal aumenta em duas ou três casas.
É bom lembrar que os dois aparelhos são quad-band GSM, e que o 6500 é dual-band 3G (850/2100), enquanto o 6110 só suporta 2100mhz.
Bateria:
Como todo Nokia mid/hi-end (pelo menos os meus), esse dois também sofrem da morte súbita do sono. Eu juro que não entendo isso, não sei se é problema das baterias, ou da rádio dos aparelhos que teria um consumo muito irregular, mas não foram raras as vezes em que os aparelhos foram “dormir” com a bateria cheia, e acordaram mortos ou com um pentelhésimo de carga.
Como isso parece acontecer com poucas pessoas (e normalmente essas mesmas pessoas reclamam de ocorrência idêntica em vários aparelhos), eu suspeito mesmo que seja uma situação relacionada ao sinal mesmo, e a manutenção da ligação com a antena ou a busca por ela, porque não é possível que a meia dúzia de Nokias que eu já tive tenha vindo com o mesmo problema.
Mas, no geral, sem estas ocorrências excêntricas, os dois aparelhos duravam cerca de 2,5 dias, com um uso diário de + ou – 40min de ligação, 40 min de vídeo e uns 30 minutos de jogos.
Adendo: com o 6500 neste fim de semana, tirei cerca de umas 30 fotos com flash, joguei java por uns 30 minutos e fiz duas ligações de 15 minutos. Ele foi tirado do carregador na sexta pela manha, e acabou de sair dos 100% agora. (domingo, 16:00)
CÂMERA:
6110 Navigator:
Depois de um update da firmware, a câmera do 6110 se revelou a melhor 2.0mp já embarcada em um Nokia que eu tive (e por isso, entenda-se melhor que a do 5310, E65 e 6120c). A câmera sofre muito em ambientes de pouca luz, e com o LED a coisa fica ainda pior, mas em ambiente bem iluminados, o nível de detalhes e a fidelidade das cores é impressionante (de novo, tendo em conta o padrãozinho meia boca da Nokia para os novos conjuntos de 2mp).
Infelizmente, não há opção para ligar o LED durante a filmagem, e, portanto, nenhum programa de lanterna para o LED funciona no aparelho, tal qual ocorre no 6120c.
6500:
Muito boa. O nível de detalhe é incrível, e não traz a metade do ruído que eu observava no N73. O auto-foco é um pouco mais lento que o do N73, mas, em compensação, é possível abolir o AF apertando-se completamente o botão da câmera, que tem duas fases muito bem definidas, uma para AF e outra para captura. O único problema é que tremer durante o AF mais lento pode resultar em fotos fora de foco, então essa câmera não é a mais indicada para ambientes turbulentos.
Noutra ponta, ambientes com pouca luz, o resultado chega a ser melhor que o N95. Tirei fotos num ambiente de tamanho médio completamente escuro, usando apenas o LED, e não consegui encontrar nenhum acréscimo de ruído na foto.
Para filmagem, a resolução é muito boa (640x480), uma pena que não chegue aos 30 fps do N95, limitando-se a 15fps para VGA e 30 para QVGA.
Resumindo, para um aparelho tão compacto, a câmera saiu muito melhor que a encomenda. Pretendo postar umas fotos comparativas aqui assim que sobrar mais um tempo.
PECULIARIDADES:
Bom, já foi dito aqui, mas pra reforçar, ressalto que o 6500 não é um smartphone. O S40 até engana um usuário menos experiente de symbian, pela espera ativa e menus muito parecidos, mas o S40 não aceita a instalação de aplicativos. Em compensação é um sistema mais leve, que exige menos do processador e tem uma interface mais amigável.
Outra coisa que eu achei interessante sobre o S40 é o fato de que os aplicativos em java dispensam instalação. Basta abrir a pasta onde estão os arquivos e executa-los de lá. Achei isso uma grande vantagem em relação ao S60, onde tudo tem que passar pelo instaler do sistema.
A parte negativa: o S40 só tem um alarme programável, um atraso gigante num aparelho tão moderno.
Bom, por ora é isso. Como sempre, se aparecer mais alguma colocação relevante, eu edito o tópico. Dúvidas e sugestões para informações adicionais são bem vindas também.
Abraço!
LG Joy --> Samsung Slim --> Nokia 2280 --> Motorola C350 --> LG C1100 --> Motorola C650 --> SE K300 --> SE k700i --> Nokia 6265 --> Motorola L6 --> Razr V3 --> Nokia E62 --> Nokia N73 --> HTC Touch (3X) --> HTC Herald --> Motorola ROKR Z6 --> Moto Q Black GSM --> Ming A1200i --> Nokia 2660 --> Mio A710 --> Nokia E65 --> Nokia 5310 XpressMusic (2X) --> Palm Centro --> Samsung G600 --> Nokia N82 --> Nokia N81 8GB --> SE K850 --> SE W910 --> Nokia N95-1 (2X) --> iPhone 2G 8GB --> HTC S621 --> Nokia 6120c --> Asus P750 --> Samsung U900 --> Nokia 6110 Nav --> Nokia 6500 --> Nokia 2670 --> Nokia E71-3 (2X) --> Samsung U600 --> iPhone 3G 16GB --> BB Bold --> BB 8220 --> Nokia N78 --> SE W760i --> Nokia N85 --> Samsung i617 --> Nokia 5800 (2X) --> Samsung Omnia 8GB --> Apple iPhone 3G 8GB (2X) --> LG KP105 --> Samsung Innov8 8GB --> iPhone 3G S 16GB (2X) --> Nokia 6600 Fold --> HTC TouchHD --> Acer F900 --> Nokia 5530 --> HTC Magic --> Nokia N97 --> Motorola Milestone --> Motorola Dext --> Nokia E63 --> Samsung Omnia II --> iPhone 3GS 32GB --> Samsung S8500 Wave
[VENDO] Samsung Wave S8500