Fast Review HP 2133 Mini-Note (modelo KR948UT)
O meu modelo é o desse link, com processador Via de 1.2Ghz, 2Gb de RAM, HD de 160Gb, bateria de 6 células, Wi-Fi, bluetooth, webcam, Windows XP (com upgrade opcional para Vista Business)...
As primeiras impressões em relação ao design foram muito boas; o tamanho é ideal e o acabamento é muito bonito, apenas poderia ser um pouco mais leve. A bateria extendida atrapalha um pouco a questão do design e do peso.
O teclado é quase perfeito, supera a maioria dos notes que já tive principalmente pq prefiro as teclas todas no mesmo nível como é no 2133. Os empecilhos ficam por conta de me acostumar com o layout e pela falta das teclas a e o. Outra coisa que me agradou foi a indicação do caps lock.
A tela é maravilhosa, não se compara a do Eee, tanto em termos de resolução, tamanho, quanto em aparência. Tinha receio que a resolução fosse muito alta para o tamanho da tela, mas com alguns ajustes fica perfeita. A única coisa que notei é que seu brilho fica relativamente alto mesmo no nível mais baixo, o que pode fazer com que a bateria dure menos do que deveria.
Falando em bateria, ainda tenho poucos comentários sobre ela. Fiz apenas um teste para ver como seria seu desempenho em um dia que eu precisasse de rendimento máximo, ou seja, desliguei todas conexões, selecionei o perfil econômico e o brilho no mínimo. Nesse teste ele me rendeu aproximadamente 5hs de uso.
Como comentei mais acima, não gostei da bateria extendida saindo por baixo do note, prefiro a solução de sair por traz adotada pelos Vaio, mas inviável no HP pois empediria a abertura da tela.
Update sobre a duração da bateria com mais um mini teste aqui
O desempenho dele me agradou de modo geral, é difícil comparar com o Eee, pois nele eu usava o WinXP Home com restrições feitas com o nLite e no 2133 eu estou usando o XP Pro da forma que veio. Achei também que ele é extremamente silencioso, não notei som de acesso ao HD, do cooler nem nada.
Um ponto que não da pra deixar de tocar é o aquecimento que foi muito comentado em reviews. Sim ele esquenta mais do que eu gostaria, mas não se distancia do Eee ou do meu ex note STI (e comparado a esse último, acho que ele esquenta até menos), uso ele no colo sem qualquer problema. O aquecimento ocorre só na parte de baixo, nem o mouse pad nem o teclado sofrem com isso.
Testei pouco da conectividade, mas deu pra perceber que o BT suporta bastante perfis, fiz apenas uma troca de arquivos e usei a internet via DUN com o Treo 700 + PDANet. O wifi parece ter bom alcance; da minha sala de trabalho achei umas 4 redes, que deviam estar ha alguns metros e algumas paredes de distância.
O som é muito alto e nítido, não se comparando ao Eee e superando a maioria dos notes que já tive. A webcam agradou pela boa captação de luminosidade (acredito que tão boa quanto no Eee), apesar da baixa resolução.
O kit básico dele é bem fraco, não tem muito o que se inventar para vir com um note, mas achei a falta de uma case imperdoável. Fiquei feliz com a parte de softwares; acompanha o CD do XP e DVD do Vista, além de dois CD com drivers, um para cada OS.
Bem, por enquanto não tenho mais o que falar... as primeiras impresões gerais foram as melhores possíveis. Ainda não tem concorrentes à altura, e mesmo com a chegada desses, acredito que o HP continuará a se destacar pelo teclado e acabamento. Assim que tiver testado um pouco mais seus recursos eu posto novos comentários aqui... e assim que conseguir uma câmera posto fotos.