Minhas impressões do Samsung i780
Dentro da caixa:
- Samsung i780
- 2 Baterias de 1480mAh
- Carregador de bateria Extra
- Fonte bi-volt (110v~220v)
- Manuais e documentação
- CD de instalação
- Cabo de dados USB
- Fones de ouvvido Stereo com microfone e atendedor de chamadas
Comprei separado:
- MicroSD de 8GB com adaptador para USB
Não me proponho aqui a fazer um review completo do aparelho, até porque se pode encontrar um artigo vasto em português aqui. Mas vou postar minhas impressões sobre ele.
Comprei o aparelho com o Johnny Bravo e não enfrentei nenhum tipo de contratempo no processo. Estou com ele a 10 dias e demorei esse tempo para escrever alguma coisa porque é meu primeiro dispositivo com Windows Mobile e achei melhor me adaptar primeiro.
Estou saindo de um simples Motorola C650 e de um Palm Tungsten E, que me acompanham há anos. Então para mim foi uma grande transição.
Vou começar justificando a minha opção pelo i780 em meio a tantos dispositivos no mercado. Eu sou advogado e fazia uso principalmente profissional do meu Palm, sobretudo com agenda e controle de processos. E vi no i780 um substituto ideal pelas seguintes razões:
1) O visual, que pode não agradar a muitos, me pareceu perfeito, pois é muito profissional, tanto pelas cores quanto pelo acabamento e pelo teclado aparente. Passa seriedade a quem me observa utilizando-o.
2) A autonomia. São duas baterias de 1480mAh com uma base carregadora. Isso garante que eu possa viajar para outras comarcas com ambas baterias carregas fazendo uso intensivo do telefone e funções de PDA com mínimo risco de me encontrar na busca desesperada por uma tomada. Além disso, mesmo em casa, quando uma bateria acaba troco pela outra e não preciso deixar de fazer uso do aparelho.
3) Desempenho, pois ninguém é de ferro. O processador é um Marvel PXA311 com velocidade entre 416 e 624Mhz. A performance em vídeos e jogos é fantástica. E o fato de ser escalável garante economia de bateria em momentos onde o processador é menos exigido.
Os elementos que mais pesaram na escolha foram esses três. E não me arrependo, estou muito satisfeito com o aparelho. Agora vou falar sobre as minhas impressões, de fato:
1) O teclado. Logo que o aparelho chegou e o tirei da caixa, tive a sensação de que o teclado era menor do que eu esperava em razão da observação do mesmo por fotos. Mas então, com o uso, acabei de adaptando totalmente e não tenho do que reclamar. Já atingi uma boa velocidade de escrita e continuo melhorando. O ganho de produtividade com relação ao Palm é incomensurável, ainda mais que escrevo bastante na agenda e no controle de processos, principalmente com relação aos andamentos e resumo de despachos e audiências.
2) A tela sensível. Era inviável utilizar a tela de toque do Palm com os dedos. Lá é Stylus ou Stylus. Já no i780 (como em outros dispositivos atuais, acredito) o uso com os dedos é muito melhor do que com a Stylus. Faço uma exceção aqui para os jogos, onde a Stylus se mostra imprescindível para alguns.
3) A rigidez da tela. Fazendo uma analogia grosseira, é como se a tela do Palm fosse de um plástico flexível e a tela do i780 fosse de vidro. Obviamente, os materiais não são estes, mas a sensação é essa. Daí a diferença entre o uso da Stylus e dos dedos.
4) O Windows Mobile. Eu tinha até um certo receio do desempenho deste sistema operacional, pois sempre li relatos de lag na abertura de programas e no acesso a determinadas funções da interface, o que praticamente não existe no Palm (pelo menos com meu uso). Mas não notei nada de grave com o i780. Como já mencionei antes, este é meu primeiro contato com um dispositivo WM, então não posso dizer se o processador dele ajuda ou se o pessoal exagera onde eu li, mas a diferença na abertura de programas, por exemplo, é bem pequena.
5) O mouse. O i780 possui um TouchPAD óptico que funciona com dupla função: no modo Mouse ou Direcional. Ambos funcionam como o D-Pad de um notebook, movendo o dedo sobre ele. Quando se faz uso com apenas uma das mãos, é muito confortável colocar no modo Mouse e usá-lo com o polegar, tornando desnecessário o toque na tela. Quando se está em posição de digitação, sinto que é melhor colocar no modo Direcional para se movimentar pelo texto com mais comodidade.
6) Autonomia. Não tenho rede 3G aqui para comer bateria, então meu uso é mais normal. Vou dar como exemplo a situação atual. Troquei a bateria pela outra 100% no final da tarde de quarta-feira. Hoje é sábado a tarde e a mesma bateria está em 30%. O uso que fiz nesse tempo foram telefonemas, nem sei precisar, mas uma média de 15 minutos de conversação por dia (minhas ligações são rápidas, hehe), mensagens de texto, uns 15 minutos de vídeos por dia na quarta, quinta e na sexta, menos que isso de música, alarme tocando MP3 algumas vezes pela manhã, uns 35 minutos de jogos por dia e realmente muito tempo de digitação e consulta de processos. Durante a manhã e a tarde o aparelho passa bastante tempo ligado nos andamentos processuais. É verdade que as baterias são novas, não tenho rede 3G e gasto pouco tempo com telefonemas, mas nem a bateria do meu C650 nem a do meu Palm duravam tanto. Estou bastante satisfeito nesse aspecto.
Bom, é difícil lembrar de tudo de uma só vez, mas o que me vem a mente no momento de mais importante é isso. Quando lembrar de algo mais posto aqui.