Teste da vovó: Symbian x WM x MacOS X x PalmOS

<<

vitorgregorio

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 7:26 am

Twitter: @maemeteiro_N900

Mensagem Qua Jun 25, 2008 7:29 pm

Teste da vovó: Symbian x WM x MacOS X x PalmOS

Bem, pessoal, como alguns já perceberam pela minha assinatura, atualmente estou em uma situação, digamos, privilegiada. Por uma série de rolos e enroscos eis que estou, neste momento, com aparelhos tops de linha rodando os sistemas Symbian (N82), WM (Kaiser) e MacOS X (iPhone) aqui em casa.

Logo que percebi essa maravilha (que não sei, sinceramente, quanto tempo vai durar...), me veio uma vontade louca de escrever um tópico com um comparativo dos sistemas, pontos fortes, pontos fracos, observações pessoais, etc. Mas aí, como também já disse por aqui, surgiu um problema fundamental: não consegui encontrar parâmetros viáveis para a comparação. Tirando o fato de serem sistemas móveis, os 3 tem muito pouco em comum. O hardware é diferente, o público alvo é diferente, os objetivos de cada sistema são diferentes... Enfim, simplesmente não consegui encontrar um chão, um ponto de partida para a comparação. E como não tenho a menor vocação pra jornalista de veículos de grande circulação nacional, a escrever um comparativo tosco preferi abandonar o ambicioso projeto.

Mas continuou a vontade de comparar os sistemas. Nem que fosse para tentar descobrir (ou confirmar) qual deles era o mais amigável para aquelas pessoas que, a priori, nada sabem sobre essas belezinhas. Essa é, afinal, a idéia central do chamado "teste da vovó", que consiste, basicamente, em entregar o aparelho na mão de uma pessoa completamente leiga no assunto e pedir pra ela fazer algumas tarefas básicas. Com isso, consegue-se ter uma idéia bastante interessante acerca da intuitividade da interface do sistema. Se não dá pra comparar os sistemas a fundo, fiquemos com a interface, então. :D

Pois bem, acontece que nesta semana minha santa vózinha, com seus quase 85 anos de idade, está aqui em casa. Acho que nem preciso dizer que ela nunca teve celular nem pensa em tê-los. Mas acontece que ela é extremamente curiosa, e adora estar antenada com as últimas novidades. Resumindo: a pessoa perfeita para um legítimo "teste da vovó". :lol:

Para deixar as coisas mais interessantes peguei o Palm Centro emprestado com meu primo e coloquei o PalmOS na briga, também. O teste consistiu no seguinte: sorteei, literalmente, a ordem dos aparelhos que eu entregaria nas mãos da minha avó, e pedi, para cada um deles, que ela realizasse duas tarefas simples. A primeira consistiu em abrir um email, em cada um dos aparelhos, com o sugestivo nome de "Abra aqui, vovó". O segundo consistiu em abrir um editor de textos e escrever "consegui". Todos os aparelhos foram entregues em modo stand by (com a tela desligada) e, pra deixar a coisa mais interessante, configurei os 4 para que a tela estivesse travada ao ligar (afinal é neste modo que usamos os equipamentos na maior parte do tempo). Cronometrei as atividades do momento em que pedi para ela fazer as atividades até o momento em que ela as terminou. Os resultados posto a seguir. :D

-> Ordem dos aparelhos, mediante sorteio: 1) Centro; 2) Kaiser; 3) iPhone; 4) N82

PRIMEIRA ATIVIDADE: abrir email com nome "Abra aqui, vovó".

Palm Centro -> Tempo total: 7 minutos e meio
OBS: a maior dificuldade consistiu em desbloquear a tela, o que levou uns 5 minutos e meio. Feito isto, a associação da tecla "carta" com o programa de email foi muito fácil, e uma vez aberta a caixa de mensagens abri-la também foi simples. Todo o processo foi feito nos botões (direcionais, principalmente), sem o auxílio da tela sensível.

HTC Kaiser -> Tempo total: 8 minutos e 30 segundos
OBS: novamente a dificuldade maior esteve em desbloquear a tela (o que se repetiu no N82). Feito isto, novamente a tecla com a "carta" desenhada foi rapidamente associada ao programa de email, e a mensagem foi aberta sem maiores dificuldades. Novamente tudo foi feito com o uso de direcionais, sem o auxílio da tela sensível.

Nokia N82 -> Tempo total: 7 minutos
OBS: a dificuldade com o desbloqueio das teclas se repetiu, mas em menor grau. Foi só identificar as teclas que a tela mandava teclar e seguir as instruções, o que demorou uns 4 minutos. De todos os sistemas, foi o que apresentou maior dificuldade em abrir a mensagem. A tela inicial estava com as informações habilitadas (WiFi, mensagens, etc), mas houve dificuldade em associar o botão direcional com a navegação neste menu. Uma vez feito isto, o processo terminou rapidamente.

iPhone -> Tempo total: 3 minutos :shock:
OBS: mesmo não tendo usado a tela em qualquer dos outros dispositivos, minha avó pareceu entender muito bem que a quase ausência de botões significava que os comandos deveriam ser dados na tela (para isso ela apertou todos os que existem). Desbloqueou o aparelho sem qualquer dificuldade, achou de cara o ícone com a "carta" e a palavra "Mail" na tela inicial do aparelho, mandou ver o dedão e viu o programa abrir. Daí a abrir a mensagem foi outro pulinho.

SEGUNDA ATIVIDADE: abrir um editor de textos e teclar "consegui".

É preciso que se diga que, com o aparelho em mãos e logo em seguida da minha avó ter conseguido abrir o email, desliguei-o novamente (bloqueando a tela de novo) e pedi para ela abrir o editor de mensagens e teclar a palavra "consegui", sem aspas. Ou seja, as duas atividades foram feitas em sequência, embora os resultados aqui estejam separados.

Palm Centro -> Tempo total: 4 minutos e meio
OBS: o desbloqueio da tela já estava aprendido, e minha avó conhece inglês, o que tornou simples identificar a palavra "Notes" com o bloco de notas. Não houve, também, maiores dificuldades com o salvamento da mensagem.

HTC Kaiser -> Tempo total: 9 minutos e meio :shock:
OBS: no WM os programas, sabidamente, estão em área de difícil acesso, e isso se torna especialmente claro quando damos um aparelho com este sistema a um leigo. Não há, no Kaiser, qualquer softkey indicando o editor de texto, o que obriga o usuário a fazer o caminho normal pelo menu Iniciar. Só que para quem não usa Windows isso não é nada intuitivo. Resultado: passados 8 minutos e meio de teste, com minha avó querendo desistir, crente de que o aparelho não possuía editor de textos e de que eu estava pregando uma peça nela :roll: , mostrei-lhe o caminho das pedras e deixei-a com a tela Programas aberta. A partir daí a associação com o PalmOS foi instantânea, ela achou facilmente o Notes e, intuitivamente (talvez porque tenha me visto fazer isso), abriu o teclado físico para escrever a palavra. Mas chamou demais a atenção a impossibilidade de associar a janelinha do Windows com um caminho possível para achar os programas...

Nokia N82 -> Tempo total: 7 minutos e 20 segundos
OBS: outro obstáculo aqui, ainda que menor: achar o botão de Menu do aparelho. Como, para abrir o email, ela precisou navegar na tela inicial do Symbian, para achar o editor de textos ela tentou fazer o mesmo, o que sabemos que não é possível. Uma vez encontrado o menu, outra dificuldade consistiu em que o Notes está dentro de outra pasta, que não a primeira. Mais alguns minutos até perceber isso. Aberto o Notas, outra dificuldade foi digitar a palavra desejada com o teclado numérico. A função de auto-completamento não ajudou muito aqui. A palavra só foi indicada após ela teclar o "S".

iPhone -> Tempo total: 2 minutos e 40 segundos :shock:
OBS: novamente foi tudo bem rápido. Desbloqueado o aparelho o ícone do bloquinho de notas com o "Notes" embaixo já surgiu na tela. Foi só clicar nele e ver o teclado automaticamente surgir embaixo da tela. Daí foi só digitar e salvar, sem maiores dificuldades.

Bem, amigos, o teste foi esse, e os resultados aí estão. Só quero lembrá-los de que eu sou um dos caras que eu conheço que mais malharam o iPhone desde o seu lançamento, que disse que ele não teria muita serventia para usuários avançados, etc (é só buscar aqui no fórum). Ou seja, é óbvio que não fui parcial a favor do celular da Apple, como a grande imprensa em geral. Os resultados foram realmente estes. Sobre o real significado deles, deixo aos amigos a tarefa de iniciar a discussão. :wink:

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900 - Google Nexus One

Novidades sobre o Maemo/MeeGo? http://maemobrasil.org
<<

gurx

Data de registro: Qui Mai 17, 2007 4:44 pm

Twitter: @Alexandr_Gurgel

Mensagem Qua Jun 25, 2008 7:57 pm

Uma sugestão a mais (ainda não li tudo mas deve estar muito bom!! ).
Se o iPhone rodar java (não lembro se roda....) voce podia rodar o Jbenchmark só para a gente ter uma idéia de como cada um deles está lidando com a parte gráfica....

Depois que eu acabar de ler tudo posto minha opinião....

Abraços
Dúvidas ? Veja aqui
Twitter: @Alexandre_Gurgel

LG Cookie KP570 - MicroSD 2Gb
Netbook Philco PHN 10403b - Ubuntu Netbook Remix 10.04

Desktop: Windows Seven Professional

Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

OldBoy

Data de registro: Sex Abr 11, 2008 11:07 pm

Mensagem Qua Jun 25, 2008 8:00 pm

hahahaha....muito bom esses testes heim..tá explorando a vovó heim!!!! É, essa interface do iPhone é bem intuitiva mesmo, todo mundo fala e já vi um video de uma criança de uns 4 anos se virando bem com um.

Já com windows mobile e symbian é mais complicado. Agora que estou com o Touch e o N95, que deixei com a minha esposa, dá pra perceber isso. Eu gosto mais da interface WM pela lógica similar ao windows, apesar que estou começando a fazer no N95 quase tudo que faço no Touch. O que limita o N95 é não ter touchscreen, mas a interface dele "mascara" bastante as operações e você não sente o controle do que está executando da mesma forma que no WM. Deve ser coisa de quem mexia em Windows 3.11 e DOS. :lol: :lol: :lol:
<<

Sebastian

Data de registro: Dom Mar 11, 2007 11:32 pm

Mensagem Qua Jun 25, 2008 8:44 pm

Vitor, ótimo tópico! eu ia te pedir pra fazer um comparativo mesmo :P mas sem a vovó hehe... mto legal..
Mas, e pra nós? usuários mais exigentes, como ficaria o comparativo parceiro?
abço :)
"Jesus is the right way..! :)
> HTC HD2 T8585 HSPL - 1.66 Rom - Artenis 6.5.5 (sem 576mb de RAM) Radio - 2.12
Dell XPS M1330
:arrow: Vendo - HTC HD2 Novo, garantia e tudo mais...
<<

SuperEly

Data de registro: Dom Mai 18, 2008 10:06 pm

Mensagem Qua Jun 25, 2008 8:48 pm

É, Steve Jobs esperto, sabe que o dinheiro está com a massas.

Agora já sei qual telefone compraria para minha mãe. :D
Imagem
<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Qua Jun 25, 2008 9:27 pm

SebastianQ escreveu:Vitor, ótimo tópico! eu ia te pedir pra fazer um comparativo mesmo :P mas sem a vovó hehe... mto legal..
Mas, e pra nós? usuários mais exigentes, como ficaria o comparativo parceiro?
abço :)

Parceiro, para nós que entendemos do negócio ficamos sempre naquela, cada um com o sistema que mais lhe agrada e que melhor lhe atende. Não há segredo, para quem sabe a lógica da coisa os 4 são simples de mecher, o WM um pouco menos, claro. Mas claro que dá pra se virar tranquilo com cada um.

É só não querer comprar um PalmOS pensando em navegar na internet, nem um WM pensando em ter uma interface amigável, que o resto se arruma. :lol:

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900 - Google Nexus One

<<

hotmar

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 11:19 am

Mensagem Qua Jun 25, 2008 9:54 pm

vitorgregorio, excelente tópico!!!!!!!!!!! :D :D :D :D

Muito engraçado o "teste da vovó", o texto estava super divertido!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Gostei muito deste comparativo, original, criativo e reunindo uma vasta variedade de sistemas diferentes. Parabéns pelo teste e pelo texto!

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Mensagem: "Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40:31).
Valores Reais: realize aquilo que tem valor para você. :wink:
<<

tridi

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 3:12 pm

Mensagem Qua Jun 25, 2008 10:14 pm

vitorgregorio, parabéns pela idéia e parabéns a sua vó que teve pique para fazer o teste.

Facilidades à parte devemos considerar que para muitos aficionados quanto mais complicado melhor ou ainda é legal ser fácil de usar mas tem que ter alguma complicação para desafiar :mrgreen:
diamond artemis axim treo ipaq zire
<<

mmelo76

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 8:08 am

Twitter: @mmelo76

Mensagem Qua Jun 25, 2008 10:14 pm

Muito bom mesmo!!

Embora seja uma exploração da Vovó;o fato dela saber inglês já deixa um pouco profissional o teste!! :lol: :lol:

Seria interessante fazer alguns testes de hardware; andei fazendo comparativos de gravaçào de som; mas entre aprelhos com WM.

Mas você poderia comparar tempo de abertura de sites; e como gurx, falou podia:
Se o iPhone rodar java (não lembro se roda....) voce podia rodar o Jbenchmark só para a gente ter uma idéia de como cada um deles está lidando com a parte gráfica....
<<

rodmaia

Data de registro: Ter Jan 23, 2007 4:02 pm

Twitter: @rodmaia

Mensagem Qua Jun 25, 2008 11:14 pm

Divertidíssimo!

E, por incrível que pareça, muito mais útil que inúmeros testes que vemos por aí.

Parabéns.
---
rodmaia
<<

gurx

Data de registro: Qui Mai 17, 2007 4:44 pm

Twitter: @Alexandr_Gurgel

Mensagem Qua Jun 25, 2008 11:57 pm

Adorei o teste!!!! Agora, me diz uma coisa: pagou quanto para a vovó ?

Sim, porque voce alugou ela para fazer esse teste (humm... mas se fosse comigo eu ia era alugar a minha mãe mesmo....)!!!!!

Mas a idéia ficou realmente excelente! Só é pena que os fabricantes não vão ler isso.. E se lerem não vão levar em consideração na hora de montar o sistema...

Nota 10 pelo teste e nota 100 para a vovó !!!!
Dúvidas ? Veja aqui
Twitter: @Alexandre_Gurgel

LG Cookie KP570 - MicroSD 2Gb
Netbook Philco PHN 10403b - Ubuntu Netbook Remix 10.04

Desktop: Windows Seven Professional

Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

Ferrugem

Data de registro: Qua Dez 20, 2006 11:24 am

Twitter: @pherrugem

Mensagem Qui Jun 26, 2008 1:24 am

Parabéns pela iniciativa.

Logo que comecei a ler eu apostei no PalmOS, mas acabei me surpreendendo com os números do iPhone.
Palm m515 -> Palm TX + UWK
Nokia E62 -> Treo 650 -> N73 -> N78 -> A1200e -> Zn5 -> 5800XM + Qtek A9100
Asus Eee 701 -> Lenovo S10e + MID Gigabyte M528
Canon S3 IS + Kodak Zx1
Tec Toy Zeebo
<<

mmelo76

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 8:08 am

Twitter: @mmelo76

Mensagem Qui Jun 26, 2008 9:03 am

Ferrugem escreveu:Parabéns pela iniciativa.

Logo que comecei a ler eu apostei no PalmOS, mas acabei me surpreendendo com os números do iPhone.

Eu já não me surpreendi não. Depois de saber e ver crianças dominando um iPhone; uma Vovó com inglês tiraria de letra mesmo!! :D

Brincadeiras à parte; de longe; o manuseio do iPhone é bem simples mesmo!!
<<

hatulz

Data de registro: Seg Set 10, 2007 3:41 am

Mensagem Qui Jun 26, 2008 10:18 am

heheee, ótimo teste, parabéns. Eu também já tive iPhone e minha namorada achava super simples de usar. Agora com o Kaiser, quando entreguei pra ela primeira vez, ela olhou pra tela, olhou e não conseguiu andar. Tive que abrir o bubblebreaker pra ela :P Ai, instalei o iFonz, que deixa a tela inicial igual o iphone, agora é só alegria. Aproveitei e já instalei o S2P para musica e o S2V para imagens. Agora dá gosto de alcançar o Kaiser para algum leigo. Assim estou conseguindo emular a facilidade de uso do iPhone com a potência, features e customização do Kaiser.

Abraço a todos,
Flavio
==============================
Motorola Milestone
Antigos Samsung Omnia II I8000, Htc Touch Elfin, Qtek 9090, Nokia E62, HTC Kaiser (At&t Tilt), Nokia2310, iPhone 8GB, Nokia N73, Qtek 9000 (só uma semaninha), Qtek S200, Nokia 6100, Nokia 5125
<<

vitorgregorio

Moderador

Mensagem Qui Jun 26, 2008 10:47 am

hotmar, muito obrigado pelos elogios. A idéia em fazer esse teste era exatamente me valer de minha posição temporariamente priviliegiada pra ajudar a galera que espere um sistema amigável. Espero ter conseguido.

tridi, é verdade. Eu mesmo sou meio assim. Por isso que eu acho que não conseguirei ficar muito tempo com o iPhone. Estou com ele a pouco mais de uma semana e já sei mecher em cada esquina do sistema... Assim fica chato rápido demais... :lol:

mmelo76, o problema é que o iPhone não roda Java. Estão prometendo alguma coisa nesse sentido para a firmware 2.0, mas nada confirmado ainda. Para o futuro, quem sabe. Quanto ao teste de hardware, vou ver se posto um à noite, com fotos tiradas do Kaiser, do N82 e do iPhone. Isso, claro, se minha internet permitir.

rodmaia, sem dúvida, não me lembro de ter lido aobre muitos testes deste tipo por aí. Modéstia à parte, acho que a idéia acabou sendo boa!!

gurx, não paguei nada, não. Ela gosta dessas novidades todas. Quanto às fabricantes, no fim das contas elas estão vendo que o sistema do iPhone está mais amigável, sim, é só ver como a maioria dos novos SO's vão acabar ficando meio parecidos com ele...

Ferrugem, vc não imagina eu, que sempre meti o pau no iPhone, o impacto que levei quando vi os resultados do teste. Acabei entendendo os números a que cheguei como um "cala-boca" de respeito, e incontestável!! :roll: Mas é assim mesmo, por isso que discutimos tanto sobre o assunto, não é? Agora, que conste que, no final das contas, o PalmOS acabou ficando com o segundo menor tempo do teste... Foi só pegar o jeito de desbloquear a tela que o resto foi fácil, fácil.

Abraço,

Próximo

Retornar para Palm + WM + Symbian + iPhone + Android + Maemo