Teste da vovó: Symbian x WM x MacOS X x PalmOS
Logo que percebi essa maravilha (que não sei, sinceramente, quanto tempo vai durar...), me veio uma vontade louca de escrever um tópico com um comparativo dos sistemas, pontos fortes, pontos fracos, observações pessoais, etc. Mas aí, como também já disse por aqui, surgiu um problema fundamental: não consegui encontrar parâmetros viáveis para a comparação. Tirando o fato de serem sistemas móveis, os 3 tem muito pouco em comum. O hardware é diferente, o público alvo é diferente, os objetivos de cada sistema são diferentes... Enfim, simplesmente não consegui encontrar um chão, um ponto de partida para a comparação. E como não tenho a menor vocação pra jornalista de veículos de grande circulação nacional, a escrever um comparativo tosco preferi abandonar o ambicioso projeto.
Mas continuou a vontade de comparar os sistemas. Nem que fosse para tentar descobrir (ou confirmar) qual deles era o mais amigável para aquelas pessoas que, a priori, nada sabem sobre essas belezinhas. Essa é, afinal, a idéia central do chamado "teste da vovó", que consiste, basicamente, em entregar o aparelho na mão de uma pessoa completamente leiga no assunto e pedir pra ela fazer algumas tarefas básicas. Com isso, consegue-se ter uma idéia bastante interessante acerca da intuitividade da interface do sistema. Se não dá pra comparar os sistemas a fundo, fiquemos com a interface, então.
Pois bem, acontece que nesta semana minha santa vózinha, com seus quase 85 anos de idade, está aqui em casa. Acho que nem preciso dizer que ela nunca teve celular nem pensa em tê-los. Mas acontece que ela é extremamente curiosa, e adora estar antenada com as últimas novidades. Resumindo: a pessoa perfeita para um legítimo "teste da vovó".
Para deixar as coisas mais interessantes peguei o Palm Centro emprestado com meu primo e coloquei o PalmOS na briga, também. O teste consistiu no seguinte: sorteei, literalmente, a ordem dos aparelhos que eu entregaria nas mãos da minha avó, e pedi, para cada um deles, que ela realizasse duas tarefas simples. A primeira consistiu em abrir um email, em cada um dos aparelhos, com o sugestivo nome de "Abra aqui, vovó". O segundo consistiu em abrir um editor de textos e escrever "consegui". Todos os aparelhos foram entregues em modo stand by (com a tela desligada) e, pra deixar a coisa mais interessante, configurei os 4 para que a tela estivesse travada ao ligar (afinal é neste modo que usamos os equipamentos na maior parte do tempo). Cronometrei as atividades do momento em que pedi para ela fazer as atividades até o momento em que ela as terminou. Os resultados posto a seguir.
-> Ordem dos aparelhos, mediante sorteio: 1) Centro; 2) Kaiser; 3) iPhone; 4) N82
PRIMEIRA ATIVIDADE: abrir email com nome "Abra aqui, vovó".
Palm Centro -> Tempo total: 7 minutos e meio
OBS: a maior dificuldade consistiu em desbloquear a tela, o que levou uns 5 minutos e meio. Feito isto, a associação da tecla "carta" com o programa de email foi muito fácil, e uma vez aberta a caixa de mensagens abri-la também foi simples. Todo o processo foi feito nos botões (direcionais, principalmente), sem o auxílio da tela sensível.
HTC Kaiser -> Tempo total: 8 minutos e 30 segundos
OBS: novamente a dificuldade maior esteve em desbloquear a tela (o que se repetiu no N82). Feito isto, novamente a tecla com a "carta" desenhada foi rapidamente associada ao programa de email, e a mensagem foi aberta sem maiores dificuldades. Novamente tudo foi feito com o uso de direcionais, sem o auxílio da tela sensível.
Nokia N82 -> Tempo total: 7 minutos
OBS: a dificuldade com o desbloqueio das teclas se repetiu, mas em menor grau. Foi só identificar as teclas que a tela mandava teclar e seguir as instruções, o que demorou uns 4 minutos. De todos os sistemas, foi o que apresentou maior dificuldade em abrir a mensagem. A tela inicial estava com as informações habilitadas (WiFi, mensagens, etc), mas houve dificuldade em associar o botão direcional com a navegação neste menu. Uma vez feito isto, o processo terminou rapidamente.
iPhone -> Tempo total: 3 minutos
OBS: mesmo não tendo usado a tela em qualquer dos outros dispositivos, minha avó pareceu entender muito bem que a quase ausência de botões significava que os comandos deveriam ser dados na tela (para isso ela apertou todos os que existem). Desbloqueou o aparelho sem qualquer dificuldade, achou de cara o ícone com a "carta" e a palavra "Mail" na tela inicial do aparelho, mandou ver o dedão e viu o programa abrir. Daí a abrir a mensagem foi outro pulinho.
SEGUNDA ATIVIDADE: abrir um editor de textos e teclar "consegui".
É preciso que se diga que, com o aparelho em mãos e logo em seguida da minha avó ter conseguido abrir o email, desliguei-o novamente (bloqueando a tela de novo) e pedi para ela abrir o editor de mensagens e teclar a palavra "consegui", sem aspas. Ou seja, as duas atividades foram feitas em sequência, embora os resultados aqui estejam separados.
Palm Centro -> Tempo total: 4 minutos e meio
OBS: o desbloqueio da tela já estava aprendido, e minha avó conhece inglês, o que tornou simples identificar a palavra "Notes" com o bloco de notas. Não houve, também, maiores dificuldades com o salvamento da mensagem.
HTC Kaiser -> Tempo total: 9 minutos e meio
OBS: no WM os programas, sabidamente, estão em área de difícil acesso, e isso se torna especialmente claro quando damos um aparelho com este sistema a um leigo. Não há, no Kaiser, qualquer softkey indicando o editor de texto, o que obriga o usuário a fazer o caminho normal pelo menu Iniciar. Só que para quem não usa Windows isso não é nada intuitivo. Resultado: passados 8 minutos e meio de teste, com minha avó querendo desistir, crente de que o aparelho não possuía editor de textos e de que eu estava pregando uma peça nela
Nokia N82 -> Tempo total: 7 minutos e 20 segundos
OBS: outro obstáculo aqui, ainda que menor: achar o botão de Menu do aparelho. Como, para abrir o email, ela precisou navegar na tela inicial do Symbian, para achar o editor de textos ela tentou fazer o mesmo, o que sabemos que não é possível. Uma vez encontrado o menu, outra dificuldade consistiu em que o Notes está dentro de outra pasta, que não a primeira. Mais alguns minutos até perceber isso. Aberto o Notas, outra dificuldade foi digitar a palavra desejada com o teclado numérico. A função de auto-completamento não ajudou muito aqui. A palavra só foi indicada após ela teclar o "S".
iPhone -> Tempo total: 2 minutos e 40 segundos
OBS: novamente foi tudo bem rápido. Desbloqueado o aparelho o ícone do bloquinho de notas com o "Notes" embaixo já surgiu na tela. Foi só clicar nele e ver o teclado automaticamente surgir embaixo da tela. Daí foi só digitar e salvar, sem maiores dificuldades.
Bem, amigos, o teste foi esse, e os resultados aí estão. Só quero lembrá-los de que eu sou um dos caras que eu conheço que mais malharam o iPhone desde o seu lançamento, que disse que ele não teria muita serventia para usuários avançados, etc (é só buscar aqui no fórum). Ou seja, é óbvio que não fui parcial a favor do celular da Apple, como a grande imprensa em geral. Os resultados foram realmente estes. Sobre o real significado deles, deixo aos amigos a tarefa de iniciar a discussão.
Abraço,
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900 - Google Nexus One
Novidades sobre o Maemo/MeeGo? http://maemobrasil.org