[REVIEW] GPS Bluetooth M-241 !!! (PESADO)
Foi então que um amigo meu me apresentou o HOLUX M-241, último lançamento da HOLUX. Fiquei pasmado com o desempenho dele! Não deu outra, acabei pegando um pra mim. E agora apresento para vocês meu review endossando a compra pra quem tiver interessado em um mas tinha duvida de qual modelo comprar.
Primeiro, a embalagem: feita em plástico resistente mas bastante econômica (a HOlux poderia ter caprichado mais!) e dificil de abrir! (e bota dificil nisso!)
Abrindo a embalagem encontramos o manual, termo de garantia, um CD de drivers, um DVD com software e mapas, o GPS, um carregador veicular e um cabo de dados USB.
Bem, vamos ao GPS! Ele se parece com aquela caixinha de filmes das máquinas fotográficas antigas, sendo que apesar de gordinho, tem um tamanho bem confortável para se levar no bolso, cabendo na palma da mão.
Agora, mais alguns detalhes da parte externa dele!
Como vocês puderam notar, ele tem dois botões superiores que assumem diferentes funções de configurações, possui um botão on-off em um dos lados e um conector para o cabo USB. Do lado oposto possui apenas seu sensor(antena) indicado pelo desenho de um radar com a palavra UP. Ainda você notaram um compartimento onde vai a pilha (sim ele usa pilhas AA!) e achei ótimo pois são faceis de encontrar em qq lugar e não temos q pagar absurdos para comprar baterias extras. Além do que, uso pilhas recarregáveis o que é mais pratico ainda! Mas ainda não acabou, vocês também puderam ver que ele possui um visor LCD e é aqui que se destaca este GPS Bluetooth!!!
Além de GPS funcionando conectado a um dispositivo atraves do bluetooth, você pode usa-lo como um Logger, ou seja, um GPS idependente, sem a necessidade de um dispisitivo bluetooth. Ele possui 32 canais e a bateria dura em média de 13 a 15 horas, o que achei um tempo muito bom!
Vou comentar um pouco das fuções de logger do bixinho. Ao liga-lo aparece a mensagem GPS Searching no visor LCD. Em 30 segundos em média, ele encontra os satélites. Depois que encontrou a primeira vez, depois de desliga-lo e o ligar novamente, demora menos de 20 segundos para travar os satélites novamente! E a sensibilidade dele é um destaque a parte! Dentro de casa ele pegou 8 satelites e no apartamento ele localizou 5 o que esta excelente! Depois que localiza os satelites ele exibe esta tela:
Ao lado do satelite vocês podem ver um número, ele indica o numero de tracklogs disponiveis a gravar. Ele tem 32 megas de memória e grava percursos sendo capaz de exporta-los para o google earth (isso achei muito legal!) Pressionando o botão de função uma vez ele passa a sua primeira função que é mostrar as horas, atraves da localização do GPS (show!):
Pressionando mais uma vez o botão superior ele passa a exibir a localização em latitude e longitude (um GPS autônomo!):
Mais uma vez pressionado o botão ele exibe agora a velocidade (quando se esta de carro) e a altitude e direção em que se vai:
Apertando o meni de novo vamos agora para uma função de medir distâncias (muito bom!)
Passando para a próxima função é exibido o menu de configurações (para escolher idioma, unidades, etc)
editado pela moderação por não estar de acordo com as Regras do Fórum
Postagem de images:
Para postar imagens, você deve hospeda-las em um servidor, como ImageSHacK, TinyPIC e Pic's Away, entre outros;
Poste thumbnails das imagens, e não elas inteiras, para que não haja consumo de banda desnecessário.
mmelo76
A conexão com o HTC Touch foi problemática no inicio (nada que não aconteça com qq GPS bluetooth não é mesmo?) mas bastou conecta-lo ao PC e usar o software para atualizar o firmware dele que foi uma beleza! Ele se conecta instantaneamente no Destinator! E fiquei assustado, ele tem taxa de atualização de posicionamento < 2 segundos e precisão excelente! Realmente a HOLUX acertou a mão neste modelo! As especificações dele:
‧ 32 parallel satellite searching channels
‧ Receiver: L1, 1575.42 MHz
‧ Frequency: 1.023 MHz
‧ Update frequency: 1 Hz.
‧ Antenna type: Built-in
‧ Satellite signal reception sensitivity: -159dBm
‧ Non DGPS (Differential GPS):
‧ Position : 3.0 M CEP excluding SA
‧ Velocity: 0.1M / sec.
‧ Interval: 0.1 sec to Sync GPS
‧ DGPS (EGNOS/WAAS/MSAS):
‧ Position: < 2.2 M., Horizontal deviation 95% time
< 5 M., Vertical deviation 95 % time
‧ Time to reposition < 0.1 sec average
‧ Hot boot 1 sec
‧ Warm boot 33 sec
‧ Cold boot 36 sec
Bom é isso ai pessoal, espero que tenham gostado do Review, tentei fazer ele bem completo e explicativo. Parabéns para a Holux!