[REVIEW] Asus P750 (tentativa de...)
Enfim saiu o review do Asus P750, meu mais recente PDA,[/color] fidelizado por pelo menos 6 meses
Os motivos da escolha do P750 foram bem pessoais, já que ele acabou saindo mais caro que um TyTN (tecnicamente melhor). Apesar das boas especificações técnicas, acredito que o principal ponto que pesou na decisão pelo P750 o visual e design.
Vou tentar fazer esse review com bastante detalhes, fotos e juntando também informações e testes que andei pesquisando pela por net. Começando pelo começo... vou tentar dar uma pequena impressão do unboxing, já que a ansiedade não deixou tirar muitas fotos.
UNBOXING E ACESSÓRIOS
A caixa dele é simples e um pouco maior do que a maioria; é de papelão duro preto (parecida com a do Touch) e com uma “capa” onde ficam as informações e fotos da marca e do aparelho. Apesar de não ser 100% (prefiro quando as coisas são impressas na própria caixa), ela da uma boa impressão do que vem por dentro.
Abrindo vem a parte mais importante... logo de cara está o PDA separado dos acessórios, que ficam embaixo, mais ou menos como no HTC Touch. Os acessórios são variados e de qualidade; o kit inclui case, bateia, carregador, cabo USB, headset, stylus, carregador veicular, suporte para carro, CDs e manuais.

Gostei principalmente da case, que é bem compacta e útil; e da stylus que é firme, resistente e tem bom tamanho. Senti a falta de uma stylus extra e de adaptadores para o carregador, que veio no padrão europeu.
DESIGN
Como falei acima, esse foi o diferencial que mais me atraiu no P750, e a realidade superou as minhas expectativas. Achei o aparelho muito bonito, compacto, sólido, discreto e bem construído, não possui peças que pareçam mal encaixadas ou que façam aquele "crec-crec".
As dimensões são bem parecidas com a do Kaiser, por exemplo (113 x 58 x 17.4 mm e 130g); mas na mão, achei mais compacto do que esperava, principalmente em termos de espessura.
Ele é muito ergonômico, tem uma boa empunhadura e dá fácil acesso aos botões e aos teclados, favorecendo muito o uso com uma mão. Os botões são bem posicionados, com destaque para o “scroll inteligente” que funciona para aumetar volume quando no Windows Media em uma ligação ou quando pressionado, e para rolagem de páginas quando em outros programas, e para o “On-Off-Lock”.

O corpo é todo em plástico preto, mas muito bem utilizado não dando o aspecto de equipamento vagabundo. A maior parte do corpo dele é emborrachada, que lembra o Treo 750, dando mais firmeza na pega. Em volta da tela tem uma área com uma superfície imitando aço escovado; fora algumas partes em prata, em torno do aparelho (fosca), nos botões e na área da câmera/autofalante (aço escovado). Esses dois últimos detalhes contribuem no visual do aparelho.
O teclado tinha me deixado com medo à princípio, mas apesar das telas parecerem muito juntas nas fotos elas permitem uma discagem rápida e precisa. O único contra é não possuir a possibilidade de alterar o idioma do xT9 nativamente; até andei catando algumas coisas, mas ainda não consegui nada que fizesse ele funcionar corretamente em português.
O joystick também foi motivo de receio, mas ele é muito prático, firme e preciso, mais cômodo de usar do que o direcional, sem contar que a cobertura emborrachada faz com que o dedo não escorregue dalí.

TELA
A tela do P750 é QVGA com 2,6” de diagonal [color=red]*, igual a maioria dos PPCs PE, só um pouco menor, já que a maioria deles têm 2,8”. Eu não senti muita diferença para o lado negativo nem para o positivo nesse sentido.
Gostei muito da sensibilidade que responde ao mínimo toque, não sei se é impressão, mas achei a resposta um pouco melhor do que os outros PDAs que tive. De resto ela é normal, o controle de brilho permite um bom ajuste, mas a visualisação sob o sol continua prejudicada.
Na internet já tem ROMs customizadas que habilitam a resolução VGA na tela do P750, já que segundo se comenta por aí, a Asus adiquiriu um lote de telas VGA e resolveu colocar no P750, mesmo não usando todo potencial.
Eu ainda não tive coragem de testar nem pretendo pensar nisso tão cedo, já que os principais com desenvolvimento sobre o assunto são em russo e não encontrei nenhuma ROM específica para UK. No xda-developers já tem várias informações e links para download, mas muito pouco para me animar a correr esse risco.
DICA: para aumentar a área útil no today é bom tirar aqueles ícones do tray. Para isso, remova os programas da pasta startup (deixei só o poutlook e autocleaner) e faça a seguinte edição no registro: HKLM/Services/ACS/RotationTray (mudar o valor de 4 para 0).
DESEMPENHO
O processador do P750 é um Marvell® PXA270M, que permite ajuste do Clock em 4 padrões (automático, economia de energia, balanceado e turbo), com velocidade máxima de 520Mhz, permitindo que o usuário escolha o ajuste ideal entre desempenho e consumo de bateria.
Costumo usar ele no modo de economia de energia, que da para executar grande parte das funções, mudando para o turbo ou balanceado quando executo programas pesados ou vários programas em multi-tarefa. Particularmente não gosto do modo automático, acho que as vezes ele rende mal quando se quer um pouco mais de agilidade.
A memória RAM já não é das melhores, tendo apenas 64Mb com cerca de 24Mb livres. Aqui, aquela mesma dica de remover os programs nativos do startup ajuda; o meu está com um pouco mais de 29Mb livres. Apesar de já existir vários modelos que contam com muito mais que isso, não cheguei a sentir dificuldades, normalmente rodo vários programas em multitarefa sem problemas.
Para armazenamento ele conta com 256Mb de ROM (cerca de 140Mb livres, também podendo ser levemente aumentada com a remoção de alguns “lixos”) e slot MicroSD com suporte ao padrão "HC" (não tenho nenhum aqui para testar).
Não consegui fazer todos os testes que queria. Segue abaixo screenshots dos testes com o TCPMP nos 4 modos de processamento e uma tabela comparativa de testes com o Spb Benchmark com dados de alguns reviews do smape.
Obs. Como ele vem com toneladas de programas pré-instalados, acredito que o desempenho poderia ser ainda melhor. Tentei aquele truque de dar um SR logo após o HR, mas ele instala tudo mesmo assim, então estou tentando outro jeito.
BATERIA
O P750 vem com uma bateria de 1300mAh, o que considero pouco, principalmente para um modelo que conta com Wi-Fi e GPS. Porém, como raramente uso esses recursos, tenho uma boa duração média da bateria.
Apesar de ainda não ter conseguido tempo para parar e fazer um teste medindo a duração da bateria no uso diário, posso adiantar que no meu dia a a dia ela tem aguentado de 1 a 3 dias, não sendo diferente dos outros modelos que tive. O tempo para uma carga completa é bem rápido, cerca de 50 min com carga inicial de 10%.
Para ilustrar, também usei os resultados dos testes de bateria em reviews do smpe e fiz essa tabela comparativa entre o P750, P527, Mio A702, Eten X800, Touch Cruise e TyTN II.
Um detalhe que percebi depois de um tempo é que ele tem um mecanismo como aquele do axim, um sensor no encaixe da tampa da bateria que só deixa ele ligar com a tampa devidamente fechada.[/justify]
AUDIO
[justify]No geral, o audio dele não tem nada de diferente dos outros PPCs PE; qualidade, nitidez e volume, tudo dentro do normal. Porém, ao testar alguns programas é possível constatar sua superioridade em relação a vários outros modelos.
Por exemplo, usando o Reco Audio Recorder ou o Vito Audio Notes, é possível gravar ligações com bom volume e qualidade; ou com o iSecretary é possível usar a função de secretária eletrônica com a mesmas características. Ainda tem o detalhe do skype, que não consegui testar muito bem. Parece que ele redireciona o som para a saída do telefone e não para o aurofalante normal, permitindo usar o skype como em uma ligação normal normal. Já havia lido comentários que esse “plus” desde o Asus P525 e que parece ter se repetido nos sucessores. [strike]Parece ser essa a explicação para vir um CD só para o Skype no kit[/strike] (li em algum lugar que viria, mas no meu não veio).
CONECTIVIDADE
O Asus P750 tem Bluetooth 2.0, Wi-Fi 812.11b/g e USB 1.1 (com conector no padrão mini-USB), marcando pela falta de infra-vermelho e do suporte à USB 2.0, com maior velocidade de transferência. Mas, além disso, a ROM incluiu também outros recursos interessantes.
A conexão USB, por exemplo, tem 3 modos nativos: ActiveSync Normal Mode e ActiveSync Turbo Mode para sincronização, e Mass Storage Device (Card Reader) para funcionar como unidade de armazenamento removível. O Bluetooth suporta os seguintes perfis: A2DP, EDR, file transfer, generic access, headset, HID, object push, personal area networking, serial port, audio/video remote control, document printing, entre outros.
Tudo parece funcionar bem e com boas opções de configuaração, inclusive o wi-fi, que tive poucas oportunidades para testar. Em relação ao wi-fi, a única coisa que tenho a dizer é que os programas nativos para controle das redes são um tanto complicados e confusos.
GPS
Sobre GPS meu conhecimento é quase zero (ainda falta um pouco pra chegar lá). Cheguei a tentar mexer em alguma coisa, mas vou precisar de um pouco mais de tempo para aprender alguma coisa. O que eu posso dizer é que achei a fixação dos satélites bem mais rápida que do iPAQ hw6915, mesmo da janela de casa. Vou fazer também alguns comentários sobre os programas inclusos.
O GPS Catcher baixa uma db com as prováveis posições dos satélites, que é válida por 3 dias, [strike]porém, não tenho conseguido - a barra de progresso vai até a metade, depois da falha ao baixar os dados do servidor ou algo assim e[/strike] (tive problemas com update alguamas vezes, mas agora parece estar normal). Mantendo esse programa atualizado a fixação dos satélites ocorre bem mais rápido.
Os outros dois programas que vêm pré-instalados são o TravelLog e o Location Courrier. O primeiro é básico, mas interessante; ele indica velocidade, funciona como bússola e traça o caminho percorrida; com a integração com a câmera, ele permite adicionar POIs com as fotos (não suporta a integração com mapas pelo que sei). O Location Courrier permite o envio de uma mensagem automática com sua localização atual para até 5 números pré-programados.
TELEFONE
O funcionamento da parte de telefone é muito bom, sem problemas. A captação de sinal é boa, assim como a qualidade do som, sem contar que a ergonomia dele também traz grandes vantagens para o uso como telefone, tanto na hora de discar quanto usando ao ouvido.
A discagem pelo teclado numérico é bem mais prática e confortável do que usando a tela; sendo complementada pela possibilidade de discar direto do today, e de uma forma que achei ainda melhor do que a adotada pelos Treo 700/750.
Ele já vem com um programa chamado CallFilter, para bloqueio de chamadas, blacklist afins. Testei também outros programas com a função de gravar as conversas e ficou bem pouco melhor que nos modelos que já experimentei, sendo que o melhor programa nesse sentido foi o Vito Audio Notes. Ele também vem com o programa Profiles, para a gestão de perfis de som, e Voice Dial (Cyberon Voice Commander 2.0) para discagem por voz, que permite discagem por números e gravação de Tags personalizadas.
No quesito de conexão à internet, só pude testar o EDGE mesmo (pela velocidade é EDGE sim, apesar de ficar indicando "G"), já que o único 3G que já está disponível por aqui é o da Claro e em 850Mhz, que não é suportada pelo P750. Fiz os testes com o TIM Web utilizando o Gr@tis e fiquei na média de 160kbps.
Com o programa nativo Internet Sharing ou com o WM WiFI Router é possível compartilhar essa conexão com outros dispositivos através de cabo, bluetooth ou mesmo funcionar como um roteador wi-fi.
CÂMERA
[justify]A câmera de 3Mpx é bem fraca. Achei as fotos frias, com baixa saturação e com problemas de luminosidade, sem contar que na qualidade e resolução máximas as fotos demoram um tempo significativo para serem salvas. Acredito que o único ponto de destaque fique mesmo por conta do AutoFocus que é bem útil principalmente para fotos em macro.
Os modos e ajustes são variados, como integração com o GPS; modos de cena Noturno, Auto e Esporte; temporizador; burst; efeitos de Sépia, PB e Negativo; Frames, entre outros.
No modo video, os destaques negativos também aparecem, principalmente por conta da resolução máxima que é de [strike]176x144, reduzindo quase que totalmente a utilidade desse recurso, que fica com qualidade prejudicada até para visualização no próprio PDA[/strike] 320x240 em mp4 ou 176x144 em 3gp.
Para que tirem suas próprias conclusões, segue abaixo alguns screenshots do programa, e fotos tiradas com o P750 em diferentes condições, com algumas variações no ajuste de saturação.[/justify]
SOFTWARES
[justify]Aí vem outro diferencial do P750, mas que também tem seus pontos negativos. Ele vem com um bom número de programas pré-instalados e, apesar de algumas inutilidades, tem muita coisa boa, dando para poupar algum dinheiro na compra de softwares. Além dos que fui comentando ao logo do review, listei alguns outros abaixo, tentando descrever um pouco da função de cada um.[/justify]
- Newstation: agregador de rss rápido e funcional. Substituiu o spb insight por aqui;
- Streaming Multimedia Player: player dedicado a vídeos via streaming;
- Asus Launcher: launcher bem feito, mas pouco funcional;
- Asus Status: monitora o processador, moo usb, memória, entre outros;
- Auto Cleaner: faz com que "x" realmente feche o programa;
- Backup: programa de backup bem limitado, não conseguiu substituir o spb backup;
Ele ainda está rodando o WM6 que veio de fábrica. Há ROMs alternativas e oficiais, mas nenhuma UK ainda; parece que é possível fazer o update com qualquer outra WWE, mas ainda não tive tempo para ler a fundo e não me senti seguro para testar.
CUSTO BENEFÍCIO:
Nesse sentido, acredito que o Asus P750 admita vários pontos de vista. Primeiro para quem tenha a oportunidade de comprar sem imposto, acho que é indiscutível que ele valha muito à pena. Segundo para um usuário que não veja nenhuma vantagem específica no P750 e que vai comprar de fora, pagando impostos e tudo mais; esse provavelmente vai preferir optar por um TyTN II, que é sai na faixa de 1800,00 e sem dúvidas traz mais recursos que o P750.
Um terceiro ponto de vista seria o meu, e é bem particular: não tenho a menor simpatia pelo TyTN e o P750 me agradou imensamente seja pelos recursos, seja pelo design diferenciado. Assim, para mim, a opção era quase única e por isso não dava para fugir do alto custo para obter o benefício que desejava.
CONCLUSÃO:
O P750 é um excelente PDA, que promete ter um grande destaque principalmente na Europa, devido ao seu “baixo custo” por lá (quase metade de um TyTN II); mas que dificilmente penetrará nos EUA, pela falta do suporte a redes GSM/3G em 850mHz, e no Brasil, já que a maioria dos importadores traz dos EUA e o preço para trazer direto como eu fiz passa a colocá-lo no mesmo nível do TyTN II.
Apesar de preferir não ter pago o imposto absurdo para a receita, não me arrependi de 1 centavo gasto e acredito ter feito a escolha certa. O P750, além de ter me atraído pela beleza, cumpriu o que prometeu em termos de funcionalidade e desempenho.
Para não falar que é perfeito para mim, acredito que só faltariam 2 pontos para chegar a isso, e ambos poderiam ser resolvidos por um upgrade. O primeiro é a câmera que poderia ter uma melhora principalmente nos ajustes de cor, e o segundo é o Xt9 que poderia vir a oferecer suporte ao nosso idioma, ou ao menos ao de Portugal. Na verdade com a questão do Xt9 eu já estava até conformado, mas agora que comecei a pesquisar e mexer, vi que parece ter boas chances de funcionar, então não sossego enquanto não achar alguma coisa.
Só lembrando que após esses primeiros dias com o P750 posso ratificar o contrato de fidelidade por 6 meses e até me arrisco dizer que extenderia... Só espero conseguir vender a câmera para que o P750 não seja ameaçado pela falta de $...
CONTRAS: Falta de suporte a redes 850mhz tanto em GSM quanto em 3G | Escrita via Xt9 sem suporte ao português | Câmera com cores pobres e baixa resolução em vídeo.
PRÓS: Design diferente, bonito e prático | Número de recursos e funções (GPS, 3G, Wi-Fi, Bluetooth) | Opção de antena externa para o GPS | Excelente performance como telefone | Excelente desempenho do processador e possibilidade de ajuste do clock | Variedade e qualidade dos softwares e acessórios inclusos | Diferenciação nos recursos ligados à entrada de áudio.
Ordem de preferência (01.09.2010): iOS > Symbian 5th > WM > palmOS > Symbian 3rd > Android
Nunca usei (01.09.2010): Maemo = Symbian^3 = Meego = WebOS