Nokia E51: Primeiras impressões
Pontos positivos
- Sistema Symbian S60, muito leve e rápido, sem com isso perder funções ou robustez. Em suma, creio que une muito bem algumas coisas que mais gosto no WM, e que não me deixam abandoná-lo ainda, com outras coisas que me dão alguma ponta de saudade no PalmOS. Sem dúvida o sistema é matador, gostei bastante.
- Tamanho e espessura. Fica difícil acreditar que um celular tão pequeno e fino seja capaz de tanta coisa. O bichinho simplesmente some no bolso da calça, fenomenal. O peso também é confortabilíssimo, o que torna possível carregá-lo na minha pasta super-abarrotada sem que cause qualquer transtorno. Perfeito.
- Acabamento. A carcaça do aparelho é de metal, o que dá uma agradável sensação de robustez e confiabilidade. O teclado é firme e tem ótimo ponto de pressão, sendo praticamente impossível apertar uma tecla por engano. Não há barulhos ou rangidos no aparelho, em parte alguma. A tela é de vidro ultra-resistente, difícil de riscar. É, simplesmente, o aparelho com melhor acabamento que eu já tive. Fenomenal.
- Navegador de internet. Sei que faz parte do SO, mas eu não podia deixar de chamar a atenção para a extrema qualidade do navegador do S60. Abre as páginas com grande fidelidade e é super agradável de usar. Não chega a ser um Opera 9 Beta, do WM, mas sem dúvida pode quebrar um galhão para consultas mais rápidas.
- Suporte a 3G. Ainda que não possua câmera frontal para vídeo-chamadas, o aparelho possui suporte a 3G, o que o torna um confortável modem para navegação no notebook. Com meu EEE ficou simplesmente perfeito. Não sei se foi impressão minha ou se foi o dia que ajudou, mas a navegação através dele como modem me pareceu menos lenta (em se tratando de Claro 3G) do que com o Kaiser. Preciso confirmar isso.
- Funções de PIM. Completíssimas e super práticas. Finalmente entendi o porquê de tanto oba-oba em cima das funções de gerenciamento pessoal do Symbian. Realmente são mais intuitivas do que as do WM. E, com a centralização de todos os meus contatos e compromissos no EEE, pela primeira vez senti a praticidade extrema do uso de sistemas que prezem pela praticidade e compatibilidade. WM, XP e Symbian S60 conversam muito bem em um notebook de menos de 1 kg...
- Possibilidades de customização. Pode não ser melhor, mas certamente não é pior do que as existentes para WM. Em poucos minutos, com uma conexão rápida (de lan house, claro), baixei mais de 50 temas super interessantes para o aparelho. As possibilidades são praticamente infinitas, e o maior número de usuários do sistema apenas aumenta essas possibilidades. Realmente é um ponto a se destacar.
- Facilidade de uso. Me desculpem os amantes do PalmOS, mas o Symbian me pareceu ser mais intuitivo, além de mais moderno, claro. Com o WM não há nem comparação. As funções mais usadas ficam facilmente disponíveis após algumas rápidas customizações, e vc alcança praticamente todo o OS com, no máximo, 3 cliques. Para quem está acostumado com o WM, isso é simplesmente fantástico. E, repito, sem perder em sofisticação e "poder de fogo".
- Suporte a GPS. Não vem embutido, mas pode ser facilmente pareado via BT. Sem dúvida mais uma possibilidade para esse celular que, por fora, não se diferencia dos novos ultra-finos do mercado, mas que uma vez ligado, dá show.
- Cores da tela. Finalmente entendi a diferença de uma tela com 16 milhões de cores (E51) para uma com 265 mim (Kaiser). A nitidez é maior, e o visual é mais agradável. Gostei demais também.
Pontos negativos
- Embalagem. Pobre. A Nokia podia caprichar mais na embalagem de um aparelho tão nobre. O material estraga com facilidade, amassando a qualquer toque mais descuidado, e se vc acidentalmente (como eu) deixar cair alguma gota d'água ou coisa parecida, as cores vão se perder e o visual vai se estragar. Tudo bem que a maioria das caixas de celulares vão parao lixo, mesmo, mas é inevitável que nobreza deve ser notada nos mínimos detalhes.
- Acessórios inclusos no pacote. Muito poucos. Fone de ouvido, cabo de sincronismo e cartão micro-SD de 128 MB são todos os acessórios que acompanham o aparelho. No mínimo deveria acompanhar uma case para proteger aquele acabamento metalizado maravilhoso. Mais um gasto obrigatório para quem quiser preservar o investimento. Além, é claro, do cartão, suficiente para instalar programas e temas, mas ridículo em se tratando de multimídia, um dos atrativos do aparelho.
- Falta de teclado QWERTY. Pessoal ao extremo. Uso demais esse tipo de teclado para mandar SMS, MMS e emails no Kaiser, hoje não posso mais viver sem ele. Para quem, como eu, for prezar mais as funções de telefone (afinal meu PDA principal continua sendo o Kaiser) não fará falta, aliás será uma vantagem, já que contribui para as dimensões reduzidas (o que acaba até sendo ótimo para o uso que estou dando a ele). Mas para quem pretende tê-lo como smartphone principal, pode fazer falta.
- Câmera. Apenas mediana. Para quem já fez uma obra-prima como a câmera do N95, a Nokia podia ter caprichado mais aqui. As fotos são boas para mandar mensagens e até mesmo abrir no PC. Mas para imprimir, nem pensar. Fotos com pouca luz? Esquece. Realmente merecia maior cuidado.
- Tamanho da tela. A sensação é nítida: um aparelho desses com tela de 2" soa realmente esquisito. Ele destrói no visual, tem funções multimídia muito bem pensadas, e tudo isso fica limitado no gargalo do tamanho da tela, que dificulta também a navegação na internet, claro. Novamente favorece o tamanho diminuto do conjunto, mas pode prejudicar a quem queira tê-lo como smartphone principal.
- Falta entrada para fones de ouvido padrão. Se quiser ouvir música, só poderá fazê-lo com fones mini-USB. Essa falha está presente também no Kaiser. Ainda bem que tenho o iPod pra não me deixar sofrer com isso.
Neutro; nem bom, nem ruim... na medida
- Bateria. Não é nada espetacular nem ridícula. É bastante adequada a um uso mediano de um aparelho como este. Dura uns 2 dias com bom número de ligações.
- Preço. Realmente adequado ao que o aparelho oferece. Ele não está nem super nem sub valorizado. O preço realmente me parece bastante justo (999 reais na Fnac).
Enfim, pessoal, é isso por enquanto. Qualquer pergunta, estou à disposição para responder.
Abraço,
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900 - Google Nexus One
Novidades sobre o Maemo/MeeGo? http://maemobrasil.org