Nokia E51: Primeiras impressões

<<

vitorgregorio

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 7:26 am

Twitter: @maemeteiro_N900

Mensagem Seg Abr 07, 2008 2:42 pm

Nokia E51: Primeiras impressões

Bem, pessoal, passado o impacto dos primeiros dias acho que já tenho condições de compartilhar com vcs minhas impressões iniciais acerca do E51. Qualquer dúvida adicional que tenham, podem perguntar sem problemas que responderei assim que possível. Para deixar o texto mais simples, vou dividí-lo em duas partes, de acordo com minhas impressões. Primeiramente, colocarei os pontos positivos que achei, em seguida os negativos. Sempre tendo em mente que meu principal parâmatro de comparação é uma experiência prolongada com o WM e vagas lembranças acerca do PalmOS, além, é claro, dos aparelhos celulares "normais". Assim, as impressões certamente poderão variar de pessoa pra pessoa.

Pontos positivos

- Sistema Symbian S60, muito leve e rápido, sem com isso perder funções ou robustez. Em suma, creio que une muito bem algumas coisas que mais gosto no WM, e que não me deixam abandoná-lo ainda, com outras coisas que me dão alguma ponta de saudade no PalmOS. Sem dúvida o sistema é matador, gostei bastante.

- Tamanho e espessura. Fica difícil acreditar que um celular tão pequeno e fino seja capaz de tanta coisa. O bichinho simplesmente some no bolso da calça, fenomenal. O peso também é confortabilíssimo, o que torna possível carregá-lo na minha pasta super-abarrotada sem que cause qualquer transtorno. Perfeito.

- Acabamento. A carcaça do aparelho é de metal, o que dá uma agradável sensação de robustez e confiabilidade. O teclado é firme e tem ótimo ponto de pressão, sendo praticamente impossível apertar uma tecla por engano. Não há barulhos ou rangidos no aparelho, em parte alguma. A tela é de vidro ultra-resistente, difícil de riscar. É, simplesmente, o aparelho com melhor acabamento que eu já tive. Fenomenal.

- Navegador de internet. Sei que faz parte do SO, mas eu não podia deixar de chamar a atenção para a extrema qualidade do navegador do S60. Abre as páginas com grande fidelidade e é super agradável de usar. Não chega a ser um Opera 9 Beta, do WM, mas sem dúvida pode quebrar um galhão para consultas mais rápidas.

- Suporte a 3G. Ainda que não possua câmera frontal para vídeo-chamadas, o aparelho possui suporte a 3G, o que o torna um confortável modem para navegação no notebook. Com meu EEE ficou simplesmente perfeito. Não sei se foi impressão minha ou se foi o dia que ajudou, mas a navegação através dele como modem me pareceu menos lenta (em se tratando de Claro 3G) do que com o Kaiser. Preciso confirmar isso.

- Funções de PIM. Completíssimas e super práticas. Finalmente entendi o porquê de tanto oba-oba em cima das funções de gerenciamento pessoal do Symbian. Realmente são mais intuitivas do que as do WM. E, com a centralização de todos os meus contatos e compromissos no EEE, pela primeira vez senti a praticidade extrema do uso de sistemas que prezem pela praticidade e compatibilidade. WM, XP e Symbian S60 conversam muito bem em um notebook de menos de 1 kg... :P

- Possibilidades de customização. Pode não ser melhor, mas certamente não é pior do que as existentes para WM. Em poucos minutos, com uma conexão rápida (de lan house, claro), baixei mais de 50 temas super interessantes para o aparelho. As possibilidades são praticamente infinitas, e o maior número de usuários do sistema apenas aumenta essas possibilidades. Realmente é um ponto a se destacar.

- Facilidade de uso. Me desculpem os amantes do PalmOS, mas o Symbian me pareceu ser mais intuitivo, além de mais moderno, claro. Com o WM não há nem comparação. As funções mais usadas ficam facilmente disponíveis após algumas rápidas customizações, e vc alcança praticamente todo o OS com, no máximo, 3 cliques. Para quem está acostumado com o WM, isso é simplesmente fantástico. E, repito, sem perder em sofisticação e "poder de fogo".

- Suporte a GPS. Não vem embutido, mas pode ser facilmente pareado via BT. Sem dúvida mais uma possibilidade para esse celular que, por fora, não se diferencia dos novos ultra-finos do mercado, mas que uma vez ligado, dá show.

- Cores da tela. Finalmente entendi a diferença de uma tela com 16 milhões de cores (E51) para uma com 265 mim (Kaiser). A nitidez é maior, e o visual é mais agradável. Gostei demais também.

Pontos negativos

- Embalagem. Pobre. A Nokia podia caprichar mais na embalagem de um aparelho tão nobre. O material estraga com facilidade, amassando a qualquer toque mais descuidado, e se vc acidentalmente (como eu) deixar cair alguma gota d'água ou coisa parecida, as cores vão se perder e o visual vai se estragar. Tudo bem que a maioria das caixas de celulares vão parao lixo, mesmo, mas é inevitável que nobreza deve ser notada nos mínimos detalhes.

- Acessórios inclusos no pacote. Muito poucos. Fone de ouvido, cabo de sincronismo e cartão micro-SD de 128 MB são todos os acessórios que acompanham o aparelho. No mínimo deveria acompanhar uma case para proteger aquele acabamento metalizado maravilhoso. Mais um gasto obrigatório para quem quiser preservar o investimento. Além, é claro, do cartão, suficiente para instalar programas e temas, mas ridículo em se tratando de multimídia, um dos atrativos do aparelho.

- Falta de teclado QWERTY. Pessoal ao extremo. Uso demais esse tipo de teclado para mandar SMS, MMS e emails no Kaiser, hoje não posso mais viver sem ele. Para quem, como eu, for prezar mais as funções de telefone (afinal meu PDA principal continua sendo o Kaiser) não fará falta, aliás será uma vantagem, já que contribui para as dimensões reduzidas (o que acaba até sendo ótimo para o uso que estou dando a ele). Mas para quem pretende tê-lo como smartphone principal, pode fazer falta.

- Câmera. Apenas mediana. Para quem já fez uma obra-prima como a câmera do N95, a Nokia podia ter caprichado mais aqui. As fotos são boas para mandar mensagens e até mesmo abrir no PC. Mas para imprimir, nem pensar. Fotos com pouca luz? Esquece. Realmente merecia maior cuidado.

- Tamanho da tela. A sensação é nítida: um aparelho desses com tela de 2" soa realmente esquisito. Ele destrói no visual, tem funções multimídia muito bem pensadas, e tudo isso fica limitado no gargalo do tamanho da tela, que dificulta também a navegação na internet, claro. Novamente favorece o tamanho diminuto do conjunto, mas pode prejudicar a quem queira tê-lo como smartphone principal.

- Falta entrada para fones de ouvido padrão. Se quiser ouvir música, só poderá fazê-lo com fones mini-USB. Essa falha está presente também no Kaiser. Ainda bem que tenho o iPod pra não me deixar sofrer com isso.

Neutro; nem bom, nem ruim... na medida

- Bateria. Não é nada espetacular nem ridícula. É bastante adequada a um uso mediano de um aparelho como este. Dura uns 2 dias com bom número de ligações.

- Preço. Realmente adequado ao que o aparelho oferece. Ele não está nem super nem sub valorizado. O preço realmente me parece bastante justo (999 reais na Fnac).

Enfim, pessoal, é isso por enquanto. Qualquer pergunta, estou à disposição para responder.

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900 - Google Nexus One

Novidades sobre o Maemo/MeeGo? http://maemobrasil.org
<<

daviddiniz

Data de registro: Dom Jul 29, 2007 4:27 am

Mensagem Seg Abr 07, 2008 3:14 pm

É realmente o E51 tem uns probleminhas, mas acho isso bom! Assim aquela máxima de que nada é perfeito no mundo prevalece. hehe.

Agora a entrada Mini-USB é apenas para o Cabo de dados para utilizar o fone de ouvido usa-se a entrada ´de 2,5mm ao lado da entrada do carregador. Pode comprar também um adaptador P1/P2(eu tenho um aqui que foi do meu 6267) e assim utilizar fones de 3,5mm ou como antena para o rádio e usar o viva-voz.
A tela dele é pequena mas fiquei tranquilo em saber que a mesma é difícil de riscar pois eu tirei a película sábado passado e fiquei com medo de riscar a tela.

A câmera dele é mediana mesmo, mas eu tenho que usar como "principal" pois eu vendi a minha a um tempo atrás. Mais para frente compro outra digital hehe. No geral eu estou gostando do meu E51.

Victor tenho uns programinhas que vc pode utilizar nele sem precisar assinar. Caso queira depois me manda MP que eu te mando via E-mail.
David Diniz
<<

vitorgregorio

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 7:26 am

Twitter: @maemeteiro_N900

Mensagem Seg Abr 07, 2008 4:53 pm

Programinhas que não precisam assinar?? Não sei bm o que isso significa, mas eu quero, hehehe.

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900 - Google Nexus One

Novidades sobre o Maemo/MeeGo? http://maemobrasil.org
<<

Paulo Radamés

Data de registro: Qui Set 25, 2008 3:03 pm

Mensagem Qui Set 25, 2008 3:24 pm

daviddiniz escreveu:
Victor tenho uns programinhas que vc pode utilizar nele sem precisar assinar. Caso queira depois me manda MP que eu te mando via E-mail.

Caro David,

Acabei de adquirir um Nokia E51 e se você puder me envie alguns programas para que eu possa utlilizar no meu aparelho.

Grato.

Retornar para Equipamentos e Acessórios [symbian]