Review: Com que roupa que eu vou?
Desde que eu comprei meu primeiro N95, tenho experimentado várias capas, e acho que enfim achei "a" capa!
A primeira que eu experimentei, mais por falta de opção do que outra coisa, foi esta:
Bom, não foi exatamente esta. Foi uma igual, mas na cor "sand", que é a mesma cor do meu primeiro N95. Como o meu era chinês, ele veio com essa capinha original da Nokia, que é a melhor capa que já veio com um PDA/Smart que já tenha comprado.
Ela é toda forrada em couro por fora, e por dentro é forrada de por algo parecido com feltro. Esse "trilho" de plástico é por onde "escorrega" o telefone, que fica muito bem seguro. Há aberturas para acesso a todos os botões, e o aparelho fica inteiramente protegido dentro dela. Bom, pelo menos enquanto ela estiver fechada pois, como podem ver, quando aberta ela expõe toda a frente do aparelho.
O aparelho fica muito discreto, e todo mundo pergunta "onde foi que eu comprei essa capinha, e que Sony é essa que eu estou usando", já que a lente da câmera, atrás do aparelho, dá a impressão de que estou andando com uma câmera digital, e não um telefone.
Como inconvenientes, além de expor o aparelho quando aberta, você tem que falar com aquele flip na cabeça...
Quando deu, encomendei logo uma de acrílico:
O problema das capas de acrílico, para o N95, é que são todas muito frágeis. Algumas são simplesmente vagabundas, mesmo! Mesmo as que não são, logo se quebram. Racham, principalmente, nos cantos superiores da tampa do slider da tela mas, como podem ver, mesmo no corpo do aparelho aparecem rachaduras (mesmo sem que o aparelho não tenha sofrido qualquer queda).
Outros contras: arranham (depois de um tempo, fica feio pra burro, principalmente a parte que protege a tela), e dá pra ver a sujeira que entra entre ela e o telefone.
Como principais pontos a favor, o fato de protegerm todo o aparelho, inclusive a tela, sem escondê-lo.
Bom, aí eu pensei que tivesse achado a capa perfeita: plástico emborrachado!
É muito bonita! O material é muito agradável ao tato, e o aparelho fica ainda mais bonito quando dentro dela. Dá acesso a todos os botões.
Não protege a tela, mas particularmente eu acho isso bom: aplica-se uma película na tela, e quando sujar, basta limpar e fica zerada (a de acrílico, como eu disse, arranha e aí já era, só trocando de capa).
Porém, uma coisa que eu também só fui ver depois: embora seja mais resistente que a transparente, ela também quebra, embora dure mais que a de acrílico. Normalmente, quebra junto às presilhas da capa frontal, na parte superior. Esta do exemplo fez melhor que isso...
Então, numa linda noite de verão, encontrei, por acaso, "a" capa!
ALUMÍNIO ANODIZADo, malandro!
Quando chegou aqui, a primeira impressão foi péssima!
Pensei logo em nem testar no telefone: aquela ia pro armário direto!
Consistia de duas "folhas" de alumínio, bem finas e leves, e duas semi-molduras de plástico transparente. Mas que merda mais vagabunda!
Só que, como ainda era cedo, e eu tinha mesmo que fazer uma horinha até sair, resolvi me dar ao trabalho de testá-la.
Ainda bem! A capa é ANIMAL!
A semi-moldura serve para encaixar as folhas de alumínio no aparelho. De início, parece estranho, mas logo, logo você se acostuma.
Os botões ficam um pouco mais "afundados", mas dá pra ter acesso a todos numa boa, sem esforço. O único que eu não consigo acionar de jeito nenhum foi o POWER: em tese, aquela pecinha de plástico, por cima dele, deveria facilitar o acesso a ele, mas nem forçando pra caramba aquela coisa consegue pressionar o raio do botão!
Outra vantagem é que as presilhas se acomodam nas partes de cime e de baixo do slider da tela, e não dos lados, como é o caso das de acrílico e de plástico emborrachado, e então ficam protegidas do wear and tear a que estão submetidas as de acrílico e plástico emborrachado, ou seja, devem ser muito mais difíceis de quebrar!
Também não cobrem a tela, o que eu acho melhor.
Por dentro, na parte de trás do aparelho, se prende por presilhas de plástico que aparentam resistência:
Atrás, tem o inconveniente de deixar a moldura da câmera bem mais exposta:
Quando eu coloquei a capa da primeira vez, achei que ficou um pouco solta. Não sabia se era a moldura ou a parte de alumínio. Então, retirei a capa, tirei a moldura de plástico de dentro e pressionei ligeiramente a folha de alumínio (como se eu fosse amassá-la). Apliquei a moldura de plástico no telefone e, só então, coloquei a de alumínio. O troço está aqui justinho!
Prós: muito bonita, protege bem toda a carcaça. Muito leve, sendo que eu não senti diferença de peso com ela ou com a de acrílico. Aparentemente é muito mais durável que as demais que eu experimentei.
E é BARATA! Com frete e seguro, sai por míseros US$10!!!
Contras: Não protege a tela. Perde-se o acesso ao botão de liga/desliga. A moldura da câmera fica exposta, o que requer cuidado quando se apóia o aparelho numa mesa ou outra superfície.
Eu comprei a minha do Discounttown, e chegou aqui em menos de um mês (acho que levou apenas duas semanas). Há outras cores disponíveis no EBay (rosa, dourado, prata, azul...), dependendo do gosto do freguês.

Fabio Duarte
Motorola Milestone (Android 2.0.1 rooteado), MicroSD 16GB, Bateria extendida de 2800mAhhttp://vetduarte.wordpress.com No ar: Como salvar o seu casamento
twitter: @vetduarte