O PALM OS nao é mesmo MULTI TAREFA ?!?!?!? Com certeza !?!?!

<<

frabaptista

Data de registro: Ter Mar 27, 2007 4:41 pm

Mensagem Qua Mar 19, 2008 8:03 am

O PALM OS nao é mesmo MULTI TAREFA ?!?!?!? Com certeza !?!?!

Bem nao entendo muito, mas nao seria possivel que os programas aos poucos fossem se adaptando e eles mesmos tornassem o PALM OS MULTI TAREFA.

Digo isso , pois sei que é possivel ( eu mesmo consigo ) escutar musica, entrar no msn e editar um arquivo no office , graças ao POCKET TUNES e o MUNDO IM , conseguirem por si so , rodar em background ....

Nao seria posivel que outros programas novos incorporassem isso tb ?!? :lol: :lol: :lol:

PQ ?!?!?!?!

Deixo essa bomba para os experts em PALM OS Bimbinho Carioca, ric2801, dflopes e bleony . :lol: :lol: :lol:
Imagem Ipad 32gb - Wifi
<<

bleony

Administrador

Data de registro: Sex Nov 24, 2006 10:17 am

Twitter: @

Mensagem Qua Mar 19, 2008 8:43 am

frabaptista, não sei, mas muitas funções de multi-tarefa da para ter igual no palm e no PPC alternando entre os programas pelo QuickLaunch AnyWhere, por exemplo.

Chegar ao nível dos PPC eu acho que não teria como, mas poderiam encontrar boas alternativas caso continuasse havendo desenvolvimento de verdade para o OS, mas já tem tempo que não surge quase novidade e as que surgem não seguem adiante, como aquele browser com suporte a abas... :(
Nokia E72 + 4Gb

:arrow: [Para Vender Logo] Feirão do bleony - c| condições especiais :arrow: ACESSE AQUI
<<

MauBirochi

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 8:46 am

Mensagem Qua Mar 19, 2008 9:07 am

frabaptista, esqueci o nome daquela calculadora que funciona por cima de qq programa.Aquilo não é multitarefa?
Editado- Bruno pelo seu Avatar vc já está sonhando com outro smart?????Tu não cansa não???? :?
Ex - Psion Siena->Palm IIIe->Vx->Jornada 680e->X30B -> M515+128 MB / Atual - TT3 +256 MB + Z22zinho!
Ex-Tijolão Gradiente CDMA-Tijolão Motorola CDMA-V50 CDMA-V115-Nokia 2280-Sony Ericsson T-290-K500-K750i/N70/Palm Centro + HTC S711
EEE PC701 BY BLEONY + iPod Shuffle 2g 1GB + Nano 8G
@MauBirochi - http://www.pontogeek.com.br - http://www.mdsmeias.com
<<

mmelo76

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 8:08 am

Twitter: @mmelo76

Mensagem Qua Mar 19, 2008 9:08 am

frabaptistae61, É; eu também conseguia fazer muita coisa "simultaneamente" com o meu Treo!

Como você mesmo mencionou; com alguns softwares de 3ºs; eu conseguia (isso era bem comum e rotineiro) e tudo ao mesmo tempo!
1-Gravar uma Reunião (usando o Mvoice) durante vários minutos (às vezes 1h30min. :shock:)
2-Fazer anotações no Notes e Agenda (do Palm Mesmo)
3-Receber uma ligação (eu sei que é meio chato em uma reunião; e mVoice gravava isso tb) no entanto nessas ocasiões dificilmente atendia!
4-Sempre tinha um ou dois cronometros acionados; o que usava muito TikTok e Khronos
5- Esse mais raro; mas vez por outra; enviando um arquivo via Bluetooth! E nesse caso acontecia mais frequentemente um ou outro travamento!

Podem dizer que é impossível; mas eu conseguia não uma vez ou outra; mas sempre que possível fazer todas essas tarefas "ao mesmo tempo".
Isso acontecia com frequência (toda 5ª e 6ª) nas reuniões de Processos na empresa.
Dificilmente (embora ocorreu umas poucas vezes) o meu Treo deixava na mão; ou travava; ou ainda cortava a gravação ou perdia um arquivo ou anotação.
Às vezes; além de tudo isso; eu usava um outro programa para fazer anotaçoes; EasyNotes - e além de anotar; grava uma parte específica da reunião junto com a minha anotação.

Podem dizer; podem reclamar; podem discordar; mas embora o Palm OS não seja Multitarefa ele com alguns programas de 3º (Muitos free inclusive) ele executa várias tarefas simultaneamente!

Como já postei aqui há um bom tempo; era muito normal (no Treo mesmo) ouvir músicas (com Pocket Tunes); abrir um doc com Docs To Go e vez por outra receber ligação ou SMS; sem qualquer travamento ou perda de arquivos. Apenas para ser justo; ao receber a ligação; a música parava; tocava o mp3 escolhido e depois da ligação eu teria que dar Play para continuara ouvindo. Mas tudo isso também; porque usava o mRing para escolher um mp3 para meus contatos e selecionava o PocketTunes como o programa para executar os mp3 no Zlauncher! ;-)
<<

panicbr

Data de registro: Sex Jan 19, 2007 8:40 pm

Mensagem Qua Mar 19, 2008 10:12 am

Lembrando que s.o multitarefa não é apenas conseguir abrir varios programas ao mesmo tempo (congelando os aplicativos em 2 plano), e sim o sistema operacional subdividir as tarefas e controlar isso. Assim ficamos com uma impressão que todos estao sendo executados simultaneamente. Não sei se no palmOS o congelamento ocorre. :oops:
Dell Inspiron i3
Motorola Backflip
XBox 360 Elite
<<

bleony

Administrador

Mensagem Qua Mar 19, 2008 10:20 am

panicbr escreveu:Assim ficamos com uma impressão que todos estao sendo executados simultaneamente. Não sei se no palmOS o congelamento ocorre. :oops:

Sei lá, mas a princípio eu acho que não pois no caso do player, telefone, mvoice... eles continuam funcionando plenamente em 2º plano, então não congelam.
Alguns programas não sao adaptados para isso, como o navegador que precisa recarregar a página quando saimos e entramos nele novamente.
Nokia E72 + 4Gb

:arrow: [Para Vender Logo] Feirão do bleony - c| condições especiais :arrow: ACESSE AQUI
<<

panicbr

Data de registro: Sex Jan 19, 2007 8:40 pm

Mensagem Qua Mar 19, 2008 10:39 am

Um palpite:
As threads implementadas na unha os programas em execução tem que "conversar" um com outro, sendo assim tem que ser programas "conhecidos" (de um mesmo fabricante por exemplo).
Dell Inspiron i3
Motorola Backflip
XBox 360 Elite
<<

frabaptista

Data de registro: Ter Mar 27, 2007 4:41 pm

Mensagem Qua Mar 19, 2008 10:42 am

mmelo76, é isso mesmo, vc explicou muito melhor do que eu, mas era realmente isso que eu estava falando .....

panicbr escreveu:Lembrando que s.o multitarefa não é apenas conseguir abrir varios programas ao mesmo tempo (congelando os aplicativos em 2 plano), e sim o sistema operacional subdividir as tarefas e controlar isso. Assim ficamos com uma impressão que todos estao sendo executados simultaneamente. Não sei se no palmOS o congelamento ocorre. :oops:

A maioria realmente congela, mas alguns nao .... Alguns realmente rodam em 2º plano, como o MUNDO, que continua com o trafego na net, recebendo as msgs .... o Mvoice e o call recorder , que comtinuam gravando e outros tb .....
Editado pela última vez por frabaptista em Qua Mar 19, 2008 10:46 am, num total de 1 vezes
Imagem Ipad 32gb - Wifi
<<

Bimbinho Carioca

Data de registro: Qui Fev 15, 2007 10:23 am

Mensagem Qua Mar 19, 2008 10:46 am

MauBirochi escreveu:frabaptista, esqueci o nome daquela calculadora que funciona por cima de qq programa.Aquilo não é multitarefa?

CalcOnTop.

Abraços... :cool:
"É Chato Ser Bonito... Mas Deve Ser Muito Mais Chato NÃO Ser..." :mrgreen:
:arrow: (SUSPENSO)Vendo Película Protetora Para Smartphones, Pdas, IPhone, IPods e Câmeras!
Imagem
. Contatos: peliculaprotetora@ yahoo.com.br
<<

mmelo76

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 8:08 am

Twitter: @mmelo76

Mensagem Qua Mar 19, 2008 11:08 am

A maioria realmente congela, mas alguns nao .... Alguns realmente rodam em 2º plano, como o MUNDO, que continua com o trafego na net, recebendo as msgs .... o Mvoice e o call recorder , que comtinuam gravando e outros tb .....

Os dois cronometros que mencionei Khronos e TikTok eles continuam funcionando perfeitamente!!! Quer exemplo maior de funcionamento em 2º plano!!
<<

gurx

Data de registro: Qui Mai 17, 2007 4:44 pm

Twitter: @Alexandr_Gurgel

Mensagem Qua Mar 19, 2008 11:24 am

MauBirochi escreveu:Editado- Bruno pelo seu Avatar vc já está sonhando com outro smart?????Tu não cansa não???? :?

Reparou que ele nem respondeu essa ??? :lol: :lol: :lol: :lol:

Como diria aquele cara, no topo do mastro, na caravela do Pedro Álvares Cabral: Desfidelização a viiiiissstaaaaaa !!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Dúvidas ? Veja aqui
Twitter: @Alexandre_Gurgel

Nokia N80 - MicroSD 2Gb
Firmware 5.0719.0.2 RM-92

Desktop: Windows Seven Professional

Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

bleony

Administrador

Mensagem Qua Mar 19, 2008 11:37 am

gurx escreveu:
MauBirochi escreveu:Editado- Bruno pelo seu Avatar vc já está sonhando com outro smart?????Tu não cansa não???? :?

Reparou que ele nem respondeu essa ??? :lol: :lol: :lol: :lol:

Como diria aquele cara, no topo do mastro, na caravela do Pedro Álvares Cabral: Desfidelização a viiiiissstaaaaaa !!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Pow, já sonho com ele desde o pré-lançamento, mas pelo preço que está saindo, sem codições... :P
Nokia E72 + 4Gb

<<

ric2801

Data de registro: Sáb Dez 16, 2006 7:37 pm

Mensagem Qua Mar 19, 2008 12:06 pm

bem, vamos la:

o Palm OS é multitarefa?
sim e nao.
o Palm OS passou a ser multitarefa na versao denominada Cobalt (Palm OS 6), ate entao ele NAO era multitarefa.

como é possivel executar "simultaneamente" varios programas no Palm monotarefa?
eu precisaria escrever duzias de paginas para chegar la...

algumas distincoes necessarias para falarmos o mesmo vocabulario:
programacao paralela é quando o sistema consegue executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, isso so pode ser conseguido em sistemas com mais de um processador (ou nucleos), em maquinas com um unico processador o maximo que conseguimos é a programacao concorrente, onde o S.O. divide os recursos de hardware entre as diversas aplicacoes concorrentes, cada app tem uma fatia de tempo (time slice) para executar, quando esse tempo acaba o S.O. a interrompe (multitarefa preemptiva) e coloca outra app para executar (escalonamento).

o sistema que permite concorrencia tem que lidar com coisas complexas como escalonador, threads, semaforos, mutex, regioes criticas, etc...

bem, voltando a pergunta: como é possivel executar "simultaneamente" varios programas no Palm monotarefa?

ha muitos anos existe um recurso conhecido como TSR (terminate and stay resident) http://en.wikipedia.org/wiki/Terminate_ ... y_Resident que permite que aplicacoes permanecam residentes em memoria mesmo nao sendo mais a app ativa.

um bom artigo sobre a nova filosofia multitarefa do Cobalt pode ser lido aqui:
http://writingonyourpalm.net/column040315.htm

e para quem é da area e deseja mais informacao especifica sobre programacao paralela/concorrente pode ler a minha monografia :P
http://www.box.net/shared/47tcgy5c08
iPhone 3G/ PEG-UX50 / PEG-TH55 / PEGA VR100K
Imagem
(ex:) M130 - Zire71 - Zire72 - iPAQ 3970 - Treo 650 - MPx220 - Clié NR70V - iPAQ hx4700 - Axim X51V - Clié NZ90 - QTEK 9000 - P910 SE - Treo680 - Atom Exec
Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/ric2801/sets/
<<

dflopes

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 3:10 pm

Mensagem Qua Mar 19, 2008 12:37 pm

Darei meu pitaco na conversa.

Algumas situações multi-tarefa que realizo:
a) navegar na net, ouvir musica e gtalk (com o mundu IM)
b) Word (DTG) e calculador (snap calc)
c) gravador de voz (mvoice) e anotações (notepad)

Edit:-------------------

Fiz um pequeno teste hardcore no Tx (pois considero menos poderoso do que o Treo)
a) liguei o gps para ele gravar o trajeto (track)
b) play num podcast de 8Mb lido do cartão np ptunes
c) editar um arquivo de 2Mb no DTG

Na hora de abrir as coisas, ele engasgou um pouco, mas depois, o audio rodou suave, a edição foi tranquila e o track foi salvo normalmente...

Vou testar outras combinações pesadas :roll: Aceito sugestões para testes.

abs

dflopes

Sugestões são aceitas
>Eu: Nokia 5120>Motorola 120t>Nokia 6100+Palm Vx>Clie TJ27>Treo 680>Motorola V360>Htc Kaiser Tilt>Treo 750>HP iPaq 910c>Tytn II>SE G700 Symbian UIQ>Palm Tx>Samsung Innov8>Moto Rokr W5===>Htc Touch Dual/mSD2Gb/Tim250Mb+Viliv S5/WinXP+N810/mSD4Gb
> Esposa: Ericsson DH668>Siemens C60>Motorola V360>Samsung i321n>>Mp11>Moto Rokr W5>Htc Touch DualHtc Touch DualiPhone 3Gs 16Gb/2Gb/Tim40Mb + Palm Clie TG 50/Ms2Gb
> Nós: PIV 3.0HT/RAM2Gb/HD200Gb/19" /NVidia 6200/PixelView m400/AP DI-524 + EEE 701 + PS3 80Gb c/ Ubuntu 9.04 + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130

------------------------------------------------
Imagem

Retornar para Equipamentos e Acessórios [palm]