Treo 680: Correção Definitiva de Sinal E Travamentos/ By BBK
Todos o texto abaixo pode ser copiado livremente, desde que mantenha a fonte de onde foi retirado!
Boa tarde à todos.
Eu tinha planejado preparar durante o final de semana mas decidi adiantar tudo. Então, segue o tutorial completo para correção dos problemas de sinal e; conseqüentemente, da lentidão excessiva e travamentos que ocorrem no Treo 680!
Antes de qualquer coisa, quero agradecer para verdadeiro responsável por esta solução, conhecido como ocosta, foi quem me abriu os olhos para fonte e subseqüente solução.
Ele me contatou via MP e perguntou o porque de o Treo dele, que não resetava, travava e nem perdia o sinal com a ROM 1.04 ROW passou à ficar tão problemático, apresentando justamente estas questões após o update para 1.12 ROW. Estranhei; pois achei que ele podia ter utilizado antes de a VIVO atuar ativamente, mas passei para ele uma versão regressiva da ROM, com todos os riscos. Pensei que não resolveria em nada...
Eis que ele me procura aproximadamente uma semana depois, comunicando que todos os problemas SE FORAM! E eu estranhei mais ainda!! Decidi fazer um downgrade de ROM, mas não queria abandonar a versão atual, então pensei em fazer uma ROM personalizada, mudando todos os arquivos do telefone, sem nenhuma garantia de que o Treo iria sequer ligar depois. E só tem UM porém... diferente do Treo 650, o Treo 680 não tem o tal do Bootloader; ou seja, se houver qualquer erro na ROM, perde-se o aparelho ou um $ para a Palm.
Mas a possibilidade de reparo (e a curiosidade!) parecia fazer compensar todo o risco! Quando estava para começar à decriptar a versão antiga da ROM, me veio um pensamento (vulgo 'insight')... eu posso tentar atualizar somente o firmware, ao invés da ROM como um todo. Meio insano, mas não é muito à se perder.
Pois bem, segui todo o procedimento que vou descrever mais abaixo.
Segue um resumo do problema, que listei em Treo 680 - Lista de Bugs e Algumas Correções - By BBK!:
BBK escreveu: - Lentidão: Luta Entre o Sistema E O Aplicativo Telefone.
Acredito que em uma tentativa de melhorar o consumo de energia, a Palm decidiu deixar o gerenciamento do telefone dependente do processador, mas o resultado foi justamente o contrário; ou seja na falta de sinal ou em caso de sinal fraco, o telefone sobrecarrega o processador e o dispositivo trava.
Isto é ainda pior aqui no Brasil, pois temos o agravante de a Vivo trabalhar com o GSM em uma freqüência diferente das outras operadoras. O resultado é que; quando o sinal GSM das outras oscilam um mínimo, o equipamento encontra a rede da Vivo primeiro e; como não autentica, fica quase travado até conseguir reestabelecer sua freqüência.
Este problema é minimizado para os usuários da Vivo, mas ainda ocorre, pois a rede GSM dela ainda não está totalmente estabelecida.
Outro problema é que o comando #*1800# não mais configura o Treo para utilizar a rede 1800 Mhz manualmente; ou seja, é necessário que seja feito todo o procedimento manualmente; muito demorado, diga-se de passagem.
Bem, este é; sem a menor sombra de dúvida, o maior defeito do Treo 680. Sem ele, comparo o equipamento ao Treo 650, sem nenhum receio.
Apenas à título de curiosidade, estou com ele há 07 dias e sem nenhum problema de sinal ou travamento (Exceto TELA AZULADA, mas foi uma conseqüencia do PXAClocker funcionando à 624 Mhz).
Todo o problema ocorreu porque a Palm; não faço a mínima idéia do porquê, alterou o firmware nas atualizações. O problema é a primeira versão (1.04) funcionou perfeitamente bem, mas as outras (acho que à partir da 1.09) passaram à ter problemas com interferências. A Palm US fez o papel dela, mas este bando de incompetentes da Palm BR não fizeram sua lição de casa, que era testar e avisar a matriz do problema.
Assim eu consegui entender o porque da Palm US não conseguir identificar o porque deste problema, apesar de minhas solicitações à eles.
ATENÇÃO! REPETINDO: NÃO INDICO À NINGUÉM QUE FAÇA NENHUM DOS PROCEDIMENTOS ABAIXO! FAÇA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO!
O procedimento para a resolução do problema exige as seguintes ferramentas:
Não vou abordar o funcionamento de cada uma destas ferramentas porque; se não souber utilizá-los, sugiro que não tente fazê-lo, pois a possibilidade de perder seu equipamento é muito grande. Somente as sugeri por apresentarem versões gratuitas de teste, as quais podem ser usadas para este tutorial sem problemas.
=> GSMFirmwareFlasher.pdb;
=> GSMFirmwareParamInd.pdb;
=> GSMFirmwarePatch.pdb;
=> GSMFirmwareStackRel.pdb;
=> GSMFirmwareUpdater.prc;
=> GSMFirmwareUpdater_enUS.prc.
ATENÇÃO: NOVO PROCEDIMENTO AO FINAL DA ATUALIZAÇÃO:
Após ele encontrar a rede, DESLIGUE A FUNÇÃO CELULAR (pressionando e mantendo pressionado o botão vermelho) e depois RELIGUE-A NOVAMENTE. Basta aguardar para que ele localize novamente a rede e nunca mais deixe de localizá-la!!
Obs: À partir deste ponto; à menos que se faça um Hard Reset, ele conseguirá conectar às redes GSM 1800 Mhz rapidamente e não sofrerá mais com o travamento devido à perda de sinal. Mesmo que não haja sinal algum, o PalmOS ignorará completamente a função telefone.
Abraços.. à todos e tenham um bom final de semana!

. Contatos: peliculaprotetora@ yahoo.com.br