Treo 680: Correção Definitiva de Sinal E Travamentos/ By BBK

<<

Bimbinho Carioca

Data de registro: Qui Fev 15, 2007 10:23 am

Mensagem Sex Fev 15, 2008 5:12 pm

Treo 680: Correção Definitiva de Sinal E Travamentos/ By BBK

ATENÇÃO! NÃO INDICO À NINGUÉM QUE FAÇA NENHUM DOS PROCEDIMENTOS ABAIXO! FAÇA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO!

Todos o texto abaixo pode ser copiado livremente, desde que mantenha a fonte de onde foi retirado!

Boa tarde à todos.

Eu tinha planejado preparar durante o final de semana mas decidi adiantar tudo. Então, segue o tutorial completo para correção dos problemas de sinal e; conseqüentemente, da lentidão excessiva e travamentos que ocorrem no Treo 680!

Antes de qualquer coisa, quero agradecer para verdadeiro responsável por esta solução, conhecido como ocosta, foi quem me abriu os olhos para fonte e subseqüente solução.

Ele me contatou via MP e perguntou o porque de o Treo dele, que não resetava, travava e nem perdia o sinal com a ROM 1.04 ROW passou à ficar tão problemático, apresentando justamente estas questões após o update para 1.12 ROW. Estranhei; pois achei que ele podia ter utilizado antes de a VIVO atuar ativamente, mas passei para ele uma versão regressiva da ROM, com todos os riscos. Pensei que não resolveria em nada...

Eis que ele me procura aproximadamente uma semana depois, comunicando que todos os problemas SE FORAM! E eu estranhei mais ainda!! Decidi fazer um downgrade de ROM, mas não queria abandonar a versão atual, então pensei em fazer uma ROM personalizada, mudando todos os arquivos do telefone, sem nenhuma garantia de que o Treo iria sequer ligar depois. E só tem UM porém... diferente do Treo 650, o Treo 680 não tem o tal do Bootloader; ou seja, se houver qualquer erro na ROM, perde-se o aparelho ou um $ para a Palm.

Mas a possibilidade de reparo (e a curiosidade!) parecia fazer compensar todo o risco! Quando estava para começar à decriptar a versão antiga da ROM, me veio um pensamento (vulgo 'insight')... eu posso tentar atualizar somente o firmware, ao invés da ROM como um todo. Meio insano, mas não é muito à se perder.

Pois bem, segui todo o procedimento que vou descrever mais abaixo.

Segue um resumo do problema, que listei em Treo 680 - Lista de Bugs e Algumas Correções - By BBK!:

BBK escreveu: - Lentidão: Luta Entre o Sistema E O Aplicativo Telefone.
Acredito que em uma tentativa de melhorar o consumo de energia, a Palm decidiu deixar o gerenciamento do telefone dependente do processador, mas o resultado foi justamente o contrário; ou seja na falta de sinal ou em caso de sinal fraco, o telefone sobrecarrega o processador e o dispositivo trava.
Isto é ainda pior aqui no Brasil, pois temos o agravante de a Vivo trabalhar com o GSM em uma freqüência diferente das outras operadoras. O resultado é que; quando o sinal GSM das outras oscilam um mínimo, o equipamento encontra a rede da Vivo primeiro e; como não autentica, fica quase travado até conseguir reestabelecer sua freqüência.
Este problema é minimizado para os usuários da Vivo, mas ainda ocorre, pois a rede GSM dela ainda não está totalmente estabelecida.
Outro problema é que o comando #*1800# não mais configura o Treo para utilizar a rede 1800 Mhz manualmente; ou seja, é necessário que seja feito todo o procedimento manualmente; muito demorado, diga-se de passagem.

Bem, este é; sem a menor sombra de dúvida, o maior defeito do Treo 680. Sem ele, comparo o equipamento ao Treo 650, sem nenhum receio.

Apenas à título de curiosidade, estou com ele há 07 dias e sem nenhum problema de sinal ou travamento (Exceto TELA AZULADA, mas foi uma conseqüencia do PXAClocker funcionando à 624 Mhz).

Todo o problema ocorreu porque a Palm; não faço a mínima idéia do porquê, alterou o firmware nas atualizações. O problema é a primeira versão (1.04) funcionou perfeitamente bem, mas as outras (acho que à partir da 1.09) passaram à ter problemas com interferências. A Palm US fez o papel dela, mas este bando de incompetentes da Palm BR não fizeram sua lição de casa, que era testar e avisar a matriz do problema.

Assim eu consegui entender o porque da Palm US não conseguir identificar o porque deste problema, apesar de minhas solicitações à eles.

ATENÇÃO! REPETINDO: NÃO INDICO À NINGUÉM QUE FAÇA NENHUM DOS PROCEDIMENTOS ABAIXO! FAÇA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO!

O procedimento para a resolução do problema exige as seguintes ferramentas:

:arrow: Palm Treo 680 Update, de acordo com seu Treo. (Eu sugiro a Unlocked 1.12)

:arrow: Treo 680 104 ROW GSM Firmware Updater

:arrow: Resco Explorer, ou equivalente.

:arrow: Card Export II, ou equivalente.

:arrow: Backupman, ou equivalente.

Não vou abordar o funcionamento de cada uma destas ferramentas porque; se não souber utilizá-los, sugiro que não tente fazê-lo, pois a possibilidade de perder seu equipamento é muito grande. Somente as sugeri por apresentarem versões gratuitas de teste, as quais podem ser usadas para este tutorial sem problemas.

:arrow: Plugue seu Treo no carregador DE PAREDE (não via USB) e TENHA CERTEZA DE QUE ELE FICARÁ LIGADO À TOMADA ATÉ O FINAL DE TODO O PROCESSO!!!!

:arrow: Tenha certeza absoluta de que a bateria de seu Treo está completamente carregada e; somente à partir deste momento, continue o processo;

:arrow: Utilize o Backupman (ou equivalente) e faça um backup de todo o conteúdo da memória RAM para o cartão de memória.

:arrow: Inicialmente, instale o Card Export II (ou o equivalente) e o Resco Explorer (ou o equivalente) no Cartão, de modo que ele apareça na categoria Cartão na área de trabalho (alto da tela inicial).

:arrow: Utilizando o Card Export II, copie o arquivo Treo 680 104 GSM Firmware Updater.zip do seu PC para seu cartão de memória.

:arrow: Faça a instalação da atualização mais recente, de acordo com a versão de seu Treo. Não vou entrar em detalhes, pois existem milhares de detalhes sobre esta fase.

:arrow: Após a atualização, NÃO restaure seu backup ainda;

:arrow: Faça um HARD RESET em seu Treo e; após todo o processo, vá na categoria Cartão e abra o Resco Explorer;

:arrow: Navegue até o cartão e entre no arquivo zipado. No interior, deverão constar os arquivos:
=> GSMFirmwareFlasher.pdb;
=> GSMFirmwareParamInd.pdb;
=> GSMFirmwarePatch.pdb;
=> GSMFirmwareStackRel.pdb;
=> GSMFirmwareUpdater.prc;
=> GSMFirmwareUpdater_enUS.prc.

:arrow: Copie todos os seis arquivos para a memória RAM e volte para a área de trabalho, acessando a categoria Todos (All);

:arrow: Execute o programa GSMFirmwareUpdater e; na tela que aparecerá, clique no grande botão do meio. Aguarde até a atualização ser concluída e faça um SOFT RESET, seguindo de um HARD RESET;

:arrow: Inicialmente, o Treo NÃO encontrará a rede (exceto; talvez, a VIVO), mas bastará que seja feita a busca manual uma única vez e ele a encontrará.

ATENÇÃO: NOVO PROCEDIMENTO AO FINAL DA ATUALIZAÇÃO:

:!: Após ele encontrar a rede, DESLIGUE A FUNÇÃO CELULAR (pressionando e mantendo pressionado o botão vermelho) e depois RELIGUE-A NOVAMENTE. Basta aguardar para que ele localize novamente a rede e nunca mais deixe de localizá-la!!

Obs: À partir deste ponto; à menos que se faça um Hard Reset, ele conseguirá conectar às redes GSM 1800 Mhz rapidamente e não sofrerá mais com o travamento devido à perda de sinal. Mesmo que não haja sinal algum, o PalmOS ignorará completamente a função telefone.

:arrow: Restaure seu backup ou (caso deseje) instale tudo novamente. Isto fica à sua escolha.

:arrow: Se tudo seguir corretamente, seu Treo deverá mostrar o firmware MW01.50, enquanto o firmware da versão 1.12; por exemplo, é 1.91.

:arrow: A sugestão de fazer um upgrade completo antes de aplicar o firmware é para que se aumente o valor do Carrier DB. Por exemplo, se estiver com uma ROM da versão 1.05, seu Carrier DB ficará em 479, enquanto a versão 1.12 tem o Carrier DB em 549.

:arrow: Ah, sim... à partir daqui, pode desconectar seu carregador do Treo.

Abraços.. à todos e tenham um bom final de semana! :cool:
Editado pela última vez por Bimbinho Carioca em Qui Jul 24, 2008 9:35 am, no total de 4 vez
"É Chato Ser Bonito... Mas Deve Ser Muito Mais Chato NÃO Ser..." :mrgreen:
:arrow: (SUSPENSO)Vendo Película Protetora Para Smartphones, Pdas, iPhone, IPods e Câmeras!
Imagem
. Contatos: peliculaprotetora@ yahoo.com.br
<<

mmelo76

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 8:08 am

Twitter: @mmelo76

Mensagem Sáb Fev 16, 2008 12:59 pm

Bimbinho Carioca, Excelente contribuição para o fórum!!

Vem cá; ele está funcionando agora em que frequência?
Apenas à título de curiosidade, estou com ele há 07 dias e sem nenhum problema de sinal ou travamento (Exceto TELA AZULADA, mas foi uma conseqüencia do PXAClocker funcionando à 624 Mhz).
<<

Sebastian

Data de registro: Dom Mar 11, 2007 11:32 pm

Mensagem Sáb Fev 16, 2008 1:28 pm

Ótimo tópico amigo Bimbinho!!! Cara, eu sou louco pra por tudo que há de novo, em termos de fixes, atualzações, no meu pda..!! :P
Parabéns!!!
Abço
"Jesus is the right way..! :)
> HTC HD2 T8585 HSPL - 1.66 Rom - Artenis 6.5.5 (sem 576mb de RAM) Radio - 2.12
Dell XPS M1330
:arrow: Vendo - HTC HD2 Novo, garantia e tudo mais...
<<

Bimbinho Carioca

Mensagem Sáb Fev 16, 2008 9:45 pm

mmelo76 escreveu:Bimbinho Carioca, Excelente contribuição para o fórum!!

Vem cá; ele está funcionando agora em que frequência?

Depende do programa...

:arrow: Para passar a noite, deixo em 156 Mhz;

:arrow: Para ouvir MP3 somente, deixo em 208 Mhz;

:arrow: Para ouvir MP3 e utilizar outros programas ao mesmo tempo, deixo em 520 Mhz! :mrgreen:

Só não lembro quando foi a última vez em que utilizei ele em 312 Mhz... :lol:

SebastianQ;

Neste caso, o problema foi justamente os updates!! :lol:

Nunca fiquei tão feliz em fazer um downgrade... :D

Abraços.. :cool:
:arrow: (SUSPENSO)Vendo Película Protetora Para Smartphones, Pdas, iPhone, IPods e Câmeras!
Imagem
<<

dflopes

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 3:10 pm

Twitter: @

Mensagem Seg Fev 18, 2008 3:51 pm

Bimbo,

essa versão do firmware update já é a sua modificada - com as versões em pt-br???

abs

dflopes
>Eu: Nokia 5120>Motorola 120t>Nokia 6100+Palm Vx>Clie TJ27>Treo 680>Motorola V360>Htc Kaiser Tilt>Treo 750>HP iPaq 910c>Tytn II>SE G700 Symbian UIQ>Palm Tx>Samsung Innov8>Moto Rokr W5>N810===>Htc Touch Dual/mSD2Gb/Tim250Mb+Viliv S5/WinXP
> Esposa: Ericsson DH668>Siemens C60>Motorola V360>Samsung i321n>>Mp11>Moto Rokr W5>Htc Touch Dual===>iPhone 3Gs 16Gb/2Gb/Tim40Mb + Palm Clie TG 50/Ms2Gb
> Nós: PIV 3.0HT/RAM2Gb/HD200Gb/19" /NVidia 6200/PixelView m400/AP DI-524 + EEE 701 + PS3 80Gb c/ Ubuntu 9.04 + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130

------------------------------------------------
Vendou ou Troco: Hp 50g, nova, lacrada, sem uso!
Imagem
<<

Bimbinho Carioca

Mensagem Seg Fev 18, 2008 4:09 pm

dflopes,

Seguindo este tutorial, terá todos os idiomas!! :mrgreen:

OBS: Mais uma correção encontrada: agora pode colocar o seu PIN Lock com segurança, pois não fica pedindo toda vez que perde sinal!! Yyyyyeeeesss... :D :lol: :D :lol:

Abraços... :cool:
Imagem
<<

dflopes

Mensagem Qua Fev 20, 2008 1:08 am

Valeu BBK,

vou respirar fundo, baixar tudo e me preparar para fazer tudo no fds... :lol:
>Eu: Nokia 5120>Motorola 120t>Nokia 6100+Palm Vx>Clie TJ27>Treo 680>Motorola V360>Htc Kaiser Tilt>Treo 750>HP iPaq 910c>Tytn II>SE G700 Symbian UIQ>Palm Tx>Samsung Innov8>Moto Rokr W5>N810===>Htc Touch Dual/mSD2Gb/Tim250Mb+Viliv S5/WinXP
> Esposa: Ericsson DH668>Siemens C60>Motorola V360>Samsung i321n>>Mp11>Moto Rokr W5>Htc Touch Dual===>iPhone 3Gs 16Gb/2Gb/Tim40Mb + Palm Clie TG 50/Ms2Gb
> Nós: PIV 3.0HT/RAM2Gb/HD200Gb/19" /NVidia 6200/PixelView m400/AP DI-524 + EEE 701 + PS3 80Gb c/ Ubuntu 9.04 + Notebook Vaio PCG-9201>CCE JCV-C5>HP Pavillion dv4-1130br>Del XPS m1130

Imagem
<<

dflopes

Mensagem Ter Fev 26, 2008 8:06 pm

Update realizado sem problemas.

Valeu pela tutorial, Bimbinho! :D

algumas considerações:
:arrow: Usei o NvBackup e o backup retornou sem problemas

:arrow: todos os didiomas funcionam corretamente

:arrow: Caso vc faça o update da ROM via cartão, é necessário tirar o cartão depois de efetuar o upgrade do firmware, pois o update da ROM aparece novamente.

abs

dflopes

Imagem
<<

frabaptista

Data de registro: Ter Mar 27, 2007 4:41 pm

Mensagem Ter Fev 26, 2008 9:39 pm

Encontrei com o Bimbinho, no dia que ele descobriu isSo, ele tava que nem

" PINTO NO LIXO" .....

Mas parabens , pelo que vi, na lista de plam, um cara fez tb em dois treos 680 e esta 100% ....

Cara seu eu fosse dono da palm, contratava vc para ficar testando e aprimorando os Treos, com certeza eles ficariam muito melhores ....

Eu nao sei como essas empresas nao contratam pessoas assim, pela net ... Quer curriculo melhor ....

Se aqui , de graça, sem ajuda nenhuma, nego ja pinta e borda, imagina com recursos e ganhando para isso .....

Valeu .....
Imagem IPHONE 3GS - 8GB - Fw 4.0.1 - JailBreak
<<

Bimbinho Carioca

Mensagem Qua Fev 27, 2008 11:12 am

frabaptista escreveu:Encontrei com o Bimbinho, no dia que ele descobriu isSo, ele tava que nem

" PINTO NO LIXO" .....

Proooonto... lá se foi minha fama de sujeito sério, concentrado e introverdito... :roll:

dflopes;

Só não deixe de postar suas opiniões. Eu estou com algumas questões aqui, mas prefiro que outros comentem, para confirmar!! ;-)

Abraços... :cool:
Imagem
<<

dflopes

Mensagem Qua Fev 27, 2008 5:16 pm

Bimbinho Carioca escreveu:Só não deixe de postar suas opiniões. Eu estou com algumas questões aqui, mas prefiro que outros comentem, para confirmar!! ;-)

:arrow: A bateria descarregou ontem (primeiro dia depois do update - carreguei em 100% e até agora sem problemas... Vou verificar hoje novamente.

:arrow: A primeira rede que ele encontra é realmente da Vivo. Após uma busca manual, ele nunca mais perde a Tim e não fica lento quando perde sinal

Quando surgirem novas observações, posto aqui.

==================================

Editado:

Bateria durou normal hoje! 2 dias de uso intenso, chegando a 5%!

Imagem
<<

lufz

Data de registro: Ter Out 02, 2007 3:30 pm

Mensagem Sáb Mar 08, 2008 7:11 pm

Pessoal,

Este é um agradecimento ao Bimbinho Carioca, Eu ia vender o meu 680 porque comparado com o 650 era soda. Graças a ajuda pessoal e a receita que ele criou , estou com um aparelho novo. Ainda não tive tempo de reinstalar tudo que uso mas até agora ele está fantástico. :lol:
"Reze por um milagre, mas não espere por um".
<<

dflopes

Mensagem Dom Mar 09, 2008 11:16 pm

Mais uma atualização:
:arrow: Depois da atualização, os serviços de rede aparecem em duplicata:
  Código:
Tim Wap Fast
Tim Wap Fast
Tim Connect Fast
Tim Connect Fast
Tim MMS
Tim MMS

Não importa se escolho um ouo outro, o serviço funciona normalmente

abs

dflopes

Imagem
<<

Aisha

Data de registro: Qui Fev 28, 2008 2:04 am

Mensagem Dom Mar 09, 2008 11:33 pm

dflopes, meu irmao me ajudou a colocar a versao 2.12 que esta no site da PALM UK e ano tem esses problemas, pelo menos nao com a VIVO...

Postei o que meu irmao fez aqui:

http://www.pdabr.com/viewtopic.php?t=4561
<<

Ljungle

Data de registro: Ter Mar 18, 2008 3:21 pm

Mensagem Ter Mar 18, 2008 3:26 pm

Galera, li todo tópico e achei mas prático tentar a solução de fazer o UpDate 2.12, mas ao conferir minha ROM, vi que ela é 1.07-LAT!!! O que eu faco???
Próximo

Retornar para Equipamentos e Acessórios [palm]