Review -> HTC Kaiser (TyTN II)
Eu vendi todos meus pdas, tava querendo comprar um pda phone com GPS, Wi Fi, Tri band 3G, tela de bom tamanho, teclado QWERTY e WM, com todas essas características, há poucas opções.
Fiquei na dúvida entre o Eten M800 e o HTC kaiser, mas estava pendendo mais pro lado do kaiser, por ter baixado cerca de 400 reais, e pelo grande e maravilhoso suporte da maior comunidade de pdas, o xda-developers, e como gosto de estar sempre com o OS atualizado, pensei "Como poderei viver sem o suporte do xda, se comprar um pda que nao seja um HTC?"
Então ja tava quase decidido, qdo resolvi chamar o amigo vitorgregorio pra fazermos uns benchmarks comparativos, envolvendo o kaiser, htc tytn1 e o treo 700 com overclock para 416mhz, bom, era o que faltava, decidi comprar o kaiser e nem que vorte o cheque..
Algumas fotos do Kaiser
O design do kaiser, nas fotos é bonito, mas vendo com as mãos se torna mto mais bonito, o acabamento é de primeira, emborrachado, mto caprichado! Me lembra o acabamento do Treo 750.
Specs
Release Date: September, 2007
Predecessor Model: HTC TyTN P4500
Dimensions: 59 x 112 x 19 millimetres
Mass: 190 grams (battery included)
Software Environment
Operating System: Microsoft Windows Mobile 6 Professional (Crossbow) AKU 0.4.2
Microprocessor
CPU: 32bit Qualcomm MSM7200 (Chipset)
CPU Clock: 400 MHz
Memory, Storage capacity
ROM capacity: 256 MB (accessible: 145.24MB)
RAM capacity: 128 MB
Hard Disk capacity: Not supported
Display
Display Type: color transflective TFT , 65536 scales
Display Resolution: 240 x 320
Display Diagonal: 2.8 "
Sound
Microphone: mono
Speaker: mono
Audio Output: Proprietary plug
Cellular Phone
Cellular Networks: GSM850, GSM900, GSM1800, GSM1900, HSDPA850, HSDOA1900, HSDPA2100
Cellular Data Link: CSD, GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA
Call Alert: 40 -chord melody
Vibrating Alert: Supported
Control Peripherals
Positioning Device: Touchscreen
Primary Keyboard: Slide and tilt QWERTY-type keyboard, 41 keys
Directional Pad: 5 -way block
Scroll Wheel: Pressable rotary scroll wheel
Interfaces
Expansion Slots: microSD, microSDHC, TransFlash, SDIO
USB: USB 2.0 client, Full-Speed (12Mbit/s)
USB Series Mini-B (mini-USB) connector
Infrared Gate: Not supported
Bluetooth: Bluetooth 2.0
Wireless LAN: 802.11b, 802.11g
Multimedia Telecommunication
Analog TV: Not supported
Analog Radio: Not supported
Satellite Navigation
Built-in GPS: NMEA 0183 , 20 channels
Built-in Digital Camera
Main Camera: CMOS sensor, 3.1MP
Autofocus (AF): Supported
Optical Zoom: 1 x
Built-in Flash: Not supported
Secondary Camera: CMOS sensor, 640x480 pixel
Power Supply
Battery: Lithium-ion polymer , removable
Battery Capacity: 1350 mAh
Tela e Camera
A tela tem características comuns aos PPC PE's, mas possui contraste, nitidez e qualidade mto superior aos pdas que já tive, é excelente!
Bom, quem compra pda nao ta nem ai pra cam que vem nele, mas a cam de 3Mpixel do kaiser é boa, se nao houver movimento na hora de tirar a foto, a foto fica bem nítida.
Horsepower
O cpu Qualcomm de 400mhz apresenta grande desempenho, e consome pouca bateria; até na hora de instalar os apps, é possível perceber o melhor desempenho, isso deve se ao fato do kaiser possuir chips de memória super rápidos, a diferença nesse quesito, velocidade da memória, é mto abrupta comparado a outros pdas. Além do kaiser ter 128mb de ram.
A diferença na velocidade da memória pode ser observado nos benchs, feitos juntamente com o amigo vitorgregorio, abaixo:
Como nada é perfeito, há um problema no Driver de vídeo dos HTC's com cpu Qualcomm, que foi minimizado com o novo Coreplayer v1.1.3, que aumentou bastante o desempenho em Divx de alta qualidade.
Com a chegada do WM6.1, o desempenho de video melhorou um pouco, mas espero que, com o WM7, venha a solução definitiva pra esse problema de Driver.
Teclado QWERTY
O kaiser, com seu teclado aberto, nao é um pda de uma só mão, mas com as duas mãos, o teclado é mto eficiente, nao precisa nem usar stylus com o teclado aberto, custei um pouco a me adaptar a esse teclado, pois estava mto acostumado aos teclados do MotoQ e do Treo, mas agora acho excelente esse tipo de teclado.
E, o mecanismo de levantar a tela, qdo a mesma esta aberta, é mto legal, esse mecanismo foi mto bem projetado, nao apresenta qualquer folga, acho que isso foi uma inovação, mto útil, na minha opinião.
Hardkeys
O kaiser vem repleto de harkeys, da pra fazer quase tudo sem utilizar a stylus, ao lado do botão 5-way, tem teclas Start menu, Ok, Mensagens, contatos, calendário, I.Explorer, botão pra fazer e outro para finalizar chamadas.
Na lateral esquerda, tem o scroll, mto útil, a rodinha "scroll" tbm serve pra aumentar ou diminuir o volume durante ligações, tbm tem botão que aciona o comando de voz e mais um botão pro Start menu.
Na lateral direita tem o botão power, e o que aciona a camera.
GPS
O gps é mto bom, eu não tive gps antes, mas o do kaiser se conecta rápido qdo estou usando o Destinator 7, já no GPS Tuner, a conexão com os satélites demora mais, deve se porque to usando a versão trial... mas que demora bem mais, demora.
Alguns apps nativos do kaiser
O kaiser vem com 2 plugins na today mto úteis, o HTC Home Plugin, que faz tudo, previsão do tempo, contatos favoritos, programas favoritos, escolhidos pelo usuário. mto show.
E, o outro plugin tem ícones da bateria, rotação da tela, Comm Manager, Backlight, tbm mto útil.
IN BOX
O kaiser vem com uma stylus reserva, uma case mto chique
É isso ai amigos, qualquer dúvida, estou a disposição!
Abço
> HTC HD2 T8585 HSPL - 1.66 Rom - Artenis 6.5.5 (sem 576mb de RAM) Radio - 2.12
Dell XPS M1330