[Mini-Tutorial] Windows XP Lite para Asus Eee

<<

bleony

Administrador

Data de registro: Sex Nov 24, 2006 10:17 am

Twitter: @

Mensagem Dom Fev 03, 2008 7:36 pm

[Mini-Tutorial] Windows XP Lite para Asus Eee

Pessoal, vou postar aqui um mini-tutorial sobre a instalação do Eee. É mini pois não coloquei nada sobre as partes obvias ou mais avançadas, apenas vou relatar as modificações que fiz aqui, os pontos onde cheguei a me confundir e outras partes que podem ser interessantes.

O começo é totalmente intuitivo: colocar o CD, mandar o nLite carregar os arquivos de lá e seguir em frente. Na próxima tela, eu selecionei apenas as seguintes tarefas:

Imagem

Quando clicar em avançar vai surgir uma janela chamada "Compatibility"; aí eu selecionei apenas ítem "Printes (Local, Network and PDF)", pois havia encontrado problemas com o funcionamento da impressora na versão anterior do meu XP Lite.

Na etapa "Components", você vai selecionar os componentes que quer remover da sua compilação do Windows; o próprio programa da dicas para que serve cada um deles. Abaixo segue como ficou no meu:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Depois de selecionar tudo que deseja remover e clicar em avançar, você vai para a etapa "Unattended". Nela você coloca as configurações necessárias durante a instação (usuários, configuração regional...)
No campo "Procuct Key" você pode colocar o serial do seu XP, para que não seja preciso digita-lo durante a ativação. Fora isso, a única modificação que fiz foi nas configurações regionais para alterar o layout do teclado para US "Internacional"

Imagem

A próxima etapa é a "Options". Aí eu não mudei nada mesmo, preferi deixar nas configurações padrão mesmo, mas depois vi que tem coisas interessantes, como mudar o local de algumas pastas.

Imagem

Na etapa "Tweaks", você mexe em algumas edições de registro e mesmo opções de customização, como para aumentar o desempenho, aparência da barra de tarefas, ícones presentes no desktop, rede... e muito mais.
Seguem as minhas opções em cada um dos casos. Com isso, além do aumento no desempenho do meu XP, consegui também customizar a aparência de alguns detalhes que sempre quis.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Agora ele vai para o "Processing"; é só você clicar no sim que ele começará a fazer as modificações naquela pasta onde você optou para guardar os arquivos do CD.
Esse processo leva poucos minutos, e terminado vai te mostrar o novo tamanho da nova ISO e qual foi a redução em relação a ISO que serviu de base.

Imagem

Agora está praticamente acabado. Na próxima etapa, chamada "Bootable ISO", ele permitirá que você faça a ISO do novo OS para ser gravada no CD, ou simplesmente finalizar para continuar o projeto depois depois".

Imagem

Bem, é basicamente isso... vou ver se faltou algum detalhe e acrescento. Não é complicado, mas se tiver algo que não ficou bem explicado e alguém tiver dúvidas, é só perguntar.

Abraço!
Nokia E72 + 4Gb

:arrow: [Para Vender Logo] Feirão do bleony - c| condições especiais :arrow: ACESSE AQUI
<<

armaia

Data de registro: Qua Ago 15, 2007 8:10 pm

Mensagem Dom Mar 02, 2008 12:17 pm

bleony, gerei a iso bootable, no meu caso winlite.iso. Está gravada no diretório xp eee que criei no pczão.
A gente grava no cd desse jeito mesmo, o arquivo winlite.iso?
E depois é este CD que vai pro drive externo USB?
Daí, é só seguir as instruções do manual?

Valeu.
PALM T/E
SAMSUNG B5702
Nokia E71
SE W580i
SE T68i
<<

bleony

Administrador

Mensagem Dom Mar 02, 2008 1:32 pm

armaia, não, com um programa tipo o Nero ele vai associaro arquivo a ele, daí é só vc abrir o arquivo que ele já abre a gravação no Nero ou outro programa que tiver.
De resto é isso mesmo, só lembrando de na Bios colocar a Instalação do OS em Start (tem ensinando isso no manual).

Abraço!
Nokia E72 + 4Gb

:arrow: [Para Vender Logo] Feirão do bleony - c| condições especiais :arrow: ACESSE AQUI
<<

rq

Data de registro: Qua Dez 27, 2006 10:17 am

Mensagem Sex Mar 07, 2008 9:04 am

Bruno, qual o tamanho que ficou este XP, antes e depois de instalado.

Tem algum link para baixar esta versão que vc criou?
Seja da Paz!
<<

bleony

Administrador

Mensagem Sex Mar 07, 2008 10:01 am

rq, não lembro direito, mas ja sei que tem como deixa-lo um tanto menor que isso.
Quanto ao arquivo, nao disponibilizei, pois tinha como base meu XP OEM e só aceitaria o serial dele.

Abraço!
Nokia E72 + 4Gb

<<

AssA-SinO

Data de registro: Dom Abr 20, 2008 12:48 pm

Mensagem Dom Abr 20, 2008 12:53 pm

Opa

bem tentei as configurracoes que foi feita por vc... dai gravei no cd a imagem... e tentei salvar no pen drive... pelo tuto q tem na net... logo na janela do DOS quando se escolhe o item 1 para procurar a SOURCE que seria no caso o CD.. ele diz que nao tem algum item... do XP.. ou seja... acho q foi tirado alguma coisa q n devia...

o que estou querendo fazer,,.,:

tenho o SP2 BR, quero saber de voces se tem como verificar informacoes para tirar itens que eu nao vou precisar.... e queria colocar algumas instalacoes tipo: WinRAR, FIRFX, wmp11, antivir,as atualizacoes do windows (q se julge necessario) e os drivers do EEE... haveria a possibilidade de fazer essas tarefas!?

nao entendo muito bem.. entao n posso sair TIRANDO td do windows....

entao espero poder contar com a ajuda de vcs
valew
<<

ThalisRuda

Data de registro: Sex Nov 23, 2007 5:14 am

Mensagem Sáb Mai 10, 2008 5:12 am

bleony ou qualquer outra pessoa, que possa e ajudar a instalar um XP mais levinho no meu EEE (que até agora ainda não chegou), pois já gostaria de ir deixando tudo pronto pra quando eu por as mãos nele apenas começar as operações ;D :P

ficaria muuito grato
grande abraço
Samsung Omnia 8GB i900L user - SDHC 8gb + TIM
*Sem Plano de Dados por enquanto*
Sony Vaio VGN-CR420E
<<

JapeX

Data de registro: Seg Dez 18, 2006 12:02 pm

Mensagem Ter Nov 18, 2008 11:38 pm

Será que esse tópico ainda esta vivo?

Queria saber o que é essa versão Lite do XP

Aliás, saber, não, pois pelo proprio nome ja da pra ter uma ideia...

Mas eu tenho um EEE 901 com 20GB SSD... E queria saber o muda no meu caso, se instalar esse Windows "Light"

[]'s JapeX
<<

bleony

Administrador

Mensagem Qua Nov 19, 2008 12:34 am

JapeX, o lite é mais leve, com menos recursos melhorando o desempenho e o tempo de boot, por exemplo.
Eu postei mais como uma ideia, pois dependendo do uso de cada um algumas coisas que retirei podem fazer falta e outras que deixei podem ser removidas.
Nokia E72 + 4Gb

<<

brunoslee

Data de registro: Seg Set 10, 2007 2:06 am

Mensagem Qua Nov 19, 2008 7:24 am

alguem sentiu o sistema (windows xp) mais lento depois de um tempo de uso???

to sentindo meu firefox bem lagadao, para navegar...
engraçado que quando formatei e instalei o windows nao estava assim, de um tempo para cá ficou tão lento...

:cry:
<<

mmelo76

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 8:08 am

Twitter: @mmelo76

Mensagem Qua Nov 19, 2008 7:48 am

brunoslee, VOcê tem feito limpeza dos temporários e desfragmentado semanalmente?

Como ele tem pouco espaço; é sempre bom mantê-lo "limpo"!
<<

brunoslee

Mensagem Qua Nov 19, 2008 8:04 am

mmelo76 escreveu:brunoslee, VOcê tem feito limpeza dos temporários e desfragmentado semanalmente?

Como ele tem pouco espaço; é sempre bom mantê-lo "limpo"!

pois é não fiz limpeza de temps não, mas ele tem uns 800 megas livres de espaço...

vou tentar.

só estou com preguiça de formatar denovo e instalar o RUINDOWS
<<

mmelo76

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 8:08 am

Twitter: @mmelo76

Mensagem Qua Nov 19, 2008 8:19 am

brunoslee, Uma limpeza vai ajudar muito; 800 megas não é muita coisa não; dependendo de quanto você deixou de "memória virtual"!!!

Depois da limpeza faz uma desfragmentação também; ajuda muito! :wink:
<<

brunoslee

Mensagem Qua Nov 19, 2008 8:25 am

mmelo76 escreveu:brunoslee, Uma limpeza vai ajudar muito; 800 megas não é muita coisa não; dependendo de quanto você deixou de "memória virtual"!!!

Depois da limpeza faz uma desfragmentação também; ajuda muito! :wink:

hohaeuheuoahaeo

nao sei onde foi parar o botao de defrag, quando estava compilando o windows lite, nao sei se eu deu um "sumiço" nele...

heoauheouaheauoheauohruoahcruoahoçerHRUOHERUORHuoheruoh :cry:
<<

JapeX

Data de registro: Seg Dez 18, 2006 12:02 pm

Mensagem Qua Nov 19, 2008 10:01 am

bleony escreveu:JapeX, o lite é mais leve, com menos recursos melhorando o desempenho e o tempo de boot, por exemplo.
Eu postei mais como uma ideia, pois dependendo do uso de cada um algumas coisas que retirei podem fazer falta e outras que deixei podem ser removidas.

Mas a melhora é significativa?

Pois eu acredito que não tenha tanto problema de espaço, já que meu EEE tem 20Gb mais 16 GB no SD.

Aliás, ele melhora somente o tempo de boot ou também o desempenho geral do sistema?

E por ultimo, esse Atom é mais rapido que o Celeron 900 dos EEE 700?

[]'s JapeX
Próximo

Retornar para Notebook, Netbook, Tablet PC & UMPC