[Mini-Tutorial] Windows XP Lite para Asus Eee
O começo é totalmente intuitivo: colocar o CD, mandar o nLite carregar os arquivos de lá e seguir em frente. Na próxima tela, eu selecionei apenas as seguintes tarefas:
Quando clicar em avançar vai surgir uma janela chamada "Compatibility"; aí eu selecionei apenas ítem "Printes (Local, Network and PDF)", pois havia encontrado problemas com o funcionamento da impressora na versão anterior do meu XP Lite.
Na etapa "Components", você vai selecionar os componentes que quer remover da sua compilação do Windows; o próprio programa da dicas para que serve cada um deles. Abaixo segue como ficou no meu:
Depois de selecionar tudo que deseja remover e clicar em avançar, você vai para a etapa "Unattended". Nela você coloca as configurações necessárias durante a instação (usuários, configuração regional...)
No campo "Procuct Key" você pode colocar o serial do seu XP, para que não seja preciso digita-lo durante a ativação. Fora isso, a única modificação que fiz foi nas configurações regionais para alterar o layout do teclado para US "Internacional"
A próxima etapa é a "Options". Aí eu não mudei nada mesmo, preferi deixar nas configurações padrão mesmo, mas depois vi que tem coisas interessantes, como mudar o local de algumas pastas.
Na etapa "Tweaks", você mexe em algumas edições de registro e mesmo opções de customização, como para aumentar o desempenho, aparência da barra de tarefas, ícones presentes no desktop, rede... e muito mais.
Seguem as minhas opções em cada um dos casos. Com isso, além do aumento no desempenho do meu XP, consegui também customizar a aparência de alguns detalhes que sempre quis.
Agora ele vai para o "Processing"; é só você clicar no sim que ele começará a fazer as modificações naquela pasta onde você optou para guardar os arquivos do CD.
Esse processo leva poucos minutos, e terminado vai te mostrar o novo tamanho da nova ISO e qual foi a redução em relação a ISO que serviu de base.
Agora está praticamente acabado. Na próxima etapa, chamada "Bootable ISO", ele permitirá que você faça a ISO do novo OS para ser gravada no CD, ou simplesmente finalizar para continuar o projeto depois depois".
Bem, é basicamente isso... vou ver se faltou algum detalhe e acrescento. Não é complicado, mas se tiver algo que não ficou bem explicado e alguém tiver dúvidas, é só perguntar.
Abraço!