Novo Nokia 6120 Classic 3G - Review

<<

abertoni

Data de registro: Dom Dez 16, 2007 5:13 pm

Mensagem Dom Dez 16, 2007 6:17 pm

Novo Nokia 6120 Classic 3G - Review

Boa tarde, amigos apreciadores de um Nokia.

Eu conheci este forum lendo um review do Nokia N73 postado por labalbi e fiquei impressionado com o nivel de detalhamento. Parabéns.

Eu sempre tive Nokia e acho pouco provavel que um dia eu mude de marca, afinal, a Nokia, pessoalmente para mim, é sinonimo de qualidade e usabilidade.

Na verdade, entrei no mundo da mobilidade há cerca de 10 anos com um Gradiente Striker, na época que a Gradiente ainda fabricava clones da Nokia.

Meu ultimo modelo, antes de adiquirir o novo 6120 Classic, foi o Nokia 3250 já comentado num tópico deste forum.

Bom, eu estava muito feliz com o meu 3250, embora meu sonho seja um N95, mas eu ainda não tenho grana para este modelo. Aproveitei uma oferta da operadora Claro e adiquiri o 6120 por apenas R$ 149,00, bloqueado, é claro (desculpem o trocadílho).

Imagem

Bom, a primeira impressão sobre o 6120 é: a mesma coisa que o 3250, porém mais bonitinho (barrinha sem peças móveis) e com capacidades em tecnologia 3G. Esta afirmação é correta, afinal o tipo de memória é o mesmo (micro SD) mas com um limite de memória maior: 2 Gb. A camera tem os mesmos 2 Mpixel do 3250. O sistema operacional é o mesmo com pequenas variações: S60 3rd Edition Feature Pack 1.

Algumas coisas a mais, como por exemplo:
- Novo player que exibe a capa dos discos, caso o MP3 tenha sido convertido de forma correta.
- Leitor e editor de arquivos Office QuickOffice.
- Leitor de PDF
- Alguns jogos novos
- Muitos softwares de GPS, embora o modelo não o possua. Seria necessário comprar um GPS com Bluetooth para aproveitar estes softwares.

Na caixa vem:
- O Aparelho
- A Bateria
- Carregador
- Fone de ouvidos (deixam muito a desejar, depois eu comento)
- Cartão MicroSD de 512 Mb (que troquei pelo de 1Gb que veio no meu 3250)
- Manual

Acreditem, apesar de ser um aparelho 3G, não veio com cabo de dados para uso da banda larga, mas tudo bem, é perdoável já que a conexão é mini USB padrão. Você encontra este cabo até no Carrefour.

------------------------------
Atualizado em 24/12/2007
Comprei o cabo mini USB na Santa Ifigênia em São Paulo por apenas R$ 10,00

Imagem

Comprei também um cartão de memória da SanDisk de 2GB. Funcionou muito bem, sem perda de performance em relação ao 1GB da Nokia que eu tinha antes.

Imagem
Imagem

A conexão do carregador da bateria é a entrada fina, o mesmo do 3250, N73, etc.

O fone de ouvido foi a pisada na bola da Nokia em dois aspectos:
1) O padrão é 2,5 mm (redondinho), mas totalmente incompatível com os fones antigos da Nokia, inclusive do novo 5200 (que eu testei e deu acessório não aceito). Testei o fone de ouvido do meu velho 6510, também não rolou. Procurei e não econtrei nem adaptador para padrão universal de fones e nem um fone novo, ou seja, no momento tenho de me contentar com o que veio na caixa do aparelho. Com isso, todo o Kit que eu ganhei no 3250 se não fosse pela minha noiva ter um Nokia 6131 (que é compatível), não serveria para mais nada.

2) O som do fone de ouvido deixou muito a desejar. Para quem já ouviu o som do 3250, vai se decepcionar um pouco. O fone é mais baixo e nao aguenta exageros no Bass. Ajustei as configurações da seguinte maneira: Equalizador Poppular, Stereo Ativado (obvio), Reforço de Graves Desativado, Reverberação Sala Grande. Isso é muito pessoal, mas achei que nestes ajustes eu tive algum ganho.

Atualizado em 19/12/2007

O Fone de ouvido não vem com aquelas bolinhas de espuma para proteger o ouvido. Em função disso, o fone fica meio folgado no ouvido e o som fica um pouco pior. Eu peguei as espuminhas de um fone de ouvido velho que eu tinha e coloquei no fone do celular. O som deu uma melhorada consideravel e o conforto também aumentou.

Atualizado em 24/12/2007

Eu gostaria de reparar a injustiça que cometi acima ao mencionar a pisada de bola da Nokia em relação ao fone de ouvido.

De fato o fone de ouvido original da caixa é fraquinho, mas visitei a Rua Santa Ifigência em São Paulo onde comprei um adaptador p1/p2 (2,5mm -> 3,5mm). Com este adaptador é possível ligar qualquer fone de ouvido cujo plugue seja p2 (3,5mm, universal), não importa a marca do fone de ouvido.

Imagem

Fazendo um balanço, este aparelho possui saida mini USB (padrão universal), saída AV Nokia 2,5mm que aceita um adaptador para fone de ouvido universal, o carregador é o de sempre, porém com plugue fino, que também possui adaptador a R$ 19,00 na loja online da Nokia . Então, este aparelho é muito bom no aspecto padronização. Retiro, portanto, minha crítica acima.

Fiz um teste com fone de ouvido Philips SHE7750. O resultado atendeu e superou as espectativas. Parabéns Nokia, por esta característica.

Este aparelho é muito menor que o 3250, portanto mais bonito. É mais rápido também. O 3250 era lerdão para abrir documentos e programas.

A camera principal é igual ao 3250, com 2 mpixel, funciona muito bem durante o dia a luz natural (já revelei e ficaram otimas as fotos), mas péssimo no escuro, com muito ruido. Para tentar ajudar nesta deficiencia noturna, um flash veio imbutido, mas nada comparável aos flashes de cameras digitais. Este aparelho permite tirar fotos panoramicas, uma novidade bacana e funcional.

Imagem

A camera secundária, usada para cideo chamadas, é VGA.

O viva voz é uns 20% mais baixo que o 3250, mas é util mesmo assim.

O leitor de SMS funciona bem, mas está lendo em Português Europeu, com sotaque luso. Estou tentando achar o patch com português Brasileiro. Muito bacana esta funcionalidade.

Atualizado em 24/12/2007
No próprio menu do aparelho tem uma opção para fazer o download da voz em Português da "Claudia" (as vozes possuem nome). Baixei e a locução ficou bacana e no nosso sotaque brasileiro.

O navegador é aquele baseado no Safari, com opção de girar a tela. A conexão é rápida, aproveitando a velocidade do 3G.

A tela veio com um protetor 100% transparente. Tinha uma orelhinha para retirada do protetor, então, cortei a orelhinha com um estilete. Ficou perfeito.

Funcionalidades 3G:
Não pude testar a chamada de video, mas quando estive na loja da Claro, pude ve-la funcionando. É algo semelhante (e até melhor) que o MSN ou Skype. Só preciso conhecer outra pessoa que tenha um celular com a mesma tecnologia (não necessariamente Nokia) e, por enquanto, na mesma operadora. A imagem e som é continua e voce pode se ver no cantinho da tela. Alias, a resolução deste aparelho é visivelmente melhor que o 3250, permitindo elementos menores e com maior detalhe.

A banda larga funcionou excepcionalmente bem. Conectei no micro e usei o meu navegador IE 7 do Windows Vista. Navegou bem. Na medição que fiz, chegou a 1024 Mbits no download, mais que o dobro de muito Speedy por ai. Upload a 250. Se meu Virtua cair, é uma excelente alternativa emergencial, afinal, no meu plano tem um limite de navegação de apenas 20 Mb. Mas há planos maiores (e mais caros), inclusive ilimitados.

A TV do Claro Ideias também funcionou bem, pena que a tela pequena nao ajude muito. Tem até Discovery.

A bateria, eu detonei em um dia, após a compra, mas isso normal, dada a empolgação com o brinquedinho novo. Ele tem muitas opções de economia de energia. Voce configura tudo: tempo de iluminação, animações. Permite até desligar a tela em 100%. Acho que vai durar uns 3 dias com o uso normal (ainda a confirmar).

As teclas direcionais são pad e não Joystick, para alegria de alguns aqui do forum. Eu me adaptei às duas maneiras.

Resumindo: é um aparelho bonito e completo. Se não fosse pelo fone de ouvido fraco, estaria a altura do 3250. Só faltou isso, está fácil arrumar, né Nokia ?

Segundo o site da Nokia (eu nao testei), aceita fone de ouvido bluetooth stereo. Se alguém já testou estes fones, por favor, digam qual foi a qualidade sonora, pois pode ser uma boa alternativa aos fones originais.

São opiniões pessoais. Não sou tecnico, apenas um adorador de tecnologia e da Nokia, portanto meu review está sujeito a erros. Comentem e critiquem. Aguardo comentários.

Abraço a todos![/img]

Fotos

Imagem
No Brasil, por enquanto, só está disponível a cor preta e pela Claro, com exclusividade até maio de 2008, segundo me informaram na loja.
No mundo existem ainda as cores brancas (foto), rosa e totalmente preto
Editado pela última vez por abertoni em Seg Dez 24, 2007 2:12 pm, no total de 12 vez
<<

frabaptista

Data de registro: Ter Mar 27, 2007 4:41 pm

Mensagem Dom Dez 16, 2007 8:10 pm

Cara muito bom o seu review.

Quanto a qualidade do audio, o problema com certeza e o fone. Os fones que vem sao uma merda, o 3250 e o N73 com fones da nokia parecem radios Am . Quando vc coloca um adaptador e um fone de "media qualidade" - um fone philips de R$25,00 - parece outro aparelho, nao perde em nada para um mp3 player.

Tenho 2 perguntas:

1- A tela dele embora com uma resolução maior, me pareceu fisicamente menor que a do 3250 e do n73 e iso mesmo ???

2- a bateria dele é a bl-5b de 870mha ????? Como e a duração ????

Valeu .......
Imagem Ipad 32gb - Wifi
<<

vitorgregorio

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 7:26 am

Twitter: @maemeteiro_N900

Mensagem Dom Dez 16, 2007 8:20 pm

abertoni, muito bom mesmo seu review, parabéns. Sem dúvidas o 6120 é um belíssimo aparelho, e com a chegada do 3G por aí com certeza será o próximo celular de muita gente. Boas funções, marca confiável, e preço atraente certamente serão uma combinação poderosa com este aparelho.

Minha dúvida é quanto ao sistema operacional: vc já testou programas de terceiros para Symbian? Qual é a compatibilidade deste aparelho com eles, 100%? Outra coisa, vc comentou em seu review sobre programas de GPS que acompanham o aparelho, quais são eles? Dependendo, pode até valer a pena lançar mão de um receptor BT para utilizá-los, não?

Quanto ao fone de ouvido, sem dúvida um adaptador universal resolve seu problema. Se vc estiver em São Paulo Capital (digo isso porque não há localização em seu perfil... :wink: ) na Sta. Ifigência vc encontra fácil por algo em torno de 10 reais. Vc verá que sua decepção com a parte sonora do aparelho será completamente dissipada.

Parabéns pelo seu novo brinquedinho, e espero sinceramente que ele atenda plenamente a todas as suas necessidades.

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900

... and the hope always survives!!
<<

bleony

Administrador

Data de registro: Sex Nov 24, 2006 10:17 am

Twitter: @

Mensagem Dom Dez 16, 2007 8:32 pm

Eu tb estou com um e estou adorando. Gostei demais do tamanho e design, acho a maioria dos outros symbian meio trombolhudos... Com certeza perde em alguns pontos, mas no balanço geral fiquei muito satisfeito.

Não sou muito exigente com o som, acho que por isso que gostei muito... até pelo auto-falante achei a qualidade boa. :) E em relação ao plug, ainda prefiro esse de 2,5mm aos proprietários.

frabaptista, quanto as perguntas:

1. acho que é um pouco menor que a do n73 sim, mas é bonita demais. Como terei um Axim p/ fazer companhia, acho que não vou sentir muita falta de uma tela maior :lol:

2. Fiquei 4 dias com a bateria usando ele em EDGE, com uso geral e bastante uso da câmera. O 3G consome bem mais, pra usar como modem então... :roll:

Abraço!
Nokia E72 + 4Gb

:arrow: [Para Vender Logo] Feirão do bleony - c| condições especiais :arrow: ACESSE AQUI
<<

abertoni

Mensagem Dom Dez 16, 2007 11:06 pm

frabaptista escreveu:
Tenho 2 perguntas:

1- A tela dele embora com uma resolução maior, me pareceu fisicamente menor que a do 3250 e do n73 e iso mesmo ???

2- a bateria dele é a bl-5b de 870mha ????? Como e a duração ????

Valeu .......

Obrigado a todos pelas respostas.

frabaptista, já responderam suas perguntas, e confirmo. A tela é da mesma altura, mas um pouco mais estreita. Quanto à bateria, é a bl-5b de 870mha, eu ainda estou na fase de nao parar com o aparelho e detonar a bateria em um ou dois dias, então ainda é cedo para te responder. Fiquei feliz com a notícia do bleony de que durou 4 dias. Fico aliviado. Alias, bleony , o que é Axim ?
<<

abertoni

Mensagem Dom Dez 16, 2007 11:14 pm

vitorgregorio escreveu:abertoni, muito bom mesmo seu review, parabéns. Sem dúvidas o 6120 é um belíssimo aparelho, e com a chegada do 3G por aí com certeza será o próximo celular de muita gente. Boas funções, marca confiável, e preço atraente certamente serão uma combinação poderosa com este aparelho.

Minha dúvida é quanto ao sistema operacional: vc já testou programas de terceiros para Symbian? Qual é a compatibilidade deste aparelho com eles, 100%? Outra coisa, vc comentou em seu review sobre programas de GPS que acompanham o aparelho, quais são eles? Dependendo, pode até valer a pena lançar mão de um receptor BT para utilizá-los, não?

Quanto ao fone de ouvido, sem dúvida um adaptador universal resolve seu problema. Se vc estiver em São Paulo Capital (digo isso porque não há localização em seu perfil... :wink: ) na Sta. Ifigência vc encontra fácil por algo em torno de 10 reais. Vc verá que sua decepção com a parte sonora do aparelho será completamente dissipada.

Parabéns pelo seu novo brinquedinho, e espero sinceramente que ele atenda plenamente a todas as suas necessidades.

Abraço,

vitorgregorio, os softwares que vieram são: Dados GPS com opções de Navegação, Posição e Distância de Viagem. Apenas imagino o que fazem, pois quando tento acessar ele fica procurando o GPS pelo Bluetooth. O outro se chama Pts. Referencia. Não sei o que faz, imagino que seja um histórico de localizações GPS. Acho que vale a pena sim comprar um GPS BT, mas não o da Nokia, que custa R$ 700. Tem um da marca Holux que custa a metade.

Quanto ao fone de ouvido, espero mesmo encontrar o adaptador, mas terei de testar o acessório na hora lá na Sta Efigenia (sou de SP mesmo) para garantir que funciona mesmo, pois como já disse no meu preview, testei outros modelos que não funcionaram, e eram 2,5 mm também.

Abraço
<<

hotmar

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 11:19 am

Mensagem Seg Dez 17, 2007 12:19 am

Caramba, abertoni, já chegou arrasando, hein!? Logo de cara um baita de review destes não é pra qualquer um, não! Meus parabéns! :D

E realmente Nokia é sinônimo de qualidade. Tanto é que tenho um Nokia aqui, bem basicão :lol: como um celular reserva.

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Mensagem: "Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40:31).
Valores Reais: realize aquilo que tem valor para você. :wink:
<<

Ferrugem

Data de registro: Qua Dez 20, 2006 11:24 am

Twitter: @pherrugem

Mensagem Seg Dez 17, 2007 12:25 am

Ótimo review...

Só ficou devendo as fotos. :D
Palm m515 -> Palm TX + UWK
Nokia E62 -> Treo 650 -> N73 -> N78 -> A1200e -> Zn5 -> 5800XM
Asus Eee 701 + Lenovo S10e + MID Gigabyte M528
Canon S3 IS + Kodak Zx1
Tec Toy Zeebo
<<

abertoni

Mensagem Qua Dez 19, 2007 3:50 pm

Ferrugem escreveu:Ótimo review...

Só ficou devendo as fotos. :D

Fala Ferrugem.

No final de semana eu coloco algumas fotos e mais impressões pessoais sobre a primeira semana de uso.

Abraço.
<<

Sebastian

Data de registro: Dom Mar 11, 2007 11:32 pm

Mensagem Qua Dez 19, 2007 4:37 pm

abertoni, gostei da sua review!! mas o que mais gostei foi do preço que vc pagou.. so 150 conto :lol: Se fosse na Timganaram custaria em torno de 1000 :evil:

Abço
8)
"Jesus is the right way..! :)
> HTC HD2 HSPL - 1.66 Rom - Artenis 6.5.5 (sem 576mb de RAM) Radio - 2.12

:arrow: Vendo - HTC HD2 Novo, garantia e tudo mais...
:arrow: Vendo/Troco -> Acer AS5740 Intel Core i5 2.53Ghz/4GB DDR3/250GB 7200rpm/15.6" LED
<<

abertoni

Mensagem Qua Dez 19, 2007 4:54 pm

SebastianQ escreveu:abertoni, gostei da sua review!! mas o que mais gostei foi do preço que vc pagou.. so 150 conto :lol: Se fosse na Timganaram custaria em torno de 1000 :evil:

Abço
8)

Para ser mais exato, R$ 149,99 no plano 3G 120 minutos da Claro (São Paulo/SP) com 20 Mb de banda larga (é muito pouco), 60 SMS, 60 MMS, 20min de Voip, 20 Min de TV e mais algumas coisas. Este plano custa R$ 117,00 por mês. Está dentro do meu orçamento. Um plano acima do meu ele já sai na faixa. Abraço.
<<

frabaptista

Mensagem Qua Dez 19, 2007 9:41 pm

SebastianQ, por esse plano de 117,00 que o abertoni assinou, ate na tim sairia por um preço bom ....
Imagem Ipad 32gb - Wifi
<<

Sr_batata

Data de registro: Sex Jan 26, 2007 12:20 pm

Mensagem Qua Dez 19, 2007 9:47 pm

frabaptista escreveu:SebastianQ, por esse plano de 117,00 que o abertoni assinou, ate na tim sairia por um preço bom ....

Pior que eu acho que não frabaptista. Essees dias eu procurei a tim querendo assinar um plano de mais de 170 reais, e me deram 400 reais de desconto no aparelho só... sem choro...
A Evolução:

LG Joy --> Samsung Slim --> Nokia 2280 --> Motorola C350 --> LG C1100 --> Motorola C650 --> SE K300 --> SE k700i --> Nokia 6265 --> Motorola L6 --> Razr V3 --> Nokia E62 --> Nokia N73 --> HTC Touch (3X) --> HTC Herald --> Motorola ROKR Z6 --> Moto Q Black GSM --> Ming A1200i --> Nokia 2660 --> Mio A710 --> Nokia E65 --> Nokia 5310 XpressMusic (2X) --> Palm Centro --> Samsung G600 --> Nokia N82 --> Nokia N81 8GB --> SE K850 --> SE W910 --> Nokia N95-1 (2X) --> iPhone 2G 8GB --> HTC S621 --> Nokia 6120c --> Asus P750 --> Samsung U900 --> Nokia 6110 Nav --> Nokia 6500 --> Nokia 2670 --> Nokia E71-3 (2X) --> Samsung U600 --> iPhone 3G 16GB --> BB Bold --> BB 8220 --> Nokia N78 --> SE W760i --> Nokia N85 --> Samsung i617 --> Nokia 5800 (2X) --> Samsung Omnia 8GB --> Apple iPhone 3G 8GB (2X) --> LG KP105 --> Samsung Innov8 8GB --> iPhone 3G S 16GB (2X) --> Nokia 6600 Fold --> HTC TouchHD --> Acer F900 --> Nokia 5530 --> HTC Magic --> Nokia N97 --> Motorola Milestone --> Motorola Dext --> Nokia E63 --> Samsung Omnia II --> iPhone 3GS 32GB --> Samsung S8500 Wave

[VENDO] Samsung Wave S8500
<<

frabaptista

Mensagem Qua Dez 19, 2007 9:55 pm

Sr_batata, o moto q de 1200 cai para 480 num plano de 90 reais por mes ....
Imagem Ipad 32gb - Wifi
<<

abertoni

Mensagem Seg Dez 24, 2007 1:05 pm

vitorgregorio escreveu:abertoni, muito bom mesmo seu review, parabéns. Sem dúvidas o 6120 é um belíssimo aparelho, e com a chegada do 3G por aí com certeza será o próximo celular de muita gente. Boas funções, marca confiável, e preço atraente certamente serão uma combinação poderosa com este aparelho.

Abraço,

Fala vitorgregorio, tudo bem?

Cara, eu testei alguns programas que não eram da Nokia. Por exemplo: Fring (Voip) e Emulador fMSX. Ambos no padrão S60 3rd e funcionaram perfeitamente. Apenas o Windows Live da Microsoft não rolou, apresentando uma mensagem de segurança (no 3250 funcionava).

Quanto ao fone de ouvido, você tinha razão. Fui até a Santa Ifigênia e comprei um adaptador p1/p2 (2,5mm -> 3,5 mm) e reconheceu na hora como fone de ouvido universal. Comprei um fone da Philips modelo SHE 7750 e o som ficou excelente. Agora consigo também usar o kit que acompanha o 3250. Liguei o celular no Home Theather usando o Kit 3250 e o som ficou surpreendente.

Comprei também um cartão MicroSD de memória com 2GB. Funcionou perfeitamente e tão rápido quanto a memória de 1GB. Aproveitei e testei no 3250 que também reconheceu numa boa (diziam por ai que não funcionava.)

Abraço.
Próximo

Retornar para Equipamentos e Acessórios [symbian]