Novo Nokia 6120 Classic 3G - Review
Eu conheci este forum lendo um review do Nokia N73 postado por labalbi e fiquei impressionado com o nivel de detalhamento. Parabéns.
Eu sempre tive Nokia e acho pouco provavel que um dia eu mude de marca, afinal, a Nokia, pessoalmente para mim, é sinonimo de qualidade e usabilidade.
Na verdade, entrei no mundo da mobilidade há cerca de 10 anos com um Gradiente Striker, na época que a Gradiente ainda fabricava clones da Nokia.
Meu ultimo modelo, antes de adiquirir o novo 6120 Classic, foi o Nokia 3250 já comentado num tópico deste forum.
Bom, eu estava muito feliz com o meu 3250, embora meu sonho seja um N95, mas eu ainda não tenho grana para este modelo. Aproveitei uma oferta da operadora Claro e adiquiri o 6120 por apenas R$ 149,00, bloqueado, é claro (desculpem o trocadílho).
Bom, a primeira impressão sobre o 6120 é: a mesma coisa que o 3250, porém mais bonitinho (barrinha sem peças móveis) e com capacidades em tecnologia 3G. Esta afirmação é correta, afinal o tipo de memória é o mesmo (micro SD) mas com um limite de memória maior: 2 Gb. A camera tem os mesmos 2 Mpixel do 3250. O sistema operacional é o mesmo com pequenas variações: S60 3rd Edition Feature Pack 1.
Algumas coisas a mais, como por exemplo:
- Novo player que exibe a capa dos discos, caso o MP3 tenha sido convertido de forma correta.
- Leitor e editor de arquivos Office QuickOffice.
- Leitor de PDF
- Alguns jogos novos
- Muitos softwares de GPS, embora o modelo não o possua. Seria necessário comprar um GPS com Bluetooth para aproveitar estes softwares.
Na caixa vem:
- O Aparelho
- A Bateria
- Carregador
- Fone de ouvidos (deixam muito a desejar, depois eu comento)
- Cartão MicroSD de 512 Mb (que troquei pelo de 1Gb que veio no meu 3250)
- Manual
Acreditem, apesar de ser um aparelho 3G, não veio com cabo de dados para uso da banda larga, mas tudo bem, é perdoável já que a conexão é mini USB padrão. Você encontra este cabo até no Carrefour.
------------------------------
Atualizado em 24/12/2007
Comprei o cabo mini USB na Santa Ifigênia em São Paulo por apenas R$ 10,00

Comprei também um cartão de memória da SanDisk de 2GB. Funcionou muito bem, sem perda de performance em relação ao 1GB da Nokia que eu tinha antes.

A conexão do carregador da bateria é a entrada fina, o mesmo do 3250, N73, etc.
O fone de ouvido foi a pisada na bola da Nokia em dois aspectos:
1) O padrão é 2,5 mm (redondinho), mas totalmente incompatível com os fones antigos da Nokia, inclusive do novo 5200 (que eu testei e deu acessório não aceito). Testei o fone de ouvido do meu velho 6510, também não rolou. Procurei e não econtrei nem adaptador para padrão universal de fones e nem um fone novo, ou seja, no momento tenho de me contentar com o que veio na caixa do aparelho. Com isso, todo o Kit que eu ganhei no 3250 se não fosse pela minha noiva ter um Nokia 6131 (que é compatível), não serveria para mais nada.
2) O som do fone de ouvido deixou muito a desejar. Para quem já ouviu o som do 3250, vai se decepcionar um pouco. O fone é mais baixo e nao aguenta exageros no Bass. Ajustei as configurações da seguinte maneira: Equalizador Poppular, Stereo Ativado (obvio), Reforço de Graves Desativado, Reverberação Sala Grande. Isso é muito pessoal, mas achei que nestes ajustes eu tive algum ganho.
Atualizado em 19/12/2007
O Fone de ouvido não vem com aquelas bolinhas de espuma para proteger o ouvido. Em função disso, o fone fica meio folgado no ouvido e o som fica um pouco pior. Eu peguei as espuminhas de um fone de ouvido velho que eu tinha e coloquei no fone do celular. O som deu uma melhorada consideravel e o conforto também aumentou.
Atualizado em 24/12/2007
Eu gostaria de reparar a injustiça que cometi acima ao mencionar a pisada de bola da Nokia em relação ao fone de ouvido.
De fato o fone de ouvido original da caixa é fraquinho, mas visitei a Rua Santa Ifigência em São Paulo onde comprei um adaptador p1/p2 (2,5mm -> 3,5mm). Com este adaptador é possível ligar qualquer fone de ouvido cujo plugue seja p2 (3,5mm, universal), não importa a marca do fone de ouvido.

Fazendo um balanço, este aparelho possui saida mini USB (padrão universal), saída AV Nokia 2,5mm que aceita um adaptador para fone de ouvido universal, o carregador é o de sempre, porém com plugue fino, que também possui adaptador a R$ 19,00 na loja online da Nokia . Então, este aparelho é muito bom no aspecto padronização. Retiro, portanto, minha crítica acima.
Fiz um teste com fone de ouvido Philips SHE7750. O resultado atendeu e superou as espectativas. Parabéns Nokia, por esta característica.
Este aparelho é muito menor que o 3250, portanto mais bonito. É mais rápido também. O 3250 era lerdão para abrir documentos e programas.
A camera principal é igual ao 3250, com 2 mpixel, funciona muito bem durante o dia a luz natural (já revelei e ficaram otimas as fotos), mas péssimo no escuro, com muito ruido. Para tentar ajudar nesta deficiencia noturna, um flash veio imbutido, mas nada comparável aos flashes de cameras digitais. Este aparelho permite tirar fotos panoramicas, uma novidade bacana e funcional.
A camera secundária, usada para cideo chamadas, é VGA.
O viva voz é uns 20% mais baixo que o 3250, mas é util mesmo assim.
O leitor de SMS funciona bem, mas está lendo em Português Europeu, com sotaque luso. Estou tentando achar o patch com português Brasileiro. Muito bacana esta funcionalidade.
Atualizado em 24/12/2007
No próprio menu do aparelho tem uma opção para fazer o download da voz em Português da "Claudia" (as vozes possuem nome). Baixei e a locução ficou bacana e no nosso sotaque brasileiro.
O navegador é aquele baseado no Safari, com opção de girar a tela. A conexão é rápida, aproveitando a velocidade do 3G.
A tela veio com um protetor 100% transparente. Tinha uma orelhinha para retirada do protetor, então, cortei a orelhinha com um estilete. Ficou perfeito.
Funcionalidades 3G:
Não pude testar a chamada de video, mas quando estive na loja da Claro, pude ve-la funcionando. É algo semelhante (e até melhor) que o MSN ou Skype. Só preciso conhecer outra pessoa que tenha um celular com a mesma tecnologia (não necessariamente Nokia) e, por enquanto, na mesma operadora. A imagem e som é continua e voce pode se ver no cantinho da tela. Alias, a resolução deste aparelho é visivelmente melhor que o 3250, permitindo elementos menores e com maior detalhe.
A banda larga funcionou excepcionalmente bem. Conectei no micro e usei o meu navegador IE 7 do Windows Vista. Navegou bem. Na medição que fiz, chegou a 1024 Mbits no download, mais que o dobro de muito Speedy por ai. Upload a 250. Se meu Virtua cair, é uma excelente alternativa emergencial, afinal, no meu plano tem um limite de navegação de apenas 20 Mb. Mas há planos maiores (e mais caros), inclusive ilimitados.
A TV do Claro Ideias também funcionou bem, pena que a tela pequena nao ajude muito. Tem até Discovery.
A bateria, eu detonei em um dia, após a compra, mas isso normal, dada a empolgação com o brinquedinho novo. Ele tem muitas opções de economia de energia. Voce configura tudo: tempo de iluminação, animações. Permite até desligar a tela em 100%. Acho que vai durar uns 3 dias com o uso normal (ainda a confirmar).
As teclas direcionais são pad e não Joystick, para alegria de alguns aqui do forum. Eu me adaptei às duas maneiras.
Resumindo: é um aparelho bonito e completo. Se não fosse pelo fone de ouvido fraco, estaria a altura do 3250. Só faltou isso, está fácil arrumar, né Nokia ?
Segundo o site da Nokia (eu nao testei), aceita fone de ouvido bluetooth stereo. Se alguém já testou estes fones, por favor, digam qual foi a qualidade sonora, pois pode ser uma boa alternativa aos fones originais.
São opiniões pessoais. Não sou tecnico, apenas um adorador de tecnologia e da Nokia, portanto meu review está sujeito a erros. Comentem e critiquem. Aguardo comentários.
Abraço a todos![/img]
Fotos
No Brasil, por enquanto, só está disponível a cor preta e pela Claro, com exclusividade até maio de 2008, segundo me informaram na loja.
No mundo existem ainda as cores brancas (foto), rosa e totalmente preto