[Mini-Review] Claro 3G + Modem Giant D301
1. Preço:
Foi a melhor opção que encontrei; como pagava 50,00 na minha antiga (já com alguel de modem e provedor) não poderia sair para algo muito mais caro. As opções que eu tinha:
Velox: mais de 100,00 no total fora da fase promocional;
TIM: 69,00 mas com limite de 1Gb;
Vivo: 139,00 comprando o modem por 299,00;
Claro: 69,00 fora da fase promocional, com modem free;
Enfim, nem tive muito o que escolher, fui atraído principalmente pelo preço e pelo fato da má cobertura do EvDO da Vivo por aqui.
2. Software:
O CD que acompanha o modem possui, além do driver em si um discador que contém as as funções básicas (configurar conexão, log, sms...), e talvez uma falha grave que ainda não sei se é dele.
2. Modem:
O modem é distribuído por aqui pela SIMM do Brasil, a mesma responsável pelos Qtek's e HTC's. Ele é simples, pequeno e bonito, mas não tem um bom acabamento nem dá sensação de robustez. Ele se conecta ao PC através de um dos 2 adaptadores usb inclusos.
Quanto ao funcionamento, ainda é cedo pra afirmar, mas parece ser tudo 100%. Está funcionando há 3hs direto sem problema algum e sem aquecer de forma anormal.

3. Velocidade:
Não tenho do que reclamar, pra quem estava usando de 200kbps pra baixo (e normalmente bem pra baixo, isso qndo funcionava), e em um lugar onde o EvDO da Vivo é bem instável, está uma maravlha.
As vezes tem uma pequena lentidão, mas as medções pelo gr@tis acusam de 400kbps pra cima (mesmo eu tendo optado pelo plano de 500kbps). Não cheguei a ter travamento ou queda de conexão.
4. Limites/Restrições:
No plano de 500kbps, além do limite de velocidade há um "limite" de tráfego, a partir do qual sua velocidade pode ser reduzida. Pra quem estava acostumado com uma média de 100kbps, qualquer coisa acima disso que funcionasse de verdade seria lucro; e quanto aos 5Gb de tráfego, são mais de 165Mb/dia... que certamente nem alcançar eu vou
Estou adorando a velocidade, estabilidade e preço, mas, como disse acima há uma falha relativamente grave que está me preocupando. [Se alguém tiver alguma solução ou sujestão, me diga
O que acontece é que simplesmente não consigo me conectar quando seleciono a rede EDGE, já tentei diferentes configurações, mas ele me retorna o seguinte erro:
Quando tentei mantê-lo fixo na rede da Claro (supondo que seria aquele tal bug de confundir com a rede da vivo, ele retorna o seguinte erro assim que mando selecionar o 72405:
Testei colocar o chip no M600i, que só tem GPRS, e ele não acha nenhuma rede de dados. Achei que ele fosse se conectar usando o GPRS e pronto.
Será que o modem não pega EDGE? Ao menos nas specs diz que sim, e a vendedora da Claro também disse, inclusive ressaltando que aqui ainda não tinha 3G, que teria que estar usando em EDGE até o dia 15. Se não for isso, qual pode ser o problema?! Será do modem ou do chip mesmo?!
Apesar disso não ter me trazido prejuízo, fico preocupado caso queira usar o serviço em um celular ou viajar para uma área que não tenha cobertura 3G.
Seguem abaixo algumas medições feitas no meu note aqui em casa (4 do gr@tis e 2 do dslreports (selecionando 1mb):
Ordem de preferência (01.09.2010): iOS > Symbian 5th > WM > palmOS > Symbian 3rd > Android
Nunca usei (01.09.2010): Maemo = Symbian^3 = Meego = WebOS