[Mini-Review] Claro 3G + Modem Giant D301

Moderador: T-Rodman

<<

bleony

Administrador

Estado: Rio de Janeiro

Mensagem não lida Dom Dez 09, 2007 10:28 pm

[Mini-Review] Claro 3G + Modem Giant D301

Pessoal, como postei no outro tópico, assinei o Claro 3G como alternativa para internet, já que a minha antiga (Megarrápido, da Net) estava ruim demais. Estou usando há apenas 1 dia, mas já da pra postar algumas impressões.

1. Preço:
Foi a melhor opção que encontrei; como pagava 50,00 na minha antiga (já com alguel de modem e provedor) não poderia sair para algo muito mais caro. As opções que eu tinha:
Velox: mais de 100,00 no total fora da fase promocional;
TIM: 69,00 mas com limite de 1Gb;
Vivo: 139,00 comprando o modem por 299,00;
Claro: 69,00 fora da fase promocional, com modem free;
Enfim, nem tive muito o que escolher, fui atraído principalmente pelo preço e pelo fato da má cobertura do EvDO da Vivo por aqui.

2. Software:
O CD que acompanha o modem possui, além do driver em si um discador que contém as as funções básicas (configurar conexão, log, sms...), e talvez uma falha grave que ainda não sei se é dele.

Imagem

2. Modem:
O modem é distribuído por aqui pela SIMM do Brasil, a mesma responsável pelos Qtek's e HTC's. Ele é simples, pequeno e bonito, mas não tem um bom acabamento nem dá sensação de robustez. Ele se conecta ao PC através de um dos 2 adaptadores usb inclusos.
Quanto ao funcionamento, ainda é cedo pra afirmar, mas parece ser tudo 100%. Está funcionando há 3hs direto sem problema algum e sem aquecer de forma anormal.

ImagemImagem Imagem Imagem

3. Velocidade:
Não tenho do que reclamar, pra quem estava usando de 200kbps pra baixo (e normalmente bem pra baixo, isso qndo funcionava), e em um lugar onde o EvDO da Vivo é bem instável, está uma maravlha.
As vezes tem uma pequena lentidão, mas as medções pelo gr@tis acusam de 400kbps pra cima (mesmo eu tendo optado pelo plano de 500kbps). Não cheguei a ter travamento ou queda de conexão.

4. Limites/Restrições:
No plano de 500kbps, além do limite de velocidade há um "limite" de tráfego, a partir do qual sua velocidade pode ser reduzida. Pra quem estava acostumado com uma média de 100kbps, qualquer coisa acima disso que funcionasse de verdade seria lucro; e quanto aos 5Gb de tráfego, são mais de 165Mb/dia... que certamente nem alcançar eu vou :lol:.

Estou adorando a velocidade, estabilidade e preço, mas, como disse acima há uma falha relativamente grave que está me preocupando. [Se alguém tiver alguma solução ou sujestão, me diga :idea:]
O que acontece é que simplesmente não consigo me conectar quando seleciono a rede EDGE, já tentei diferentes configurações, mas ele me retorna o seguinte erro:

Imagem

Quando tentei mantê-lo fixo na rede da Claro (supondo que seria aquele tal bug de confundir com a rede da vivo, ele retorna o seguinte erro assim que mando selecionar o 72405:

Imagem

Testei colocar o chip no M600i, que só tem GPRS, e ele não acha nenhuma rede de dados. Achei que ele fosse se conectar usando o GPRS e pronto.
Será que o modem não pega EDGE? Ao menos nas specs diz que sim, e a vendedora da Claro também disse, inclusive ressaltando que aqui ainda não tinha 3G, que teria que estar usando em EDGE até o dia 15. Se não for isso, qual pode ser o problema?! Será do modem ou do chip mesmo?! :( :( :(
Apesar disso não ter me trazido prejuízo, fico preocupado caso queira usar o serviço em um celular ou viajar para uma área que não tenha cobertura 3G.

Seguem abaixo algumas medições feitas no meu note aqui em casa (4 do gr@tis e 2 do dslreports (selecionando 1mb):

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem Imagem
Surface 3 Pro i7 | 8Gb | 512Gb + Signature Type Cover + Surface Pen + Surface Dock (Desde 10|08|2017)
<<

JoãoBC

Twitter: @

Mensagem não lida Seg Dez 10, 2007 7:02 pm

Aqui no RJ, hoje, 10/12/2007, na loja própria da claro, em botafogo, onde fica a sede da mesma, só consegui 75k no velocímetro da MLS, e 256 no site da própria claro (200.?.?.?). O site www.claro.com.br nem entrou...
Ou seja, ou você é sortudo, ou "casa de ferreiro, espeto de pau" :twisted:
----------------------------------------
Grande Abraço à Galera,
João

LG G5 SE
Sony Xperia C5 Ultra Dual
Sony Xperia XA
Palm TX + DI524
Ex Note NEO Duos
Ex Alcatel C5 onetouch
Ex Galaxy S4 duos mini
Ex LG L7 2 dual
E Ex muitos outros não-smartphones
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Seg Dez 10, 2007 7:50 pm

JoãoBC escreveu:Aqui no RJ, hoje, 10/12/2007, na loja própria da claro, em botafogo, onde fica a sede da mesma, só consegui 75k no velocímetro da MLS, e 256 no site da própria claro (200.?.?.?). O site www.claro.com.br nem entrou...
Ou seja, ou você é sortudo, ou "casa de ferreiro, espeto de pau" :twisted:

Não sei, mas há uma burrice muito grande do pessoal da Claro, eles não sabem configurar direito. Aqui ninguém sabia qq detalhe a mais do que o basicão... achavam que o plano 500kbps era limitado e tal.
Na loja própria eles passaram um dia tentando e não configuraram os aparelhos :roll: . Solução? Ora, deixaram tudo desligado no stand... assim ninguem prova :lol:

Hoje fui ver o 6120 na loja daqui (que de tão desinformada estava vendendo no pré 8)) e pedi para testar, qndo pus meu chip o cel estava offline e eu não lembrava como mudava isso no symbian... consegui testei internet, ligações... tudo com esse chip :)

Outra coisa é a instabilidade da rede ainda. Como disse, aqui não conecto se deixo no modo automático ou EDGE, só 3G mesmo, tenho que mandar fixar, isso no cel e no modem.

Hoje meus testes ficaram mais dentro da faixa que assinei mesmo, com média de 360kbps tanto no modem quanto no 6120 (testado no dslreports).

Abraço!
Surface 3 Pro i7 | 8Gb | 512Gb + Signature Type Cover + Surface Pen + Surface Dock (Desde 10|08|2017)
<<

Sebastian

Moderador

Estado: Paraná

Mensagem não lida Seg Dez 10, 2007 7:57 pm

Bleony, eu achei mto boa essas velocidades! levando se em conta que o 3G foi recem implantado.. Assim que chegar o 3G da claro aqui, eu abandono a vivo :lol: :P
Abço
"Jesus is the right way..! :clap: :wink:
Galaxy S5 (desde 02/04/2015), Canon SX510

Na Força..! Mais Saude e Menos Doenças? TREINE CERTO com Alen_D
:text-welcomewave: Leia as regras do forum! Seja cordial e amigável com todos :)
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Seg Dez 10, 2007 8:02 pm

SebastianQ, como disse, minhas velocidades cairam um pouco, até pq contratei o plano de 500kbps. Mas, de qq forma, a vivo ficaria mais caro pra mim, principalmente pois necessita de um celular + ativação de um plano de voz.

Amanhã vou ver se faço uma pequena avaliação de como está a rede em outros pontos da cidade.
<<

Sebastian

Moderador

Estado: Paraná

Mensagem não lida Seg Dez 10, 2007 8:08 pm

bleony escreveu:SebastianQ, como disse, minhas velocidades cairam um pouco, até pq contratei o plano de 500kbps. Mas, de qq forma, a vivo ficaria mais caro pra mim, principalmente pois necessita de um celular + ativação de um plano de voz.

Amanhã vou ver se faço uma pequena avaliação de como está a rede em outros pontos da cidade.

...isso ae.. faça umas mediçoes bem no centro! se puder ver a qtos kbps consegue alcançar em downloads, tbm seria legal sabermos!
ainda bem que nao assinei o tim web, um atendente da claro daqui, disse que em janeiro chega o 3G aqui na minha cidade... Será que da pra fazer como vc fazia no tim web? usar plano de voz avulso... :roll:
"Jesus is the right way..! :clap: :wink:
Galaxy S5 (desde 02/04/2015), Canon SX510

Na Força..! Mais Saude e Menos Doenças? TREINE CERTO com Alen_D
:text-welcomewave: Leia as regras do forum! Seja cordial e amigável com todos :)
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Seg Dez 10, 2007 8:24 pm

SebastianQ escreveu:Será que da pra fazer como vc fazia no tim web? usar plano de voz avulso... :roll:

Eles dizem que não, mas da, já testei aqui e funciona perfeito; no site da Claro tem as tarifações de ligação que são mais baratas que no TIM Web.
Da inclusive para usar o celular como modem se for o caso.
<<

vitorgregorio

Conselheiro

Estado: Santa Catarina

Mensagem não lida Seg Dez 10, 2007 8:26 pm

Muito boas suas notícias, bleony. Nesse fim de semana fui no shopping daqui de Jundiaí e já estavam anunciando o 3G da Claro. Não tive como entrar na loja pois estava com minha esposa, mas na primeira chance que eu tiver vou até lá para ter mais informações.

Mantenha-nos informados, por favor.

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip - Nokia N900 - Palm Pre CDMA 8GB - Apple iPhone 4 16GB - Google NexusOne - Palm Pre Plus GSM - HP Pre3 - HTC 7 Trophy - Samsung Galaxy SII - Apple iPhone 4S 32GB "white" - Apple iPhone 4S 64GB - Samsung Galaxy Note - Nokia Lumia 620 - Sony Xperia Z - Samsung Galaxy Note II - Nokia Lumia 920 - Alcatel OneTouch Fire - Sony Xperia Z Ultra - iPhone 5 64GB - Motorola Moto X - Samsung Galaxy Note 3 - iPhone 5S 16GB - Nokia Lumia 1020 - Motorola Moto E - Motorola Moto X 2nd Edition - Samsung Galaxy S5 Mini Duos - Samsung Galaxy S6 - iPhone 6+ 128GB - BlackBerry Passport - Samsung Galaxy S7 Edge Olympics Edition - iPhone 7 Plus 256GB
Ex-Smartwatches: I'm Watch - Samsung Galaxy Gear - Pebble Kickstarter Edition (x2) - Motorola Moto 360 - LG G Watch R - Pebble Time Kickstarter Edition - Apple Watch Sport 38mm - Samsung Galaxy Gear S - Apple Watch Sport 42mm Series 0
ATUAL: iPhone X 256GB -  Watch Series 3 42mm - Xiaomi Mi MIX - Garmin Fénix 3
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Seg Dez 10, 2007 8:34 pm

vitor, não entre na loja para não decepcionar. Eu fui corajoso de certa forma em assinar, pois todos smarts em demo estavam desligados. Ideal mesmo seria se pudesse fazer um trial com o chip 3G.

Abraço!
<<

hotmar

Mensagem não lida Ter Dez 11, 2007 12:21 am

Shooooooooowwwwww!!!!! :) :) :) :)

Gostei muito do review, como sempre, bem escrito e cheio de detalhes. Será que finalmente entraremos de verdade na era 3G? I hope so. 8)

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Mensagem: "Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40:31).
Valores Reais: realize aquilo que tem valor para você. :wink:
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Ter Dez 11, 2007 8:18 am

Valeu, hotmar!

ATUALIZANDO... O problema com EDGE parece ter acabado por aqui, agora consigo conectar no 2,5G, 3G, e 3,5G. Mas, quando deixo no automático, parece ainda haver uma preferência para o 2,5G, que é bem mais lento (provavelmente o que está acontecendo na loja da Claro que o João BC falou), por isso ainda estou deixando fixo no 3G (medição agora: 463,96kbps).

Abraço!
<<

mmelo76

Co-Administrador

Twitter: @mmelo76

Gadget: Galaxy Note 4

Estado: São Paulo

Google Plus: https://plus.google.com/112759553928012 ... rel=author

Mensagem não lida Ter Dez 11, 2007 10:10 am

bleony,
Claro: 69,00 fora da fase promocional, com modem free;

No site não aparece mais modem free; lá está R$351,00!
É isso mesmo!? Ou na loja ao contratar eles informam que o modem é gratis? :?
Sem Smartphone :| :oops :(
Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
<<

bleony

Administrador

Mensagem não lida Ter Dez 11, 2007 11:06 am

mmelo76 escreveu:No site não aparece mais modem free; lá está R$351,00!
É isso mesmo!? Ou na loja ao contratar eles informam que o modem é gratis? :?

Aqui, para pgto à vista, o modem sai a 99,00 no plano de 1Mbps e 199,00 no de 500kbps. Ele saiu de graça por conta daquela promoção "mude para claro", ou trade-in.
<<

marcoleta

Mensagem não lida Ter Dez 11, 2007 5:12 pm

Algumas dúvidas...

Oi Pessoal!!

Preciso de uma ajuda do pessoal que já tem o 3G da Claro...

Hoje tenho celular na TIM (para voz) e na VIVO (placa PCMCIA de dados).

Até o mês passado, estava tendente a cancelar ambos, e assinar uma nova linha na Vivo (na promoção vivo 3 em 1 - smartphone moto q por R$ 10,00), com smartphone e aquele plano smartmail, concentrando voz e dados na Vivo (usando o celular como modem para acessar no notebook), pois sairia mais barato pra mim.

No entanto, aí a Claro lançou a rede 3G em São Paulo! Abortei os planos todos, e fui hoje à loja de uma autorizada da Claro aqui perto do meu trabalho.

Fui lá decidido a conhecer o 3G e, conforme fosse, adquirir um celular 3G com HDSPA, habilitando nele um plano de minutos para voz, e a internet de 500 Kbps por R$ 69,90 (R$ 30,00 mais barato do que pago na placa pcmcia da vivo, onde tenho limite de 1 Gb de tráfego), e voltando cancelaria a VIVO e passaria a TIM para pré-pago, apenas para receber ligações das pessoas que ainda ligariam para o número antigo, e já passar o novo.

O vendedor, ESPECIALIZADO NO ATENDIMENTO A 3G, não sabia praticamente nada, pois falou que o treinamento foi muito rápido, e não sabia se podia fazer isso.

Aí ele passou a mão no telefone, e ligou para alguma central da Claro, e informaram que EU NÃO PODERIA FAZER ISSO.

Se eu quisesse voz e dados NO CELULAR, poderia contratar o plano de minutos + planos de internet com GPRS/EDGE (que inclusive são mais caros que esse de 500 Kbps), mas não o plano de minutos + o plano chamado "banda larga 3G".

Saí de lá frustrado, e comecei a pensar...pensar...pensar...

Aí me surgiu uma dúvida, que certamente também não saberão me responder na loja, motivo pelo qual indago aos amigos que possuim o plano "banda larga 3G".

Se eu for à loja da CLARO e "adquirir" um modem USB + cartão 3G habilitado no plano "banda larga 3G", ele vai funcionar só no modem USB?

Ou se eu colocar esse CHIP em um celular com UMTS/WCDMA 850/2100, ele vai acessar a Internet no celular tb em 3G, e GPRS/EDGE onde não há cobertura? Me dando também a opção de usar o próprio celular como modem?

Indo mais além, com esse CHIP no meu celular, se alguém ligar para esse número eu vou receber a chamada? Na mesma situação, se eu ligar para alguém desse chip eu vou ligar normalmente, pagando as tarifas que estão no final da página abaixo?

http://www.claro.com.br/portal/planoins ... howDados3G
(clique no +, embaixo do plano 3G):
Ligações locais feitas do seu celular Claro:
Para telefones fixos R$ 0,89
Para celulares Claro R$ 0,89
Para celulares de outras operadoras R$ 0,89

Agradeço se puderem me tirar essas dúvidas, pq aí vale a pena pra mim pegar o modem USB com chip, e usar no celular, com a opção do modem USB tb quando quiser usar sem me preocupar com a bateria.
Abraços,

Marcoleta!
<<

vitorgregorio

Conselheiro

Estado: Santa Catarina

Mensagem não lida Ter Dez 11, 2007 5:28 pm

Êpa, mas peraí, não poder habilitar uma linha 3G no celular é estranho demais, hein? Acho que o tal cara "especializado" viajou na maionese, isso não existe. Senão, imagine só, eu querendo habilitar o 3G para navegar no meu Kaiser e os caras querendo proibir... Mando todo mundo à m***a...

Bleony, a informação confere???

Abraço,
Ex-celulares: LG DM110 - LG TM160 - Samsung Fashion Xpress - LG BD4000 (Sensations) - Sony Ericsson T200 - Motorola C350 - Sony Ericsson T68i - Nokia 2112 - Kyocera Koi - Motorola V3c - Nokia 6265 - Panasonic A100 - Nokia 6085 - Siemens AP75 - Nokia 1100
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip - Nokia N900 - Palm Pre CDMA 8GB - Apple iPhone 4 16GB - Google NexusOne - Palm Pre Plus GSM - HP Pre3 - HTC 7 Trophy - Samsung Galaxy SII - Apple iPhone 4S 32GB "white" - Apple iPhone 4S 64GB - Samsung Galaxy Note - Nokia Lumia 620 - Sony Xperia Z - Samsung Galaxy Note II - Nokia Lumia 920 - Alcatel OneTouch Fire - Sony Xperia Z Ultra - iPhone 5 64GB - Motorola Moto X - Samsung Galaxy Note 3 - iPhone 5S 16GB - Nokia Lumia 1020 - Motorola Moto E - Motorola Moto X 2nd Edition - Samsung Galaxy S5 Mini Duos - Samsung Galaxy S6 - iPhone 6+ 128GB - BlackBerry Passport - Samsung Galaxy S7 Edge Olympics Edition - iPhone 7 Plus 256GB
Ex-Smartwatches: I'm Watch - Samsung Galaxy Gear - Pebble Kickstarter Edition (x2) - Motorola Moto 360 - LG G Watch R - Pebble Time Kickstarter Edition - Apple Watch Sport 38mm - Samsung Galaxy Gear S - Apple Watch Sport 42mm Series 0
ATUAL: iPhone X 256GB -  Watch Series 3 42mm - Xiaomi Mi MIX - Garmin Fénix 3
Próximo

Voltar para Tecnologias