Clicando em Opções > Avançado > Cadernos de Serviços, você pode ver que vários aplicativos estão cadastrados ali: e-mail, navegador, Yahoo Messenger, Google Talk, MMS, entre outros. O que não estiver ali é automaticamente bloqueado, ao que parece.
Clicando em Opções > Avançado > Host Routing Table (o meu aparelho está em inglês), você pode ver vários pontos de acesso. Se a gente pudesse editar algum ou adicionar novos, seria possível adicionar um APN. Mas o aparelho não permite. A Vivo deve ter bloqueado. Assim, eles têm controle remoto absoluto por meio dos tais "cadernos de serviços". Não adianta a gente mexer aqui, enquanto eles não liberarem lá, nosso aparelho é capado.
Qualquer pesquisadinha no Google revela logo que todos os programas funcionam normalmente no Blackberry Curve das operadoras de outros países. Mas lá as operadoras fornecem um APN. A Vivo não só não oferece com também esconde. Já cansei de pedir ajuda ao atendimento do setor de dados. Eles sabem do que eu estou falando, mas não respondem minhas perguntas diretamente. Não recusam nem fornecem o APN. Dão respostas evasivas e mudam de assunto. Como se eu fosse idiota.
A Vivo anuncia uso ilimitado de dados, mas não é bem assim. Faz dias que estou brigando com o atendimento deles, e eles só estão me enrolando dizendo que está tudo bem, que não tem problema nenhum. Enquanto isso, o tempo está passando, eu não estou usando tudo como poderia, mas pode apostar que eu vou ser cobrado integralmente no fim do mês. Acabei de entrar neste fórum e ler
o relato do vitorgregorio. Estou vendo que vou ter que fechar o tempo com a Vivo.
Eu acho o Blackberry Curve um aparelho excelente. Mas, por enquanto, se alguém quiser um serviço de dados que não seja aleijado, fuja da Vivo, a mesma que capou o Bluetooth dos aparelhos que vendia há bem pouco tempo.