Review HTC Touch (Elf) - Versão Beta 0.1

<<

bleony

Administrador

Data de registro: Sex Nov 24, 2006 10:17 am

Twitter: @bleony

Mensagem Sex Ago 17, 2007 9:33 am

Review HTC Touch (Elf) - Versão Beta 0.1

É, pessoal. Apesar de não ter ido com a cara desse modelo a princípio, e inclusive critica-lo, acabei não agüentando a curiosidade e cedi... Então, como falei, "Mordi a Lingua"
Apesar das especificações não prometerem muito, as primeiras impressões foram as melhores possíveis, principalmente em termos de design, desempenho e do touchFLO.
É um excelente equipamento, e ganha pontos principalmente pelo design bem compacto, e pela facilidade do uso sem botões ou stylus. É totalmente o oposto do Treo, onde eu quase não precisava usar a tela, mas ambos ficam entre os mais fáceis de manusear que já tive.

Caixa & Conteúdo:

A caixa é discreta, mas muito atraente, chegou a me espantar por ser bem fina. Como já era típico nos Qtek, a estampa fica no papel que envolve a caixa em si; a diferença é que esse papel agora é mais duo e resistente, e a caixa também, com um pequeno logo da HTC e fechamento magnético. Abrindo a caixa, já está o touch logo em cima, com o fone, separado do restante por uma “espuma”, que também serve para segurá-lo.
Agora, em termos de conteúdo, fora a o touch, personagem principal, temos: bateria 1100mah, 2 stylus, microSD 1gb, película, capa, carregador, cabo usb, fone, manuais,guias e 2 CD’s.
Do touch eu vou falar ao longo do review e da bateria mais tarde, o cabo e o carregador são padrão. Então, vou falar do restante, que é o que importa. Vir 2 stylus é bom, mas achei pequenas e a ponta muito dura. O microSD é uma novidade, e indispensável para começar um uso 100%. A película é 10. Acho que não é adesiva, é do tamanho exato da tela e grau “0” de dificuldade de aplicação (aqui foi de 1ª sem nenhuma bolha ou poeira).
O fone é padrão miniUSB, simples mas bom tem todos sentidos, talvez o melhor dos que já vieram nos PDAs que tive; vem com 2 “espuminhas” à parte, para quem quiser usar. A case é muito boa e útil, compacta, bem acabada e com parte interna macia; só fica com “abas” desnecessárias nos lados, em cima e em baixo, poderia não ter isso, deixando ainda mais compacta.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Design & MadeOf:

A meu ver, o Touch conseguiu juntar bem 4 coisas importantes, pois é pequeno mas sem perder recursos, e fino sem ser frágil. Acho que esse é o 1º ponto forte dele, e o que mais me atraiu na opção (acreditem ou não, à princípio não estava muito interessado no touchFLO, apenas curioso)
A principio, a falta de botões é meio estranha e parece que vai limitar o uso, mas depois perde-se o medo de meter o dedão na tela e se adapta. Ele é bastante ergonômico até para uso como celular, e pelo tamanho passa por um aparelho comum, o tamanho menor, principalmente em espessura deixa mais confortável para usar como celular, e a tela parece ser melhor de colocar ao ouvido.
O acesso às funções pela tela também estão extremamente facilitadas. Segurando o touch é fácil ter acesso a todos os cantos com o polegar. Da pra fazer tudo com uma mão e boa firmeza.
A saída do MicroSD e SIM do lado é um pouco melhor que sob a bateria; mas poderia ser bem melhor melhor, pois é um bocado difícil abrir a tampa do slot sem tirar a tampa da bateria. :(

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Tela & TouchFLO:

Talvez esse seja o maior chamariz do touch e o fato que atrai maior curiosidade. A tela é QVGA, 320x240, 2,8", mas nem vale se prender a esses detalhes, que já são quase um padrão.
É uma tela mais dura (Próxima a dos palms, como o TE, por exemplo), que fica praticamente no mesmo nível da carcaça. Sua posição e sensibilidade tornam o uso com o dedo perfeito, bem melhor que em um ppc padrão, inclusive para discar.
O ponto ruim que achei foi o uso da stylus, que só é necessária para digitar. Uma stylus com a ponta levemente mais macia faria um papel melhor, já que senti essa diferença usando a ponta da tampa de uma Bic.
O software agrada mais pela beleza que pela utilidade. Mas acho que promete muito. Imagine, por exemplo, se pudéssemos ter 3 telas de today, alternadas apenas pelo movimento horizontal com o dedo?! Particularmente acho que seria 10, pelo menos 2 personalizáveis, por ex, a 1 coberta por um lancher e a 2a com compromissos e tudo mais.
Simplesmente adorei mesmo e, como já disse, acho que se for mais desenvolvido em termos de today, mais uso com a interface TouchFLO e teclado que facilite a escrita com dedo (se bem que já estou usando o phonepad que ajuda bastante)... Ficaria perfeito.
Para digitar, achei a tela meio dura em excesso. Apliquei a edição no registro abaixo, e senti uma diferença muuuuuito discreta mesmo (se é que não foi só impressão).
Uso o brilho dela alternando entre 1/4 e 2/4, mas acho o 1 muito fraco e o 2 muito forte. Seria ideal para mim se conseguisse um valor intermediário, mas o ajuste dele não permite.

Memória, Processador e Desempenho:

Apesar, de eu continuar dizendo que é suficiente, sua memória é bastante limitada. São cerca de 16MB de memória de programa e 22Mb de armazenamento, sendo que a segunda é pouco significativa, já que a maioria prefere usar o cartão. Quando digo que os 16Mb são suficientes, é porque já me flagrei com uns 10 softwares abertos no Touch sem perda no desempenho, mas é claro que está longe de ser o ideal.
O processador dele é um TI OMAP 850 rodando a 201Mhz, que me pareceu um tanto mais competente que o do S200 ou A9100, chegando bem próximo ao nível do Treo 750, que eu considerava excelente. Não se é culpa apenas do WM6, mas não senti qualquer necessidade de usar um software de overlock.
Na hora de fazer testes com vídeo, notei algo bem estranho. Coloquei um vídeo no SD (30 fps) e rodei com o CorePlayer, rodou perfeito, sem travar. Decidi fazer o benchmark, e durante esse o vídeo rodou lento, acusando 60%. Em seguida fiz um a 25 fps e outro a 20 fps, e os resultados foram respectivamente 121% e 141%.

Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem Imagem

Bateria:

Ainda não tive como testar 100% a bateria, mas nos 1ºs testes achei um pouco fraca, no mínimo 1200Mah poderia, né?! 1100 já é demais (ou de menos). O único teste real que fiz foi medido com o UpTime Metter, usando o PPC para funções diversas e backlight variando entre os níveis 1/4 e 2/4. Seguem abaixo alguns screenshots ilustrando.
Mais recentemente, fiz um teste sem querer e passei por um aperto. Retirei ele da carga às 6hs da manhã, e as 5hs da tarde ele já estava com 22% (nesse meio tempo gravei aulas, fiz ligações, acessei a internet e ouvi mp3). Sorte que ele carrega via USB, e foi isso que fez ele aguentar até agora.

Imagem Imagem Imagem

Áudio:

O áudio é padrão, talvez com volume um pouco mais alto pelo fone. O alto-falante é traseiro e saída do fone na parte inferior. A única novidade que já tem sido usada em alguns modelos é a saída miniUSB para o fone, que não me agrada, mas talvez seja uma tentativa de solucionar o problema que ocorria com uma certa freqüência na entrada utilizada antes.
Para entrada de áudio também não há novidades, uma pequena abertura em baixo, que é para entrada de voz. A gravação externa com o resco ficou normal, mas continua deficiente para gravar ligações (apesar de eu ainda ter dúvidas se o principal empecilho é mesmo o hardware).

Conectividade:

Ele vem com BT, Wi-Fi e MiniUSB, mas perde o IR. Apesar de já estar um pouco em desuso, acho uma perda considerável, já que as vezes preciso passar dados ou arquivos para pessoas que estão com um PDA sem outra conectividade.
O miniUSB é 2.0, e como comentei acima, tem múltiplas funções: carga, sincronismo e áudio, tudo no mesmo conector. Para sincronismo e carga acho uma grande vantagem, já que é bem fácil de encontrar cabo, mesmo em lojas não especializadas.
O BT também é 2.0, e veio com algumas novidades em função do OS.

Imagem

Telefone - Dados:

Nesse ponto ele aparece como modelo básico mesmo, é triband e não tem 3G, apenas GPRS e EDGE (mas há como ativar a 4ª freqüência nele, e acredito que mais tarde surja uma ROM já com essa freqüência habilitada).
Para contextualizar, estou usando ele com chip da TIM, com o plano TIM Web de 40Mb, e aqui os resultados foram bons. A conexão é fácil, faltando apenas um botão de desconectar com acesso mais fácil (tem só no Comm Manager), a velocidade também é boa variando de 90 a 160 kbps, dependendo do horário e região.
O WM6 traz ainda o “Internet Sharing”, que permite usar a conexão do Touch para navegar no PC, de utilização extremamente fácil, no Vista foi automático. O único contra é que a navegação pelo PC fica um pouco mais lenta, quando comparada a navegação direto no Touch. Ele permite conectar-se via USB ou Bluetooth, mas eu só testei a primeira.

Telefone - Voz:

Em termos de qualidade de voz, não achei nada demais ou demos no Touch. O volume é bom tanto no auto-falante frontal, quanto no viva-foz e no fone de ouvido. A captação de sinal também é boa, tão boa quanto a do Treo 750v.
Mas, seu tamanho e tipo de tela me deram um conforto maior au usalo ao ouvido, além de que achei a discagem atravez do teclado virtual bem mais cômoda no seu caso.
O único prejuízo que notei, nao pra mim, mas para alguns usuários e para a questao de revenda, foi o fato dele ser triband (apesar de ser possivel habilitar a 4ª banda de 850Mhz).

Câmera:

A câmera do Touch é de 2Mpx, sem Flash, e com aqueles modos e controles comuns dos HTC/Qtek. Tem opção de modo esporte, burst, foto para contatos, foto com frames, video, video mms... e ajustes para efeitos, tipo de luz, aumento do brilho... Normalmente eu uso tudo no básico mesmo, e seguem algumas fotos tiradas no modo normal sem ajustes (só diminui a resolução no PC).

Imagem Imagem Imagem Imagem

Softwares & O.S.
Em relação aos softs que o acompanham, no CD vêm o Sprite Backup e o Spb GPRS Monitor, que são bastante úteis, e quase indispensáveis. Em relacao aos softs pré-instalados eu não vi nenhuma grande vantagem.
O player (Audio Manager) só traz a vantagem de construir playlists, mas muitos programas free vão bem mais além, o plugin do Today é bonito, mas pouco útil ao meu ver, eles ainda incluiram uns para configuração: SMS Service e SIM Tolkit, para os quais não vi utilidade no brasil.

Em relação ao WM6, ele está muito estável, e o único bug que vi foi que as vezes ele se conecta via GPRS sem eu pedir. O programa de busca foi aprimorado, o Internet Sharing permite usar a conexao GPRS para navegar no PC com uma facilidade incrivel...
Atual:Vivaz U1 (coming: 1 dia) + Viliv N5 (coming: 19 dias)

Ordem de preferência (01.09.2010): iOS > Symbian 5th > WM > palmOS > Symbian 3rd > Android
Nunca usei (01.09.2010): Maemo = Symbian^3 = Meego = WebOS

:arrow: Blog "na ponta do dedo": http://napontadodedo.com
:arrow: Siga o blog "na ponta do dedo" no twitter: @napontadodedo

Feirão do bleony
<<

ric2801

Data de registro: Sáb Dez 16, 2006 7:37 pm

Twitter: @

Mensagem Sex Ago 17, 2007 11:47 am

muito bom o review bleony, tirou varias duvidas, valeu.
iPhone 3G/ PEG-UX50 / PEG-TH55 / PEGA VR100K
Imagem
(ex:) M130 - Zire71 - Zire72 - iPAQ 3970 - Treo 650 - MPx220 - Clié NR70V - iPAQ hx4700 - Axim X51V - Clié NZ90 - QTEK 9000 - P910 SE - Treo680 - Atom Exec
Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/ric2801/sets/
<<

tridi

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 3:12 pm

Mensagem Sex Ago 17, 2007 9:34 pm

Legal, bleony. No frigir dos ovos os melhores aspectos são o tamanho e a ergonomia, já que o TouchFlo não te animou? E o soft keyboard, sem chance de usar com o dedo?
diamond artemis axim treo ipaq zire
<<

hotmar

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 11:19 am

Mensagem Sex Ago 17, 2007 11:12 pm

bleony, parabéns pelo review! :D

Gostei do tamanho diminuto dele, mas parece que a tela é de ótima qualidade! :D

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Mensagem: "Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40:31).
Valores Reais: realize aquilo que tem valor para você. :wink:
<<

g0ham

Data de registro: Ter Ago 14, 2007 8:27 pm

Mensagem Qua Ago 22, 2007 3:48 pm

Otimo review Bleony!!!

Li várias vezes por sinal pra nao fazer besteira!!! :D

Abraços

Retornar para Equipamentos e Acessórios [windows mobile]