Moderador
Data de registro: Sex Dez 15, 2006 7:26 am
Twitter: @maemeteiro_N900
O que vocês estão achando desse oba-oba em cima do iPhone?
Desde que foi anunciado, se não me engano no início do ano ou pouco antes, o que mais ouço falar sobre este aparelho são comentários acerca de suas funções inovadoras, que ele será um marco para a tecnologia móvel e, até mesmo, da computação em geral (segundo a revista Época desta semana, que fala até em separar a história da tecnologia em Antes do iPhone e Depois do iPhone...
Mas aí é que vem a encrenca: quando os editores e repórteres começam a descrever a tal inovação fantástica, descobrimos que eles estão falando... da touchscreen. Peraí, tudo bem, nós que somos mais viciados nestes assuntos sabemos que não é bem por aí, que a inovação mesmo está na multitouchscreen, aquela função que possibilita mais de um toque de cada vez na tela, e na possibilidade de se controlar o aparelho sem qualquer botão, mas a coisa é explicada de tal forma que fica parecendo que o simples ato de tocar na tela e ela responder já representa a última palavra tecnológica. Mas sabemos que esta tecnologia já existia em escala em 1996...
Daí surgem aquelas famosas situações curiosas. Estava eu no ônibus puxando emails no meu Treo, enquanto um homem de seus 40 anos, engravatado, fitava meu equipamento consistentemente. Após alguns segundos, não se contém e solta um:
- Mas já lançaram?
- Lançaram o quê? - respondo eu
- Este iPhone...
- Não, este aqui é o Treo, já tem alguns meses que está no mercado - expliquei.
- Mas como pode? - insiste o homem
- Como pode o quê?
- Como pode ter sido lançado há meses se vc está usando toques na tela? Ao que eu saiba o iPhone é o primeiro a permitir isso - finalizou o senhor com ar de entendido no assunto.
Em suma, as coisas são colocadas de tal forma, que acaba confundindo os mais leigos no assunto, que passam a tomar como absurdamente inovadoras uma tecnologia que já completou sua primeira década. A consequência disto é óbvia: o iPhone passa por ser muito mais inovador do que realmente é (não nego que seja, mas tendo a tomar tal inovação na sua devida proporção), gerando uma legião de consumidores ávidos por consumí-lo a qualquer preço.
Estratégia de marketing da Apple? Tenho quase certeza. Estaria a imprensa figurando como parte integrante desta estratégia? Certamente. Conscientemente? Aí já creio que não.
Tendo a acreditar que o que está havendo em torno do iPhone se deve muito mais à ignorância da imprensa de massa sobre o assunto do que a uma atitude deliberada da mesma. A Apple, valendo-se disso, divulga notícias estrondosas baseados em especificações parciais de seu produto. O touchscreen é bom? Claro que é. As pessoas que o conhecem gostam dele? A imensa maioria. É a maior inovação do iPhone? Não acredito. Mas se a crença nisso ajudará a aumentar as vendas, que seja, a Apple não irá contra isso. Mas creio que, desta forma, ela deixa de relevar outros elementos muito mais inovadores de seu modelo, que, sem dúvida, provocará muitas inovações daqui para a frente. A tela sensível ao toque não será uma delas...
O que vcs acham disto? Estou viajando ou tem algo aproveitável nessa minha opinião?
Abraços,
Ex-PDA's: HP 95lx - Casio PV-S450 - Palm M130 - Palm Tungsten T3 - Dell Axim x50v - Palm Pilot "turbinado"
Ex-Smartphones: Nokia N-Gage - Motorola MPX220 - Nokia 9500 - Motorola Q - Palm Treo 700wx - Sony Ericsson P910a - Nokia E51 - iPhone 8GB - Nokia N82 - O2 XDA Exec - iPhone 3G 8GB "black" desbloq. com YesSim - iPhone 3G 16GB "black" desbloq. com Gevey3G - HTC TyTN II - BlackBerry 8220 Pearl - iPhone 3G 16GB "white" oficial Claro - Nokia E71 - BlackBerry Bold - HTC Touch HD - iPhone 3G 16GB "black" desbloqueado com ultrasn0w - Motorola Backflip
ATUAL: Sony Vaio VGN-CS320J/Q - Sony Vaio VGN-P730A - Sony PlayStation 3 80GB - Sony PSP-3001 - Amazon Kindle Global Wireless - Sony CyberShot DSC-W100 - Apple iPod Touch 64GB - Nokia N900
... and the hope always survives!!