Review + Review Comparativo doTreo 750v [ATUALIZADO 22.07]
Design e MadeOf:
Baseado no Treo 680, já sabia que iria gostar desse ponto do 750v, porém, acabei gostando até mesmo do que imaginei que não fosse gostar.. Em geral, é tudo igual ao 680 mesmo, uma ótima pega, se ajusta bem à mão, fácil acesso às teclas, ou seja, comparando com o 700wx, da pra dizer que pegou tudo de bom dele e ainda melhorou.
Quanto às surpresas que comentei, ficaram por conta, principalmente, da cor. Achava que iria antipatizar muito com o tal azul noite, mas em conjunto com os detalhes prata, ficou muito bonito... mas ainda assim preferiria que fosse preto.
Outra diferença para o 680 é seu corpo meio emborrachado, mas particulamente não gostei, pois fica mais marcado (confesso, que depois do z72, fiquei com medo de descascar, mas como não li nada disso até agora, posso ficas sossegado). Mas acho que é mais frescura de começo mesmo, pois hoje nem reparo tanto nisso.
O teclado é idêntico ao do 680... mas, talvez, uma vantagem sejam a maioria das teclas pretas (diferente o 680 onde a maioria é branca), que é mais difícil de sujar.
Assim que conseguir uma câmera, tiro umas fotos reais dele para postar aqui e dar uma idéia melhor. Mas, podem acreditar, o modelo é muuuito bonito mesmo, merece pelo menos uma nota 9.
Tela:
Apesar de, na minha opnião, não tirar o mérito do aparelho, a tela acaba sendo o único ponto negativo desse equipamento (até porque desconsidero a falta de wi-fi, já que eu não uso mesmo).
A resolução de 240x240 prejudica um pouco a beleza dos detalhes dos ícones curvas e tal, além do tamanho não ser muito agradável para ver vídeos e fotos por exemplo. Porém, pensando mais além, talvez haja incompatibilidade de softs com uma tela 320x320 (só possivel no WM6), além de convertendo bem os vídeos da pra conseguir um bom ajuste (dicas no 2º post)... além das demais qualidades do Treo acabarem compensando isso
|Essa tal quadrada, além dos vídeos e fotos, só achei prejuízo para a personalização do today com plugins. Fora a questão do formato/ resolução, que é a mais importante, o restante é muito bom: agradável ao toque, boa resposta e bom ajuste de luminosidade.
Memória e desempenho:
A ROM que estou usando parece deixar um pouco a desejar em termos de memória, comparando às ROMs de WM5 que vi em reviews. Ficam aproximadamente 45Mb de Storage livres, e 26Mb de Program. Estou usando um MiniSD Nokia de 2Gb, que está 100%.
Quanto ao desempenho, acho que não é nem para se queixar, nem para elogiar; se bem que o único PPC que mexi que dava realmente para elogiar o desempenho foi o iPAQ hw6915.
Roda tudo perfeito, inclusive multi-tarefa sem problemas, o benchmark em vídeos é bom (consegui algi próximo a 230% com um vídeo a 24fps), mas acho a "navegação" meio lenta. Navegação digo a abertura de menu, gerenfiamento de arquivos.
ATUALIZAÇÃO DE 13.07: Como comentei no fim do review, depois do downgrade (WM6 para WM5), consegui ficar com mais espaço livre em RAM e Storage, além do desempenho ter melhorado consideravelmente.
Bateria
Não consegui testar a bateria direito ainda, mas me parece estar durando pouco, menos que a do Treo 680. Não sei se é pelo OS ou se está com problemas. Hoje vou dar uma carga completa à noite, e testar amanhã pra tirar a conclusão.
Conectividade:
Nem vou falar da questão do wi-fi, pois penso que quem opta por um Treo 750 não faz muita questão desse recurso. Seu BT é igual ao do 700wx e da maioria dos PPC's com WM5, carente de recursos. Ainda não pude testar na prática, mas sou a favor dos PPCs que mantiveram o driver da Widecomm, como o tal iPAQ hw6915, e outros.
A porta IR na lateral também não deixa de ser um ponto negativo para o uso como controle remoto (que é a principal funcionalidade do IR).
Telefone:
Estou usando ele na VIVO, mas não tive graandes oportunidades de testar com ligações, dados, muito menos os tais 3G que não aparecem aqui pelo Brasil. No pouco que pude testar como telefone, a qualidade das ligações foi perfeita, sem qualquer problema.
Apesar de não testar dados, posso dizer que em todo local que fui etava o "Ezinho" indicado lá. Não sei se a disponibilidade do EDGE está tão ampla na Vivo, ou se é o mostrador que é bugado mesmo.
Além disso, vale lembrar de toda funcionadlidade dos softwares extras dos Treo com Windows Mobile, como o programa de SMS, o plugin que permite discar direto pelo today, entre outros.
ATUALIZAÇÃO DE 13.07: Com WM5 o tal "Ezinho" não está mais lá, ja que estou sem crédito (fica aquele sinal de desconectado), então acho que o indicativo de EDGE de antes não era confiável.
OS e Softwares:
O meu não veio com nenhum software extra, já que estão no CD que não veio com o meu, então, vou falar apenas do OS mesmo, que, no meu caso, é o WM6.
É, meu treo 750v veio com WM6, apesar de ser "v", a ROM do WM6 que está nele é cingular. Traz todas funcionalidades e enfeites do WM6, não posso dizer sobre ganho ou perda de desempenho pois não chjeguei a usa-lo sem.
Infelizmente, notei um péssimo bug nele: tem alguma coisa que mudo nas configurações que faz o auto off do sistema e do backlight desativarem. Não sei, alguma coisa que faço que eles param de funcionar completamente, mesmo sem nenhum software extra instalado.
ATUALIZAÇÃO DE 15.07: Há pouco tempo que fui reparar... a ROM da Vodafone que estou usando não vem com o MSN nativo. Achei o .cab AQUI e está funcionando perfeitamente.
Conclusão provisória:
Achei o 750v demais mesmo, excelente. Rápido, estável e com boa funcionalidade tanto como pda quanto como telefone. Me decepcionei, pois estava animado com o WM6, que acabou não correspondendo, e estou tendo um pouco de dificuldade de passar a ROM da Voda de 1.12 para 1.16.
Mas, talvez, o único problema real que estou tendo é com a bateria, que parece estar com a duração meio prejudicada. Esperava que durasse ao menos o mesmo do Treo 680. Mas... vou esperar um pouco para poder falar ao certo.
REVIEW ATUALIZADO EM 13.07
O tal bug do WM6 ficou mais estranho, pois parecia não depender apenas de um fator, estava normal e derrepente começava com isso, até que hoje acabou drenando minha bateria bem rapido, já que ficou ligado direto das 13:00 as 19:00.
Então resolvi colocar o WM5 nele (em plena 6ª feira 13... haaaaaaja coração). Tentei rodar o update pelo PC e nada, mas consegui "flashando" a ROM via SD (depois até ponho um passo-a-passo aqui, pq foi duro achar isso no xda-developeres).
Em fim, acabou tudo bem. Agora estou com WM5, surpreendentemente com um ganho na velocidade, a RAM passou de uns 27Mb para aprox. 32Mb, e a Storage de 44Mb para 64Mb, e por enquanto só percebi melhoras. Ainda não testei os programas nem a bateria depois do downgrade, mas quando tiver resultados posto aqui.
REVIEW ATUALIZADO EM 15.07
O sinal dele é bem bom, conseguiu inclusive captar a rede da claro em um local onde só havia conseguido com o MPx200. Porém, sem acesso a dados.
Em áreas com sinal fraco, notei uma grande confusão na busca de rede. Com o chip da vivo ele só achava as operados que operam em 900Mhz, com o da Claro ele só achava o da Vivo
Felizmente, a bateria parece estar se mostrando melhor que no começo. Ontem aguentou de 9 as 23hs, com pouco uso de PDA, pouco de celular, e bastante câmera.
Hoje com uso um pouco menor, mas com mais uso de GPRS, ela nem chegou a 50% ainda, sendo que está ligado desde as 10hs (acredito que dure mais por nao estar procurando a rede.
A câmera dele é bem básica, principalmente para quem teve um N73 nas mãos. Mas, é um pouco melhor que eu esperava, superior ao Treo 680, e da pra quebrar um bom galho. Alguns exemplos (sem qq tratamento):
ps. algumas fotos estão meio tortas, pois todas (exceto a que aparece a barca) foram tiradas de dentro de um carro em movimento.
Ordem de preferência (01.09.2010): iOS > Symbian 5th > WM > palmOS > Symbian 3rd > Android
Nunca usei (01.09.2010): Maemo = Symbian^3 = Meego = WebOS