1º Post : R3vi3W N73

<<

labalbi

Data de registro: Seg Mai 28, 2007 3:22 pm

Mensagem Seg Mai 28, 2007 3:59 pm

1º Post : R3vi3W N73

Parabéns ao Bleony por tal iniciativa deste fórum .
Pretendo pousar aqui com mais frequencia.
Essa é minha contribuição inicial . Talvez alguns já tenham lido o review no PF , mas caso não o tenham lido , espero que gostem . Abraços !

Sympower :
Review Nokia N73 – firmware v3.0705.1.0.31 RM-133 (versão Music Edition )

Dados Técnicos
Nokia N73
GSM bands - 900, 1800, 850, and 1900 MHz Edge, 3G
Categoria Smartphone

Sistema Operacional Symbian OS S60 9.1 3rd EditonSite oficial : http://www.nokia.com.br/nokia/0,8764,98123,00.html

Prefácio

Como substituir o campeão N70? Como competir com em fotografia com a SE ? Como ? Como...
A Nokia achou que o N73 seria uma boa resposta a essas perguntas. E será que foi mesmo? Será que o N73 logrará êxito (eu adoro essa expressão!) no mercado brasileiro? Ele tem características, appeal para tal? Veremos nesse review e nos comentários subseqüentes.
Como podem perceber, já não é este o primeiro review que faço neste formato com essas divisões. Pretendo continuar assim, devido aos elogios que tenho recebido. Obviamente, por ser este um smartphone mais funcional, o review terá mais divisões internas e será mais extenso.
Novamente, a intenção aqui é apontar prós e contras, sempre com bom senso e sem emoção. Ainda nos meus tempos de Palm OS eu usava a seguinte frase na minha assinatura: “Symbian é a resposta ?”. Depende de quem pergunta é a resposta mais correta , hoje.
Bem, temos que dar a palavra a Nokia, não é mesmo? Vejamos o que ela tem que dizer então ! A foto abaixo reproduz parte do folder promocional do N73 no Brasil. O modelo faz uma cara meio dúbia.
Imagem

Estaria ele pensando: “Uau, que som é esse???” ou “Uau, que som é esse !!!” e segundo exposto no site da Nokia : “Seus melhores momentos não vão te abandonar.” Tudo isso é verdade, fato concreto ou lenda , ficção, conversa pra boi dormir ?

PARTE I

Em primeiro lugar lembremos da data deste review : abril de 07. O boom de vendas do N73 está começando somente agora no Brasil com a sua venda em grandes magazines e em sites seja desbloqueado ou em operadoras como a Claro atrelado a um plano(na data de hoje R$ 599,00 no plano de 200 minutos por R$ 105,00 ao mês).
Lá fora, contudo, já se vai quase um ano desde o aparecimento dos primeiros reviews e o grande equipamento do momento é o poderoso N95. Ou seja, não é mais um lançamento.
De qualquer forma, com suas características poucos são os concorrentes e percebemos, dentro da própria Nokia, uma concorrência com o N80, seu primo mais parrudo, como até temos obervado em alguns posts do Palmforum onde vários participantes ficam em dúvida entre este ou aquele.
O N80 é o faz tudo, mas não brilha em nada. E quando digo não brilha, não levo a uma conclusão de mediocridade. O N80 apenas não se se destaca no mercado em alguma função específica mesmo sendo mais completo do que o N73 se olharmos a questão de especificação de hardware apenas (o N80 tem wifi, por exemplo). Ao contrário do N73, cujo desempenho da câmera é extremamente elogiado e como veremos, comprovado.
Tendo isso posto, chegou a hora de apresentar, caso você ainda não conheça o N73, o nosso revisado do momento. Senhores e Senhores, o Nokia N73!
Imagem

Para justificar a conversão de horas de trabalho/economia em reais para lucro da Nokia, o N73 te seduz com:

• Radio
• Bluetooth 2.0
• IR
• EDGE
• Sync com Outlook
• USB Mass Storage
• Câmera de 3.2 mpx autofocus Carl Zeis e filmagem em CIF
• Mp3 player
• Dual speakers
• Tela de 2.4”
• Symbian 9.1 3rd Edition

No pacote vem:

• O celular...
• Bateria Li-Ion 1100 mAh (BP-6M ) . 2 horas para carga completa.
• Carregador rápido
• Cartão 512 Mini SD . Menor e mais barato do que MMC´s.
• Cabo de dados CA-53
• Manual
• Guia rápido
• Fone de ouvido estéreo
• Adaptador para carregador
• Strap de couro
• Limpador de tela preto

O que faltou no pacote:
• Protetor de tela
• Bolinha anti-stress com logo da Nokia
• Vale desconto na compra de qualquer produto Nokia
• Adesivo para carro “Eu amo meu Nokia”
• Uma faceplate extra
• Uma case

A Nokia fez um bom pacote para o N73. Em minha opinião, faltou um kit de proteção de tela. Faz falta de verdade. Seria bom proteger a tela de 2.4” assim que ela chegasse.
Na verdade, o N73 até vem com um plástico muito bonzinho protegendo a tela, o problema é que este vem com um “N Series” inscrito como se fosso uma marca d´água .
Atrapalha para ver a tela um pouco. Talvez você o queira manter até comprar uma protetor de tela adequado. Outro item seria um case. Ainda que simples , útil até que se adquirisse outro mais ao gosto do comprador.

Atualizado : Segundo o usuário damaper é possível retirar a inscrição "N Series" usando uma gota de azeite e cotonete "

AtualizadoInstalei uma película da marca Clarivue ( www.clarivue.com ) e o resultado foi muito bom . Levei mais de uma hora pra instalar , mas isso se deve unicamente ao fato de eu ser o pior instalador de películas do Universo conhecido. Foi assim em cada pda e smart que tive. As películas me odeiam e as partículas de poeira e bolhas me adoram . No fim , tudo certo. Recomendo as películas. São realmente anti poeiras e anti brilho...

Fotos do Unpacking/Unboxing você encontra aos torrents na internet

PARTE II

HARDWARE

Olhando

Não. Ele não é bonito. Tampouco é feio. De qualquer forma essa adjetivação é um tanto quanto subjetiva. O N73 tem o clássico design Nokia em forma de barrinha com cantos arredondados. Um form factor já conhecido do público. Clean, harmonioso, mas sem ser imponente, belo.
Compare com um LG ou até o Samsung D900, por exemplo. O N73 te cativará por muitos motivos, mas não pela beleza. E sinceramente, um smartphone não é exatamente o melhor lugar para se procurar por um design atrativo ou belo. Talvez os novos smarts da LG e da Samsung me desmintam, contudo.
Bem, lembram daquela história da moça prendada ? Pois é , um termo antigo mas que ilustra bem. Se o primeiro elogio que a moça recebia era ser prendada, podia crer que não era bonita . Sem ser machista, aplico para os homens , caso o primeiro elogio fosse “trabalhador” ou “simpático”. Uma volta ao mundo pra dizer apenas que o design é apenas discreto e correto, o que para muitos , é essencial e louvável pois não querem chamar a atenção.
De qualquer forma , acho que a Nokia cometeu um pecado aqui. Vejam a distancia entre a parte debaixo da tela e o início do teclado. Grande não? São exatos 0,6 cm , mais ou menos.
Não consigo entender tal distancia. Isso contribui para um desbalanceamento ou um balanceamento do design por causa da tela grande? Ficaria pior se o smart fosse 0,6 cm mais curto? Do jeito que está, dá até pra bolar um adesivo e colar ali. Ou torcer para os criadores de faceplates serem criativos pra aproveitar o espaço.
Também não gostei do frame prateado em volta das teclas de função. Esse prateado foi repetido no recém lançado N95 e lá o resultado ficou até pior, pois este é maior ainda do que o N73. Não é algo que incomode tanto assim, contudo e vai variar do gosto pessoal de cada um, com certeza.
Em volta da tela há uma pequena protuberância muito bem executada e com excepcional acabamento. Protege a tela e dá um ar retrô ao N73.
Aliás, é preciso elogiar a Nokia pelo acabamento esmerado do N73, que é muito, mas muito bom mesmo. Quanto as cores, um cinza fosco na parte da frente e na traseira muda de acordo com a sua opção.
O modelo avaliado tem uma cor vinho, forte , bem fechado . Diria um Shiraz, complexo, denso e tânico, entenderam?
O N70 era mais ousado e mais bonito. Um N70 com a tela maior e teclas maiores no teclado seria ideal. Comparando um N70 com o N73 parece que houve um retrocesso em termos de estilo, visivelmente. Em termos de acabamento, não. Mas ainda acho a solução do N70 melhor no que diz respeito a proteção da câmera .
Aquele frame em aço escovado do N70 irá fazer falta.
Imagem
Mas julguem por si próprios. Os já afamados, pra bem ou pra mal, designers da Nokia fizeram um trabalho muito legal.
Sobre o backlight. Nas teclas numéricas e de função a cor é de um azul claro forte, bem visível. As teclas de “Call” e “End” possuem um verde e vermelho bem marcantes também e não comprometem o uso do smart à noite.

Pegando
peso & medidas

116 gramas. Contra 126 gramas do N70. Talvez eu esteja mais fraco de uns tempos pra cá , mas eu acho o N73 mais pesado que o N70! Mas pode ser só impressão e pretendo confirmar isso com o tempo.
Mas comparemos com o N70 , já que o N73 é a evolução real deste( e não o N71 e o bizarro N72, lançado não sei pra quê). O N70 tem suas dimensões em 108.8 x 53 x 21.8 mm, 95.9 cc. O N73 tem 110 x 49 x 19. Ou seja, segundo os números, ele só é mais alto, mas é mais magro. Algo não me convence disso, precisava de um N70 ao meu lado pra “sentir” essa diferença na mão.
O N73 não é leve , mas também não é pesado. Isso se você levar em conta que leve é algo com menos de 90g e pesado ficaria em algo com mais de 140g. Percebe-se que o N73 está no meio dessas categorias. Aliás, é errado avaliar o peso de um celular apenas pela sua massa em gravidade normal. O mais importante é a relação grama por centímetro cúbico O N95 tem apenas 120g e é bem maior do que o N73. Possivelmente ele ira “parecer” bem mais leve do que o N73.

teclado

A boa notícia é que é melhor do que o do N70. Mas , caso você nunca tenha manuseado um N70 na vida , essa informação é irrelevante , certo ? O N73 tem um bom teclado e ponto. Nada mais do que isso. As teclas tem tamanho adequado excelente resposta táctil e o “2” não divide espaço com o pad/joy como no 6681, por exemplo.
No N70, o teclado era mais bonito em acabamento tipo escovado, mas era bem menor e por vezes , difícil de se usar. Caso você tenha mãos e consequentemente dedos muito grandes, talvez fique um pouco difícil não esbarrar em algumas teclas não desejadas. As teclas de função têm bom tamanho e estão bem separadas.

joy/pad

Quem acompanha meus posts talvez se lembre das críticas ferrenhas que fiz ao joystick do 3250. Como vocês já perceberam pelas fotos, o N73 abandona o pad e adota um joystick. Acho que a Nokia conclui que as vendas altas do 3250 eram devido ao joystick e resolveu colocar um N73. Péssima decisão. Péssima decisão. Péssima decisão. A repetição não é por acaso. O 6681 tinha um pad fantástico, super elogiado. Mas dividia espaço com a tecla “2”. E isso era motivo de reclamação. A Nokia resolveu este problema no pad do N70, mas diminuiu o tamanho.
Agora , resolveu tirar o pad e colocar um joy, o que não é bom. É inusável? Não, já me acostumei. Nada que uns dois dias de uso pesado não fazem. Mas porque retroceder? Usar uma solução que praticamente todos reclamam e não traz conforto ao usuário. Parece que o erro foi corrigido no N95. Ou então , a Nokia tem grupos de engenheiros diferentes na hora do desenvolvimento .
Um “pad” team e um “Joy” team . Infelizmente o N73 caiu nas mãos do “Joy” team . You will not enjoy the joy ! (Desculpem a piada, só dá certo em inglês).

Slide/Flip/Partes Móveis

Bem, o N73 é barrinha. A única parte móvel é o slide traseiro que cobre as lentes da câmera. Ainda é cedo pra prever a durabilidade deste mecanismo bem como se ele vai ficar frouxo. O que acontece é o fator “crack” aqui. Em alguns momentos, ouve-se um “crack” aqui e acolá. Mas não é uma sinfonia como muitos apregoam como sendo um defeito grave do N73. Piora um pouco caso você seja um ás na hora de digitar SMS, pois aí os seus apertos ficam mais constantes e consequentemente os “cracks” ouvidos .
Fique atento na hora de comprar faceplates para o N73 na questão da qualidade. O mecanismo funciona bem e não tenho certeza se os genéricos irão ter a mesma maciez e resistência no funcionamento. A conferir.
Em cima do N73 um botão Power de fácil , fácil acionamento, ao contrário de muitos e muitos Nokias. Apertando o botão rapidamente você poderá também trocar de perfil, remover cartão, travar o telefone. Do lado direito um botão para aumentar e diminuir o volume/zoom e outros dois , um da câmera e outro pra rever a última foto tirada. Importante ressaltar que não é difícil retirar a tampa traseira para a troca de sim card ou bateria.
Quem já teve um 6230i sabe o quão difícil esse simples processo pode se tornar às vezes. A outra parte móvel seria a proteção do cartão de memória. Aparenta fraqilidade , mas é difícil de ser retirada para a troca do cartão. O ideal seria comprar um cartão suficiente para que você não precisasse ficar trocando o tempo todo. Eu recomendaria isso pra não deixar essa proteção frouxa ou quebra-la inadvertidamente.

conectores

O conector do N73 ainda é o arcaico modelo proprietário da Nokia, outros modelos já adotam o mini-usb. Na conexão com o carregador outro problema.O plugue macho é a versão mais fina e não consegue ficar muito bem afixado no N73. Pegar o N73 na mão enquanto é carregado é pedir para o plugue do carregador sair.
A falta de um conector para áudio 3.5mm ou até mesmo 2.5mm é lamentável e incompreensível. Não seria possível no lugar do conector bizarro , colocar um mini usb e um conector de áudio normal ?

Manuseando

startup
Não é lento não. E a musiqueta inicial da Nokia aparece toda. Ao contrário do meu 6600 onde pulava parte da melodia, do vídeo. Que tristeza! Como isso é totalmente irrelevante e supérfluo fica aqui no review só pra ajudá-lo a ficar maior ainda...

volume/qualidade das Ligações
Excelente. Voz límpida e clara como água de geleira. O volume também não precisa chegar ao máximo.

volume/qualidade do altofalante
Excelente. Excelente. No rádio e no mp3 e principalmente no viva-voz . Alto e claro, como deveria ser.

volume do ringtone/vibracall
Não vibra como a torcida do Mengão que faz tremer o chão. Não anda sobre a mesa como meu ex-6600, mas o vibracall é muito bom.

Finalmente! Finalmente. Um smart que é tão bom quanto o 6600 nas funções de voz ! E ainda tem viva voz melhor ! Não há decepções aqui !

bateria

Depende do uso. Comigo tem durado 3 dias inteiros, mas com pouco BT . Acho que deve cair pra 2 no uso com BT o dia inteiro .

tela: brilho, cores e tamanho

Primeiro os números crus : 2.4 polegadas (37x50 mm) e 262 cores (TFT) e resolução de 240x320 pixels. A tela é excepcional em todos os sentidos! Visão, brilho, tamanho. Não há como não gostar da tela do N73 em nenhum sentido. E aqui, abro uma discussão. A proposta da tela do N73 é mais inteligente do que a do N80. A tela do N80 é muito pequena para aquela resolução toda. Alguns programas, textos, ícones, ficam pequenos demais nela.
Acho que a Nokia achou a equação perfeita nos 240x320 do N73. Talvez no N95 a resolução do N80(352x416) ficasse melhor, mas o tamanho físico da tela do N73 ficou casou-se perfeitamente com a resolução adotada.
Contudo, percepção visual é algo que muda de usuário a usuário. Recomendo uma ida a um quiosque Nokia para tirar as suas dúvidas e ver de perto a tela do N73 cujas fotos na internet não dizem o que ela é.
De qualquer modo a Nokia fez um trabalho primoroso e até no sol a tela não decepciona.
Abaixo você confere duas telas do freeware MobiReader e pode concluir se a quantidade de textos que cabe na tela do N73 é suficiente para suas necessidades ou não.
ImagemImagem

Agora , veja esse exclusivo comparativo que fiz para auxilia-lo ainda mais na percepção do tamanho da tela do N73
Imagem

acessórios

Bem. O cabo de dados tem um conector muito bom. Quanto ao cabo do fone é muito firme e não passa a sensação de que vai soltar fácil.
O carregador carrega leva 2 horas segundo a Nokia para completar uma carga. O tom negativo fica por conta dos fones de ouvidos. Para um smart cujo folder tem como mensagem “ A música nos conecta” , os fones de ouvidos são simples, porém bem construídos .
A recomendação é adquirir o kit “3250” com adaptador AD-41 e fone HS-20 para extrair o que há de melhor no som do N73.

PARTE III
SO/INTERFACE COM USUÁRIO/APLICATIVOS/AFINS

Symbian. O N73 roda Symbian. A versão mais atual está na 9.5 . O N73 roda a versão 9.1. Tela Today , atalhos e todo o Sympower .
Agora o SO está mais desenvolvido, estável, mas os programas precisam ser certificados. A oferta ainda não é a mesma da série 60 versão 7 e 8 mas aumenta a cada dia .
É o futuro do Symbian. Ao contrário dos S40 você não irá conseguir visualizar eventos de outros dias na tela today. Não há aquela setinha na barra dos dias possibilitando isso. Uma pena. Mas não é isso que irá depor contra o N73. Aliás , é óbvio que as turmas de desenvolvimento são totalmente diferentes para a S40 e S60. Devem ficar em prédios diferentes e se encontrarem apenas nas festas de fim de ano. Na interface imediata com o usuário os S40 estão na frente, infelizmente.
O exemplo acima de visualizar eventos de outros dias na tela today pode-se unir a possibilidade de tirar o som da câmera em qualquer perfil e ter acesso a perfis programáveis. Tudo isso somente nos S40.

processador

A Nokia perdeu a oportunidade de colocar um processador melhor no N73.
Os 221 mhz são os mesmo do N70 e até do 6681. Contudo, a sensação geral é que o N73 é mais rápido do que o N70. Aplicativos como o galeria ainda demoram um pouco pra abrir. Discutimos muito o quanto alguns segundos podem atrasar a vida de alguém e no geral acaba-se acostumando com a boa velocidade do N73. Mas não é um smartphone ultra rápido .
Não é . E ainda continua-se dependendo muito do tema usado , que influi diretamente na velocidade . OS S60 3rd Edition são mais rápidos por causa de aprimoramentos no SO. Poderia ser mais rápido, certamente.

tela today

Ao contrário dos S40 você não irá conseguir visualizar eventos de outros dias na tela today, como dito. Não há aquela setinha na barra dos dias possibilitando isso. Uma pena. Mas não é isso que irá depor contra o N73.
São 6 atalhos configuráveis na barra ativa e a tela today mostra ainda o calendário , as tarefas ativas e caso esteja tocando alguma música ele mostra o nome, ou o nome da rádio. Lembrando que essa tela ativa pode ser desativada caso você queira.
Tela Today do N73 normal , sem atualização
Imagem

atalhos

Tudo à mão ! São 6 na barra ativa , mais 2 nas teclas de função e mais 4 disponíveis na tecla muiltimedia( *). 12 atalhos.
Instalando programas como o Smart Settings, o número aumenta ainda mais. Caso a barra ativa esteja desativa você poderá configurar atalhos para usar com o joystick também.

menus

Podem ser organizados do jeito que o usuário quiser. Mudar a ordem, criar novas pastas. Tudo o que é instalado no smart vai pra pasta “Applications”. De lá você poderá colocar jogos na sua pasta “Jogos”, por exemplo.
Os menus aproveitam a tela grande do N73 , mas também podem ser organizados em listas , ao invés de grades de ícones.
Menu em Lista
Imagem

Nada de novo no front. Infelizmente. Programável é o que há. Você vai até o perfil e diz que horas ele deve acabar! Show de bola! Após a sessão de cinema o perfil volta automaticamente pro anterior e você não precisa se preocupar de lembrar. Só seria melhor se também pudesse ser incorporado ao calendário.
Explico: você salvaria um evento e dentro das opções do evento como duração, você poderia dizer qual perfil o telefone deve ficar. Imagina só, nunca mais ter que botar no silencioso nas suas aulas que se repetem durante todo um semestre. Aliás, isso já deveria ser possível no Outlook mesmo. O problema é que cada fabricante chama seus perfis de um nome diferente.
De qualquer forma é inacreditável que nenhum Symbian tenha a opção do perfil programável manualmente. Celulares antigos da Nokia já a possuíam! A Nokia colocou uma nova função nos perfis , contudo . Se você a ativar, cada vez que alguém que esteja salvo nos seus contatos te ligar, você ouvirá o nome desta pessoa. Assim você (e todos em volta) saberão que está ligando antes de você resolver se atende ou não. Útil ? Você me diz...antes que me esqueça , são 5 perfis , editáveis .

contatos

Infinitos. Até o fim da memória. Na prática, o suficiente para todos. O interessante aqui é que você pode fazer a discagem por voz sem precisar “ensinar” o N73 antes. Comigo isso não funcionou direito. Pode ser que não esteja falando corretamente o nome da minha esposa. Vai saber... Discagem direta também está disponível. Segure o número e voi-lá . Pode botar um ring por contato, pode-se criar grupos também, o que é útil na hora de enviar as sms.
Já estava na hora da Nokia copiar ou fazer algo parecido com o fantástico Smart Dialing presente em vários PPC PE que faz uma espécie de previsão dos possíveis contatos para os quais você vai discar de acordo com as teclas pressionadas. Sensacional.
Os contatos suportam uma imagem associada, mas na hora de inserir essa imagem é preciso que a mesma já tenha sido tirada. Ao contrário de outros modelos, onde é possível adicionar uma imagem “da câmera” na hora de editar o contato. Então, tire a foto antes e depois vá em contatos e mande adicioná-la.
Os contatos não são categorizados, mas a Nokia inseriu uma característica nova para os mesmos. Na hora em que você recebe a ligação, se o contato estiver previamente salvo na sua agenda , o N73 diz pra você quem está chamando. Isso funciona a contento. Mas o som é metalizado e não é tão alto.
Mas se você estiver no carro com seu fone BT pode ser extremamente útil, pois não será preciso nem mesmo olhar pra tela do smart pra ver quem está te ligando.

sms

Aqui a saudade da S40 é grande. Primeiro porque não dá pra acessar uma lista com os nomes recentemente usados no envio de sms como nos S40 atuais e nos SE antigos. Também não há emoticons e nem ajuste do tamanho da fonte (ainda que não precise, devido ao tamanho da tela). De resto, o mesmo continua firme e forte. Há possibilidade de enviar via grupos ou marcar vários contatos ao mesmo tempo de forma bem prática. Como podem ver, cabe muito texto na tela do N73.
Imagem

alarme

Aqui é onde os S60 continuam apanhando dos S40 . Um alarme e não dá pra configurar o tempo da soneca, nem acordar ouvindo o rádio. Um alarme e simples. Nada de configurações de dias da semana, por exemplo. Solução? Alarm Manager , um programa de 3ºs.

rádio

Não tem onde inventar e nem pode. Procura manualmente ou entre as salvas, aumenta e diminui o volume, salva e deleta estações com grande facilidade. A preocupação é a recepção. A do N73 é a melhor que já vi num smart/celular. Fiz o teste no meu local de teste e pegou ótimo dentro do bolso !!! Muito bom mesmo. No fone de ouvido você troca entre as rádios salvas e aumenta o volume. Outra coisa: quando se acessa a câmera o rádio não pára de tocar .Não há RDS e sim Visual Radio, que na prática é inútil em quase todo o mundo.
Tela principal
ImagemImagem

mp3

Excelente som mesmo com os fones fornecidos(Nokia HS-23). Falta um pouco de grave nos fones, mas com adição de um fone melhor o som melhora. O player é bom, com direito a playlists, equalizadores pré-definidos, reforço nos graves. Mas o design do player original é muito ruim, com ícones pequenos dispostos na lateral esquerda.
Na Europa muitos já fizeram a atualização do N73 para o Music Edition(*). Isso mudará o player e parece que os graves ganham mais vida. Além de ser possível visualizar a capa dos cds durante a música tocada.
Ainda não é possível fazer tal atualização nos N73 vendidos no Brasil oficialmente, mas parece que os Music Edition serão vendidos por aqui e então isso será possível. A música atual fica à mostra na tela principal do celular e o botão do fone passa pra próxima faixa. O som em si é límpido e muito bom. Existe 5 modos de equalização, mais 2 editáveis. No geral, gostei bastante levando-se em conta não ser eu um maestro ou engenheiro de áudio. Adoro música e este smart não decepciona, pelo contrário. Faltou adicionar a opção de “tocar um diretório” que é presente no LCG Jukebox e agradaria a muitos usuários que preferem não criar playlists mas dividir suas músicas em diretórios e a partir dos mesmos ouvi-las.
Este é o player original

Imagem
E este é player da versão ME , que é controlado pelo joystick
Imagem

O player da Music Edition é melhor . Melhor visualmente , melhor em recursos também e mais fácil de usar. Tem uma configuração chamada “Stereo Widening” e outra chamada “Loudness” que não são encontradas no original.
O som fica mais alto e mais claro. Possui ainda modos de visualização (3) caso você queira ser hipnotizado . O grande ganho talvez desta nova versão de player seja no hardware mesmo. O som tem um grave notadamente mais presente . Isso , no fone original. Num fone de ouvido melhor como os da SE ou o do 3250 in-ear o som melhora ainda mais.
* Detalhes sobre a atualização para ME no final do review .

toques

Talvez a primeira coisa que muitos testam num smart/celular quando estão sozinhos numa loja. Todo o planeta adora ringtones. É uma febre. De Crazy Frog a Ivete Sangalo as operadoras lucram e ouvidos sofrem. O N73 vai no embalo (não os de sábado a noite) e toca bem alto e toca tudo(MP3, AAC, AMR, Real Audio, RealTones, TrueTones, and WAV). Na verdade, o que importa hoje é se toca mp3 ou não como toque. Sim, até porque praticamente qualquer celular hoje em dia já o é capaz (vide review 2310).
Mas não é só isso. O N73 vem com sons em 3d que ,se você não precisa de fones especiais para ouvi-los , na prática somente alguns toques é que dão alguma sensação diferente. Existe um aplicativo para que você possa configurar os sons 3d e atribuir efeitos a eles. Sabe aquela hora que você não tem nada, absolutamente nada para fazer? Pois então... Fique trocando os efeitos dos toques 3d e veja se faz alguma diferença. E depois me mande um email dizendo sua experiência. Só não espere uma resposta rápida...Algumas pessoas até relatam que sentem sim uma diferença quando o som é 3d. Até pode ser, mas não é nada que irá te trazer uma nova experiência musical de forma marcante.
De qualquer forma é um plus . A Nokia tem essa política de adicionar “plus” a cada upgrade no SO , mas não melhora algumas coisas que são críticas costumazes dos usuários.

sync

Sweet like a candy bar! O Outlook e o N73 se dão muito bem obrigado. Na hora que você pluga o cabo , aparece as seguintes opções. Escolha a opção que você quiser e pronto. Lembrando que na “Transferência de Dados “ a função celular fica indisponível.
Imagem

aplicativos

O N73 já vem com uma série de aplicativos instalados e outros no cd ou para serem baixados , como o Anti-Virus da F-Secure. Vieram instalados Flash Player, Real Player, Lifeblog , Quickoffice(leitura), Adobe PFD, Conversor, Calculadora, Gravador de Voz (1 minuto apenas), Notas.
Mais uma vez os S40 são lembrados aqui.
A falta do World Time Clock é sentida (dentro do aplicativo Relógio tem algumas cidades do mundo e seus horários), bem como faz falta um Contator regressivo e um cronômetro. Mas o excelente Conversor está aqui. A política aqui incentivar a compra de aplicativos de 3ºs. Os aplicativos instalados devem ser compatíveis com a S60 3rd edition ou seu N73 sofrerá de engasgos , travamentos, congelamentos, etc. Não esqueça.
Contudo, finalmente a Nokia se rendeu e lançou um aplicativo gratuito para os S60 3rd , o Search . Funciona igual seus pares em Palm OS e WinMob : você escolhe o que ele deve buscar e onde e ele faz a busca e entrega os resultados. Simples , eficiente e necessário. Já era tempo. Não deixe de instalar !
Search
Imagem

office

O N73 já vem com uma suíte do QuickOffice instalada. Essa versão limita o uso a apenas leitura , caso voce queira editar documentos no N73 deverá adquirir a versão completa ou outro aplicativo de sua preferência e agrado . Bem, aqui a regra é clara : quanto maior a tela , mais voce vê . Então segue uns screenshots. Veja também que o N73 lida com pdf de forma não muito satisfatória. Arquivos pdf grandes ( dois com mais de 3 mb foram testados) não puderam ser abertos, outros menores sim. E no Adobe Reader é possível o uso da tela inteira , o que já não acontece no QuickOffice , infelizmente. Outros visualizadores estão disponíveis mas o objetivo deste review é apenas focar nos aplicativos pré-instalados de fábrica. Dicas do que pode ser instalado para adicionar funcionalidades ao N73 estão sendo discutidos na seção Symbian/Software do Palmforum.
Powerpoint e Excel
ImagemImagem
PDF e Word
ImagemImagem

jogos

Snakes. E é só o que vem instalado. Mas o N73 roda jogos em 3d com louvor. Doom e outros tantos. Jogos como o 4x4 Extreme Rally ficam excelentes. Bejelewed e Minesweeper são obrigatórios também. A tela do N73 mostra seu valor nessa hora. Counter Strike ? Yes !

rotação da tela

Era de se esperar que a tela do N73 pudesse ser rotacionada conforme a vontade do usuário. Ela pode, quer dizer , não pode , isto é ...não nativamente. O que foi uma decisão errada da Nokia , já que o N93 o faz ( até por obrigação devido a ergonomia de uso e aos modos de abertura do flip). Para contornar tal limitação, foi criado um aplicativo chamado Rotateme , não pela Nokia. Contudo, é preciso “assinar” o aplicativo para uso exclusivo no seu smart e esse processo, que envolve o número do seu IMEI, não é algo tão trivial para o usuário comum e até mesmo para o usuário mais acostumado a configurações avançadas. A versão “assinada” está para sair há pelo menos 1 mês , o que irá facilitar enormemente sua instalação. Contudo, ainda não saiu e como é um freeware , não há pressa por parte dos desenvolvedores. Muito compreensível.
Realmente, uma pena o N73 não rotacionar a tela nativamente já que o N93 prova ser o Symbian capaz de tão simples e útil função. A visualização das planilhas seria muito melhor, e alguns jogos ganhariam mais vida também.
Neste link você encontra um tutorial para instalar e outro link para baixar o Rotateme.
http://www.symbian-freak.com/forum/view ... 826#123826

câmera
O abre alas. O carro chefe. O grande destaque do N73.

Imagem

Auto focus com shutter mecânico ! Modo macro, controle de branco, controle de exposição, vídeo modo CIF (288x352), 3.2mpx! . Antes de falar do que a câmera é capaz, melhor dizer do que não é capaz.
Numa total falta de senso a Nokia não colocou uma opção de fotos panorâmicas. Uma falta imperdoável que só pode ser corrigida com o uso de quê? Deles, os aplicativos de 3ºs.
É lamentável também que o design do N73 não permita que o mesmo fique deitado de forma estável para se usar o temporizador de forma que não seja necessário alguém estar segurando o smart no momento da captura.
Devido ao formato trapezóide o N73 “tomba” para trás. Tampouco há um micro espelho perto da câmera do principal para auxiliar nos auto retratos. Talvez seja isso de pouca valia num smart que possui outra câmera frontal (VGA) , mas alguns usuários podem sentir falta.
Um dos itens que os usuários sentirão falta é um flash opcional como no SE K750i, um item que certamente agregaria um valor enorme a já excelente câmera do N73i.
É quase incompreensível a Nokia não lançar um flash add-on para o N73i já que a propaganda é totalmente focada no appeal da imagem. Até a presente data , esse acessório não estava disponível , nem por terceiros. Seria uma ótima opção para o N73.
De qualquer forma o flash interno do N73 não é inútil como talvez alguns possam estar imaginando. Pelo contrário. É mais forte do que o encontrado no N70 por exemplo.
É fato que não se compara ao Xenon encontrado em modelos como o K790, mas as imagens são perfeitamente capturáveis ainda mais se estiverem numa distancia curta . O N73 também lança um luz de guia em caso de escuridão total para que o auto focus funcione a contento.
Outro ponto importante de se ressaltar é a localização do botão de disparo. Ele é do lado direito, ou seja, não é muito confortável para canhotos.
Eu tive que fazer uma adaptação de mais ou menos 20 segundos e logo após esse tempo já estava batendo fotos tranquilamente. Pois é.
A Nokia proveu o N73 de molduras para aquelas fotos engraçadas que as crianças tanto gostam e presentes em vários celulares de categorias inferiores.
Alias o modo de edição é excelente e muito útil. Comentários à parte.
A câmera é ativada ao abrir-se o tampa que protege a lente. Demora uns 5s para que o aplicativo esteja pronto para a primeira foto.
Muito? Nem tanto quando você lembrar que isso não é uma câmera standalone e compensa na hora de ver a qualidade das fotos. E sim, você verá muita qualidade nestas fotos.
A má notícia boa é que o som da câmera não pode ser desabilitado independentemente do perfil usado! Tem que se usar um perfil silencioso.
No 6230i era possível desativar apenas o som da câmera no perfil Normal. Mas adivinhe? Era um S40...
Aqui segue os screenshots das configurações possíveis e alguns comentários:
Tela principal
Imagem
Modos de cena (alguns modos são sem autofocus como o Esporte e o Paisagem). No screenshot não aparece o modo Retrato Noturno.
Imagem
Configuração do Flash . Para fotos macro, é melhor deixa-lo desativado pois na curta distância é muito forte .
Imagem
Contador Automático. Tem medo de tremer ? Coloque em 2s e segure firme !
Imagem
Compensação de Exposição . Aqui você tem o poder ! Faça poesia com suas fotos!
Imagem
Equilíbrio de branco. Para a maioria , o automático é suficiente.
Imagem

Quanto às fotos. Bem, as fotos do N73 são excelentes. Já existem vários shootout comparativos pela internet. Só no gsmarena há dois. Google é seu amigo também. Fotos do mundo inteiro. Criei um tópico somente para as fotos que tirei com o N73. Confira aqui:
http://www.palmforum.com.br/phpBB2/view ... highlight=

Quanto ao modo de edição. A Nokia fez um modo de edição bastante completo e com várias opções. Você pode rotacionar, mudar para P&B, negativo, sépia, aumentar o brilho ou o sharp, fazer um crop, reduzir olhos vermelhos, redimensionar, mudar o contraste, adicionar textos , molduras, cliparts ou aplicar efeito de cartoon.
E tudo disponível numa tela só . A Nokia também foi generosa nas molduras , são 20 . Os efeitos são aplicados sem que a resolução da foto seja mudada e ao salvar a foto , a original não é perdida.
Ótima decisão. A pior coisa é salvar inadvertidamente uma foto com efeito aplicado e perder a original.
Contudo, existem alguns detalhes negativos como , no efeito texto, ao aumentar-se demais o tamanho do mesmo , a fonte ficar serrilhada e não haver possibilidade de escolher outra fonte, apenas outra cor.
Alguns efeitos também demoram um pouco para sempre aplicados ou salvos.

ImagemImagem

As fotos podem ser diretamente impressas numa impressora compatível com PictBridge. Plugue o cabo na impressora, escolha as fotos e imprima. No menu de opções dentro do aplicativo câmera após bater-se cada foto é possível determinar que a mesma vá para a “cesta de impressão” para serem impressas mais tarde. Bom ! Fiz o teste com uma multifuncional da Epson , o modelo CX4100 e tudo funcionou bem .

ImagemImagem

Imprimi algumas fotos em 10x15 e 13x18 em um serviço profissional de impressão. O usuário pbprado havia dito que as fotos do N93 eram otimizadas para impressão e não para visualização no monitor do PC.
Recebi essa notícia com uma certa descrença , mas pude constatar no N73 algo similar. Embora algumas fotos possam ter até algum ruído mesmo com bastante luz , na hora da impressão o resultado é impressionante.
Não há uma só pessoa que acredite que tais impressões vieram de algo que não seja uma câmera muito boa . O serviço utilizado foi Oi Fotos , papel fosco com borda.

bluetooth
O BT do N73 é 2.0 + EDR o que é se torna bem conveniente na hora de transferir arquivos devido a velocidade maior .
Coisa legal é poder mandar som pro handset BT ao ouvir o mp3, quebra um galho que nem macaco gordo. Mas não no N73, pois essa opção não está disponível. Dou um doce pra quem não conseguir adivinhar onde é possível fazer isso. Complete a lacuna, nos S__.
No quesito fone de ouvido testei ele com o Jabra 250v e o resultado foi tranqüilo. Configurado para autorização automática, assim que é ligado o Jabra é reconhecido pelo N73.
Sabe como é, né? Os Jabras são famosos e são sempre reconhecidos onde vão . Eles são muito bem relacionados e tem conexões no mundo todo. O som sai límpido e claro.
O melhor som que ouvi no Jabra até o momento. (N70/6230i/W300/S200).
E aqui o slogan “A música nos conecta “ do folder do N73 não se prova verdadeira visto que o N73 não possui A2DP que permite ouvir música estéreo através de fones com tecnologia bluetooth. Uma pena, realmente.

USB Mass Storage
Na hora que você pluga ele no PC , ele te pergunta , vai como pendrive ou como celular? Sem problemas, sem stress.
E não precisa de nenhum motorista. Mas, contudo, todavia, entretanto, a memória do celular não fica disponível no modo pendrive, ok?Mas é só encerrar o modo pendrive e ir pro Nokia suíte ou Nokia Browser no seu explorer sem ter que reiniciar o celular ou tirar e botar cabo. Bom isso. Neste modo a função celular também fica indisponível.

agenda
A maior crítica em relação a Agenda e aos Contatos é a falta de categorias. Realmente, uma grande falta da Nokia aqui.
Se isso for imprescindível para o seu uso, recomendo o uso de um PPC PE. As tarefas podem ser visualizadas dentro do Calendário.
São quatro tipos de eventos. A tecla “*”circula entra as visualizações e a “#” volta para o dia atual. Faltou uma Re-Tarefa e um evento “All day” que possa ser repetido em intervalos definidos pelo usuário (só via outlook) e poder marcar as tarefas realizadas sem precisar ir no menu (usando uma tecla qualquer!)
Tampouco pode-se inserir uma tarefa/compromisso via Contato (possível nos PPC PE e Palm OS). Nessa versão do SO, a formatação da visualização está melhor, e a tela grande ajuda muito. Caso você precise de uma outra agenda as opções são o excelente Papyrus e o AquaCalendar com mais funções não presentes na agenda comum.
Veja as telas do Calendário:
Escolha um compromisso
Imagem
Visão Semanal
Imagem
Tarefas
Imagem
Visualização Diária com tarefas
Imagem
Visualização Mensal
Imagem

web
Internet numa tela de 2.8”,2.4” é penoso. Até num monitor de 15” o é . Mas o N73 possui um browser excelente baseado na tecnologia Safari , com zoom , ponteiro tipo mouse para navegar, opções diversas de configuração, páginas multiplas .
Realmente usável esse browser. Veja as screenshots. Contudo, é um browser quebra galho pelos limites da tela . Não espere navegar com facilidade em todos os sites , ainda que abra Java e dhtml.
ImagemImagem
ImagemImagem

email
POP3 e IMAP. Bem. Funciona tranqüilo com o Yahoo. Aliás, se você tem uma conta no Yahoo-Br as configurações podem ser baixadas para o N73 diretamente do site da Nokia, comodidade total.
Não testei com os outros emails disponíveis, mas o Gmail está lá. Funciona bem e rápido. Você pode configurar para abaixar apenas os cabeçalhos ou a mensagem inteira, inclusive anexos e também poderá deixar o aplicativo de email rodando e configurado para verficar novas mensagens a cada “x” minutos.
ImagemImagem

lifeblog

Você poderá diretamente do N73 fazer upload de informações (fotos, textos, vídeos) para o seu blog na Web . Bem, isso não é nada barato a menos que você tenha uma conta de dados ilimitada. O ideal é usar o programa que a Nokia disponibiliza chamado Lifeblog. Faça o Download em http://r2.nokia.com/nokia/0,,71751,00.html e instale no seu Pc.
O processo é o seguinte . Com o N73 conectado no PC esse aplicativo irá fazer o download automático de fotos e afins que estão no seu N73. Para publicá-las na Web é necessário que você possua uma conta num serviço de blogs como o Flickr . Com o Lifeblog aberto (v. 2.5 ) vá em “Ferramentas” > “Gerenciador de Contas de Blogs” > Inserir novo.
No caso do Flickr as suas configurações de login e senha normais não valem. Para saber o que inserir no Lifeblog faça seu login normalmente no Flickr e depois vá em http://www.flickr.com/tools/lifeblog .
Nessa página irá aparecer os dados para as configurações do Server, Username e do Password. Insira esses dados e dê ok.
Quando aparecer a janela “Retrieve...?”, clique em sim e pronto, você poderá fazer o upload direto do PC pra sua conta no Flickr. Outra opção seria usar o próprio uploader do Flickr mesmo instalado no PC.
Obviamente essa ferramenta é mais útil àqueles que escrevem em Blogs realmente e não querem apenas fazer o upload de fotos, pois como dito, o próprio Flickr já disponibiliza ferramenta para tal.
Essas configurações também podem ser feitas no próprio N73, mas neste caso, a conta de dados tem que ser ilimitada para suportar os dados trafegados. De qualquer forma é inegável a facilidade que essa ferramenta traz ainda mais para aqueles que possuem plano de dados ilimitados.

Lifeblog e tela onde mostra tudo o que pode ser selecionado para ser publicado (som, imagens, vídeos, etc)
Imagem
Configurações
ImagemImagem

PARTE IV

CONCLUSÃO

O N73 é um smartphone muito bom, mas infelizmente a Nokia mais uma vez perdeu a oportunidade de corrigir vários detalhes do Symbian, que mesmo nessa série 60 3rd Edition, ainda fica atrás dos S40 3rd Edition em muitos quesitos.
Para o usuário que não precisa de um smartphone, qualquer modelo rodando S40 é uma opção, mas não existe ainda um hardware tão bom quanto encontrado nos modelos rodando Symbian, talvez o 6300 possa ser uma boa opção, ou o SE K790. Contudo, os S40 não possuem o poder que o Symbian tem, nem de longe.
O N73 tem muitos pontos positivos e num plano de contas, um preço altamente competitivo. A tela grande, a câmera excelente, o mp3 e o rádio fazem deste smart uma excelente opção.
Porém, o N70 merecia um sucessor um pouquinho melhor em alguns sentidos. Veja a lista abaixo para um entendimento melhor. De qualquer forma, é fácil perceber que o N73 é e será um hit de vendas.
É bastante completo e atende a vários tipos de público. Recomendo fortemente sua compra. Ainda mais depois de alguns meses que sanaram alguns bugs e o deixaram mais estável e rápido e, obviamente, mais barato.

RESUMO
Bem, resumindo , apresento uma lista, que não é absoluta, dos prós e contras em relação ao meu uso, o que eu espero do Smartphone. Ou seja, talvez a sua lista seja diferente da minha.

Meus Prós
• Design clean e moderno e super discreto (parece um modelo comum)
• Excelente qualidade nas ligações (voz e viva voz)
• Uma tela espetacular
• Conexões (USB 2.0 , BT 2.0 + EDR, IR EDGE)
• Boa memória interna (45 MB)
• Rádio com excelente recepção! Troca-se estações salvas no fone ou nas teclas numéricas
• Belíssimos temas para personalizar
• Sync com Outlook easy rider.
• Acabamento primoroso
• Som do Mp3 excelente. Player idem (*)
• Ringtones bem audíveis
• Bom modo de edição de fotos
• LifeBlog no smart ou no PC
• Bom aplicativo de email
• Jogos 3d rodam perfeitos na tela do N73

Meus Contras
• Conector proprietário
• BT não é estéreo
• Alarme muito simples
• Calendário sem poder repetir eventos do tipo “All day”, sem categorias e outros detalhes
• Fone de ouvido simples
• Não há wifi
• Não há um case nem protetor de tela inclusos
• Proteção do cartão MiniSD difícil de manusear e aparentemente frágil

• Alguns pontos do SO desatualizados em relação aos S40
• Smart não fica deitado em superfície para uso da câmera de forma automática
• Não há flash add-on disponível como acessório.
• SO poderia ser mais rápido
• Pdf grandes são problemáticos e não abrem
• O SO não rotaciona a tela nativamente
• Joystick ao invés do Dpad.

CONCORRÊNCIA
Considerando o fator câmera, tem o K790 e o D900 como principais concorrentes. Considerando-se o fator smartphone, o K790 não é páreo. O N73, no seu preço desbloqueado concorre com os PPC PE ou Treos considerando a competição entre smartphones apenas. É difícil a comparação.
O N73 é um smartphone fortemente voltado para a multimídia, e levando-se em conta isso, apenas o N93 pode superá-lo no Brasil. Em outras áreas, como uso pesado de aplicativos Office , um PPC PE irá atender melhor do que o N73.

RECOMENDAÇÃO
Quem deve comprar o N73
Aqueles que querem um Smartphone com excelentes características de multimídia, com tela excelente, garantia nacional e que gostem muito de tirar fotos !

Quem não deve comprar o N73
Os que não abrem mão do wifi ou que precisem de alguns programas exclusivos de outras plataformas. Ou que queiram uma tela maior ainda. Aqueles que não gostam de câmeras também devem fugir do N73.

Perfil de Uso
O N73 serve para aqueles que consideram :
Câmera : fundamental
Radio : fundamental
Agenda : Uso com funções intermediárias e fácil sincronismo
Navegar na web : esporadicamente
Vídeos : qualidade boa , apenas
Mp3 : fundamental
Office : visualização de arquivos de até médio porte
Falar e ouvir : fundamental com alta qualidade
Wifi : dispensável

(*)Upgrade para Music Edition
Em primeiro lugar, o risco é totalmente seu. O Sympower e o Fórum PDA Brasil não se responsabilizam por quaisquer danos que possam ocorrer de uma atualização mal feita.
O procedimento é feito praticamente em 2 atos . Você ira substituir o product code do seu N73 por outro e depois atualizar via Nokia Service Updater. A substituição do product code demora poucos segundos e é feita por um programa chamado Nemesis. É possível ocorrer algum problema? Sim é. Tanto na troca do product code quanto na atualização do firmware.
Mas neste último caso, mesmo que você não altere o seu product code e esteja apenas fazendo uma atualização normal, ainda haverá a chance de algo dar errado, como uma queda de energia ou outro problema.
Vários executaram esta atualização no N73 sem maiores problemas.
A operadora Vivo irá lança o N73 Music Edition em breve, mas poderá lança-lo com um firmware com restrições no uso do Bluetooth ou totalmente customizado. Assim a mudança mais indicada do product code seria para o código Euro 1 .
Com esse código, o N73 é atualizado e mantém a língua portuguesa (Portugal), importante para quem usa a base T9 nas suas Sms e afins.
Ainda não há um firmware para N73 ME com português-br. Ou se aguarda o lançamento pelo Vivo, ou usa-se o firmware Euro 1.

Quais as grandes mudanças que ocorrem após este upgrade?

- Atualizações mais constantes
- Novo player de música com som melhorado e interface aprimorada
- Nova fonte na tela Today
Compare a fonte antiga (bold) com a nova
ImagemImagem

- Nova função da tecla Multimedia . Agora , ao aperta-la inicia-se o player de música imediatamente. Se apertar e segurar um pouco essa tecla abre o Radio. Muito útil.
- SO mais rápido

Maiores informações, visite aqui:
http://www.palmforum.com.br/phpBB2/view ... highlight=

É isso, se gostaram do review, façam seu comentário. Pra quem não gostou, faça críticas construtivas que são sempre bem-vindas. Discorde, concorde... Em termos ou em absoluto...
Perdoem-me caso tenha inserido alguma informação/procedimento incorreto, fiquem a vontade para me corrigir. O importante é termos as informações precisas. Agradeço a todos os que leram!!!Fiquem com DEUS...

Links :
Trocando a carcaça e vendo o N73 por dentro.
http://www.youtube.com/watch?v=n_jOLMEE1YY
www.symbian-freak.com (discussões, temas, artigos )
http://www.nokia.com.br/nokia/0,,57691,00.html (configurações para sua operadora : sms e email )

Dicas
Reset do N73 : *#7370#
Visualizar firmware : *#0000#
Imei : *#06#

Agradecimentos especiais na confecção deste review.
Rubro, VetDuarte , Fca , ZettiRocha, pbprado
Editado pela última vez por labalbi em Seg Mai 28, 2007 4:14 pm, num total de 1 vezes
<<

ric2801

Data de registro: Sáb Dez 16, 2006 7:37 pm

Twitter: @

Mensagem Seg Mai 28, 2007 4:09 pm

labalbi, bem vindo camarada, bom te ver por aqui...

agora tem mais um especialista pra eu tirar minhas duvidas sobre o symbian...

e que review é esse???? (ou seria !!!!...rs) show de bola mesmo...
Editado pela última vez por ric2801 em Seg Mai 28, 2007 4:16 pm, num total de 1 vezes
iPhone 3G/ PEG-UX50 / PEG-TH55 / PEGA VR100K
Imagem
(ex:) M130 - Zire71 - Zire72 - iPAQ 3970 - Treo 650 - MPx220 - Clié NR70V - iPAQ hx4700 - Axim X51V - Clié NZ90 - QTEK 9000 - P910 SE - Treo680 - Atom Exec
Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/ric2801/sets/
<<

Bimbinho Carioca

Data de registro: Qui Fev 15, 2007 10:23 am

Mensagem Seg Mai 28, 2007 4:13 pm

Mais uma vez, parabéns ae!!

O Review ficou muito bom... torço para que o seu aniversário culmine com um review do N95!! ;-)

Abraços... :cool:
"É Chato Ser Bonito... Mas Deve Ser Muito Mais Chato NÃO Ser..." :mrgreen:
:arrow: (SUSPENSO)Vendo Película Protetora Para Smartphones, Pdas, IPhone, IPods e Câmeras!
Imagem
. Contatos: peliculaprotetora@ yahoo.com.br
<<

labalbi

Mensagem Seg Mai 28, 2007 4:16 pm

Bimbinho Carioca, Sem chances..tenho outras prioridades para agora..e o N95 não me agrada de todo. Não sou fã do slide duplo e mudar de SO agora só pro 9.5 pra cima....
Smart side of the Force
Imagem
Gostou da barra ? Use-a !
<<

frabaptista

Data de registro: Ter Mar 27, 2007 4:41 pm

Mensagem Seg Mai 28, 2007 5:31 pm

P A R A B E N S !!!!

O melhor review nacional que eu ja vi ....

Se o N73 tivesse WIFI, seria o meu celular ... Nao gosto do n80 pq nao gosto de partes moveis, o n73 seria perfeito se tivesse WIFI ....

Um abraço ....

Editado: queimei a lingua e peguei um N73.
Editado pela última vez por frabaptista em Sáb Jun 09, 2007 12:09 pm, num total de 1 vezes
Imagem Ipad 32gb - Wifi
<<

Hiroshi

Data de registro: Seg Dez 18, 2006 8:33 pm

Mensagem Seg Mai 28, 2007 6:27 pm

Caramba, labalbi. Sem dúvida o melhor review do N73 na internet.

Parabéns pelo aperelho e pelo review. Legal te ver por aqui... :D
<<

labalbi

Mensagem Seg Mai 28, 2007 6:31 pm

Hiroshi, Valeu...gostei do avatar...vc que fez a pintura ?
Smart side of the Force
Imagem
<<

Hiroshi

Data de registro: Seg Dez 18, 2006 8:33 pm

Mensagem Seg Mai 28, 2007 6:45 pm

Hahaha... quem me dera, parceiro... Comigo é só o bonequinho da forca e olhe lá...

Quem pintou esse quadro foi um cara chamado Kim Parker. Sujeito arrebenta nas telas, porcelanas e decorações em geral.
<<

alpcr

Administrador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 1:42 am

Twitter: @AlbertoLage

Mensagem Seg Mai 28, 2007 7:55 pm

labalbi, bela contribuição ao fórum.
Apenas uma consideração: O 2 do 6681 não tem interferência em nada.
E, pelo que eu conheço de N73, tá tudo certo.
[]'s
Alberto
Louco? Só quando eu respiro.
3Com Palm III>Nokia 6180i>8265i>6560>6170>E-TEN M600>Nokia 6681>
Nokia N95

Nokia N85SymbianN85-3
<<

hotmar

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 11:19 am

Mensagem Seg Mai 28, 2007 11:47 pm

Parabéns!

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

labalbi, parabéns pelo review!!!!!!!! :D :D :D :D :D :D :D

São textos como estes que dão prazer em ler a tecnologia com pessoas que realmente entendem do assunto, e não outros textos que vemos na denominada "grande mídia", em que boa parte - ou pelo menos alguns - dos reviews é feita "sob encomenda". Seu texto está realmente muito bom, e é surpreendente a riqueza dos detalhes. Nem a Revista Info, daqui a um milhão de anos, conseguiria reproduzir um texto tão bom quanto o seu. :D

E seja bem-vindo ao Fórum. Tenho certeza de que agregará conteúdo de excelente qualidade ao vasto material que aqui já produzimos. :wink:

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Mensagem: "Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40:31).
Valores Reais: realize aquilo que tem valor para você. :wink:
<<

tridi

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 3:12 pm

Mensagem Seg Mai 28, 2007 11:48 pm

labalbi, excelente review, parabéns.
<<

JoãoBC

Data de registro: Qua Fev 14, 2007 7:44 am

Twitter: @

Mensagem Ter Mai 29, 2007 7:06 pm

U-lá-lá, mais um novo (bom) membro para este fórum !!! Bem vindo, meu amigo !!!
----------------------------------------
Grande Abraço a Todos, João

JoãoBC

(21) 9194-0800 (Ex-Claro , atual TIM!!) -> Único que atendo...
(21) 8123-0800 (Tim, por enquanto, em breve, OI)
(27) 9273-0800 (Claro !! - VIX)
(21) 9902-2102 (Eca !! só para testes, mesmo...)

K750i/W710i/W508a
HS805
Canon A70 - Canon SD1100is
Panasonic PV-GS300
Palm TX + DI524
Positivo V146 / Sim+ 2085
GPS: NavCity NC 500
<<

labalbi

Mensagem Ter Jun 12, 2007 1:10 pm

Obrigado JoãoBC, e todos os outros...
Smart side of the Force
Imagem
<<

dre

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 8:06 am

Mensagem Qua Dez 19, 2007 7:31 pm

labalbi, depois desse review, nem tenho coragem de escrever alguma coisa sobre o N73... :oops:

Recebi meu N73 Music Edition da Vivo ontem, e estou gostando bastante do equipamento, posso dizer que não sentirei falta do meu P3600.

Até o touchscreen não me fez falta, já que achei muito simples navegar pelos menus disponíveis, bem diferente do WM smartphone.

Ah! detalhe: o efeito "cracK" ainda me pega meio de surpresa, mas estou me acostumando, e acho que isso não altera em nada a confiança que estou sentindo no aparelho.

Ainda estou entrando no mundo Symbian, quando começar a andar postarei mais sobre o meu N73.
<<

mmelo76

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 8:08 am

Twitter: @mmelo76

Mensagem Qua Dez 19, 2007 8:23 pm

labalbi, Parece estranho vários elogios e boas vindas; mas para um novo e velho amigo de fóruns, você merece! E este review.....sem palavras; classificá-lo com bom é no mínimo humilde; está excelente!
Faço minha as palavras do
ric2801 que escreveu:labalbi, bem vindo camarada, bom te ver por aqui...

agora tem mais um especialista pra eu tirar minhas duvidas sobre o symbian...

e que review é esse???? (ou seria !!!!...rs) show de bola mesmo...

Ficou feliz com sua "contribuição inicial" (fico imagindo as próximas.... :roll: ) e contente por você dizer:

Pretendo pousar aqui com mais frequencia.
Próximo

Retornar para Equipamentos e Acessórios [symbian]