Tutorial - Arquivos CAB - Fazendo backup

<<

GrayWolf

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 4:45 pm

Mensagem Sex Mai 18, 2007 1:22 am

Tutorial - Arquivos CAB - Fazendo backup

Pessoal:

Como a lei de Murphy nos pega de surpresa, resolvi seguir uma sugestão da Bia Kunze de levar no SD todos os CAB dos softwares utilizados no PPC, para o caso de precisar fazer um hard-reset ou mesmo reinstalar alguma coisa quando estivesse longe de um PC ou não tivesse acesso à um com ActiveSync.

Para meu caso, como gosto de desempenho eu só coloco os programas na Storage Memory, não uso o SD.... mas a memória é limitada, perco velocidade quanto mais ela estiver cheia, então passei a usá-los sob demanda. Não uso muito ? Desinstalo.

Sendo assim, me dispus à árdua tarefa de identificar os CAB. Onde identificá-los ? Isso pode ser um problema bem chato de resolver. Podemos resumir a três casos:

1) O software já está disponível em CAB - Nesse caso é só copiar para uma pasta do SD, utilizando o Explorer do Windows ou a extensão Send To... que vem com o Resco Explorer.

2) O software instala uma parte no PC e manda o CAB para o ActiveSync - Às vezes é possível resgatar o CAB diretamente da pasta que fica instalada no PC, normalmente em C:\Arquivos de Programas\(Pasta). Cuidado que às vezes pode existir mais de uma versão do CAB, destinada a tipos diferentes de processadores dos PPC's (ARM (Intel Xcale), MIPS (?), etc). Nesse caso, sugiro uma pesquisada mais profunda sobre o tipo de equipamento que tens em mãos. Pode ser demorado, mas garanto que não será tempo desperdiçado em vão - não se admite preguiça depois de pagar caro por uma máquina tão útil.

Entretanto, há casos em que só há um arquivo de instalação em EXE, e ele não instala nada no PC, ou usa uma pasta temporária que depois some. Para este terceiro caso eu consegui desenvolver uma tática:

Execute normalmente a instalação e aguarde o ActiveSync abrir e mandar o CAB para o PPC. Quando abrir a tela de instalação no PPC, pedindo para selecionar o local de instalação (se no cartão ou na Storage Memory), pare tudo e preste atenção:

1) No PC, abra o Windows Explorer e localize "Dispositivo Móvel" - será aberta por padrão a pasta "My Documents" do PPC.

2) Clique em "Meu dispositivo móvel baseado no Windows Mobile" - será aberta a pasta raiz

3) Localize a pasta Windows\AppMgr\Install - pode demorar um pouco para abrir

4) Vòila ! Lá está o CAB que está sendo instalado. Copie e cole numa pasta do PC

5) Instale o software ou peça para cancelar.

Lembrando que há softwares como o Destinator, o Planmaker e o Textmaker que desenvolveram instalações que passam por cima do ActiveSync, então não é possível localizar o CAB.

Parece que existe outra técnica, de extrair o CAB de dentro dos EXE, mas creio que isso se trata de engenharia reversa... não sei como faz e em respeito aos desenvolvedores e aos colegas, creio que este fórum nem é local indicado pra discutir isso.

E era isso !
"Pedras no caminho ? Guardo todas. Um dia irei construir um castelo"
Dell Axim x51v | Rhinoskin Aluminium | miniSD Sandisk 2Gb | SD Sandisk Ultra II Plus 1Gb
Teclado Thinkoutside Sierra Stowaway Bluetooth | Router Linksys WRT54GS v.5
Sócio da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

ric2801

Data de registro: Sáb Dez 16, 2006 7:37 pm

Twitter: @

Mensagem Sex Mai 18, 2007 1:38 am

GrayWolf, show de bola, tambem nao gosto muito de rodar aplicativos do cartao nao, ate pq costumo trocar de cartao....
iPhone 3G/ PEG-UX50 / PEG-TH55 / PEGA VR100K
Imagem
(ex:) M130 - Zire71 - Zire72 - iPAQ 3970 - Treo 650 - MPx220 - Clié NR70V - iPAQ hx4700 - Axim X51V - Clié NZ90 - QTEK 9000 - P910 SE - Treo680 - Atom Exec
Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/ric2801/sets/
<<

dre

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 8:06 am

Mensagem Sex Mai 18, 2007 10:38 am

Excelente dica! Vou seguir essas indicações para fazer os meu backups agora!
<<

tridi

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 3:12 pm

Mensagem Sáb Jul 14, 2007 2:12 am

Muito boa, GrayWolf :idea:
<<

Johnny Bravo

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 2:08 am

Mensagem Sáb Jul 14, 2007 2:45 am

Pô, publiquei esse tutorial há quase 2 anos.... 8)
http://www.clubepocketpc.com.br/cgi-bin ... ?IDFaq=230
(O Cleverson adaptou com figuras e firulas - e tirou o "Voilà" que eu tinha colocado no texto original)
(claro que nao estou querendo dizer que é plágio intencional, pois certamente vc nao sabia disso ;) )
Abraço!

Eduardo Pereira
http://www.logboxusa.com/tabelacomissoes.html
http://br.groups.yahoo.com/group/bondedospdaphones

Pague via PayPal: Imagem

HTC Touch Cruise / teclado&mouse BT Thinkoutside / Jabra BT500
Canon S5 IS
Sony VAIO TX850P
<<

tridi

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 3:12 pm

Mensagem Sáb Jul 14, 2007 12:08 pm

Créditos ao Johnny Bravo e Cleverson, e também ao GrayWolf por partilhar essa boa idéia 8)
<<

Johnny Bravo

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 2:08 am

Mensagem Sáb Jul 14, 2007 1:55 pm

Hahahaha... eu tava só provocando o Leonardo :D :D :D :D
Abraço!

Eduardo Pereira
http://www.logboxusa.com/tabelacomissoes.html
http://br.groups.yahoo.com/group/bondedospdaphones

Pague via PayPal: Imagem

HTC Touch Cruise / teclado&mouse BT Thinkoutside / Jabra BT500
Canon S5 IS
Sony VAIO TX850P
<<

hotmar

Moderador

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 11:19 am

Mensagem Dom Jul 15, 2007 12:06 am

Parabéns a todos que fazem deste um excelente referencial de estudos e técnicas para otimizar ao máximo o uso dos pda´s - sejam eles de que plataforma for. :D

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Mensagem: "Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40:31).
Valores Reais: realize aquilo que tem valor para você. :wink:
<<

TibaGiverQ

Data de registro: Ter Jun 19, 2007 10:54 pm

Mensagem Seg Jul 16, 2007 3:03 pm

Tem o SpriteBackup q uso para backup, ele ja faz toda a cópia dos exes, e outros arquivos do smartphone/ppc, e é muito fácil de mexer com ele...
Faz até backup da agenda/ mensagens/ documentos ...... programas... Tudo

Programa muito bom...
LG GT360 TouthScreen básico, SO básico :(...
Exs... Twist, Nokia 6265, Nokia 6125, MotoQ, HTC-TyTn, Palm Treo 700wx, HP 6945i, HTC Kaiser,N95... Caramba 8) ...
Pacote dados: Brasil Telecom (Oi) 3G 250K - 3Mbps só por 2 meses! agora ficou normal (250k/57k) geralmente...
<<

GrayWolf

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 4:45 pm

Mensagem Seg Jul 16, 2007 3:38 pm

Jonnhy Bravo,

É, realmente eu não tinha como saber... mas tudo que for feito pro bem e sem custo envolvido e for bom para a comunidade não custa repetir :)

TibaGiverQ,

Acho que não captaste a idéia: o software de backup é meio 8 ou 80, ele vai instalar tudo que tu pediu para ele salvar, enquanto que essa idéia dos CAB's é para otimizar o uso da memória, tu instala o que precisa usar e desinstala quando precisar de espaço, além de não ter mais medo de precisar dar um hard-reset no meio da rua, pois tem todas as instalações à mão e no máximo um backup da agenda, notas e tarefas. Sendo assim, fica muito mais rápido reestabelecer o uso, pois o arquivo de backup fica menor e numa emergência vais instalar apenas o que precisar na hora.
"Pedras no caminho ? Guardo todas. Um dia irei construir um castelo"
Dell Axim x51v | Rhinoskin Aluminium | miniSD Sandisk 2Gb | SD Sandisk Ultra II Plus 1Gb
Teclado Thinkoutside Sierra Stowaway Bluetooth | Router Linksys WRT54GS v.5
Sócio da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
<<

TibaGiverQ

Data de registro: Ter Jun 19, 2007 10:54 pm

Mensagem Ter Jul 17, 2007 4:09 pm

GrayWolf, realmente entendi mal...
Mas até q a idéia é boa...
Lembrando que há varias maneiras de minimizar o uso de memória ROM do PDA, por exemplo, aqui citado, ter instalado somente o necessário, ou, mexendo no registro dos windows para manejar pastas/arquivos para o cartão, como faço no meu.. (pasta dos emails, cache do IE, entre outros..)

Até +
:D :D :D
LG GT360 TouthScreen básico, SO básico :(...
Exs... Twist, Nokia 6265, Nokia 6125, MotoQ, HTC-TyTn, Palm Treo 700wx, HP 6945i, HTC Kaiser,N95... Caramba 8) ...
Pacote dados: Brasil Telecom (Oi) 3G 250K - 3Mbps só por 2 meses! agora ficou normal (250k/57k) geralmente...

Retornar para Equipamentos e Acessórios [windows mobile]