Tutorial - Arquivos CAB - Fazendo backup
Como a lei de Murphy nos pega de surpresa, resolvi seguir uma sugestão da Bia Kunze de levar no SD todos os CAB dos softwares utilizados no PPC, para o caso de precisar fazer um hard-reset ou mesmo reinstalar alguma coisa quando estivesse longe de um PC ou não tivesse acesso à um com ActiveSync.
Para meu caso, como gosto de desempenho eu só coloco os programas na Storage Memory, não uso o SD.... mas a memória é limitada, perco velocidade quanto mais ela estiver cheia, então passei a usá-los sob demanda. Não uso muito ? Desinstalo.
Sendo assim, me dispus à árdua tarefa de identificar os CAB. Onde identificá-los ? Isso pode ser um problema bem chato de resolver. Podemos resumir a três casos:
1) O software já está disponível em CAB - Nesse caso é só copiar para uma pasta do SD, utilizando o Explorer do Windows ou a extensão Send To... que vem com o Resco Explorer.
2) O software instala uma parte no PC e manda o CAB para o ActiveSync - Às vezes é possível resgatar o CAB diretamente da pasta que fica instalada no PC, normalmente em C:\Arquivos de Programas\(Pasta). Cuidado que às vezes pode existir mais de uma versão do CAB, destinada a tipos diferentes de processadores dos PPC's (ARM (Intel Xcale), MIPS (?), etc). Nesse caso, sugiro uma pesquisada mais profunda sobre o tipo de equipamento que tens em mãos. Pode ser demorado, mas garanto que não será tempo desperdiçado em vão - não se admite preguiça depois de pagar caro por uma máquina tão útil.
Entretanto, há casos em que só há um arquivo de instalação em EXE, e ele não instala nada no PC, ou usa uma pasta temporária que depois some. Para este terceiro caso eu consegui desenvolver uma tática:
Execute normalmente a instalação e aguarde o ActiveSync abrir e mandar o CAB para o PPC. Quando abrir a tela de instalação no PPC, pedindo para selecionar o local de instalação (se no cartão ou na Storage Memory), pare tudo e preste atenção:
1) No PC, abra o Windows Explorer e localize "Dispositivo Móvel" - será aberta por padrão a pasta "My Documents" do PPC.
2) Clique em "Meu dispositivo móvel baseado no Windows Mobile" - será aberta a pasta raiz
3) Localize a pasta Windows\AppMgr\Install - pode demorar um pouco para abrir
4) Vòila ! Lá está o CAB que está sendo instalado. Copie e cole numa pasta do PC
5) Instale o software ou peça para cancelar.
Lembrando que há softwares como o Destinator, o Planmaker e o Textmaker que desenvolveram instalações que passam por cima do ActiveSync, então não é possível localizar o CAB.
Parece que existe outra técnica, de extrair o CAB de dentro dos EXE, mas creio que isso se trata de engenharia reversa... não sei como faz e em respeito aos desenvolvedores e aos colegas, creio que este fórum nem é local indicado pra discutir isso.
E era isso !
Dell Axim x51v | Rhinoskin Aluminium | miniSD Sandisk 2Gb | SD Sandisk Ultra II Plus 1Gb
Teclado Thinkoutside Sierra Stowaway Bluetooth | Router Linksys WRT54GS v.5
Sócio da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos