Instalando e Configurando o Ubuntu EEE- Asus EEE PC
pergunta nº 1: por que o Ubuntu?
- Atualmente é um dos sistemas Linux mais utilizados no mundo e com atualizações freqüentes e tem uma interface bem amigável e que reconhece a maioria dos dispositivos.
- É Linux, portanto é mais rápido.
- É confiável. pelo menos na minha opinião.
- A bateria do EEE não durava nada com o XP , então reduzindo o clock do processador posso ter um uso bem aumentando- o que só dá pra fazer confiavelmente em ambiente Linux.
vamos então ao processo de instalação a partir do SD.
Primeiro baixe a imagem do Ubuntu daqui
Seguindo o processo descrito no site é super fácil de criar o SD bootavel através do unetbootin - aplicativo criado para extrair a imagem e faze-la funcionar.
no meu caso eu utilizei o CardExport ligado ao Palm o Unetbootin, um cartao SD de 1 Gb, e esperei algum tempo (demorou um bocado) até o programa finalizar o processo.
após finalizado o processo inseri o SD e reiniciei o EEE.
Apert ESC no boot e Selecione a opção USBCARdreader.
após isso eleja irá carregar rapidamente o LIVE"SD" faça o teste se voce gostar da interface prossiga.
ele pedirá para voce selecionar a linguagem , o Teclado e a região. Prossiga com a instalação , pedirá para formatar e ao todo o processo deverá durar uns 20 min.
Lembre-se de criar o usuario Principal e a senha de ROOT pois será muito importante no futuro.
reiniciou e atela ja vai estar no tamanhho certo , os programas essenciais ja estarão lá evoce se perguntará cadê o WiFi e os Botões.
é Ai que nasceu a necessidade desse post- ele simplesmente nao carrega e voce tem de 'comentar" e atualizar quase tudo.
A Rede cabeada irá funcionar normalmente, mas o wireless não.
Os botoes de atalho e shutdown não funcionarão e o SD e pen drives não serão lidos.
voce acabou de pensar 'Fiz m**da' , muita calma nessa hora , primeiro encaixe o cabo de rede e abra via Terminal (Aplicativos>acessorios>Consola em português) e digite pimeiro
sudo apt-get update
IRÁ ATUALIZAR OS PROGRAMAS com a versão mais recente e corrigirá algumas dependencias.
baixará cerca de 170 mb e demorará um pouquinho.
Agora vem que a porca torce o rabo porque voce acabou de pensar que o wireless ta funcionando .
eu passei o dia inteiro procurando as soluções nessa página, tem vários códigs que irão solucionar o problema para alguns, não funcionou para mim.
mas hoje a tarde descobri esse link que resolveu tudo de uma vez só sem churumelas.
voi lá seus problemas acabaram e todos os botões e itens do EEEpc estarão funcionando ao final
Como o que é difícil é que tem valor esse aí vai ter de valer a pena!!!! tchau micosoft.
anterior iphone 3gs 16 gb --> samsung omnia i8910 hd 8 gb up to 40 gb
http://www.treinecerto.com
http://www.brasilendurance.com