Instalando e Configurando o Ubuntu EEE- Asus EEE PC

<<

Alen_D

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 6:58 am

Mensagem Qui Jul 31, 2008 10:30 pm

Instalando e Configurando o Ubuntu EEE- Asus EEE PC

Pessoal como alguns já devem saber eu comprei recentemente um EEE 701 o amigo Luiz Freitas, mas como ele estava com o XP resolvi que isto estava com os dias contados.

pergunta nº 1: por que o Ubuntu?

- Atualmente é um dos sistemas Linux mais utilizados no mundo e com atualizações freqüentes e tem uma interface bem amigável e que reconhece a maioria dos dispositivos.
- É Linux, portanto é mais rápido.
- É confiável. pelo menos na minha opinião.
- A bateria do EEE não durava nada com o XP , então reduzindo o clock do processador posso ter um uso bem aumentando- o que só dá pra fazer confiavelmente em ambiente Linux.

vamos então ao processo de instalação a partir do SD.

Primeiro baixe a imagem do Ubuntu daqui

Seguindo o processo descrito no site é super fácil de criar o SD bootavel através do unetbootin - aplicativo criado para extrair a imagem e faze-la funcionar.
Imagem
no meu caso eu utilizei o CardExport ligado ao Palm o Unetbootin, um cartao SD de 1 Gb, e esperei algum tempo (demorou um bocado) até o programa finalizar o processo.

após finalizado o processo inseri o SD e reiniciei o EEE.
Apert ESC no boot e Selecione a opção USBCARdreader.

após isso eleja irá carregar rapidamente o LIVE"SD" faça o teste se voce gostar da interface prossiga.

ele pedirá para voce selecionar a linguagem , o Teclado e a região. Prossiga com a instalação , pedirá para formatar e ao todo o processo deverá durar uns 20 min.
Lembre-se de criar o usuario Principal e a senha de ROOT pois será muito importante no futuro.

reiniciou e atela ja vai estar no tamanhho certo , os programas essenciais ja estarão lá evoce se perguntará cadê o WiFi e os Botões.

é Ai que nasceu a necessidade desse post- ele simplesmente nao carrega e voce tem de 'comentar" e atualizar quase tudo.
A Rede cabeada irá funcionar normalmente, mas o wireless não.

Os botoes de atalho e shutdown não funcionarão e o SD e pen drives não serão lidos.

voce acabou de pensar 'Fiz m**da' , muita calma nessa hora , primeiro encaixe o cabo de rede e abra via Terminal (Aplicativos>acessorios>Consola em português) e digite pimeiro

sudo apt-get update

IRÁ ATUALIZAR OS PROGRAMAS com a versão mais recente e corrigirá algumas dependencias.

baixará cerca de 170 mb e demorará um pouquinho.

Agora vem que a porca torce o rabo porque voce acabou de pensar que o wireless ta funcionando .

eu passei o dia inteiro procurando as soluções nessa página, tem vários códigs que irão solucionar o problema para alguns, não funcionou para mim.
mas hoje a tarde descobri esse link que resolveu tudo de uma vez só sem churumelas.

voi lá seus problemas acabaram e todos os botões e itens do EEEpc estarão funcionando ao final

Como o que é difícil é que tem valor esse aí vai ter de valer a pena!!!! tchau micosoft.
muito FELIZ COM O OMNIA HD HÁ 8 MESES.
anterior iphone 3gs 16 gb --> samsung omnia i8910 hd 8 gb up to 40 gb

http://www.treinecerto.com
http://www.brasilendurance.com
<<

siriarah

Data de registro: Sáb Dez 16, 2006 12:12 pm

Mensagem Seg Ago 18, 2008 1:38 pm

Olá Alen_D.

Que bom que você tenha conseguido instalar o Ubuntu no Eee. Também optei pela instalação do Ubuntu no Eee, mas nem sequer imaginei instalar o Windows nele.

A minha saga está descrita em meu blog (http://siriarah.wordpress.com) e lá ainda há mais algumas dicas, entre elas, configuração do teclado, configuração das teclas Fn+F5, instalação de kernel otimizado etc.

P.S.: Aproveitei este teu post pra vender meu peixe :) .
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome." Sl 103.1
---
Samsung Galaxy i7500 Android 1.5
Asus Eee PC 4G (Ubuntu Netbook Remix 9.10)
iPod Touch 8 GB 3.1.3 (1G)
Nokia N800 + SD 1 GB + SDHC 4 GB
---
[url]http://siriarah.wordpress.com[/url]
<<

Alen_D

Data de registro: Sex Dez 15, 2006 6:58 am

Mensagem Seg Ago 18, 2008 2:15 pm

siriarah no link do Eee ricey ele dá o acesso a todos os botões , e não especificamente o do LCD, mas paradesencargo de consciencia tambem utilizei o do Adam.
ja atualizei o kernel e continuo usando na boa , a última foi a instalção o Zsnes e alguns jogos nele já que a tela dele favorece.

que bom não ser o único peixe fora do aquário!!

Ps: não consegui ainda sincronizar o palm - voce usa o que? Evolution?!?
muito FELIZ COM O OMNIA HD HÁ 8 MESES.
anterior iphone 3gs 16 gb --> samsung omnia i8910 hd 8 gb up to 40 gb

http://www.treinecerto.com
http://www.brasilendurance.com
<<

BrotherPG

Data de registro: Sáb Set 22, 2007 12:37 pm

Twitter: @Gl3d50N

Mensagem Seg Ago 18, 2008 3:54 pm

Eu não tenho um EEE, mas aqui em casa possui 2 PCs, um eu coloquei o Linus Kurumin 7, acho ele mais leve que o Ubuntu, e a interface mais amigável, e o outro continua com o WinXP :x mas só porque os programas que utilizo não possuem suporte para Linux, senão, era um adeus a Micro$oft também :wink:
Note: Intel Centrino Core2Duo (2.0GHz, 800MHz FSB, 4MB L2 cache), 2GB DDR2, 250GB HDD, 384MB Intel Graphic Media Accelarator, 12.1" WXGA LCD, Cam 1.3MP, DVD-RW, 802.11a/b/g WLAN, Bluetooth 2.0+EDR
Mobiles: Mio P550b e LG Cookie.
Lazer: iPod Classic 5G 30GB
<<

Ferrugem

Data de registro: Qua Dez 20, 2006 11:24 am

Twitter: @pherrugem

Mensagem Seg Ago 18, 2008 5:46 pm

Algumas dúvidas:

O Ubuntu Eee é em português?

Vem com o Open Office em português?

É melhor que o Xandros?
Palm m515 -> Palm TX + UWK
Nokia E62 -> Treo 650 -> N73 -> N78 -> A1200e -> Zn5 -> 5800XM + Qtek A9100
Asus Eee 701 -> Lenovo S10e + MID Gigabyte M528
Canon S3 IS + Kodak Zx1
Tec Toy Zeebo
<<

caiocesar

Data de registro: Dom Dez 30, 2007 6:18 pm

Mensagem Seg Ago 18, 2008 5:49 pm

Muito legal ver um tópico desses, para mim que faço uso de Linux diariamente em casa, é bem bacana. :)

Não tenho um Eee e todos os que vi por aí estavam com Windows XP, o que é uma pena, mas cada um sabe a necessidade e a disposição que tem, claro... :P

Como eu não gosto nem de Ubuntu, nem de Kurumin, se fosse instalar uma distribuição mais prática, seria um Mandriva, do contrário, seria um Slackware mesmo, onde eu prepararia os pacotes em um desktop e depois instalaria via rede.

Para mim, aquele Positivo MOBO é que precisaria de um Linux, justamente por causa dos 2 GB de SSD, o Eee ainda tem o dobro, pelo menos. :roll:

E quanto ao amigo que citou as aplicações Windows que são indispensáveis, caso as mesmas não sejam jogos ou de multimídia pesada, o uso de virtualização é uma opção bastante considerável hoje em dia. Eu mesmo, virtualizo no meu laptop Compaq V6210br, AMD Mobile Sempron 1.5 GHz 3500+ numa boa, mas é preciso RAM e um certo espaço em disco, claro. 2 GB de RAM te dá um "nirvana", ao menos para uso doméstico.

Imagem

Microsoft Office Word 2007 rodando em seamless no VirtualBox. Repare que o ambiente ao redor é o Xfce.

Vê? É uma opção bem legal. 8)
Imagem
Treo 650 + Nokia N800 + Nokia 9300
<<

siriarah

Data de registro: Sáb Dez 16, 2006 12:12 pm

Mensagem Ter Ago 19, 2008 12:47 am

Alen_D escreveu:siriarah no link do Eee ricey ele dá o acesso a todos os botões , e não especificamente o do LCD, mas paradesencargo de consciencia tambem utilizei o do Adam.
ja atualizei o kernel e continuo usando na boa , a última foi a instalção o Zsnes e alguns jogos nele já que a tela dele favorece.

que bom não ser o único peixe fora do aquário!!

Ps: não consegui ainda sincronizar o palm - voce usa o que? Evolution?!?

Alen_D, eu não faço o sincronismo do Treo com o Eee. Nessa parte não tenho te ajudar :(

Ferrugem escreveu:Algumas dúvidas:
O Ubuntu Eee é em português?
Vem com o Open Office em português?
É melhor que o Xandros?

Ferrugem, no momento da instalação pode-se escolher o idioma a ser instalado entre eles o português brasileiro. E OpenOffice também.
Para mim que utilizo o Ubuntu, no trabalho e no notebook pessoal, ficou bem melhor utilizar o Ubuntu também no Eee. E também quando usava o Xandros seus repositórios eram muito poucos, assim, quando queria instalar um aplicativo que eu utiliza no Ubuntu, era uma dificuldade. Assim, no final, acabei instalando o Ubuntu que me permite maior liberdade. :)
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome." Sl 103.1
---
Samsung Galaxy i7500 Android 1.5
Asus Eee PC 4G (Ubuntu Netbook Remix 9.10)
iPod Touch 8 GB 3.1.3 (1G)
Nokia N800 + SD 1 GB + SDHC 4 GB
---
[url]http://siriarah.wordpress.com[/url]
<<

BrotherPG

Data de registro: Sáb Set 22, 2007 12:37 pm

Twitter: @Gl3d50N

Mensagem Ter Ago 19, 2008 2:30 am

caiocesar escreveu:E quanto ao amigo que citou as aplicações Windows que são indispensáveis, caso as mesmas não sejam jogos ou de multimídia pesada, o uso de virtualização é uma opção bastante considerável hoje em dia. Eu mesmo, virtualizo no meu laptop Compaq V6210br, AMD Mobile Sempron 1.5 GHz 3500+ numa boa, mas é preciso RAM e um certo espaço em disco, claro. 2 GB de RAM te dá um "nirvana", ao menos para uso doméstico.

Esse sou eu, mas não seria jogos não, seriam alguns programas da impressora, faço algumas artes no CD, e não dá pra instalar o soft de pintar os CD's no linux :(

eu iria falar do office também, mas vi que você está utilizando tranquilamente né, estou vendo que é o office07, funciona tudo 100%??? preciso muito do PowerPoint!!!

o que mais você consegue instalar do Windows ???
Note: Intel Centrino Core2Duo (2.0GHz, 800MHz FSB, 4MB L2 cache), 2GB DDR2, 250GB HDD, 384MB Intel Graphic Media Accelarator, 12.1" WXGA LCD, Cam 1.3MP, DVD-RW, 802.11a/b/g WLAN, Bluetooth 2.0+EDR
Mobiles: Mio P550b e LG Cookie.
Lazer: iPod Classic 5G 30GB
<<

genaro

Data de registro: Qua Set 17, 2008 4:20 pm

Mensagem Qua Set 17, 2008 4:55 pm

Cartões SD não montam !

Caros,
A unidade de SD não consegue montar nenhum cartão.
fstab aponta para /dev/sdb1 com ponto de montagem em /media/cdrom0

Quando rodei o sistema via Pendrive, funcionava perfeitamente, montando e desmontando automaticamente. Depois que instalei no disco interno não montou mais.
Já reinstalei 3 vezes, inclusive diretamente da unidade SD e sem problemas.

Probleminhas com a tecla fn agora são menores ehehe depois me preocupo com eles
<<

caiocesar

Mensagem Qua Set 17, 2008 7:59 pm

BrotherPG escreveu:
caiocesar escreveu:E quanto ao amigo que citou as aplicações Windows que são indispensáveis, caso as mesmas não sejam jogos ou de multimídia pesada, o uso de virtualização é uma opção bastante considerável hoje em dia. Eu mesmo, virtualizo no meu laptop Compaq V6210br, AMD Mobile Sempron 1.5 GHz 3500+ numa boa, mas é preciso RAM e um certo espaço em disco, claro. 2 GB de RAM te dá um "nirvana", ao menos para uso doméstico.

Esse sou eu, mas não seria jogos não, seriam alguns programas da impressora, faço algumas artes no CD, e não dá pra instalar o soft de pintar os CD's no linux :(

eu iria falar do office também, mas vi que você está utilizando tranquilamente né, estou vendo que é o office07, funciona tudo 100%??? preciso muito do PowerPoint!!!

o que mais você consegue instalar do Windows ???

Software de impressão eu não posso opinar, pois a impressora aqui fica conectada em outro micro (minha Epson LX-300 só tem porta paralela e serial), então tudo que eu imprimo do laptop (máquina principal), passa por um desktop VIA antes. Mas raramente imprimo no Linux, geralmente imprimo em Windows, digo, vou no VIA (o desktop) e inicializo um Windows XP físico e imprimo tudo pelas máquinas virtuais que tenho aqui no Compaq (o laptop), funciona bem, consigo imprimir até em uma máquina virtual com Windows NT 3.51.

Quanto ao Office 2007, raramente utilizo PowerPoint, mas tudo que testei funcionou legal. Já Word e Excel, posso garantir, funcionam perfeitamente. Não digo que fica tão rápido quanto rodando fisicamente, mas se eu disser que fica lento, estaria mentindo, fica bem legal. Provavelmente o desempenho seria ainda melhor com um Office XP ou 2003, versões não tão recentes mas que também não merecem ser chamadas de velhas.

No Windows instalei outras coisas de praxe, como IE7, Opera, brinquei um pouco com alguns programas Macromedia também (Director, por exemplo). Funciona bem. Por exemplo, sempre acesso o site e a loja virtual da VIVO no IE7, nunca tive problemas.

Ah, o som funciona também, posso ouvir música no JetAudio, por exemplo, só que há um porém, se eu quiser ouvir música no Windows, não posso ficar mexendo muito em aplicações do Linux, ou sinto pequenos solavancos conforme mudo os desktops ou abro algo mais pesado, mas não vejo isso como problema, não preciso reproduzir MP3 no Windows.

Meu Windows XP suporta NFS além de SMB, então posso dizer que consigo trocar arquivos com o Linux de forma transparente, bem fácil mesmo. Via SMB funciona também, mas NFS é muito mais fácil de configurar do que o Samba, além de ser nativo e melhor para trocar arquivos entre Linux, Solaris etc, então não utilizo Samba.

No caso, virtualizo o Windows XP com o VirtualBox e versões antigas do Windows (NT 4.00 e 3.51) com o VMware. A vantagem do VirtualBox é o modo seamless, ele é bastante agradável, mas dizem que não é adequado se o aplicativo Windows tiver muitas animações. Ah, e como você utiliza PowerPoint, pode ficar sossegado se precisar utilizar a máquina em fullscreen, nem parece que tem um Linux por baixo, hehehe.
Imagem
<<

caiocesar

Mensagem Qua Set 17, 2008 8:02 pm

Re: Cartões SD não montam !

genaro escreveu:Caros,
A unidade de SD não consegue montar nenhum cartão.
fstab aponta para /dev/sdb1 com ponto de montagem em /media/cdrom0

Quando rodei o sistema via Pendrive, funcionava perfeitamente, montando e desmontando automaticamente. Depois que instalei no disco interno não montou mais.
Já reinstalei 3 vezes, inclusive diretamente da unidade SD e sem problemas.

Probleminhas com a tecla fn agora são menores ehehe depois me preocupo com eles

Talvez seja interessante analisar a saída do comando "dmesg" (sem aspas), ele mostra mensagens de detecção do núcleo.

Se quiser jogar a saida em um arquivo de texto: "dmesg > arquivo.txt"; se quiser paginar a saída no terminal: "dmesg | more".

Nunca utilizei um leitor de cartões no Linux, mas o arquivo /etc/fstab não é dinâmico, talvez você precise editá-lo, quem sabe o leitor de cartões não seja atualmente o "sda" ou "sdc"?
Imagem
<<

RAevangelista

Data de registro: Dom Dez 17, 2006 7:19 pm

Twitter: @RAEvangelista

Mensagem Sáb Fev 21, 2009 3:19 am

Reativando...
Alguem tem uma lista de software compativeis com WindwsXLinux.
Recebi meu eeePc hj com Windows, mas estou pensando em instalar alguma versao do Linux, se alguem puder dizer qual a melhor e onde baixo tudo, agradeco. Abs, Ricardo.
HTC Touch HD2 AKA Leo + MicroSD 16Gb
Foldable BT Dell - Thinkoutside

Canon EOS 7D - Speedlite 580ex
Lentes: EF 17-55mm f/2.8 IS USM + EF 50mm USM + Sigma 10x20

Imagem

Retornar para Notebook, Netbook, Tablet PC & UMPC