Data de registro: Qui Mai 17, 2007 4:44 pm
Twitter: @Alexandr_Gurgel
Review do SE M600i
Para um celular lançado a cerca de 1 ano e meio (Fevereiro/2006), o SE M600i é pouco conhecido do público. E de um modo geral, a maior parte de quem já viu acha ele feio, horrível na verdade....
Mas será mesmo ? Vejamos....
Algumas características dele, tiradas do GSMArena:
- UMTS/900/1800/1900 MHz;
- 105 x 54 x 15 mm
- 240 x 320 pixels, 39 x 53 mm
- Sistema Symbian OS v9.1, UIQ 3.0
- HSCD, 3G e Bluetooth 2.0 com A2DP
- Tem 80Mb (cerca de 60Mb livres) de memória com expansão via cartão M2
- Media Player, Quick Office e Pdf+
- e mais um monte de outras coisas....
Parece bom, mas ainda me estou com dúvidas... Será que vai me servir, pelo menos até a próxima troca (
Vejamos... Para que eu quero um celular nesse estilo ? Meu uso é simples, falar (dãããã...), ler livros, música e jogos....
Alguém reparou que eu não citei câmera nem rádio FM ?? Pois é, são itens que eu quase não uso.
Epa!! O M600i não tem câmera nem rádio... E é Symbian! Posso instalar o MobiReader, meus joguinhos e escutar minhas músicas nele.... Interessante!
Sendo assim, vou arriscar!
Bem, peguei ele numa troca pelo meu N70, nas seguintes condições: Passei o Nokia N70, com RS-DV MMC de 512Mb, cabo de dados/carga e fone dual-mono, e peguei o M600i, com fonte, cartão M2 de 512Mb e cabo de dados (não é original, mas funcionou perfeitamente nele e no meu Z550i). Investi mais R$ 15,00 num fone HPM-70 (via ML...) e fiquei com meu kit completo!
Por isso não vou ter como avaliar is itens originais, que acompanham o M600i, mas posso dizer que um desses, novo, na caixa, lacrado e por ai vai, vem com um cartão M2 de 64Mb ao invés do que veio no meu.
Tá, vamos deixar de papo e vamos ao que interessa:
O aparelho:
Para começar, ele é pequeno. Pelas imagens na internet nem parece, mas ele é pouca coisa menor que um HTC Touch. São 5mm a mais na altura, 1mm a mais na espessura porém é 4mm mais estreito. E ambos tem o mesmo peso (112g).
Tem tela de 240x320 pixels, 256K cores com 2,6 pol. de diagonal (39x53mm), com excelente brilho e definição de cor. Exceto, é claro, sob a luz do sol. Mas acho que isso é caracteristico de todo equipamento com touchscreen...
Ele vem com uma bateria de 900mAh, o que dá para 340h de standby ou 7 horas de uso, isso em teoria.... Como eu tenho o mau hábito de usar muito a conexão entre o celular e o PC, ainda não tive chance real de testar a durabilidade da bateria.
Ele vem com Symbian OS v9.1 UIQ 3.0, o que dá a ele algumas capacidades interessantes, incluindo a possibilidade de trabalhar como pendrive. Quando se conecta ele ao micro, surge uma tela que pergunta se a conexão vai ser feita pelo modo pendrive ou telefone. Nesse caso (conexão no modo telefone) o acesso ao celular vai ser feito via SE Suite, sendo que ele também pode ser usado como modem (cuidado
com o bolso...). O interessante é que também podemos selecionar se ele vai ter a bateria carregada ou não, quando se conecta o celular ao PC!
Acho que não preciso comentar muito sobre o som do equipamento.... Toques altos, sem distorção quando usado o alto-falante dele, podendo ser em formato mp3, AAC ou Midi (40 canais). Mas é certo que o som se revela mesmo quando se usam fones, de preferência originais SE ou de boa qualidade. Nada desses fones de camelô, que só de olhar já se desmontam!!!
Vários ajustes de equalização, pelo menos 15 pontos de ajuste de volume e um ajuste especial de equalização, chamado MegaBass que é uma coisa!! Não só melhora os graves como, na minha opinião, dá um "brilho" a mais nos médios e agudos. Claro que não chega a ter a mesma qualidade de som dos Sony Ericsson da série W mas é muito melhor do que qualquer um dos outros equipamentos que eu já tive. E eu só usei para testes mp3 convertidas para AAC+, em 112Khz, via DbPowerAMP.
A qualidade de voz, durante uma ligação, também é muito boa, sem chiados nem picotes, apesar de que a recepção de sinal é inferior a do N70, por exemplo. Em locais onde eu tinha sinal completo no N70 eu tenho apenas 3 barras no M600i. Mas ainda não aconteceu de ter perdido ligação por falta de sinal.
Na tela inicial dele a gente vê os ícones de acesso rápido aos aplicativos mais usados. Esses que estão ai são os ícones padrão, após um hard-reset (que foi uma das primeiras coisas que fiz nele). Pela ordem: Contatos, Calendário, Contatos Rápidos, Mensagens e Menu Principal. Mas isso pode ser modificado sem problemas.
No Menu Principal temos vários ícones, cada um deles sendo uma pasta, representando ítens como Multimedia, Office, Jogos e outros.*
Brincando com o M600i*:
Para começar, o M600i é um aparelho leve então cuidado, já que as laterais metalizadas dão a sensação de um aparelho escorregadio.*
Ele tem um teclado QWERTY, que não é full já que faltam algumas teclas mas é bem simples de usar e com uma característica interessante: cada tecla corresponde a 2 letras e 1 número ou a 2 letras e 2 símbolos.*
Para os números voce pressiona a tecla ALT e depois a tecla que tem o número desejado. Já para as letras voce pressiona as teclas para a esquerda ou a direita, de acordo com a letra desejada!*
Para símbolos é a mesma coisa, mas voce pressiona a tecla ALT antes. Simples e eficiente, mas requer alguma prática...*
Outros símbolos ou caracteres especiais voce obtém pressionando a tecla correta várias vezes, até obter o caractere desejado.*
Claro que a digitação de textos também é facilitada pela presença do T9 (que também aprende a medida que novas palavras vão sendo digitadas), sendo que também podemos usar o teclado virtual (similar ao dos Palm) ou a escrita em tela, tipo Graffiti, nos moldes de outros aparelhos Symbian UIQ da SE.
Editado: Faltou dizer que, até o momento, não tive necessidade de usar a stylus para nenhuma função do aparelho (exceto jogos). O teclato tem setas direcionais esquerda-direita, tem tecla de OK, o aparelho tem um jog-dial (bem ao estilo dos Sony Clié), bem como uma tecla de Voltar e uma outra programável. Essa tecla programável vem, normalmente, associada a navegação de internet (que ainda não testei) mas eu configurei para voltar direto para a tela inicial.
Agora, a stylus é útil para quem tem dedos mais grossos pois alguns ícones são pequenos, pelo menos no tema que eu estou usando. Mas sempre resta o recurso daquela cirurgia nos dedos....
O equipamento vem com bons programas pré instalados, sendo altamente interessante o QuickOffice e o Pdf+, qua já vem pré instalados. No Pdf+ consegui abrir arquivos .pdf de vários tamanhos, sendo o maior que li de 5.63Mb (o próprio manual do aparelho).
Já o QuickOffice é bem útil mesmo!! Não é só um visualizador de arquivos Word/Excel/PowerPoint!! Dá para editar sem problemas, desde que o arquivo original seja para o MSOffice 2003 no máximo! Neste texto os parágrafos marcados com * foram escritos no M600i!!
As planilhas são visualizadas do mesmo modo que no Excel do PC, só que em tela menor, é claro !!
A parte multimedia o aparelho tem a qualidade Sony-Ericsson! Mesmo não sendo um equipamento da série W, o som dele é excelente Várias opções de equalização que, em conjunto com um bom fone, proporcionam uma excelente experiência em termos de ouvir música! Altamente recomendado!
O player multimedia dele é capaz de operar com áudio em mp3, AAC+, m4a, WAV, entre outros, vídeo em 3gp, mp4 ou rm e imagens em BMP, GIF, JPEG ou PNG, isso sem necessidade de codecs de terceiros.
Pelo pouco que pude usar o equipamento (excesso de trabalho, sabem como é...) pude ver que é um excelente equipamento. Não é feio, apenas tem um design diferente. Mas a gente se acostuma rápido com ele.
Finalmente...
Minhas opiniões finais (quer dizer, finais até o momento em que escrevo isso...) sobre o M600i, em prós e contras:
Prós:
- Tamanho e peso
- QuickOffice com capacidade de edição de arquivos
- Áudio excelente
- 60Mb de memória interna
- Sistema Symbian
Contras:
- Preço alto (quando se consegue encontrar um...)
- Conector para cabo de dados/fones/carregador que é duro de desconectar
- Péssima visibilidade da tela, quando ao sol
- Preço do cartão M2
Claro que ainda podemos encontrar muitas outras coisas boas e más sobre ele, mas preciso de mais tempo para "brincar" com o equipamento.
Supondo que eu ainda esteja com ele nos próximos dias, vou acrescentado mais coisas
por aqui, mas fiquem a vontade para perguntar!
Twitter: @Alexandre_Gurgel
LG Cookie KP570 - MicroSD 2Gb
Netbook Philco PHN 10403b - Ubuntu Netbook Remix 10.04
Desktop: Windows Seven Professional
Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos

Motorola Milestone (Android 2.0.1 rooteado), MicroSD 16GB, Bateria extendida de 2800mAh