Ferrugem, valeu o elógio, se quiser pode postar o review por lá, afinal não tenho conta no PDABrasil
[Review] - Asus EEE PC P701 -
by demo (Fórum M@D)
Asus EEE PC 701
O que vem na caixa, o meu só veio na caixa do Correio, mas beleza:
- mininotebook
- fonte de alimentação
- batery pack. Esse item vária de acordo com o modelo também, o meu veio a A22-P701 ( 7.4V / 5200mAh)
- CD de recuperação (para a instalação em Linux, Xandros4 customizado pela Asus) e drivers (para WinXP)
- manual
- capa de proteção em neoprene
O EEE PC!!
O notebook é realmente pequeno, as dimensões são em torno de 220x170x30mm, e bem leve, mais ou menos 1Kg, depende do kit de bateria, e um monitor LCD de 7" (800x480)
Apesar de pequeno, o EEE é bem completo, possui:
- 3 USB 2.0
- leitor de cartão SD / MMC
- saída VGA
- saida de fone-de-ouvido e caixas embutidas
- entrada de microfone e microfone embutido
- webcam embutida
- LAN
- WLAN
- modem, em alguns modelos, o meu não tem
Tudo isso é tocado por uma plataforma Intel Mobile. O processador é um Celeron 900Mhz de ultra-super-hiper baixo consumo, não que o negócio trabalhe frio, a temperatura do processador fica em torno de 55ºC, com 512Mb DDR2/533 e mémoria de vídeo dedicada. A memória é expansível até 2Gb DDR2/667, mas possui apenas um slot, ou seja, não dá pra comprar mais um pente de 512, tem-se que trocar. O como quase todos os processadores mobile, o que equipa o EEE, possui a frequência variável, sou seja só sobre quando precisa de processamento, na maioria do tempo fica em torno de 50MHz.
o armazenamento nativo é um drive SSD de 4Gb, muito mais rápido que a maioria dos HDs convencionais. Existem pessoas no ML que estão vendendo o EEE com HDs de até 20Gb. Dependendo do uso os 4Gb originais são pouco, a minha solução é um cartão miniSD de 2GB, um pendrive de 4Gb e um HD externo de 20Gb. O SD deverá ficar "fixo" no note, estou vendo como montar ele automaticamente no boot e transferir uma parte do sistema pra ele, o HD carregará meus documentos perdíveis e o pendrive meus documentos não-perdivéis. O pendrive veio com o equipamento, pois li em algum lugar que alguns pendrives não eram compatíveis com o equipamento, pra não correr riscos pedi o pendrive junto.
Na interface básica com o usuário temos: um teclado pequeno, eu erro algumas teclas constantemente, mas não é de tudo desconfortável. As teclas que mais me encomodam são o ENTER, o RIGHT SHIFT e o ARROW UP, que ficam muito próximas e de tamanho semelhantes; e um touchpad ruim, pelo menos eu achei, muito pequeno e sensível com botões duros, pra falar a verdade é apenas um botão, você escolhe se clica de um lado ou de outro. Esses dois itens são contornáveis facilmente com dispositivos externos, eu vou optar só por um mouse externo.
O Custo!!
Eu paguei R$1049,00 no EEE, mas com frete e um pendrive de 4Gb saiu por R$1126,00. No ML o mais barato está em torno de R$1500,00. No Paraguai está em torno de US$400,00. Já me falaram "porque não foi buscar no Paraguas?", de minha casa até o Paraguas são US$200,00 de viagem aproximadamente, nessa época os busões são lotados e a "puliça" quer levar presente pra toda a família, por isso optei por comprar ONLINE numa loja de Barracão, no PR, se não chega na minha casa é problemas deles, que me mandem outro.
Montando um KIT igual o meu a pessoa gastaria mais alguns trocados, como comprando um HD de notebook para o drive externo, o próprio drive e o cartão SD. No meu caso, ficou assim:
- HD Samsung 20Gb, herança de um note que foi "sacrificado" na Alstom.
- case de HD de note externo, optei por um que não precisa de alimentação externa, o cabo dele possui 2USBs, isso garante a alimentação pro equipamento. R$65,00
- cartão miniSD, herança do Qtek, não lembro quanto paguei no negócio.
O OS Original!!
O OS nativo do equipamento é o Linux Xandros, customizado pela Asus. A interface EASY, que é a principal do equipamento, é realmente amigável, trabalha com abas (tabs) e cada uma tem sua aplicação bem definida. As abas são uma coleção de atalhos com thumbnails enormes, são elas:
-
Internet, vários links ou atalhos para aplicativos que são usados quando conectados a rede. Já vem com um cliente de IM, o Pidgim, vem com o Skype e vários links pro Google, tipo Docs e Gmail.
-
Work, o nome já diz tudo, tem OpenOffice (vou tentar mudar pelo em português), tem um note de popup, dicionário e um PDF reader.
-
Learn, bem interessante essa aba, são aplicativos educativos, mas que muito marmanjo precisa. Tem uma tabela periódica, um tutorial de frações e um plotter de gráficos matemáticos.
-
Play, tudas as coisas que fazem um PC valer a pena. Players de música, de vídeo, gerenciador de imagens e jogos.
-
Settings, todas as configurações estão aqui. Um item curioso é o ADD/REM Programs que só funciona com o equipamento conectado na Internet, com ela você faz a atualização da instalação default.
-
Favorites, aqui pode-se colocar os mais usados das outras abas e deixá-la como aba de abertura.
O desktop EASY mais o preço baixo foram dois itens que fizeram o EEE PC estourar em vendas, enquanto o MIT e a Intel ficam brigando com os notes de US$100, que já custam US300, a Asus montou esse brinquedinho e mandou pra frente. Realmente parece um brinquedinho, coisa que pode ser dada para uma criança estragar, pois a restauração do sistema inteiro é rápida e já volta funcional, e tem uma boa tolerância a choque.
O equipamento foi feito pro mercado internacional, ainda não chegou oficialmente ao Brasil, a Asus prometeu para esse inicio de ano, por isso alguns ajustes tem que ser feitos para o EEE ficar legal pra ser usado por aqui. O principal é a linguagem e o layout do teclado, que me consumiram várias horas pra ficar direito. Mesmo mudando as configurações todas para que ele funcionasse com teclado de layout internacional e linguagem PT-BR, o sistema insistia que colocar um c com acento no lugar do ç. A solução foi a alteração do compose da UTF8 e a remoção de um software que é usado para configurar o teclado para regiões da Ásia, mas para o Brasil ele só embostiava tudo.
O tempo de boot do equipamento utilizando esse desktop foi, de aproximadamente, 30s. Este tempo foi medido entre o pressionar o botão de liga do equipamento até o instante que a rede subiu. Para a medição mantive o equipamente alimentado pela fonte e ligado á um roteador por cabo. Usei a rede como referência, pois no meu desktop, é a última coisa que sobe e eu consigo visualizar facilmente o status em ambos os desktops. O filminho é da hora que aperto o botão de power até a hora que a rede sobe, o icone da rede é o segundo, da esquerda pra direito, no começo ele tem uma marca vermelha e quando a rede sobe a marca vermelha some.
EDITADO
Vídeo do tempo de boot
Com um a instalação de um arquivo alterado pelo pessoal do EEEUser é possível mudar o desktop EASY, para um KDE normal, com direito a "menu iniciar" e acesso a várias configurações que no EASY só seriam possíveis usando o console. O modo Easy não possui atalho pro console, é preciso usar combinação de teclas.
O desktop Normal é a cara de todo KDE sem nada demais, a mario vantagem que eu vi foram os acessos as configurações, ao Synaptic e a mais alguns programas que no Easy não aparecem. Ele também demora um pouco a mais pra ser carregado, usando os mesmo parametros da outra medição, o tempo foi de 42s, parece pouco, mas se for pensar em porcentagem, subiu 30% o tempo de boot.
Entre os programas instalados, temos um antivirus, o Firefox e o Thunderbird, um simulador de ceu (parece o planetário), vários jogos (não conheço uma instalação Linux padrão), alguns aplicativos para edição de imagens e captura de tela, ripadores de CD e burners (apesar de não ter drive de CD) e aplicativos para sincronização de Palm.
Tudo Mais!!
No geral gostei do brinquedo, acredito que tenha um ótimo custo/benefício. Li bastante sobre ele nos últimos dias e vi coisas que achei muito interessante, tipo: a quantidade de OS's que já tem rodando nele, os comparativos com outros esquipamentos de valores superiores que não deixam o EEE devendo nada no quesito de hardware.
Para o acesso a rede não tive problema nenhum, foi conectar o cabo e cabou, não tive que brigar com configurações do Linux, até o acesso a minha máquina Windows foi tranquilo.
Todos os dispositivos de armazenamento externo que conectei ao EEE foram reconhecidos automaticamente.
A bateria tem tido uma vida útil muito boa, contando que eu estava usando um HD externo e um pendrive o tempo todo no equipamento sem a conexão da fonte externa do mesmo.
Fiz testes com músicas e vídeos, dos que tenho apenas um não passou, mas nada que a instalação de alguns CODECS não resolva. A qualidade do audio das caixas não é do melhor, mas acho que sou mal-acostumado com o som do meu PC. Também abri documentos do Word, do Excel e PDFs sem problemas.
O DVD de restauração possui uma ferramente que transfere todo o arquivo de restauração para um pendrive, o que facilita sua vida em caso de emergência, pois não terá que arrumar um DVD externo as pressas. Não testei se a restauração funfa de boa, fiquei com preguiça, mas sei que o EEE aceita que seja feita imagem do HD e restaurada depois, isso eu testei usando o Acronis True Image.
O EEE não serve, pelo menos pra mim, como máquina principal, mas vai ser parceirão no próximo mês inteiro que passarei na obra.
Sobre outros OS's, passei dois dias tentando instalar o XP no bicho, mas como não tenho USB CD tive que ficar tentando por instalação direta do HD, tive vários problemas com arquivos corrompidos e coisas do gênero, por isso parei e voltei o OS original, mas ainda não desisti, apesar que na materia sobre o EEE que saiu na última InfoExame, os testes deles usando XP não foram bons, tiveram vários erros.
Optei pelo meu EEE preto, apesar de achar o branco mais bonito, porem acho que aquilo encarde e fica feio pra caraio.
PS: minha máquina digital resolveu que não vai querer ler o cartão de memória hoje, por isso as fotos e o vídeo foram feitos no celulão.
Revisão 1.1 - 31/12/2007
Teste do EEE ligado ao monitor externo
Eu ainda não tinha feito isso, acabei de fazer, por isso estou editando o tópico.
O trampo é simples, pegue o cabo VGA do seu monitor e ligue ao EEE, o conetor é bem justo e não possui furação para fixar os parafusos, por isso tem que ter cuidado para não forçar e encaixar o conector de lado e acabar danificando alguma coisa.
A Alice, toda simpática, cedendo seu monitor e mouse ao amigo mais novo, o dEEEmo PC
Desktopão Easy, foi simples, coloca o cabo é aperta Fn + F5.
o jSMS do FGR!
baixa a versão .JAR, faz um CRTL + ALT + T, digita java -jar jSMS-253.jar
pronto, funfa!
Post do M@D!!
Filminho!
Atrás o gerenciador de arquivos acessando a Alice via rede e passando o vídeo no monitor externo.
Revisão 1.2 - 1º/01/2008
A Bateria!!
Ontem, como ia passar o Ano com a mamãe em casa mesmo, fiquei aqui a brincar com meu presente de Natal.
Como o brinquedo é novo eu costumo ter o seguinte procedimento com a bateria, faço tudo o que quero com ele solto da fonte até a bateria pedir água, quando ela pede ligo a fonte e volto a usar normalmente até a indicação de bateria carregando apagar, isso até a 3º ou 4º "pedida" de água. Estou fazendo a mesma coisa com o celular novo.
Ontem depois do teste com o monitor externo, soltei ele da fonte, pois a indicação de bateria já estava apagada, passei um bom tempo tentando configurar os GUI do bluetooth pra funcionar, depois de cansado de compilar, compilar e compilar, encostei o dEEEmo PC desligado.
Enquanto o Iba achava que era o único no forum, eu estava pesquisando soluções para tentar instalar o rWindows no equipamento, achei MAIS UMA solução, mas deixei pra executar hoje.
A pouco reli a solução e resolvi testá-la, mas antes uma atualização da imagem dEEEmo PC, pluguei o pendrive com o Acronis e o HD externo e liguei, pronto ...
... virou uma zona!!
a BIOS não reconhecia o processador
quando bootou, depois de 2345 reboots sem ninguém pedir
não reconhecia o pendrive
não reconhecia o HD externo
dava erro no drive de som
travava (existe um ponto de reset embaixo dele, tive que resetar duas vezes)
reiniciava de novo
Arranquei tudo que estava pendurado nele e deixei ele reiniciar até para quieto, foi ai que eu vi o indicador da bateria no final da vida. Coloquei a fonte e tudo voltou ao normal.
Ontem consumi muito a bateria nas compilações, hoje liguei direto sem olhar, deu bosta.
Resumão: quando for fazer algo que use muito da bateria, ligue a fonte externa, mesmo que a bateria esteja a 100%.
Revisão 1.3 - 1º/01/2008
Bootando com cartão SD!!
Pesquisando pelo mundo eu achei mais dois tutorias de como instalar o Windows XP em um EEE PC, como estava usando os dois pendrives, acabei chegando a necessidade de formatar novamente o SDD, mas estava sem ferramentas a mão, como minha máquina digital resolveu que não quer mais ler o cartão de memória, resolvi testá-lo como disco de boot com ferramentas de particionamento.
Para criar o cartão de boot usei o Acronis Bootable Rescue Media Builder, um aplicativo que vem em alguns softwares da Acronis, selecionei o leitor de cartões da multifuncional e mandei gerar o executável. Funcionou!
Enquanto a Alice se preocupava com os pendrives, fui ver se o cartão realmente funcionaria no dEEEmo PC.
Coloquei o cartão no leitor.
Iniciei a máquina e pressionei ESC, isso faz com que o menu de boot se abra, o leitor de cartões estava na lista. Bom começo.
Selecione o leitor e pressionei ENTER. Não é que funcionou.
A maior vantagem desse procedimento ter funcionado é eu não precisar separar um pendrive de 2Gb para executar um conjunto de ferramentas que ocupa no máximo 70Mb.
PS: as fotos estão um lixo, a máquina tinha macro, eu conseguia fazer as fotos bem próxima, o celular não colabora com isso.
Anexo I - 1º/01/2008
Windows XP!!
Depois de várias tentivas que não funcionaram, hoje no final da tarde consegui subir o XP no dEEEmo PC.
Não vou fazer um roteiro detalhado sobre os procedimentos, postarei os links e a idéia básica do que deve ser feito.
Idéia 1 - pendrive inicializável com os arquivos de instalação do WinXP, somente a pasta i386 é necessária, arquivos de sistema do DOS/Win95 e uma ferramenta de disco.
REFERÊNCIA
- inicializa o EEE PC com o pendrive
- apaga-se as partições originais do SSD
- cria-se uma partição única em FAT no SSD
- copia-se o sistema
- copia-se os arquivos de instalação do windows
- reinicia o EEE sem o pendrive
- executa-se o WINNT.EXE que está na pasta i386
Idéia 2 - pendrive inicializável com WinXP BartPE, cópia dos arquivos de instalação do WinXP no pendrive e ferramentas de disco.
REFER ÊNCIA
- inicializa com o pendrive
- a partir do BartPE prepara-se o SSD para ter o WinXP instalado
- instala-se o XP a partir do pendrive com o WINNT32.EXE da pasta i386
Idéia 3 - pendrive inicializável com WinXP (preparado para executar a instalação) e cópia dos arquivos de instalação do WinXP no pendrive.
REFERÊNCIA
- inicializa com o pendrive
- a instalação é executada automáticamente.
A opção 3 foi a funcionou comigo, mas utilizei outra forma de extração dos arquivos do CD do WinXP (extrai a ISO e depois extrai os arquivos da ISO).
Depois do Windows instalado deve-se instalar os drivers do EEE, começando pelo do ACPI e depois customizá-lo de acordo com algumas instruções do manual e de algum site de referência.
REFERÊNCIA